Saúde
Lula diz que ciência deve decidir sobre uso de maconha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quarta-feira (26), que o uso de maconha no Brasil deve ser decidido com base na ciência e, não, na política. Lula criticou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha pautado a descriminalização da maconha para uso pessoal e lembrou que já existe uma lei de 2006 que impede a prisão de usuários.
“[Essa prerrogativa] eu acho que deveria ser da ciência. Cadê a comunidade psiquiatra nesse país que não se manifesta e não é ouvida? Não é uma coisa de código penal, é uma coisa de saúde pública. O mundo inteiro está utilizando o derivado da maconha para fazer remédio, tem gente que toma para dormir, para combater o Parkinson, para combater Alzheimer, ou seja, tem gente que toma para tudo. Eu tenho uma neta que tem convulsão, ela toma”, disse, em entrevista ao Portal Uol.
“Se a ciência já está provando em vários lugares do mundo que é possível, por que fica essa discussão contra ou a favor? Por que não encontra uma coisa saudável, referendada pelos médicos que entendem disso, pela psiquiatria brasileira ou mundial, pela Organização Mundial da Saúde, alguma referência mais nova para dizer ‘é isso’ e a gente obedece?”, questionou o presidente.
Nesta terça-feira (25), o STF decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, em um julgamento concluído após nove anos de sucessivas suspensões. Com a decisão, o porte de maconha continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em público, mas as punições definidas contra os usuários passam a ter natureza administrativa, e não criminal.
Hoje, a Corte ainda vai definir sobre a quantidade de maconha que deve caracterizar uso pessoal e diferenciar usuários e traficantes. Pelos votos já proferidos, a medida deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis.
“Eu acho que é nobre que haja diferenciação entre o consumidor, o usuário e o traficante. É necessário que a gente tenha uma decisão sobre isso, não na Suprema Corte, pode ser no Congresso Nacional, para que a gente possa regular”, disse Lula.
Lula lembrou que a Lei nº 11.343/2006 já impede a prisão de usuários e criticou a discussão do tema no STF. Para ele, “isso não ajuda o Brasil” e cria uma “disputa de vaidade” sobre quem define as regras no país. A Lei de Drogas, de 2006, entretanto, não tem critérios estabelecidos para diferenciar usuário e traficante.
“Se um dia um ministro da Suprema Corte pedisse um conselho para mim, eu falaria recuse essas propostas. A Suprema Corte não tem que se meter em tudo. Ela precisa pegar as coisas mais sérias sobre tudo aquilo que diz respeito à Constituição e ela virar Senhora da situação, mas não pode pegar qualquer coisa e ficar discutindo. Porque aí começa a criar uma rivalidade que não é boa, nem para democracia, nem para Suprema Corte, nem pro Congresso Nacional, a rivalidade entre quem é que manda, é o Congresso ou a Suprema Corte?”, afirmou Lula.
“Se tiver uma PEC no Congresso Nacional, a PEC tende a ser pior”, disse o presidente. “Era só a Suprema Corte dizer já existe uma lei, não precisa discutir isso aqui”, opinou.
Após a decisão do STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a decisão invade a competência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a competência legislativa do Congresso Nacional sobre o tema, além de gerar uma lacuna jurídica no Brasil. O senador é o autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023 que torna crime a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita.
Também nesta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, determinou a criação de uma comissão especial para analisar a PEC 45/2023. Oriundo do Senado, o texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em 12 de junho. Se aprovada na comissão especial, a PEC segue para análise do plenário.
Fonte: Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, está sendo realizada em São José dos Campos a Campanha de Doação de Sangue, promovida pelo programa Gentilezas Urbanas do Secovi-SP.
A ação acontece no Banco de Sangue de SJC, na Rua Antônio Saes, 425, no Centro, das 7h às 16h. A iniciativa busca incentivar a solidariedade e mostrar como um simples gesto pode salvar vidas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3519-3766 e (12) 98136-0011, ou no site shhsjc.com.br/banco-de-sangue.
Ainda dá tempo de participar e fazer a diferença!

