Siga-nos nas Redes Sociais

Meio Ambiente

MBigucci celebra Big Vida na Páscoa com os colaboradores

Publicado

em

Divulgação/MBigucci
Divulgação/MBigucci

Construtora inova e coloca cápsula com sementes de rúcula, além dos chocolates

No ano em que o Big Vida, programa de Responsabilidade Ambiental da MBigucci, completa 20 anos, a construtora e incorporadora nascida no ABC paulista inova mais uma vez e presenteia os colaboradores de forma diferenciada nesta Páscoa. “Além dos tradicionais e deliciosos chocolates, colocamos uma cápsula com semente de rúcula para nossos colaboradores plantarem. É uma lembrança para semear novos conceitos, conscientização e união em família”, explica a diretora de inovação e responsabilidade socioambiental da empresa, Roberta Bigucci.

Segundo Roberta, que também é arquiteta e urbanista, a equipe de Marketing da MBigucci já planejou outras surpresas e iniciativas sustentáveis durante o ano para celebrar as duas décadas do Big Vida.

“Em 2005, quando ainda pouco se falava em ESG ou preservação ambiental na construção civil, formamos um grupo de colaboradores na empresa com foco na conscientização ambiental e melhor uso dos recursos naturais em nossas atividades. Aos poucos, ampliamos as ações, com novas tecnologias e equipamentos nas obras e escritórios, transformando o projeto em um programa sistematizado e estratégico de Responsabilidade Ambiental, que é o Big Vida”, relembra a diretora Roberta Bigucci.

A contadora Mônica Acêncio, que está há 29 anos na MBigucci, fez parte do grupo inicial do Big Vida: “sou muito orgulhosa disso, pois é um programa inovador, que além das ações nas obras, como a iluminação com garrafa pet, o aproveitamento e a transformação de resíduos como o gesso que vai para a indústria cimenteira, também envolvem nossos clientes e os vizinhos em ações de sustentabilidade. A MBigucci é pioneira e acompanhar esta evolução é enriquecedor para mim. Amei também a lembrança de Páscoa, desde a embalagem em tecido sustentável, até as sementes de rúcula e os chocolates, trouxe uma energia muito positiva logo cedo. Vou plantar com certeza!”

Os colaboradores mais novos de empresa também já se engajaram, como a auxiliar de RH, Janis Reis, há 1 ano na construtora: “quando eu entrei, como recepcionista, ajudava a fazer a planilha de cálculo da pegada de carbono (emissão de CO2) da MBigucci e comecei a entender que o ESG é um pilar estratégico não só para o futuro das empresas, mas também para nós, como sociedade. A MBigucci me agregou uma relação de responsabilidade com o meio ambiente, o mundo corporativo e comigo mesma”.

Saiba mais sobre o Big Vida, Programa de Responsabilidade Ambiental da MBigucci em: www.mbigucci.com.br/responsabilidade-ambiental

 

 

Biografia Assessora de Imprensa, Especialista em Comunicação Corporativa, Media Training, Edição de Revistas, Relatórios de Sustentabilidade e Projetos Especiais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Roberta Bigucci, da MBigucci, fala sobre ESG na Feiconference

Publicado

em

Roberta Bigucci, diretora da MBigucci, é palestrante confirmada na Feicon 2025

Conferência Internacional de Construção e Arquitetura (Feiconference) integra calendário da principal feira de negócios para o setor, a FEICON

Referência no setor imobiliário e nas práticas de ESG para construção civil, a arquiteta, urbanista e advogada Roberta Bigucci , diretora da MBigucci,  é presença confirmada para palestrar no painel ESG da Feiconference, dia 09/04/2025.

Com o tema “O lado mais humano do ESG em uma empresa que está na sua terceira geração”, Roberta apresentará o case da MBigucci, levando uma visão inovadora sobre as ações sustentáveis desenvolvidas na empresa. “Nosso Big Vida – Programa de Responsabilidade Ambiental, completa 20 anos agora em 2025, foi implementado em uma época em que mal se falava sobre sustentabilidade no setor, mas de lá para cá, com ajuda dos nossos colaboradores, fomos desenvolvendo iniciativas simples de fazer, sem alto custo, mas que impactam positivamente o tripé social, ambiental e econômico”, explicou a diretora.

De acordo com o curador de conteúdo da FEICON, Luiz Henrique Ferreira, CEO da Inovatech, o painel será um verdadeiro convite para repensarmos o futuro do setor, com foco no equilíbrio entre desenvolvimento urbano e responsabilidade ambiental, abordando ESG em todas as verticais do negócio.

Além de Roberta Bigucci, participarão do painel ESG, Eduardo Galeskas, Fernanda Toledo de Oliveira, Larissa Murakami. Curadoria: Inovatech Engenharia

A FEICON ocorre de 8 a 11 de abril no Pavilhão São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda-SP. A feira apresenta tendências, tecnologias e lançamentos, além de conteúdo diversificado e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado de construção civil.

 

Continue Lendo

Meio Ambiente

Em ação pelo Dia Mundial da Água, Rio+Saneamento recebe estudantes para visita especial na ETA Rio Dourado

Publicado

em

Alunos do 8º ano de escola de Casimiro de Abreu conheceram de perto o processo operacional da Estação de Tratamento

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado, 22 de março, a Rio+Saneamento recebeu para uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, na semana, alunos do 8º ano da Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho, de Casimiro de Abreu. O tour especial pela unidade, que abastece a cidade de Rio das Ostras, teve como objetivo apresentar aos estudantes todas as etapas do processo de tratamento e distribuição de água.

