Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Meteorologia é aliada estratégica na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Publicado

em

Vandrei Stephani | Fotop
Vandrei Stephani | Fotop

A arte de “ler o vento” pode ser decisiva na competição, que será realizada no litoral norte paulista entre 19 e 26 de julho, com 115 barcos na raia

Em uma modalidade em que o vento dita o ritmo da competição, entender a meteorologia vai muito além de saber se vai chover ou fazer sol. Durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, principal competição de vela da América Latina, o uso estratégico das previsões meteorológicas é decisivo para o desempenho das equipes na água. A 52ª edição chega ao litoral norte paulista entre os dias 19 e 26 de julho, com realização do Yacht Club de Ilhabela.

Como aponta João Hackerott, CEO da Tempo OK, Ilhabela é um lugar meteorologicamente único. Cercado por morros altos, o Canal de São Sebastião apresenta interações complexas entre o relevo, o mar e a atmosfera. Esses fatores geram efeitos locais importantes, como a intensificação da brisa marítima por mecanismos de brisa vale-montanha e canalização dos ventos, o que resulta em uma circulação bastante característica da região.

Nessas condições, a leitura correta dos boletins meteorológicos se transforma em uma poderosa ferramenta de decisão. Com briefings diários antes da largada, mapas de pressão, modelos numéricos e imagens de satélite são usados para traçar rotas mais eficientes e evitar zonas de calmaria ou áreas de vento adverso.

“A estratégia de uma regata depende fortemente da capacidade do tático antecipar o comportamento do vento ao longo da prova. Costumo dizer que todo bom velejador é, no fundo, um bom previsor. Como ciência que estuda e prevê o tempo, a meteorologia está diretamente relacionada às condições das regatas, ajudando a escolher o melhor bordo, identificar rajadas e antecipar mudanças de direção e intensidade dos ventos”, defende Hackerott.

E o vento é protagonista nas regatas. Conhecer profundamente o comportamento do vento num local único como Ilhabela pode ser determinante. “Nas regatas, o foco das previsões é o vento — sua direção, intensidade e variações ao longo do dia. Os detalhes de microescala ganham mais importância. Ainda que os dados analisados, como estações, satélites e modelos, sejam os mesmos da previsão tradicional, o diferencial está na interpretação e na adaptação ao local”, explica o meteorologista.

João Hackerott colabora com a organização da SIVI Daycoval desde 2011. O trabalho continuou com a fundação da Tempo OK em 2014, somando mais de dez anos de expertise específica. Hoje, a empresa é referência em previsão de ventos, atendendo mais de 55% dos ativos eólicos do Brasil e empregando, além das tecnologias tradicionais, algoritmos proprietários de inteligência artificial, desenvolvidos justamente para capturar essas nuances locais que impactam diretamente as circulações de vento.

Mais de 100 equipes de vários estados brasileiros e também do exterior já confirmaram presença. Para a edição deste ano, foram convidadas as classes ORC, Bra-RGS, RGS-Cruiser, Clássicos e C30. A competição reúne atletas profissionais, medalhistas olímpicos, amadores e cruzeiristas nas mesmas raias.

 Sobre o Banco Daycoval

O evento é apresentado pelo Banco Daycoval com realização do Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura de Ilhabela (SP), apoio da Marinha do Brasil e patrocínio da Mitsubishi Motors, Corona e FF Seguros.

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Foto: Vandrei Stephani | Fotop

Flávio Perez é jornalista formado pela UMESP e gestor em marketing esportivo na Trevisan Escola de Negócios. Com passagens pelas rádios Eldorado, ABC e Bandeirantes, o jornalista esteve na Rio 2016, Pan 2017 e outros me eventos internacionais. É CEO da Agência On Board.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Festival Vamos Passear: domingo (20) é dia de lazer gratuito para todas as idades no Parque da Cidade, em Brasília

Publicado

em

Luiz Doro / @dorofoto
Luiz Doro / @dorofoto

Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil reunirão participantes já inscritos, mas diversas atividades gratuitas estarão abertas ao público em geral e movimentarão a arena do evento

Julho, 2025 – O Parque da Cidade Sarah Kubitschek receberá neste domingo (20) o Festival Vamos Passear 2025. A etapa de Brasília será a quinta da temporada. A partir das 7 horas e até as 12 horas, muitas atrações. Para quem se inscreveu no evento, haverá Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil. Paralelamente serão realizadas diversas atividades gratuitas, abertas ao público em geral, para todas as idades. A entrada é pelo Estacionamento 8.

