Cultura
Luciane Dias lança mentoria “Caminhos do Autocuidado” com evento gratuito no Rio de Janeiro

Reconhecida por sua trajetória de superação e pelo trabalho com fortalecimento feminino, a influenciadora, mentora e estrategista de marketing Luciane Dias realizará no dia 14 de julho, das 14h às 17h, o evento gratuito de lançamento da mentoria “Caminhos do Autocuidado”, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro. A programação marca o início da nova edição do projeto, que tem como proposta central oferecer acolhimento, escuta e ferramentas práticas para mulheres que desejam construir uma rotina de autocuidado, especialmente aquelas que acumulam múltiplas funções, como maternidade, estudo, cuidado de companheiras(os) e familiares, além do trabalho.
Durante o evento de lançamento, o público poderá participar de palestras e vivências sobre três pilares fundamentais do autocuidado: autoestima e amor-próprio; saúde mental e emocional; e gestão do tempo e organização pessoal. O encontro será um espaço de troca, escuta e reconexão, com inscrição gratuita disponível pelo link: bit.ly/CaminhosDoAutocuidado.
Em parceria com a psicóloga Tatiane Ouverney, Luciane Dias conduzirá, a partir do dia 29 de julho, seis encontros online com foco nos pilares essenciais do autocuidado: saúde física; saúde mental; saúde espiritual; gestão do tempo e organização pessoal; autoestima e amor próprio; e relações saudáveis. A mentoria, que será ofertada de forma paga pelo valor R$2.250,00, está com uma oferta de lançamento pelo valor de R$997,00. Destinada a mulheres com e sem filhos, que buscam uma jornada de reconexão e fortalecimento pessoal.
“O autocuidado, para mim, não é sobre dar conta de tudo, mas sobre se colocar na equação da própria vida. Esta mentoria nasceu da minha própria experiência como mulher preta, mãe, empreendedora e sobrevivente de violência doméstica. Foi a partir do autocuidado que eu consegui me reconstruir e é isso que eu desejo compartilhar com outras mulheres: caminhos reais, possíveis e transformadores”, afirma Luciane Dias.
Vale destacar que as interessadas já podem acessar gratuitamente o e-book exclusivo “Caminhos do Autocuidado”, disponível na bio do Instagram oficial do projeto: @caminhosdoautocuidado.
Sobre Luciane Dias
Mulher preta, nascida em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que há oito anos reside na cidade do Rio de Janeiro, Luciane Dias, de 40 anos, é mãe, modelo, influenciadora, estrategista de marketing e mentora, que carrega história, vivência e propósito em tudo o que faz.
Com primeira formação em Educação Física, área em que sempre trabalhou com mulheres, promovendo saúde e autoestima, Luciane também concluiu os estudos em Marketing Digital, passando a atuar com foco em entretenimento, cultura e comunicação estratégica para artistas, mulheres empreendedoras e pessoas pretas, como CEO da Agência Luh Dias Marketing Digital
A mentoria Caminhos do Autocuidado nasceu depois da maior virada da vida de Luciane: a maternidade. Após o nascimento de seu primeiro filho, Luciane enfrentou uma separação difícil. Sozinha, e com uma criança, ela partiu em busca de reconstrução e foi nesse momento que o autocuidado físico, mental e espiritual, se tornou a base da sua sobrevivência e cura.
Hoje, Luciane compartilha essa jornada com outras mulheres, oferecendo espaços de escuta, fortalecimento e reconexão. Falando sobre o que viveu, com verdade e acolhimento, porque ela acredita que autocuidado também é um ato político, ancestral e de resistência.
Mais do que uma mentoria, o projeto é um espaço seguro e afetivo de partilha, onde temas como: Racismo e machismo estrutural, violência contra a mulher, maternidade saudável, rede de apoio, culpa e autoconhecimento são abordados a partir das vivências reais das participantes.
Tatiane Ouverney
Nascida no Rio de Janeiro, 46 anos, mulher preta, careca por escolha (e liberdade!) e mãe de um adolescente que me reinventa todo dia.