Saúde
Dr. Madier Corrêa: Seu Guia para Emagrecimento Inteligente

Com uma carreira sólida voltada para a saúde e bem-estar, o Dr. Madier Corrêa tem se destacado no cenário médico como especialista em emagrecimento e melhoria da qualidade de vida.
Pós-graduado em Endocrinologia e inscrito no CRM, o médico já soma mais de 30 mil atendimentos, conquistando reconhecimento pelo seu compromisso em ajudar pacientes a transformar hábitos e alcançar resultados consistentes.
Ao longo de sua trajetória, Dr. Madier tem se dedicado a desenvolver estratégias eficazes para o tratamento da obesidade e sobrepeso, sempre pautado em ciência e cuidado humanizado. Seu objetivo vai além da simples perda de peso: ele busca restaurar a saúde física, emocional e a autoestima de cada paciente, proporcionando uma mudança real e sustentável.
Em suas redes sociais, o especialista compartilha dicas, depoimentos e resultados, mostrando histórias de superação e inspirando outras pessoas a iniciarem sua jornada. Seu conteúdo é voltado para quem deseja não apenas emagrecer, mas também recuperar energia, disposição e qualidade de vida.
Com atendimento individualizado e orientação especializada, Dr. Madier Corrêa se consolidou como uma referência para quem deseja transformar o corpo e a mente. Para ele, cada paciente carrega uma história única, e o acompanhamento médico é essencial para que o processo de emagrecimento seja seguro e duradouro.
Quem deseja começar sua mudança pode encontrar mais informações e acesso aos atendimentos através do link: linktr.ee/d (mais…)
Saúde
Espírito Santo recebe encontro médico gratuito sobre novos tratamentos para Diabetes

No dia 23 de setembro, o evento MedTalk Afya discute diretrizes e novos tratamentos no combate ao diabetes
Setembro, 2025 – Médicos de Vitória (ES) e região terão a oportunidade de se atualizar sobre um dos maiores desafios globais de saúde: o diabetes. No dia 23 de setembro (terça-feira), das 18h30 às 21h, a Unidade Afya Educação Médica Vitória promove o MedTalk, com o tema “O que todo médico precisa saber sobre Diabetes: Atualizações 2025”. O encontro será dedicado à apresentação de condutas práticas, estratégias de prevenção de complicações e novidades em terapias, sempre em consonância com as diretrizes mais recentes.
A convidada da noite será a endocrinologista Dra. Alana Rocha Puppim, que abordará os avanços no tratamento, o uso de tecnologias no manejo da glicemia, condutas individualizadas e as principais atualizações que impactam diretamente a prática clínica.
Segundo o Atlas de Diabetes 2025, 589 milhões de adultos já convivem com a doença no mundo, com projeção que esse número alcance 853 milhões até 2050, somados às 3,4 milhões de mortes apenas em 2024 (o equivalente a uma vida perdida a cada nove segundos). Diante deste cenário alarmante, o evento se consolida como um espaço estratégico de atualização e troca de conhecimento para médicos generalistas, clínicos, endocrinologistas, cardiologistas e profissionais da atenção primária que buscam aprimorar sua atuação frente a um dos maiores desafios da medicina contemporânea.
Para a endocrinologista, trata-se de um tema transversal a todas as áreas médicas. “O diabetes hoje é uma doença que, independente da especialidade, permeia todas as áreas. Sempre surgem novos medicamentos e estratégias, não só para o controle da glicemia, mas também do peso, já que está diretamente ligado à pandemia da obesidade”, destaca.
Dra. Alana ressalta, ainda, que o encontro vai além da atualização científica, sendo um momento para discutir casos reais, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências sobre o manejo do diabetes, desde o diagnóstico até o uso dos fármacos mais recentes. Segundo ela, o eventotambém cumpre um papel essencial de integração. “É uma oportunidade importante, especialmente para médicos recém-formados e em especialização, porque permite não só absorver conteúdo teórico, mas também trocar ideias, fazer networking e fortalecer conexões profissionais”, avalia.
Com vagas limitadas, o evento está com inscrições abertas. Interessados podem se inscrever pelo https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfUsW6P0ltSF3zUtPSFf1S9oER5KNpEsTY6SAbOgFj9DoYwOA/viewform?usp=preview
Serviço
Evento: MedTalk Afya Educon – Vitória (ES)
Local: Unidade Afya Educação Médica – Vitória
Endereço: R. André Carloni, 60 – Enseada do Suá, Vitória – ES, 29050-485
Data: Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Horário: Das 18h30 às 21h
Tema: “O que todo médico precisa saber sobre Diabetes: Atualizações 2025”
Convidada: Dra. Alana Rocha Puppim
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina, e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.