Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Mineiros estão correndo e pedalando mais

Publicado

em

Mineiros estão correndo e pedalando mais
Foto: Divulgação

Segundo o Ticket Sports, as duas modalidades tiveram aumento no número de praticantes no estado emSegundo o Ticket Sports, as duas modalidades tiveram aumento no número de praticantes no estado em 2024

Fevereiro de 2025 – Minas Gerais registrou um crescimento expressivo no número de corridas de rua em 2024, com um aumento de 62,65% em relação ao ano anterior, segundo dados do Ticket Sports, a maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. O estado passou de 83 eventos em 2023 para 135 corridas em 2024, refletindo o crescente interesse pelo esporte entre os mineiros.A corrida de rua segue como o evento esportivo de maior destaque, seguida pelo ciclismo/MTB no estado. 

O cenário de crescimento também se estende ao número total de eventos esportivos realizados em Minas Gerais, que saltaram de 146 em 2023 para 241 em 2024, representando uma ampliação de 65% no volume de atividades esportivas no estado vendidas pela plataforma.  

Quanto à participação, o total de 78.261 mulheres e 72.271 homens nas corridas de rua de 2024, somando 150.532 inscrições, reflete uma forte presença de ambos os sexos.

“Os números reforçam a importância da região para os organizadores de eventos. O estado, com sua infraestrutura robusta e a diversidade de terrenos que favorecem a prática de esportes de aventura, se torna um polo de destaque para as modalidades. A prática esportiva, que conta com a crescente adesão de participantes e o fortalecimento de clubes e grupos locais, é incentivada por um ecossistema que envolve não apenas os atletas, mas também empresas, patrocinadores e órgãos públicos. Esse crescimento impulsiona a importância de enxergar a região como um mercado em expansão e um centro para a realização de eventos, de modo que mais recursos e atenção devem ser direcionados para essa evolução”, comentou Gabriela Donatello, Head de Marketing da Ticket Sports.  

O ciclismo/mountain bike (MTB) também apresentou crescimento, com 39 eventos realizados em 2024, contra 35 em 2023. O número de participantes nesse segmento também aumentou, com 3.185 mulheres e 12.140 homens registrados em 2024. O valor médio da inscrição para os eventos de MTB também subiu consideravelmente, passando de R$ 243,76 em 2024 para R$ 411,49 em 2025. 
Com esse cenário, a expectativa é de que o crescimento continue, com mais adeptos e novas modalidades, consolidando Minas Gerais como um dos maiores polos de esportes de rua e ciclismo do país. 

“O atleta encontra em Minas Gerais terrenos desafiadores que variam entre trilhas técnicas a percursos mais acessíveis. A diversidade de desafios, combinada à tradição do estado no MTB, torna Minas um lugar único para a prática do esporte. Essa combinação não apenas atrai os ciclistas, mas também evidencia a importância do apoio de patrocinadores e o crescimento de eventos. Organizar eventos nesse cenário é uma grande oportunidade de investimento, pois há uma demanda crescente e uma base de praticantes fiel e engajada, nós do Ticket estamos aqui para ajudar o organizador e reforçar a necessidade de empresas que incentivem o desenvolvimento do esporte e amplifique sua visibilidade.”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Temporada do BTG Pactual Bike Series abre no domingo (23)

Publicado

em

Temporada do BTG Pactual Bike Series abre no domingo (23)
Fotop

O BTG Pactual Bike Series completa dez anos na temporada de 2025, consolidado como um dos principais eventos de ciclismo em locais fechados no Brasil. Criada em 2015, a prova já passou por diversos locais exclusivos em várias cidades do estado de São Paulo, oferecendo aos ciclistas a oportunidade de competir em ambientes seguros e estruturados.

Locais como os autódromos de Interlagos, Velocitta, Capuava e os campos de provas da Ford e da Goodyear já receberam os atletas da modalidade, além das icônicas corridas da CCR Bike Series Pedalando Contra a Fome 2022, realizada em um trecho exclusivo entre São Paulo e Jundiaí (pista Norte), e o Bike Series São Paulo, no circuito de rua no Obelisco do Ibirapuera.

A primeira etapa do BTG Pactual Bike Series  2025 ocorre no domingo (23), no Autódromo Capuava, em Indaiatuba (SP), pista com 2.700 metros. As inscrições podem ser feitas em https://bikeseries.com.br.

“Desde o início do BTG Pactual Bike Series , nosso objetivo sempre foi proporcionar aos ciclistas a oportunidade de pedalar em locais exclusivos, como autódromos, campos de provas e aeroportos, garantindo a máxima segurança.”

As provas do BTG Pactual Bike Series  obrigatoriamente contam com equipe de resgate, ambulância, apoio mecânico, hidratação, praça de alimentação e espaço conforto. “Estamos comprometidos em continuar oferecendo eventos de alta qualidade, onde a segurança e a satisfação dos participantes são nossas prioridades”, disse Décio Rodrigues, idealizador do Bike Series ao lado de Dennis Rolim.

A prova testou diferentes formatos até estabelecer a duração padrão de três horas entre 2017 e 2023. Em 2024, após pesquisa com cerca de mil atletas, o formato foi ajustado para duas horas e mais uma volta. Desde a primeira edição, o BTG Pactual Bike Series  oferece um ambiente seguro para ciclistas de diferentes níveis, promovendo saúde, bem-estar e competição em circuitos estruturados. Além da segurança dos atletas, o evento também proporciona conforto aos acompanhantes.