Psicóloga, psicanalista e mentora de mulheres, há mais de uma década escutando, acolhendo e ajudando quem quer coragem, verdade e liberdade emocional pra viver quem é, sem caber em molde nenhum.
Acreditando numa escuta que liberta. Em cada encontro, Tatiane abre espaços para mulheres se enxergarem de verdade, nutrir a autoestima e reconstruir a vida com mais sentido.
Fora do consultório, Tatiane é do riso alto, da praia que renova, da viagem que expande e da dança que bagunça a alma do jeitinho bonito e imperfeito que a vida é.
Serviço:
Evento de lançamento da Mentoria “Caminhos do Autocuidado”
Data: 14 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Biblioteca Parque Estadual – Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Evento gratuito (com inscrição prévia)
Inscrição: bit.ly/CaminhosDoAutocuidado.
Cultura
Farol Santander recebe exposição inédita e interativa sobre a arte popular brasileira com mestres nordestinos como destaque

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo lazer e gastronomia, recebe, de 22 de agosto a 23 de novembro de 2025, a exposição Brasil: Arte Popular, com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Souza. A mostra, uma das mais significativas, completas e representativas já realizadas sobre o tema, reúne cerca de 200 conjuntos artísticos, totalizando mais de 400 itens que representam a inventividade, a força simbólica, as tradições, as origens e a relevância de uma arte moldada em estado puro pelas mãos dos brasileiros.
Em mais de 600m² de área expositiva, são contemplados artistas e trabalhos desde os primórdios da criação em território nacional, até a contemporaneidade. A exposição ocupa as galerias dos andares 20 e 19 e conta também com interatividade a partir de uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais e orgânicos.
A arte popular brasileira é singular e pode ser considerada a mais diversa do mundo. No Brasil, cada artista propõe sua originalidade própria, por meio do território em que habita e dos materiais que utiliza (barro, argila, madeira, ferro, folha de flandres, penachos).
A partir desta origem, há a criação de um universo que traduz a herança histórica recebida de seus antepassados, das lendas que cada qual escutou, da música e ritmos que ouviu. A arte popular brasileira faz com o que o público se reconheça nela e, ao mesmo tempo, conheça um Brasil ainda não tão desbravado em diversas medidas.
De acordo com a proposta curatorial e ampla pesquisa realizada em território nacional, junto a colecionadores de todo o Brasil, essa exposição faz brotar, diante dos olhos, um país profundo, que é capaz de entrelaçar as suas origens étnicas com toda uma magia. E é justamente no mesmo momento em que todos os olhos do mercado de arte se voltam, finalmente, à importância da arte popular, que o Farol Santander São Paulo promove uma das mais amplas exposições sobre o tema
“Essa é uma exposição espetáculo, possivelmente, a maior sobre arte popular brasileira já realizada. Nossa arte popular é nossa história. Há uma África inteira dentro de cada um de nós. Há uma inteira América também. Mostrar a força destes territórios e destas origens não apenas por palavras, mas por objetos criados pela mão inventora de coisas, é o propósito da exposição”, analisa o curador Leonel Kaz.
No Farol Santander São Paulo dois andares são ocupados de acordo com um recorte curatorial que envolve a criação popular de 21 estados brasileiros. Esses trabalhos fazem parte de um projeto cenográfico, com iluminação e projeções de imagens de grande impacto, acrescida pela interação de ritmos e percussões produzidas pelos próprios visitantes de forma interativa.
Alguns mestres são homenageados com salas próprias, como Nino (CE), Zé do Chalé (SE) e Mestre Cunha (PE). Destaque também para trabalhos de Mestre Vitalino (PE), Ana das Carrancas (PE), Conceição dos Bugres (MS), Nhô Caboclo (PE), Oziel (PB) e Jacinta Francisca Xavier (MG), entre outros.
“É uma grande satisfação para o Farol Santander São Paulo receber a exposição Brasil: Arte Popular, que exibe, pelo olhar da curadoria, a mais importante seleção de obras já vistas numa exposição do gênero. São trabalhos de conteúdo histórico, desde os pioneiros no artesanato popular até os dias de hoje.”, comenta Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil.
