Esporte
Madre Deus encerra última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023

A última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023 será realizada em Madre de Deus, cidade localizada a 64 km de Salvador. O evento que encerra o calendário do skate no estado acontece nos dias 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo) e vai reunir aproximadamente 100 competidores em sete categorias da modalidade Street, que é olímpica e estará presente nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Para os atletas que desejam competir no evento, as inscrições já estão abertas e vão até o dia 14/12 (quinta-feira). Interessados em se inscrever precisam apenas acessar o site http://circuitobaianodeskate.com.br/ e se cadastrar, além de realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Para o evento, haverá disputa de título em sete categorias, sendo três femininas (Mirim, Iniciante e Amador) e quatro masculinas (Mirim, Iniciante, Amador e Master).
“Anteriormente, foram realizados três eventos: Na modalidade street teve a 1ª etapa do circuito baiano em Feira de Santana, além da competição que aconteceu dentro da Virada Esportiva de Salvador, na Boca do Rio. Contemplando a modalidade Park, fizemos a Seletiva Nacional no bairro de Stella Maris. Portanto, o balanço é mais que positivo. Movimentamos a cena e apresentamos aos atletas competições de altíssimo nível. Para 2024, temos a certeza que o cenário será melhor ainda”, declara Ernesto Belote, Coordenador Geral do Circuito Baiano.
Em Madre de Deus estarão presentes os atletas que irão representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Skate Street 2023, que será realizado entre os dias 05 a 11 de dezembro em Santos (SP). Entre eles destacam-se o Jeferson “Mano Brown” (categoria amador), João Krauss (categoria iniciante) e Rafael “Taliska” (categoria master), que conseguiram suas vagas na Seletiva Nacional que foi realizada em Mossoró (RN). No mesmo dia que ocorrerá a última etapa do circuito baiano, vai ser também realizado o Campeonato Brasileiro de Skate Park, em Curitiba (PR), que terá a presença dos atletas baianos Osmar Nakad Júnior (categoria master), Letícia Borges (categoria iniciante), José Oliveira “Zezinho” e Wesley “Thug” (ambos na categoria amador), bem como acontecerá nas mesmas datas o Campeonato Brasileiro Street Sub12, que acontecerá em Belém (PA), sendo a Bahia representada pelo atleta Antôny Ferreira de Ilhéus e Campeonato Brasileiro Park Sub12, que vai acontecer em Joinville (SC), tendo o atleta Luca Rizzo como representante local.
“A Bahia é um verdadeiro celeiro de talentos dentro do skateboarding. Além desses atletas mencionados, temos como exemplo o João Krauss, campeão da 1ª etapa da modalidade street que foi realizada em Feira de Santana, que se classificou para o campeonato brasileiro de street e park, sendo que a competição de street ele irá participar, mas abriu mão de participar da competição do park, dando prioridade ao circuito baiano, por conta de ser seu último ano na categoria iniciante e ele tem grande chance de se consagrar campeão baiano da categoria este ano, fechando seu ciclo com chave de ouro, cabendo salientar que outros atletas abriram mão também de participar da competição nacional, dando prioridade ao circuito baiano”, pontua André Borges, Diretor de Competições da Federação Baiano de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).
Premiação
Por ser uma competição homologada pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB). Os atletas com as melhores classificações receberão troféus (1º ao 3º), medalhas (4º ao 8º) e materiais esportivos diversos (1º ao 5º).
Durante os dois dias de competição, eventos paralelos vão ocorrer, como intervenções artísticas envolvendo bastante cultura urbana. Durante as disputas, muita música vai rolar com participação do DJ Iano, que tem a prática do skate em seu cotidiano, animando os atletas e o público presente entre as apresentações.
O Circuito Baiano de Skate 2023 é realizado e homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e produzido pela Empresa MTE Brasil (Marketing, Turismo e Entretenimento). O evento conta com apoio institucional do Estado da Bahia, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Prefeitura de Madre de Deus.
