Música
MIMOSA coloca sonoridade afrobrasileira em primeiro plano no álbum de estreia
MIMOSA é música, mas vai além. É antropologia e arqueologia musical que resgata a sonoridade e o movimento dos corpos negros brasileiros, seus ritmos e linguagens múltiplas. O álbum de estreia do projeto que une os artistas Mbé, Leyblack Beats e Luiz Felipe Lucas surge como fruto de um mergulho sobre as origens de seus criadores, ainda que realizado a grande distância, durante a imersão em uma residência artística na Espanha. O resultado é um disco-manifesto sobre a potência dos ritmos afro brasileiros: do terreiro ao samba, passando pelo hip hop, drum’n’ bass e pelas diversas vertentes do funk. O lançamento do álbum “Mimosa” é do selo QTV, já disponível nas principais plataformas.
Ouça “Mimosa”: https://found.ee/cabezadenegombeleyblack_mimosa
Ouça “Mimosa” no Bandcamp: https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv064-mimosa
É a partir da criminalização do funk que os artistas se debruçaram sobre a opressão histórica às manifestações artísticas afro-descendentes no Brasil. Retornando aos preconceitos sancionados pelo Estado – como uma lei anti-vadiagem que se traduzia, na verdade, na ilegalidade da capoeira e de outras manifestações culturais – para contar uma história de silenciamento. MIMOSA é um projeto que celebra a resistência e a criatividade da música negra.
“O samba foi tratado como sinônimo de vadiagem até o governo de Getúlio Vargas. Na época, andar com um pandeiro ou outro instrumento de percussão podia dar até 30 dias de cadeia. No MIMOSA encontramos a conexão direta com a atualidade da criminalização do funk com a história das opressões voltadas para as manifestações artísticas afro descendentes no Brasil”, os artistas analisam.
Para personificar essa pesquisa sonora, MIMOSA introduz um personagem que representa a negritude em suas diversas formas. Estampado na capa do disco, cabezadenego é brincalhão, transgressor e desafia estereótipos, criando uma nova narrativa. Criado inicialmente para manifestações de rua com sua tanga, pintura facial e camisa amarrada à cabeça, ele foi pensado para colocar uma lupa nos estereótipos que o corpo carrega, seja o da da bicha preta ou o do homem negro, relacionadas com o medo e com o desejo.
cabezadenego é uma conexão de mundos, uma espécie de Exú. Aparece, some, faz artimanhas inimagináveis, conecta, leva, traz, gira, brinca, se diverte. Não é bom e nem mau, é meio humano e meio entidade, um super-herói. Assim, conecta o ancestral e o moderno na pesquisa sonora de MIMOSA.
“Começamos nossa investigação para construção de samples, que contam essa tentativa sistêmica fracassada de acreditar que essa repressão fosse possível. Essas canções existem até hoje e fazem parte do imaginário coletivo cultural na identidade do Brasil. Trabalhamos a partir de uma cronologia que começa pela saída dos primeiros sons dos terreiros de macumba pra fora daquele ambiente até os bpms acelerados que movimentam as redes sociais de agora”, eles resumem.
As três cabeças de MIMOSA se uniram no final de 2020, quando Luiz Felipe Lucas (o cabezadenego) encontrou uma crítica no jornal El País Brasil sobre o álbum “Rocinha”, de Luan Correia, o Mbé. Após se conectarem online no auge da pandemia, Luan apresentou o projeto ao beatmaker Wesley Souza, AKA Leyblack Beats.
Suas trajetórias pregressas somaram-se em um projeto coletivo que reúne diversas vivências artísticas. Mbé traz sua formação em cinema, música e engenharia de som, com uma carreira que começou com produções para o coletivo de rap Justa Causa, passou pelo duo de noise O Só e culminou no álbum solo “Rocinha”, onde explorou a experimentação com boa recepção da crítica no Brasil e exterior.
