Esporte
Memorial Tênis Brasileiro apresenta projeto para o ministro do Esporte, em Brasília
Walmor Elias, idealizador e presidente do MTB, teve audiência com André Fufuca, detalhando as iniciativas e os apoios do Memorial, fundado em 2023
Julho, 2025 – Walmor Elias, idealizador e presidente do Memorial Tênis Brasileiro (MTB) esteve em Brasília (DF) esta semana para audiência com o ministro do Esporte, André Fufuca, em que apresentou uma síntese sobre o projeto, como foi estruturado, o cronograma no futuro e os pontos mais relevantes do que está sendo construído por um grupo de cerca de 400 colaboradores voluntários.
“Solicitamos que o Ministério do Esporte e seu titular estudem a possibilidade de darem apoio institucional e chancela ao projeto, que tem como objetivo reunir em um Museu, uma Biblioteca e no seu Hall da Fama a trajetória da brilhante história do tênis brasileiro, que começou no País na década de 1880”, explicou Walmor.
Walmor Elias explicou ao ministro André Fufuca que, entre as prioridades breves e futuras do MTB, estão buscar uma sede definitiva, estruturar o marketing e a parte comercial, complementar o site, por etapas, agora inaugurado, onde terá a biblioteca digital, além da física/material.
André Fufuca prometeu que o tema, o pedido e o apoio ao MTB será analisado e decidido seguindo trâmites normais do órgão, separado de futuros projetos incentivados, que o Memorial irá protocolar na área competente.
Walmor Elias estava acompanhado na audiência pelo deputado federal gaúcho, Pedro Westphalen-PP/RS, que é colaborador voluntário do MTB, e o ato contou também com o Secretário Nacional dos Esportes do Ministério, Paulo Henrique Cordeiro.
O MTB já tem o apoio oficial da CBT – Confederação Brasileira de Tênis, do maior torneio da América do Sul, o ATP 500 Rio Open, além do Sindi Clubes SP – com seus 1.400 filiados – e da TVN SPORTS. E, agora, está buscando apoios oficiais entre outros órgãos, a começar pelo Ministério do Esporte. O projeto tem também três colaboradores permanentes: YIA Corretora de Seguros, onde está a sede provisória do MTB, a COT-Carlos Omaki Tênis e o site TenisBrasil.
O Memorial Tênis Brasileiro surgiu após 12 anos de pesquisas do seu idealizador, que
reuniu o maior acervo do tênis brasileiro, agora já muito ampliado com doações relevantes e outras que virão em campanhas que o MTB, fundado em 9 de junho de 2023, realizará.
Hoje, o MTB já possui no formato híbrido, tanto físico/material (40%) como no digital (60%), cerca de : 9.000 fotos, 700 painéis temáticos setoriais, 700 vídeos e pequenos filmes, links/recortes de reportagens e publicações, coleções de livros/revistas/publicações/coletâneas, arquivos e biografias dos grandes eventos e tenistas, raridades, objetos históricos e raquetes antigas.
O objetivo do MTB é, seguindo diretrizes e princípios dos fundadores, o espírito olímpico e a memória esportiva olímpica: preservar a história do tênis brasileiro, manter viva a memória esportiva tenística, preservar dados do passado, reunir dados do presente, estudar e projetar o futuro do tênis brasileiro.
Nomes de destaque – O MTB tem em seus quadros de Diretoria três Curadores, Membros Honorários, Conselho Fiscal, e o Conselho Consultivo Superior/CCS, e futuramente os Comitês Setoriais Temáticos. Estas estruturas do MTB foram citadas para o ministro e reúnem figuras lendárias do tênis brasileiro como Thomaz Koch e Edison Mandarino, Presidente e Vice de Honra, os curadores Luiz Mattar, Carlos Alberto Kirmayr e Paulo Cleto.
Há tenistas como Patrícia Medrado, Cássio Motta, Marcos Hocevar, Cláudia Monteiro, Gisele Miró, Bruno Soares, Marcelo Melo, Andréa Vieira, Thomaz Bellucci, Jaime Oncins, Niege Dias Enck, Flávio Saretta, Teliana Pereira, Ricardo Mello, Vera Cleto, Júlio Góes, Givaldo Barbosa, João Soares, Andréa Cabral de Menezes, Roger Guedes, Marcos Daniel, Suzana Petersen, entre muitos outros.
O MTB inclui o árbitro internacional Carlos Bernardes, jornalistas como Ivo Simon, José Nilton Dalcim, Arnaldo Grizzo, Rubens Lisboa, presenças da mídia como Domingos Venâncio, Sylvio Bastos e Joana Cortez.
Há grandes técnicos envolvidos como Larri Passos, Ricardo Acioly, Marcelo Meyer, Wilton Carvalho, Otaviano Alves dos Santos, César Kist, Carlos Omaki, Roberto Carvalhais, João Luiz Zwetsch, Roberta Burzagli, Mauro Menezes, Eduardo Eche, Eloy de Souza, entre tantos nomes apoiadores, além de outros ramos de profissionais das ciências do esporte.
