Cultura
Menina de apenas 14 anos passa nas classificatórias de evento de breaking da Red Bull BC One Cypher Rio ficando entre as 16 melhores
A menos de 10 dias da estreia do Breaking no maior evento esportivo do planeta, as Olimpíadas, o Red Bull BC One, principal campeonato 1×1 da modalidade chegou no último final de semana (14), no Circo Voador no Rio de Janeiro. O evento, que completou duas décadas de história, teve a presença do bicampeão mundial B-Boy Lilou, agora chamado carinhosamente pelos brasileiros de “Lilouzinho”, ele abriu o evento com um workshop, no sábado (13) na Fundição Progresso. No domingo (14), no Circo Voador, aconteceu a Cypher Rio, onde Lilou, Fab Girl e Migaz foram jurados de batalhas de altíssimo nível que se estenderam até o final da noite.

Foto: Divulgação
Na categoria feminina, entre as competidoras, uma menina paulista, de apenas 14 anos chamada Chaya Gabor, mais conhecida como B-Girl Angel do Brasil, se destacou entre as adultas, passando pelas classificatórias e ficando no Top 16, mostrando que o futuro já chegou e que a nova geração está vindo com tudo! Angel faz parte da Dream Kids Brazil que é uma crew formada apenas por jovens. São dela as palavras: “Comecei a dançar breaking com 3 anos de idade, desde pequena sempre estive presente nas edições da Red Bull BC One, é um dos melhores eventos de breaking do mundo! Todos os grandes nomes internacionais do breaking estão nesse evento que acontece em vários países. Como treino em alto rendimento e participo de competições nacionais e internacionais, esse ano decidi participar para testar minha dança e fiquei muito feliz de passar de primeira no filtro, nas classificatórias, talvez sendo a primeira menina de 14 anos a passar num filtro da Red Bull BC One no Brasil. Fiquei feliz de ter essa oportunidade e isso é um grande estímulo para ir cada dia mais longe!”, conclui. Chaya apesar da pouca idade, tem 1,80m de altura, além do talento também carrega histórias de superação, de poucas palavras, discreta na forma de chegar nos eventos, mas com muita atitude nas competições, rápida nos movimentos, ela é dona de uma personalidade forte, na cena tem fama de “Braba”, o Breaking para ela não é um hobby, um passatempo, mas sim a sua vida! Guerreira desde que nasceu, pois foi uma prematura extrema de 850 gramas, ficou mais de 90 dias numa UTI Neonatal, a menina, que é carinhosamente chamada por seu treinador de “Senhorita Power Move”, pelo talento em assimilar os movimentos acrobáticos, também foi a primeira criança na história a ser finalista do Prêmio Sabotage, no evento feito pela Câmara Municipal de São Paulo, participou de eventos como: Rival Vs Rival (SP), Master Crews (SP), Quando as Ruas Chamam (DF), Tattoo Experience (SP), 1° lugar na Batalha Final, sendo também a primeira criança a chegar e ganhar o 1º lugar na final do evento na categoria Kids, Angel também foi 1° lugar na Quebrada Viva Battle, em dupla, 1º lugar no All Dance Brasil. Em 2020, mesmo durante a pandemia, participou do evento mundial E-FISE Montpellier, na França, se destacando no cenário mundial, colocando o Brasil em 2º lugar, sendo ranqueada pelo evento internacional entre as 6 melhores B-Girls Kids do mundo. Em 2021, recebeu a indicação e premiação do Troféu Arte em Movimento e em 2022 e 2023, ganhou o Breaking Combate na categoria kids e subiu no pódio do Campeonato Brasileiro de Breaking Sport além de participar do Gymnasiade, que é conhecido como as olimpíadas do desporto escolar.
Em 2024, Angel ganhou uma das etapas do CBX SP Street Power, ficou no Top 8 de B-Girls do Breaking Combate e agora no Top 16 da Red Bull BC One no Rio de Janeiro. Atualmente, a Angel é patrocinada pela Brasilprev e pelo Bolsa Atleta do Governo Federal. E faz parte do Brasilprev Breaking Team, treinada pelo coach Eder Devesa, desde pequena, Angel sempre teve muita disciplina e dedicação a dança, ela vem se destacando através dos anos e se preparando para os eventos nacionais e internacionais. Um grande objetivo são os Jogos da Juventude em 2026.