As bikes dão início a um percurso de 10 km às 8 horas, seguidas pelo Caminhada de 4 km, às 9 horas, e a Corrida Infantil, a partir das 10 horas, com até 400 metros de distância, de acordo com a idade. E os pets são bem-vindos na Caminhada!

Em uma arena especialmente montada para o evento, quem for até o Parque da Cidade contará nas atividades gratuitas com esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, com torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanham as ações. 

Momentos de lazer, unindo esporte e saúde. A arena contará com Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças: pula pula, jogos lúdicos, pebolim e pintura; Espaço Saúde, com serviço de massagem e relaxamento, assim como avaliação física; além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. Será montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.

Entrega de kits – Quem se inscreveu no Passeio de Bike, na Caminhada ou na Corrida Infantil, pode retirar o kit na Loja Decathlon Brasília Venâncio, no Venâncio Shopping (Asa Sul), nesta sexta-feira (18), das 10h às 20h, e no sábado (19), das 10h às 18h. 

Ações de sustentabilidade e inclusão – O Festival Vamos Passear tem ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. A areia utilizada nas quadras é doada a comunidades para construção de espaços de lazer e as lonas das arenas serão reaproveitadas por ONGs na confecção de bolsas, mochilas e outros itens. É inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

O evento está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025. Já passou por Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA) e São Paulo (SP). Após Brasília, seguirá para Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Serviço
Etapa Brasília
Local:
 Parque da Cidade Sarah Kubitschek – 910/911 Sul – Estacionamento 8
Dia : 20 de julho (domingo)
8h – Passeio de Bike, 10km
9h – Caminhada, 4km
10h – Corrida Infantil, de 50 a 400 mts.
7h às 12h – Atividades gratuitas (beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete, aulas de yoga, pilates e dança, além de atividades no Espaço Kids e Espaço Saúde)

Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo

Mais informações:
Site: 
www.vamospassearbr.com
Instagram: 
www.instagram.com/vamospassearbr/

Foto: Luiz Doro / @dorofoto

Continue Lendo

Esporte

Cross Urbano CAIXA tem etapa noturna neste sábado (19), no Albertão, em Teresina (PI)

Publicado

em

Bruno Farias / Cross Urbano Caixa
Bruno Farias / Cross Urbano Caixa

Será a terceira prova da temporada – a segunda realizada à noite. Estarão participando 800 atletas, com largada às 19 horas, para um percurso de 5k. Ainda é possível se inscrever no local da entrega de kits

Julho, 2025 – O Cross Urbano CAIXA chega à terceira etapa da temporada 2025. Neste sábado (19), 800 atletas estarão correndo em Teresina (PI), no estádio Albertão, na segunda prova noturna do circuito no ano. A largada será às 19 horas, para um percurso de 5k. O Albertão – Estádio Governador Alberto Tavares – é sinônimo do futebol piauiense, inaugurado na década de 70 e usado como uma arena multiuso.

Os atletas utilizam a estrutura das arenas como um verdadeiro playground, correndo nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno – superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor da arena/estádio.

Uma experiência inesquecível para os competidores, de correr dentro do estádio à noite e, também, para quem for acompanhar na torcida. Familiares, amigos, assim como o público em geral, podem ver a prova das cadeiras, assistindo a volta olímpica no gramado e a cerimônia de premiação.

“O Cross Urbano CAIXA vai tomar conta do Albertão neste sábado. Muita expectativa para mais essa etapa noturna. Esperamos todos lá, para participar ou assistir”, afirma o organizador Freddy Carvalho.

O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA começou em maio, em Brasília (DF), e teve sequência no dia 12 deste mês, em Belém (PA) – a primeira prova noturna do ano. Conhecido como corrida dos estádios, vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.

Últimas vagas na entrega de kits – A etapa de Teresina terá entrega dos kits na loja Centauro do Shopping Rio Poty (Av. Mar. Castelo Branco, 911 – Porenquanto), nesta sexta-feira (18), das 12h às 21h, e no sábado (19), das 10h às 14h30. Ainda existem algumas vagas disponíveis e que podem ser confirmadas na loja Centauro no valor de R$ 100,00.

O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Teresina tem apoio da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi).

Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé –  Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna

Mais informações:
Instagram:
 @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com

Foto: Bruno Farias / Cross Urbano Caixa

Continue Lendo

Esporte

Phytoervas vence 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela de Monotipos

Publicado

em

Marco Lagoa
Marco Lagoa

Dupla formada por Marcelo Bellotti e Eduardo Molina foi a primeira na classe Snipe, na competição encerrada neste domingo (13), no litoral norte paulista

O Phytoervas é o campeão da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela de Monotipos, encerrada neste domingo (13), no litoral norte paulista. Marcelo Bellotti e Eduardo Molina garantiram o primeiro lugar na classe Snipe com três vitórias e dois segundos lugares, somando 7 pontos perdidos.   