Já Leyblack Beats começou sua carreira artística como guitarrista em shows e festivais. Em seguida, passou a produzir beats para o coletivo Justa Causa, onde conheceu Luan. Hoje, Leyblack Beats é um produtor musical versátil, que trabalha com artistas de reggaeton, R&B, rap e também produz temas comerciais. Por fim, Luiz Felipe Lucas é um artista performático brasileiro-espanhol, especializado na técnica física de Jerzy Grotowski. Em sua carreira, trabalhou com artistas renomados como Marina Abramovic e é membro fundador dos coletivos Legítima Defesa no Brasil e Tinta Negra na Espanha. Atualmente, Lucas está trabalhando na representação de sua performance “El Tiro”, que estreou em 2020 em Barcelona e foi continuada em Viena.
Foi através da Convocatória Aberta Permanente do Etopia Centro de Arte e Tecnologia, situado em Zaragoza (Espanha), que os três se dedicaram exclusivamente à concepção e realização de “Mimosa”, o disco de estreia. A ideia inicial era realizar uma mixtape sobre a cultura funk dos anos 2000 e recriar, com a visão dos três artistas, o período em que o gênero ganhou mais exposição midiática e passou por transformações tecnológicas.
“Quando nós chegamos nos laboratórios do Etopia, as novas ideias começaram a pipocar, e entendemos que não podiamos falar de funk sem falar dos ritmos negros na historia do país e de uma maneira que ainda não tinha sido explorada”, relembram.
MIMOSA se estabelece como uma celebração da história e da diversidade da música negra, oferecendo uma nova perspectiva sobre a cultura funk carioca. O trio coloca-se como um trabalho centrado na negritude, em que três homens negros se reapropriam de sua música e cultura e transformam em som o candomblé, a favela e várias formas de negritude visíveis e invisíveis.
“É um projeto sobre um movimento. Sobre movimentar. O funk é um um movimento constante, a música preta é um movimento constante, a diáspora também é um movimento constante, não tem fim, não se finda na geografia ou em fatos históricos. Então a última música não é o final do projeto. Depois dela, tem a continuação na cabeça de quem escuta, nas cabeças de quem criou”, eles resumem.
Ficha técnica:
direção musical: cabezadenego
produção musical: Leyblack e Mbé
intérprete: cabezadenego
mixagem: Mbé e Renato Godoy nas faixas 1, 6 e 10
master: Igor Ferreira e Renato Godoy na faixa 1
fotos capa/contra capa: Jordi Otix
projeto gráfico: Lucas Pires
texto: Bernardo Oliveira e cabezadenego
produção qtv: Bernardo Oliveira, Luan Correia e Mariana Mansur
teaser e curta-metragem: Julio Limiro
visualizers: pinheirin
Projeto realizado no Laboratório de sonido LIA en Etopia Centro de Arte y Tecnología — Zaragoza/España 2022/2023
Acompanhe Mimosa:
Música
Ricardinho e grupo Akatu lançam single pela Radar Records
O cantor de pagode Ricardinho celebra duas décadas de sua carreira solo com o lançamento emocionante de “De Volta Pra Você”, uma faixa especial que conta com a participação do grupo Akatu.
A música faz parte do DVD comemorativo, que resgata a trajetória de sucessos do artista e reafirma seu espaço na música brasileira.
A parceria com o grupo Akatu traz um toque especial, unindo o carisma e a sonoridade única do grupo ao talento de Ricardinho. Juntos, eles entregam uma interpretação que promete emocionar os fãs e conquistar novos corações.
A parceria com o Akatu traz um toque especial, unindo o carisma e a sonoridade única do grupo ao talento de Ricardinho. Juntos, eles entregam uma interpretação que promete emocionar os fãs e conquistar novos corações, o projeto conta com distribuição da Radar Records.