A expografia foi pensada como instalações de arte, nas quais as obras transcendem a elas mesmas, pois passam a ser protagonistas, desenhando o espaço. O percurso livre, sem divisões, permite ao público adentrar, de fato, no universo imagético das obras. Estão expostas esculturas em madeira e barro, além de cerâmicas, pinturas sobre tela e madeira, máscaras e figura zoomorfas, vestimentas e instrumentos musicais artesanais e objetos lúdicos e surrealistas.
A iluminação é feita de modo a teatralizar os ambientes, valorizando cada objeto ou conjuntos agrupados. Em ambos os andares, projeções em vídeo de frases ditas pelos artistas participantes, além de imagens diversas, criam um verdadeiro aspecto de integração.
“Essa exposição retrata a potência cultural e inventiva do brasileiro. Queremos que o visitante perceba e sinta que este Brasil que estará exposto é o mesmo Brasil que nos habita por dentro, nossa formação, o que anima e envolve nosso olhar e nossos sentidos.”, reflete o curador Jair de Souza.
Grandes Homenagens
A galeria do 19º andar ainda revela ambientes específicos em reverência a três personagens essenciais e representativos da arte popular brasileira:
NINO (CE): Como um objeto de madeira pode se transformar em pura poesia? Nino consegue esta proeza. Lélia Coelho Frota, autora do Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro (2005), teve um olhar certeiro sobre o significado de Nino: pássaros, elefantes, bois, macacos, cenas de rituais como casamentos e reisados são esculpidos em alto-relevo ou recortados na parte superior do bloco original, que recebe uma pintura em que certas cores – rosas, azuis, vermelhos, verdes, amarelos -, temperadas e regidas por Nino, constituem-se em uma extraordinária galeria de estrelas do sertão.
ZÉ DO CHALÉ (SE): Descendente dos índios Xocó, sempre trabalhou na construção de chalés com cobertura de palha (os mocambos). A coleção de peças de Zé do Chalé impressiona pela forma como ele elabora, numa única peça, uma verdadeira catedral barroca de arabescos, pássaros, colunas, criando um mundo próprio. Ele tinha 90 anos de idade quando começou essa produção.
MESTRE CUNHA (PE): A exposição finaliza com os notáveis objetos escultóricos de Mestre Cunha, artista lúdico e surreal, criador de veículos aéreos, misturando pássaros-gente e aviões, carrinhos estranhos e futuristas, coloridos, com nomes inacreditáveis. A todos estes objetos, se somará uma projeção de pássaros, lúdica e interativa.
A exposição Brasil: Arte Popular é apresentada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, tem patrocínio do Santander Brasil e Zurich Santander e produção executiva da Aprazível Edições e Arte. A curadoria é de Leonel Kaz e Jair de Souza, produção de Luiza Mello e Erilma Leal, com projeto luminotécnico de Samuel Betts.
Serviço exposição Brasil: Arte Popular
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: de 22/08/2025 a 23/11/2025
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 45,00 (R$ 22,50, meia-entrada)
Compra online: Site do Farol Santander São Paulo – clique aqui – vendas também na bilheteria local
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Classificação: livre
Cultura
Últimos ingressos para o show de Rogério Flausino e Wilson Sideral no RioMar Encontros especial de Dia do Irmão

O show de Rogério Flausino e Wilson Sideral cantando Cazuza está com os últimos ingressos à venda. A apresentação faz parte da edição especial de Dia do Irmão do projeto autoral RioMar Encontros e acontece no dia 1º de setembro, às 20h, no Teatro RioMar Recife. Os ingressos já estão à venda através do App do RioMar Recife no valor de R$ 40 (meia entrada) e R$ 80 (inteira).
Os irmãos mineiros Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, e Wilson Sideral prometem encantar o público com o show especial desta edição do RioMar Encontros. O repertório vai celebrar Cazuza, com o propósito de propagar ainda mais a música e poesia do poeta, que marcou várias gerações. A direção musical, assinada por Sideral, preza pelos arranjos originais, em repertório que caminha pelas diversas fases da carreira do poeta-exagerado, dos anos de Barão Vermelho, aos hits da carreira solo.
