Esporte
Meteorologia é aliada estratégica na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval
A arte de “ler o vento” pode ser decisiva na competição, que será realizada no litoral norte paulista entre 19 e 26 de julho, com 115 barcos na raia
Em uma modalidade em que o vento dita o ritmo da competição, entender a meteorologia vai muito além de saber se vai chover ou fazer sol. Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, principal competição de vela da América Latina, o uso estratégico das previsões meteorológicas é decisivo para o desempenho das equipes na água. A 52ª edição chega ao litoral norte paulista entre os dias 19 e 26 de julho, com realização do Yacht Club de Ilhabela.
Como aponta João Hackerott, CEO da Tempo OK, Ilhabela é um lugar meteorologicamente único. Cercado por morros altos, o Canal de São Sebastião apresenta interações complexas entre o relevo, o mar e a atmosfera. Esses fatores geram efeitos locais importantes, como a intensificação da brisa marítima por mecanismos de brisa vale-montanha e canalização dos ventos, o que resulta em uma circulação bastante característica da região.
Nessas condições, a leitura correta dos boletins meteorológicos se transforma em uma poderosa ferramenta de decisão. Com briefings diários antes da largada, mapas de pressão, modelos numéricos e imagens de satélite são usados para traçar rotas mais eficientes e evitar zonas de calmaria ou áreas de vento adverso.
“A estratégia de uma regata depende fortemente da capacidade do tático antecipar o comportamento do vento ao longo da prova. Costumo dizer que todo bom velejador é, no fundo, um bom previsor. Como ciência que estuda e prevê o tempo, a meteorologia está diretamente relacionada às condições das regatas, ajudando a escolher o melhor bordo, identificar rajadas e antecipar mudanças de direção e intensidade dos ventos”, defende Hackerott.
E o vento é protagonista nas regatas. Conhecer profundamente o comportamento do vento num local único como Ilhabela pode ser determinante. “Nas regatas, o foco das previsões é o vento — sua direção, intensidade e variações ao longo do dia. Os detalhes de microescala ganham mais importância. Ainda que os dados analisados, como estações, satélites e modelos, sejam os mesmos da previsão tradicional, o diferencial está na interpretação e na adaptação ao local”, explica o meteorologista.
João Hackerott colabora com a organização da SIVI Daycoval desde 2011. O trabalho continuou com a fundação da Tempo OK em 2014, somando mais de dez anos de expertise específica. Hoje, a empresa é referência em previsão de ventos, atendendo mais de 55% dos ativos eólicos do Brasil e empregando, além das tecnologias tradicionais, algoritmos proprietários de inteligência artificial, desenvolvidos justamente para capturar essas nuances locais que impactam diretamente as circulações de vento.
Mais de 100 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.
Sobre o Banco Daycoval
O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela (SP), apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.
O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.
Foto: Vandrei Stephani | Fotop
Esporte
Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (21) que o Brasil será uma das sedes da edição feminina da Fifa Series, competição que tem como objetivo oferecer oportunidades de crescimento para seleções nacionais que têm poucas oportunidades de enfrentar adversários diferentes daqueles que tradicionalmente medem forças.

Em março de 2024 foi realizada uma versão piloto do torneio, apenas com seleções masculinas. Agora, durante as Datas Fifas de março e de abril de 2026, tanto times masculinos como femininos terão a oportunidade de participar da iniciativa.
“A Fifa Series feminina estreará com eventos no Brasil, na Costa do Marfim e na Tailândia”, informou a entidade máxima do futebol mundial em comunicado à imprensa.
“A Fifa Series visa desbloquear o potencial de desenvolvimento de jogadores, treinadores e torcedores, promovendo a universalidade e a diversidade do futebol por meio de partidas significativas. A edição 2026 ampliará ainda mais esse impacto, tanto para o futebol masculino quanto para o feminino”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Já a edição masculina da competição terá como sedes Austrália, Azerbaijão, Indonésia, Cazaquistão, Maurício, Porto Rico, Ruanda e Uzbequistão.
Esporte
Brasileiras avançam para semifinal do Mundial de vôlei de praia
O Brasil garantiu a presença nas semifinais do Mundial de vôlei de praia com duas equipes. A primeira vaga foi conquistada nesta sexta-feira (21) em Adelaide (Austrália) por Thamela e Vic. As atuais líderes do ranking mundial derrotaram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/19).

Horas depois Carol Solberg e Rebecca avançaram na competição após eliminarem as atuais vice-campeãs olímpicas, as canadenses Melissa e Brandie, por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 18/21 e 15/9).
#BVWC2025 WOMEN’S SEMIFINALS LOCKED IN! ✨
Just four remain in the race for the world title.
It’s all or nothing from here — who will reach the final?
📺 Watch every match on VBTV
☀️ #BeachVolleyball #Adelaide2025 pic.twitter.com/t7kQmaOlJH
— Beach Volleyball World (@BeachVBWorld) November 21, 2025
Thamela e Vic voltam a entrar em ação no próximo sábado (22), a partir das 2h30 (horário de Brasília), para medirem forças com as representantes da Letônia, Tina Graudina e Anastasija Samoilova. Depois, a partir das 6h30, será a vez de Carol e Rebecca jogarem com as nortes-americanas Kristen Nuss e Taryn Brasher.
Esporte
Brasil marca no último minuto e garante vaga na semi do Mundial Sub-17
Graças a um gol marcado no último minuto do segundo tempo, a seleção brasileira derrotou o Marrocos pelo placar de 2 a 1, na tarde desta sexta-feira (21) no estádio Aspire Zone em Doha (Catar), e garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Mundo Sub-17 de futebol masculino.

Brazil defeat Morocco to advance to the Semi-finals 🇧🇷#U17WC pic.twitter.com/n6lUGAGjAX
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 21, 2025
Na próxima etapa da competição, o Brasil medirá forças com Portugal, que superou a Suíça por 2 a 0 nesta sexta. O confronto entre brasileiros e lusitanos será disputado na próxima segunda-feira (24). No mesmo dia Áustria e Itália jogam em busca da outra vaga para a decisão.
O confronto entre Brasil e Marrocos foi muito disputado, com oportunidades claras de lado a lado. Porém, a partida teve um protagonista, o atacante Dell, que, logo aos 14 minutos do primeiro tempo, aproveitou cruzamento de Ruan Pablo para finalizar de primeira e superar o goleiro Bellaarouch.
Tudo caminhava para a seleção brasileira fechar a etapa inicial em vantagem. Mas, aos 46 minutos, o juiz marcou pênalti após Angelo cometer falta em El Aoud dentro da área. Baha foi para a cobrança e não falhou para igualar o marcador.
>> Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Após o intervalo o Brasil assumiu o comando das ações e, já nos minutos finais, conseguiu arrancar a vitória e a classificação. Aos 49, Tiaguinho escorou a bola de cabeça na direção da área, onde Dell tocou de peito para se livrar do goleiro Bellaarouch antes de bater para o gol vazio e garantir a vaga na semifinal.