Imprensa Breaking
Fotos: Divulgação
Cultura
Linhares celebra ancestralidade no 7º Desfile da Realeza Africana
Uma celebração grandiosa da ancestralidade, da força e da beleza do povo negro acontece no dia 22 de novembro (sábado), em Linhares (ES), no Complexo Cultural e Esportivo do Palmital: o Desfile da Realeza Africana – Negro Sou. Em sua 7ª edição, o evento gratuito traz na programação oficina de culinária quilombola, intercâmbio afro com grupos artísticos e o desfile. É um rito de passagem, uma travessia poética que une passado, presente e futuro em uma só voz, ecoando a resistência e o orgulho de uma história que o tempo jamais apagará.
Idealizado pelo Instituto Negro Sou, o desfile é a culminância de um ano inteiro de ações culturais, educativas e de empoderamento, que tem como propósito promover o letramento racial, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Cada participante que pisa na passarela carrega o peso e a leveza de uma ancestralidade viva, resultado de formações de empoderamento, identidade, penteados afro e maquiagem, um processo de preparação que transforma o corpo em símbolo e o gesto em discurso.
“Existe toda uma preparação para que as pessoas que irão performar a realeza tenham letramento racial, estejam bem empoderadas e que reconheçam a força de sua identidade racial consigam levar todo esse conhecimento com ela para o dia do desfile e transmitir aos convidados. Os modelos participam de uma seleção, reuniões, formações presenciais, assinam termos de conduta, estudam e se preparam para performar figuras importantes da ancestralidade negra”, explica Ana Paula, criadora do projeto.
A abertura do evento ficará por conta do AfroSax do Miguel, que convida o público a uma experiência sensorial e espiritual por meio do som e da alma africana. Em seguida, o público será conduzido por um intercâmbio afro-cultural protagonizado pelo Grupo Quilombola Mirim de Povoação – Pequenas Raízes da Mamãe da Praia, e pela Banda de Congo ASMONELI, herdeira de uma tradição que pulsa no tambor e na memória coletiva.
Este ano, o desfile chega com novidades que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Além da figura inédita do rei destaque, que se une à rainha para simbolizar o equilíbrio e a força da realeza negra, o evento contará com acessibilidade para a comunidade surda e para pessoas com deficiência, com estrutura pensada para o acolhimento e participação de todos. As roupas e adornos serão assinados pelo designer Anderson Vianna, que transforma tecidos em narrativas e costura histórias de resistência com arte e afeto.
Nascido em 2018, a partir de um projeto desenvolvido pela professora Ana Paula, na Escola Integral Bartouvino Costa l, o “Negro Sou” se expandiu e tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação. O que começou como disciplina eletiva virou um movimento que envolve toda a comunidade linharense, promovendo o reencontro com a ancestralidade e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras.
O Desfile da Realeza Africana – Negro Sou é gratuito e aberto ao público. Mais do que um espetáculo, é uma celebração de pertencimento, identidade e amor-próprio. É o espelho onde a negritude se reconhece como potência, arte e herança. Um convite para que todos, de todas as cores e origens, se unam na mesma batida ancestral que ecoa do coração da África até o Espírito Santo!
A ficha técnica do evento reúne uma equipe comprometida com a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão em todas as suas formas. A realização é do Instituto Negro Sou, sob a presidência de Ana Paula, com direção geral da equipe do Instituto e figurinos assinados por Anderson Vianna. A produção é conduzida por uma equipe híbrida e diversa, formada por mulheres negras, pessoas cis, trans, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso do projeto com a representatividade, a diversidade e a força coletiva.
Programação
16h30 às 18h30: Oficina de culinária quilombola (inscrição no local)
18h30 às 19h30: Intercâmbio afro
Desfile: 19h30
Serviço
Desfile da Realeza Africana – Negro Sou
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Ingresso: Gratuito
Local: Complexo Cultural e Esportivo do Palmital
Endereço: Av. Roberto Marinho, s/nº – Palmital – Linhares/ES
Classificação: Livre
Cultura
Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.
A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.
O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.
O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Serviço:
Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/
Redes sociais:
Produção: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Cultura
RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana
O RioMar Recife promete garantir a diversão para todo o público neste fim de semana, com uma programação repleta de animação e magia dos Encantos de Natal RioMar. Confira a programação completa.
Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Haverá encontro com o Biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.
Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife conta com uma nova dimensão neste ano, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina.
Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.