CRONOGRAMA DO SÁBADO (16/12):
- 07h00 às 08h10 (Treinos Livres e Credenciamento);
- 08h20 às 09h00 (Eliminatórias Categoria Feminino Mirim);
- 09h10 às 09h50 (Eliminatórias Categoria Masculino Mirim);
- 10h00 às 10h40 (Eliminatórias Categoria Feminino Iniciante);
- 10h50 às 11h30 (Eliminatórias Categoria Feminino Amador);
- 11h40 às 12h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Iniciante);
- 13h20 às 13h50 (Final Categoria Feminino Mirim);
- 14h00 às 14h30 (Final Categoria Masculino Mirim);
- 14h40 às 15h10 (Final Categoria Feminino Iniciante);
- 15h20 às 16h00 (Final Categoria Feminino Amador);
- 16h10 às 17h00 (Final Categoria Masculino Iniciante); e
- 17h10 (Premiação e Cerimônia de Encerramento).
CRONOGRAMA DO DOMINGO (17/12):
- 07h00 às 08h50 (Treinos Livres e Credenciamento);
- 09h20 às 10h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Master);
- 10h40 às 12h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Amador);
- 13h30 às 14h50 (Final Categoria Masculino Master); e
- 15h10 às 16h50 (Final Categoria Masculino Amador).
- 17h00 (Premiação e Cerimônia de Encerramento).
PROGRAMAÇÃO
O quê: Circuito Baiano de Skate Street 2023;
Quando: sábado e domingo (16 e 17 de dezembro);
Onde: Pista de Skate, localizada na Alameda Cesar Borges em Madre de Deus (BA).
Esporte
Cross Urbano CAIXA: inscrições para etapa de Belém (PA) terminam nesta segunda-feira (7)

Quem quiser participar da prova, a primeira noturna da edição 2025 do evento, precisa garantir seu lugar até hoje (segunda-feira (7)
Julho, 2025 – Uma prova noturna, no Mangueirão, vai movimentar Belém no dia 12 deste mês. É a segunda etapa do Cross Urbano CAIXA 2025, conhecido como corrida dos estádios. E restam poucos dias para se inscrever. Quem quiser participar tem até esta segunda-feira (7) à noite para garantir o seu lugar no evento na capital paraense.
As inscrições estão abertas no Instagram do Cross Urbano CAIXA, na página @crossurbanocaixa, e no link https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CrossUrbanoCaixa-EtapaBelemPA . O Kit Cross conta com camisa dry fit, lanterna LED de cabeça, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave).
A prova terá largada às 19 horas, para um percurso de 6k. Os participantes do evento utilizam a estrutura das arenas como um verdadeiro playground. Os atletas correm nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno – superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor da arena/estádio.
Familiares, amigos, assim como o público em geral são bem-vindos para acompanhar a corrida. Das cadeiras do estádio, é possível ver os participantes dando a volta olímpica no gramado, assim como assistir à cerimônia de premiação.
O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
“Aproveite e garanta já sua inscrição para esse evento que proporciona a oportunidade de competir nas dependências do Mangueirão. É uma experiência inesquecível correr dentro de um estádio à noite. Esperamos todos lá no dia 12″, afirma o organizador Freddy Carvalho.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Belém tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer – Governo do Pará.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação
Esporte
Liga Esportiva NESCAU® reúne 2.500 pessoas para um dia de esporte e aprendizado em Salvador

Com a presença da medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Raíssa Machado e da bicampeã olímpica de vôlei Fabiana, maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil foi realizado no sábado (5), na AABB
Julho, 2025 – A cidade de Salvador recebeu a Liga Esportiva NESCAU® pela primeira vez no sábado (5). E foi uma estreia em grande estilo. O maior campeonato poliesportivo estudantil do país — e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar — recebeu 1.380 meninos e meninas de 7 a 17 anos na AABB, com atividades 100% gratuitas. No total, a Liga recebeu 2.500 pessoas e mais de 4.800 inscrições, isso porque cada participante pode realizar várias atividades no evento, que recebe ainda familiares, amigos e convidados dos jovens estudantes.