O lançamento já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça em: https://found.ee/ricardinhoeakatu_devoltapravoce
Gospel
Rose Mesquita lança “Confiarei em Ti”, novo single do EP Vem com Tua Glória
A cantora Rose Mesquita apresenta ao público seu mais novo lançamento, a música “Confiarei em Ti”, faixa integrante do EP Vem com Tua Glória. Composta por Adriane Oliveira, a canção traz uma mensagem poderosa de confiança em Deus, especialmente em momentos de provação e deserto espiritual.
A escolha de “Confiarei em Ti” para este lançamento foi inspirada por um momento de reflexão e provocação, em que a artista sentiu no coração a importância de compartilhar uma canção que transmite fé no Senhor. “A letra retrata uma fase da minha vida. É no deserto que a nossa fé é provada e aperfeiçoada. Enquanto louvamos em meio às lutas, nosso espírito se fortalece e testemunhamos a provisão de Deus”, destaca Rose.
Gravada no estúdio Rocamarão Produção Musical, a música conta com um time de profissionais na ficha técnica:Produção Musical, Arranjos e Teclados: Rodrigo Camarão.Bateria: Édson Renan.Baixo: Nelson Santos. Guitarra e Violão: Igor Capela e Juninho Nascimento. Vocal: Léo Negroove. Mixagem e Masterização: Paulinho Junior.
Além do single, a produção visual também foi cuidadosamente trabalhada. O videoclipe de “Confiarei em Ti” foi gravado nas instalações da produtora Recfilmes, em Belém do Pará. A escolha do cenário reforça a atmosfera intimista e a profundidade emocional da música, capturando a essência de entrega e fé presentes na mensagem.
A canção convida o ouvinte a renovar sua confiança em Deus, mesmo diante das dificuldades e ventos contrários. O refrão, com versos como “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança / Tuas promessas a mim, o Teu amor sem fim”, ecoa a promessa de que Deus renova as forças daqueles que Nele esperam.
Rose Mesquita deixa uma mensagem especial para aqueles que ouvirão ao novo lançamento: “Independentemente da circunstância que você esteja enfrentando, continue confiando nas promessas de Deus. Ele é fiel e, enquanto você louva em meio às lutas, Ele renova suas forças e prova o Seu cuidado.”
Ouça a canção “Confiarei Em Ti”, de Rose Mesquita, nas plataformas digitais: https://offstep.link/595131309592
Assista ao videoclipe da canção “Confiarei Em Ti”, de Rose Mesquita, no YouTube: https://youtu.be/yKJ4NqBjOno?si=op2tzPt7DyfZDKh_
Siga Rose Mesquita nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/prarosemesquita/
Facebook: https://www.facebook.com/share/1AnjtMvVKv/?mibextid=wwXIfr
YouTube: https://www.youtube.com/@RoseMesquitaOficial
Fonte: Gospel Channel Artistas | Assessoria de Imprensa Rose Mesquita
Música
Sucesso na música católica, Frei Zeca lança single “Não deixe o céu esperar” pela Radar Records
Um dos grandes destaques da música católica, Frei Zeca, acaba de anunciar o lançamento de seu novo single “Não deixe o céu esperar” pela distribuidora Radar Records.
A música inspirada na vida e no testemunho do jovem beato Carlo Acutis, é uma reflexão profunda sobre o verdadeiro sentido da vida cristã, com destaque para o amor a Jesus Cristo, a vivência da Eucaristia e a busca pela santidade. Frei Zeca utiliza a música para nos aproximar de Deus, mostrando que, assim como Carlo Acutis, cada um de nós pode aspirar à santidade em nossas vidas cotidianas.
Não perca a oportunidade de ser tocado por essa mensagem de esperança e amor divino. Além disso, a canção é um convite para que todos reflitam sobre o legado de Carlo Acutis e o poder transformador da Eucaristia.
O single já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça em: https://found.ee/freizeca_naodeixeoceuesperar
-
Cultura6 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Evento8 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde1 ano atrás
Mentoria de carreira
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras11 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música