Durante a visita, os alunos, acompanhados de seus professores, conheceram as fases do tratamento, desde a captação da água bruta no Rio Macaé até sua distribuição à população. As equipes da concessionária explicaram detalhadamente os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, fundamentais para garantir a qualidade da água fornecida.

O passeio despertou a curiosidade dos estudantes, que interagiram com os técnicos da Rio+Saneamento, tirando dúvidas sobre cada etapa do tratamento. Durante o passeio pelas instalações, também foi apresentado o laboratório da ETA, onde os visitantes aprenderam sobre as análises de qualidade e as medidas de segurança adotadas pela concessionária.

Para a professora Thalita Amorim, a experiência foi enriquecedora. “No próximo ano, os alunos vão iniciar disciplinas mais específicas, e todo o conhecimento adquirido aqui será muito valioso. A experiência proporcionou um aprendizado significativo sobre o ciclo da água, poluentes e outros aspectos importantes. Sem dúvida, foi uma vivência gratificante tanto para os estudantes quanto para nós, educadores”, afirmou.

Alan Jhonny Ribeiro, supervisor de Operações da Rio+Saneamento, ressaltou a satisfação da equipe em receber os alunos. “É muito gratificante contribuir para o conhecimento dos estudantes da nossa região. Essa experiência reforça a importância do nosso trabalho em garantir a qualidade de vida da população de Rio das Ostras. Sem dúvida, foi uma celebração especial”, destacou.

A visita também contou com a presença do diretor do departamento de meio ambiente de Casimiro de Abreu (da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Ciro Marçal. Ao final do encontro, todos receberam de brinde um copo ecológico da concessionária.

Continue Lendo

Meio Ambiente

Jornalista de Rio das Ostras investiga o impacto da comunicação na conservação dos oceanos

Publicado

em

Jornalista de Rio das Ostras investiga o impacto da comunicação na conservação dos oceanos
Divulgação

Dissertação de mestrado analisa estratégias de mídia para educação oceânica no Município e lança um guia prático para Educomunicadores

O papel dos veículos de comunicação de massa na difusão de informações sobre projetos e ações de conservação dos ecossistemas marinhos foi o tema da dissertação de mestrado defendida pelo jornalista e morador do município de Rio das Ostras, Bruno Pirozi, Mestre em Ciências Ambientais pela UFRJ. O comunicador desenvolveu sua pesquisa no programa de Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento.

O trabalho intitulado “Estratégias de comunicação em massa e seu potencial efeito em ações de Educação Oceânica no município de Rio das Ostras, Rio de Janeiro”, buscou compreender como os meios de comunicação podem influenciar na mobilização ambiental e no sentimento de pertencimento da população local.

Foto: Divulgação

Orientado pelo professor de zoologia da UFRJ, Dr. Vinícius Albano Araújo, coordenador do Projeto Iurukuá, dedicado à ações de educação oceânica e conservação da fauna marinha, Bruno Pirozi baseou sua pesquisa em um levantamento de campo realizado em três localidades com perfis socioeconômicos distintos: Jardim Mariléa (área urbana), Cidade Praiana (região periférica) e Rocha Leão (zona rural). No estudo, foram investigados quais são os veículos de comunicação mais consumidos pela população e, então, elaborado um plano de mídia para divulgar ações de educação oceânica nas mesmas localidades.

O trabalho desenvolvido nesta dissertação de mestrado, vinculada a pós-graduação profissional da UFRJ, demonstrou a importância da universidade pública em buscar soluções práticas que possam contribuir para o bem estar da população brasileira. Buscar estratégias de comunicação que efetivem a educação oceânica está diretamente relacionado com a saúde dos oceanos e, consequentemente, com o futuro e a qualidade de vida dos seres humanos. Rio das Ostras é um município com potencial de se tornar um modelo para adoção de práticas que assegurem o pertencimento e os esforços coletivos para ideais de respeito e conservação dos patrimônios naturais”, disse Vinicius Albano.

Os resultados indicaram que a televisão e as redes sociais são os principais canais de consumo de notícias na região, entretanto, também foi destacado a coexistência de outros meios importantes nas localidades, como uso de veículos de som e lideranças comunitárias na difusão das notícias locais.

Quando cheguei em Rio das Ostras, percebi que muitos moradores não possuíam um sentimento de pertencimento com a cidade, em grande parte por serem de outras regiões. Isso me levou a questionar como a imprensa local poderia contribuir para formar essa conexão e fomentar a preservação do meio ambiente”, explicou o jornalista Bruno Pirozi, que é natural de Nova Friburgo.

Foto: Divulgação

GUIA PRÁTICO

O programa de mestrado profissional é uma iniciativa da Universidade Pública para atrair profissionais atuantes na sociedade que queiram desenvolver estudos que possam contribuir para a melhoria dos serviços nas respectivas áreas de atuação. Dessa forma, é exigido o desenvolvimento de um produto final que tenha relevância e capacidade de uso e replicação. O estudo do Bruno culminou no “Guia Prático para Educomunicadores Ambientais”. A publicação oferece um passo a passo para interessados em criar planos de mídia baseados em pesquisas locais.

Foto: Divulgação

A iniciativa reforça a importância de integrar a comunicação à educação ambiental como ferramenta para a conversação dos mares e da biodiversidade de Rio das Ostras, promovendo a conscientização e o engajamento comunitário.

Continue Lendo