As modalidades na capital baiana foram futebol society, vôlei e judô — sendo esta última também oferecida em versão adaptada para PCDs. Nas oficinas, destaque para futmesa, twister e altinha; já nos desafios, as opções incluíram cornhole, chute ao gol e a clássica capoeira. Todas as oficinas e desafios também contaram com versões adaptadas para crianças e adolescentes com deficiência.
Além das atividades, todas as pessoas que estiveram na AABB puderam conhecer a medalhista paralímpica e recordista mundial no lançamento de dardo Raíssa Machado. Embaixadora da marca, ela esbanjou simpatia em Salvador ao interagir com a garotada e incentivá-la a se expressar, socializar e aprender por meio do esporte.
“É muito gratificante participar da Liga e estar dentro desse projeto incrível. NESCAU® é pioneira no Brasil não só em investir no esporte inclusivo, mas também permitir que a criança com deficiência se sinta normal. Isso é o mais importante e fico muito feliz em ser uma das atletas paralímpicas representando a marca. O esporte ensina, motiva e traz novas perspectivas. Acredito, inclusive, que futuros talentos podem surgir a partir da Liga”, disse Raíssa Machado.
Fabiana Claudino, bicampeã olímpica com a Seleção Brasileira de Vôlei, também foi uma presença especial em Salvador. “Eu fico feliz demais de ter a oportunidade de ver as coisas de perto, eu sempre acompanhei a Liga NESCAU® até pelo sonho e o desejo de fazer um projeto pensando no esporte. Não tem como não se emocionar. A Liga traz oportunidade para as crianças e para as famílias, ou seja, é acessível para todo mundo praticar esporte, poder viver e experimentar, para saber o que quer para a vida e tentar pensar que isso pode até ser uma profissão. O esporte muda vidas, transforma todo mundo, dá oportunidades.”
O influenciador Pepê Barbosa (Opebarbosa) também esteve na AABB e contou ter participado de uma das primeiras edições da Liga quando tinha 13 anos e integrou o time de futsal de sua escola na etapa disputada na cidade de São Paulo. “É uma coisa que eu já vivi e é muito legal estar vivendo de novo. Foi uma experiência que marcou. Todo mundo tinha essa vontade de jogar a Liga NESCAU®. Você está na escola, você quer jogar, quer participar, quer estar junto. Então, foi uma experiência muito boa. Agora, estou voltando aqui para mais essa ação, que é muito legal, porque você incentiva muitos jovens por meio do esporte.”
A chegada da Liga a Salvador reforça o movimento de expansão para atender a todas as regiões do Brasil. Das 10 etapas da Liga em 2025, quatro têm a região Nordeste como palco. Antes da capital baiana, Fortaleza, São Luís e Maceió receberam a caravana esportiva de NESCAU®.
“Estamos todos muito felizes com a sétima etapa da Liga Esportiva NESCAU®, desta vez passando por Salvador. Foi nossa segunda vez na Bahia – ano passado estivemos em Feira de Santana – e em 2025 optamos pela capital para levar a mensagem positiva do esporte para ainda mais crianças. Recebemos 2.500 pessoas, sendo 1.380 meninos e meninas, além de influencers, nossa embaixadora Raíssa Machado e a bicampeã olímpica de vôlei Fabiana, para um dia lindo de atividade física. Também contamos com parceiros varejistas, cujo apoio ajuda a viabilizar nossos eventos”, disse Anamaria Monte, gerente de Experiência da Marca NESCAU®, lembrando que a próxima etapa será no Rio de Janeiro, dia 2 de agosto.
Parceria com varejistas locais amplia o impacto da Liga – A parceria com varejistas locais tem desempenhado um papel fundamental na viabilização e expansão do projeto em Salvador e outras regiões. Empresas como GB, Mercantil, Atakarejo, Hiperideal, Redemix e o Cliente Broker – Cesta do Povo direcionaram seus investimentos para mídias exclusivas, ambientação das lojas e ações promocionais voltadas para a Liga.