No set-list, o lado rock do poeta aparece em canções como, “Beth Balanço”, “Porque Que a Gente é Assim”, “Ideologia”, “O Tempo Não Para” e “Pro Dia Nascer Feliz”; a mpb e a bossa-nova mostram sua cara em “Faz Parte do Meu Show”, “Todo Amor Que Houver Nesta Vida”, “Eu Preciso Dizer Que Te Amo” e “Codinome Beija-Flor”; do blues, as clássicas “Solidão, Que Nada” e “O Blues da Piedade”; e do pop, os hits “Exagerado”, “O Nosso Amor a Gente Inventa” e “Brasil”, além de regravações eternizadas na voz de Cazuza como, “Vida Louca Vida”, de Lobão e Bernardo Vilhena, “Quase Um Segundo”, de Herbert Viana e “O Mundo é um Moinho” de Cartola. A dupla interpreta ainda canção inédita intitulada “Não Reclamo (Essas Canções de Amor)”, poema de Cazuza, musicado por Sideral em 2015, especialmente para o projeto.
Os irmãos serão acompanhados pelos músicos Adriano Campagnani (baixo), David Maciel (bateria), Marcelinho Guerra (guitarra), Breno Mendonça (sax) e Wagner Souza (trompete). O RioMar Encontros é um projeto cultural autoral criado pelo RioMar Recife e que traz na essência a boa música em encontros especiais de artistas, compondo o entretenimento para clientes do empreendimento. A quarta edição acontece em setembro, mês que é celebrado o Dia do Irmão.
Campanha
A campanha inédita de Dia do Irmão do RioMar Recife foi reconhecida com o Troféu Bronze do Prêmio Abrasce de 2025, um dos mais importantes do setor. Neste ano, a campanha acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, com oportunidades de compras em diversos segmentos para homenagear os irmãos. Com mais de 400 operações em seu mix, o empreendimento reúne marcas de moda, calçados, acessórios, perfumaria, tecnologia, beleza, bem-estar e muito mais. Para quem prefere surpreender com experiências, há opções de serviços como barbearias, salões de beleza, clínicas de estética, spas e academias.
Serviço:
RioMar Encontros Especial Dia do Irmão – Rogério Flausino e Wilson Sideral
Data: 1º de setembro de 2025
Hora: 20h
Local: Teatro RioMar Recife – Piso L4 do RioMar Recife
Ingressos: R$ 40 (meia entrada) e R$ 80 (inteira)
à venda no App do RioMar Recife e no site e na bilheteria do Teatro RioMar
Mais informações: @riomar_recife
Cultura
Moda, sustentabilidade e arte marcaram o Projeto Tramas

O Projeto Tramas, idealizado pela médica e empresária Ângela Carneiro, movimentou o Setor Sul de Goiânia entre os dias 13 e 15 de agosto, transformando o Ateliê Ângela Carneiro em palco de arte, cultura e sustentabilidade. A abertura, no dia 13, reuniu nomes de peso como Martha Medeiros, referência da renda renascença, o artista Marcelo Benites, conhecido por suas obras em cerâmica e pintura, e a médica Carolina Dutra, que trouxe uma abordagem científica sobre os impactos das artes manuais na saúde e no bem-estar.
No segundo dia, o destaque ficou para o desfile handmade, que encantou o público com peças em crochê, bordado, joias e sapatos produzidos de forma artesanal. O espetáculo foi acompanhado por oficinas vivas, em que os artistas confeccionaram, ao vivo, parte das criações apresentadas na passarela.
O encerramento, no dia 15, teve a chancela do Instituto Moda Regenerativa, com o talk show O Futuro da Moda, reunindo a embaixadora da moda sustentável pela ONU na COP30, Maris Tavares, a estilista Ághata Orfano, o estilista goiano Lucas Caslú e a empresária Gabriela Bastos, da For You, sob mediação de Thiago Cardoso. O bate-papo reforçou a importância da moda circular, do empreendedorismo criativo e da regeneração social como caminhos para o futuro da indústria.
Confira a cobertura fotográfica.
Crédito: Graça Pires e @felpsac