Encontros realizados – O MTB já realizou cinco encontros com alguns dos maiores clubes do Brasil: Paulistano, TC Paulista, Paineiras, Pinheiros e Harmonia e uma entrevista coletiva no Rio Open 2025. O maior acervo de tênis do País começou a circular e irá a novos locais. Agora, o MTB precisa de recursos para projetos futuros e, a partir de setembro, começam a surgir os primeiros nomes para homenagens no Hall da Fama do Tênis Brasileiro.
Foto: MTB / Divulgação
Mais informações:
Site: www.memorialtenisbrasileiro.com.br
Youtube: www.youtube.com/@memorialtenisbrasileiro
E-mail – contato@memorialtenisbrasileiro.com.br
Esporte
Cruzeiro empata com Ceará e sai da briga pelo título do Brasileirão
As chances de título, que já seriam remotas mesmo em caso de vitória, chegaram ao fim para o Cruzeiro. Neste sábado (29), a Raposa empatou por 1 a 1 com o Ceará, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Castelão, em Fortaleza.

🕘 Fim de jogo com o empate no Castelão.
⚽ Gol a favor do Cruzeiro foi contra.
🔷 #CSCxCRU | 1-1 | #GrandeCampeão pic.twitter.com/Apw35Fdwj0
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) November 30, 2025
Os mineiros, em terceiro lugar, foram a 69 pontos, seis a menos que o Flamengo. Apesar de poder igualar a pontuação do Rubro-Negro, líder da competição, a equipe celeste não teria como ficar à frente, pois teria uma vitória a menos. O Vozão, com 43 pontos, é o 14º, ainda ameaçado pelo rebaixamento, a somente dois pontos do Z4, como é chamado o grupo dos quatro últimos colocados, que descem à Série B.
No primeiro tempo, o Cruzeiro teve dois gols anulados por impedimento, ambos do volante Christian, aos 30 e aos 44 minutos. Melhor para o Ceará, que balançou as redes aos 10 minutos da etapa final, com Vinícius Zanocelo. O volante recebeu do meia Lucas Mugni em jogada de contra-ataque, finalizou de fora da área e o goleiro Cássio não conseguiu defender.
A Raposa buscou o empate aos 25. O lateral Kaiki Bruno foi lançado na área pela esquerda e cruzou rasteiro. A defesa do Vozão tentou afastar e o zagueiro Willian Machado – que tentou se antecipar ao atacante Gabriel Barbosa – desviou para o gol, marcando contra. Os dois times tiveram chances de conseguir a vitória, mas o placar não se alterou.
Vitória deixa Inter no Z4
Mais cedo neste sábado, o Vitória superou o Mirassol por 2 a 0 no Barradão, em Salvador, e saiu da zona de rebaixamento. Pior para o Internacional, que entrou no Z4 restando duas rodadas para o fim do Brasileirão. O Leão baiano soma 42 pontos e subiu para 15º. O time paulista, com 63 pontos, perdeu a chance de garantir vaga antecipada à fase de grupos da próxima Libertadores, mas segue em quarto.
VITÓRIA DO VITÓRIIIAAAAAA! 🦁
Com gols marcados pelo nosso zagueiro artilheiro Lucas Halter, e nosso camisa 10 Matheuzinho, o Leão venceu o Mirassol por 2-0 e sai da zona de rebaixamento.
📸 Victor Ferreira | EC Vitória#PegaLeão #PorNossaHistória #Brasileirão2025… pic.twitter.com/5jGREnYnlw
— EC Vitória (@ECVitoria) November 29, 2025
O triunfo do Vitória começou a ser desenhado aos 24 minutos do primeiro tempo. O atacante Erick cruzou pela direita e Lucas Halter cabeceou na pequena área. O goleiro Walter conseguiu bloquear, mas o rebote sobrou com o próprio zagueiro, que mandou para as redes. Na etapa final, aos 44, o meia Matheuzinho, de pênalti, garantiu o resultado positivo dos anfitriões.
A equipe rubro-negra ultrapassou Santos e Inter, que têm 41 pontos. Na última sexta-feira (28), o Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), enquanto o Colorado foi goleado pelo Vasco por 5 a 1 em São Januário, no Rio de Janeiro. Pelo saldo de gols, o Alvinegro fica em 16º e os gaúchos em 17º, abrindo a zona de rebaixamento.
Sob nova (velha) direção
Por conta da derrota, o Inter demitiu o técnico Ramón Diaz neste sábado. Campeão mundial e da Libertadores pelo Colorado em 2006, Abel Braga foi contratado poucas horas depois para dirigir a equipe nas duas rodadas finais do Brasileirão. O treinador, que iniciará a oitava passagem pelo clube, é quem mais comandou o time gaúcho na história (340 jogos).
ABEL BRAGA ESTÁ DE VOLTA AO INTER! 💪🇦🇹
Técnico com mais partidas disputadas à frente do Clube do Povo e líder das maiores conquistas da nossa história, ídolo assume o comando colorado até o fim do Campeonato Brasileiro.