Esses investimentos indiretos permitiram a expansão de quatro etapas da Liga em 2025 e já impactaram mais de 500 mil consumidores com ativações realizadas dentro dos pontos de venda. Com isso, a marca NESCAU® e seus parceiros estreitam o vínculo com a comunidade local, criando uma rede de apoio e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes.
Sobre a Liga Esportiva NESCAU®
Um dos maiores campeonatos esportivos do país e pioneiro em unir modalidades não adaptadas e adaptadas para jovens de 7 a 17 anos com e sem deficiência em um só lugar, a Liga Esportiva NESCAU® é um evento que promove a diversidade e inclusão por meio da prática esportiva. Com uma grande variedade de esportes, o evento tem como intuito mostrar que existe um esporte para crianças e adolescentes chamarem de seu. Em 2025 o evento completou uma década de existência e fez sua estreia em todas as regiões do país. Ao todo, são mais de 70 mil crianças impactadas pelo propósito da Liga.
Sobre NESCAU®
Presente no Brasil desde 1932, NESCAU® se tornou referência no mercado nacional com seu sabor inconfundível de chocolate. Com um forte compromisso com o esporte, a marca incentiva o movimento e a prática esportiva aliados a uma alimentação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Foto: ZDL / Liga Esportiva NESCAU®
Informações à imprensa:
Nestlé – Agência Pub - nestle@agencia.pub
Esporte
Equipe Caloi Henrique Avancini Racing conquista dois títulos continentais em Itabirito (MG)

A terceira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real 2025 e a estreia da América Continental Series no Brasil, realizada em Itabirito (MG) entre os dias 4 e 6 de julho, marcaram um fim de semana de conquistas para a equipe Caloi Henrique Avancini Racing. O time saiu da competição com dois títulos continentais: nas categorias Elite e Sub-23, e pódios.
Na prova principal de XCO da Continental Series, o baiano Ulan Galinski teve uma atuação estratégica e dominante. O atleta optou por um ritmo forte desde a segunda volta e conseguiu abrir vantagem para conquistar a vitória e seu nono triunfo em provas UCI no ano.
“Foi uma corrida especial. Ataquei cedo, consegui abrir uma pequena vantagem e sustentar até o final. Estou muito feliz com minha performance e com mais essa vitória, que representa a minha nona conquista UCI da temporada”, comentou Ulan.
Ulan também ficou com o título na XCO da Internacional Estrada Real e o vice-campeonato no Short Track. Outro grande destaque da equipe foi o jovem Eiki Leoncio, que ficou com o título continental na categoria Sub-23. Após três largadas em dias consecutivos, Eiki superou o desgaste físico e demonstrou consistência ao longo do fim de semana.
“Estou muito feliz com minha performance e com tudo que vivi nesses dias. Esse circuito de Itabirito é um dos mais duros e bonitos do Brasil, e consegui manter um bom rendimento em todas as provas. Estou satisfeito com o que venho construindo nesse primeiro semestre, e agora é hora de descansar, me reinventar e evoluir ainda mais no segundo. Também quero parabenizar os meninos da Sub-23, que estão me fazendo pedalar com ainda mais força”, finalizou o atleta.
Na categoria Elite Feminina, Sabrina Oliveira conquistou a quinta colocação em uma prova exigente e de superação. A atleta enfrentou o desgaste acumulado de provas anteriores, mas conseguiu manter a concentração e garantir mais um pódio para a equipe.
“Foi uma semana intensa de provas importantes. No sábado, senti o peso da carga acumulada e fiz uma prova de resiliência. Mesmo sem muitas disputas diretas, trabalhei com o que tinha e garanti um pódio nesse circuito duríssimo e super técnico”, contou Sabrina.
Organizada pela Avelar Sports, a Internacional Chaoyang Estrada Real é uma das mais tradicionais provas do calendário sul-americano de mountain bike. Em 2025, o evento recebeu status de Classe 1 e Hors Class (HC) no ranking da UCI, atraindo atletas de todo o continente.