Representando o Yacht Club de Santo Amaro, a dupla superou o veterano José Roberto Jesus e Bruna Patrício, da Escola de Vela Lars Grael, com 12 pontos perdidos. Fechando o pódio na terceira colocação, ficaram Rene Hormazabal e Anderson Brandão, também da EVI, com 17.

A Semana de Monotipos, realizada na Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”, reuniu as embarcações de modelo único, os chamados monotipos. A competição, aberta na quinta-feira (10), teve regatas para as classes HPE25, Snipe, ILCA 4, 6 e 7, Kitesurf, Hydrofoil e Wing Foil. Na Snipe, 15 duplas de diversos clubes de São Paulo participaram das disputas.

“Tivemos três dias de regatas incríveis. Fomos melhorando ao longo da competição e conseguimos o título da Semana de Vela. Sou uma satisfação essa conquista ao lado do Duda Molina, acho que não velejávamos juntos há mais de quinze anos. Mas já velejamos tanto que estávamos entrosados”, começou Marcelo Bellotti. “O Duda é um irmão de vida. Renomado skipper internacional que veio aqui me ajudar a ganhar nas férias.”

O Phytoervas volta à raia de Ilhabela já na próxima semana, com o veleiro Soto 40 e equipe completa. O foco é a disputa da 52ª SIVI Daycoval, maior encontro de vela oceânica da América Latina, na classe ORC.  O time foi vice-campeão no Ubatuba Sailing Festival e venceu a segunda etapa da Copa Mitsubishi, considerada warm-up da SIVI Daycoval, na ORC Performance e na Super 40.

 

Resultados

1. Marcelo Bellotti / Eduardo Molina (YCSA) – (2+2+1+1+1+[9]) – 7 pontos perdidos

2. José Roberto Jesus / Bruna Patrício (EVI) – ([3]+3+2+3+3+1) – 12 pp

3. Rene Hormazabal / Anderson Brandão (EVI) – (1+1+[16]+2+2+11) – 17 pp

4. André Schwarz / Luis Pessoa (YCSA) – (5+5+4+4+[6]+2) – 20 pp

5. Carlos Eduardo Fanucchi / Thiago Sangineto (CCSP/ECP) – (4+4+3+[5]+5+4) – 20 pp

6. Mathias Salles / Antônio Cordeiro (EVI) – (6+6+6+[7]+4+5) 27 pp

7. Alejandro Zoboli / Carolina Malhone (YCSA) – (8+7+5+6+[10]+3) – 29 pp

8. Rwann Kaique / Lucas Mantovani (EVI) – ([9]+9+7+8+8+8) – 40 pp

9. Sophia Rocha / Dora Julião (EVI) – ([12]+8+8+11+9+6) – 42

10. José Maria Carri / Maria Gabriela Pegazzano (YCSA) – (7+10+[14]+9+11+7) – 44 pp

11. Rafael Krauz / Pamela Mantuan (CCSP) – ([16DNC]+16DNC+10+10+7+10) – 53 pp

12. Iwan Balian / Fabio Luchetta (Itaupu – (10+12+9+12+12+[13]) – 55 pp

13. João Vitor Reios / Geovana Lima (EVI) – (11+11+11+[13]+13+12) – 58 pp

14. Igor Gandejam / Cecilia Junqeira (EVI) – (13+13+12+14+14+[16DNC]) – 66 pp

15. Milena Veiga / Leonardo Airoso (EVI) – (14+[16DNC]+13+15+14) – 71 pp

 Sobre a Phytoervas

A Phytoervas nasceu em 1986 com a missão de oferecer beleza natural para os cabelos. Em sua identidade trabalha a Cosmética Integral com a extração de ativos da natureza em sua forma mais pura e de maneira responsável, sempre respeitando o meio ambiente.

A marca, pioneira no desenvolvimento do shampoo sem sal e que não para de inovar, se desenvolveu, se tornou totalmente vegana e cruelty-free. Seus produtos são livres de parabenos, sulfatos e corantes. Atualmente, vai além do haircare. Possui em seu portfólio produtos para os cuidados com o corpo e com a casa, todos podem ser encontrados no e-commerce www.phytoervas.com.br

Foto: Marco Lagoa

Continue Lendo