Abel iniciará os trabalhos no CT Parque Gigante neste… pic.twitter.com/PMWX65abtT
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 29, 2025
Esporte
Filipe Luís afirma que sempre acreditou no título da Libertadores
O técnico Filipe Luís afirmou, após a conquista da Copa Libertadores com a equipe do Flamengo, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Palmeiras neste sábado (29) no Estádio Monumental de U, em Lima (Peru), que sempre acreditou que poderia levar o Rubro-Negro ao tetracampeonato da competição continental.

“Se eu esperava? Claro que esperava, pois sempre pensei grande, sempre pensei em conquistar coisas grandes. O Flamengo não tem que ser grato a mim, pois o Flamengo me dá essa oportunidade pela qualidade, investimento e organização. Me sinto privilegiado”, declarou o comandante da equipe da Gávea em entrevista coletiva.
Para Filipe Luís, ele faz parte de um grupo [como jogador e técnico] que está escrevendo uma página bonita da história do clube, repleta de conquistas importantes, como três edições da Copa Libertadores: “Antes de chegar aqui, o Flamengo tinha uma final de Libertadores. Agora tem cinco finais e quatro títulos, e continuará vencendo sem o Filipe, sem o Arrascaeta, sem o Bruno Henrique. Tenho certeza de que a nossa passagem aqui está sendo muito valiosa. Estamos deixando um clube muito melhor do que encontramos. Isso me deixa muito orgulhoso”.
Na coletiva, o técnico do Flamengo afirmou que, após a grande festa que a torcida fez na última quarta-feira (26) no embarque da equipe para Lima, está na expectativa para reencontrar os torcedores no Rio de Janeiro para comemorar o título continental: “Desejo esse carinho dos torcedores para os jogadores, pois eles merecem. Eles se esforçaram muito e desejo que vivamos esse momento de alegria. Que os torcedores do Flamengo vejam esse troféu maravilhoso e que continuem aumentando. Segundo o [ex-jogador] Zico, o torcedor é patrimônio do Flamengo”.
Esporte
Neymara e Luna voltam ao mar neste domingo (30) no último dia do Circuito Catarinense de Bodyboarding
As capixabas campeãs mundiais fazem uma participação especial na etapa decisiva da competição, que começou neste sábado (29), na Prainha, em São Francisco do Sul. Antes, na sexta-feira (28), estiveram em um aulão social com 107 crianças e adolescentes
Novembro, 2025 – O Circuito Catarinense de Bodyboarding 2025, promovido pela Federação Catarinense de Bodyboarding, com patrocínio da ArcelorMittal, define neste domingo (30) os seus campeões, em São Francisco do Sul. E a última etapa da competição está contando com a participação especial das capixabas Neymara Carvalho e Luna Hardman, mãe e filha campeãs mundiais de bodyboarding. O Circuito tem a presença de atletas de dentro e fora do estado e já passou também pelas cidades de Florianópolis, Navegantes e Balneário Camboriú.
As disputas começaram neste sábado (29), na Prainha, com as primeiras baterias, e seguem neste domingo, a partir das 7 horas, com as disputas decisivas sendo realizadas ao longo de todo o dia. Neymara e Luna estão competindo na categoria Profissional Feminina.
A programação oficial da etapa foi aberta na sexta-feira (28) com o Aulão Social. Uma manhã incrível, com aprendizado e diversão para 107 crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, de São Francisco do Sul. Com os participantes não escondendo a emoção e a alegria.
Promovido pela ArcelorMittal, com apoio da Federação Catarinense, o aulão contou com a presença de Neymara e Luna. Mãe e filha estiveram na Prainha acompanhadas por uma equipe de 20 instrutores, e contando com a presença de atletas de destaque no ranking, como a capixaba Bianca Simões – 11 do mundo – e o catarinense Eder Luciano – número 8.
O aulão, gratuito, foi exclusivo para moradores da cidade, que contaram com o Kit Atleta e, ao final, receberam o certificado de participação assinado por Neymara. A programação incluiu teatro educativo sobre consciência ambiental, além de aula teórica e prática de bodyboarding, com direito a alongamento e aquecimento, sem falar na música e dança que animaram a Prainha.
“Foi um aulão lindo. Ver o brilho nos olhos das crianças, a alegria delas descobrindo o bodyboarding e sentindo a energia de cada instrutor entregando o melhor, foi simplesmente incrível. Momentos assim me lembram porque dedico a minha vida a esse esporte, fomentar a nova geração, abrir caminhos, plantar sonhos. Obrigada a todos que participaram. Que venham muitos outros encontros como esse”, afirmou Neymara, 49 anos, número 4 do ranking mundial, patrocinada pela ArcelorMittal e presidente do Instituto Neymara Carvalho (INC).
“Adoro esse contato com a nova geração. Foi incrível. É um dos momentos que mais gosto dentro do meu esporte. Ver a felicidade deles, pegando a primeira onda, é sempre muito especial. E aqui em São Chico não foi diferente”, destacou Luna, 19 anos, oitava colocada no ranking mundial, patrocinada pela ArcelorMittal e BZ Pro Boards, apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho.
Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho
@lunahardman
@institutoneymaracarvalho
@fecabbodyboard
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