Os ciclistas podem pedalar de forma individual e encarar as duas horas e mais uma volta ou correr em equipes. Existe a divisão de categorias para atletas amadores e federados, bem como para PCD e e-bikes (bicicletas elétricas de pedal assistido).

“O ciclismo é um mercado em crescimento, impulsionado pela busca por qualidade de vida. Cada vez mais pessoas descobrem no esporte uma nova forma de viver, e nosso objetivo é contribuir para esse movimento, oferecendo eventos que valorizam essa paixão. Desde o início, acreditamos no potencial do ciclismo e o sucesso dos dez anos de Bike Series prova isso”, contou Decio Rodrigues.

Outro destaque é o programa BTG Pactual Bike Series Base, que foi criado recentemente para incentivar jovens atletas federados de 15 a 22 anos com isenção de inscrição.

Agenda de 2025

23 de fevereiro – Autódromo Capuava (Indaiatuba)

13 de abril – Campo de Provas Ford (Tatuí)

11 de maio – Autódromo de Interlagos

15 de junho – a definir

31 de agosto – Circuito Pan-Americano (Elias Fausto)

26 de outubro – a definir

Já estão abertas as inscrições para os três primeiros eventos do ano. Link no site bikeseries.com.br

As datas das provas a serem realizadas nos locais abaixo serão definidas em breve.

– Obelisco Ibirapuera;

– Campo de Provas Goodyear (Americana)

– Rodovia em São Paulo.

Sobre o BTG Pactual

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Luxemburgo e Reino Unido.

Foto: Fotop

Continue Lendo

Esporte

L’Étape Brasil by Tour de France revela novo percurso de Cunha (SP)

Publicado

em

L'Étape Brasil by Tour de France revela novo percurso de Cunha (SP)
Fotop

Percurso longo terá 110 km e um ganho de elevação de 2.400m na cidade paulista

O L’Étape Brasil by Tour de France retorna a Cunha (SP) em 30 de março de 2025 com novas rotas e altimetrias, oferecendo mais espaço e segurança aos ciclistas. A cidade, que sediou a primeira edição do evento em 2015, agora recebe um trajeto reformulado, trazendo novas dinâmicas para a prova.

Após cinco edições com 110 km na sua versão completa, a organização decidiu modificar o percurso, mantendo-o com a mesma quilometragem, porém agora com 2.400 m de altimetria. O trajeto menor também passou por ajustes, e o que antes era um percurso de 59 km e 1.300 metros de altimetria, agora será de 53 km e 700 metros.

O percurso do L’Étape Cunha é 100% fechado para que os ciclistas vivenciem uma experiência ciclística segura e se desafiem a melhorar sua performance. Para isso, o evento disponibiliza rodovias, estradas vicinais e ruas da cidade paulista completamente preparadas exclusivamente para a prática esportiva.

A largada agora será às 6h, com percurso até o trevo do Bairro Rocinha e retorno até a Igreja Matriz de Cunha, onde há uma chegada no topo do centro da cidade. Um dos principais objetivos é proporcionar uma nova dinâmica à prova, tanto sob aspectos técnicos quanto fisiológicos.

“Desde que chegou ao Brasil, o L’Étape busca a evolução do ciclismo, e isso inclui entregar novos percursos, roteiros e experiências de alto nível, sempre considerando todos os elementos, tanto da parte técnica quanto turística, com os visuais e estradas das cidades-sede. Todos esses aspectos compõem um circuito chancelado pelo Tour de France”, explicou Fernando Cheles, diretor de prova.

Uma pesquisa realizada com atletas amadores inscritos no evento apontou que 70% consideram que o novo percurso será igual ou mais difícil, 55% aprovam mudanças nos trajetos e 53% acreditam que o percurso ficou mais seguro. Essas opiniões são fundamentais para homologar novos percursos, buscando equilibrar desafio e segurança.

“Ainda na linha de proporcionar essa evolução e uma prática mais segura e prazerosa do ciclismo, também teremos uma largada mais cedo. Cunha é uma região muito quente, então, largando uma hora antes, os atletas conseguirão completar a prova mais rapidamente.”

“Isso reduz significativamente o desgaste fisiológico causado pelo calor durante uma prova de longa duração como esta. Sob altas temperaturas e forte incidência solar, a desidratação se torna um fator determinante tanto para a segurança quanto para o desempenho dos atletas.”

Mais detalhes sobre a prova em Cunha (SP)

A largada principal continua em Cunha (SP), seguindo pela rodovia SP-171 até o trevo do Bairro Rocinha, com retorno à cidade. A primeira metade do trajeto, com 50 km, será em uma estrada mais ampla e bem sinalizada, garantindo maior fluidez e segurança para atletas e equipes de apoio.

A nova configuração elimina trechos de inclinação acentuada, como os segmentos do “Lavandário” e “Morro Grande”. Em vez disso, o trajeto agora conta com subidas mais longas e suaves, reduzindo riscos nas descidas e proporcionando um ritmo mais controlado.

O percurso completo manterá os 110 km, com um ganho de elevação de 2.400 metros — uma pequena redução em relação aos 2.900 metros do ano passado. No percurso curto, os 50 km serão percorridos em uma rodovia mais ampla e sinalizada, oferecendo mais conforto e segurança para os ciclistas.

A largada segue em Cunha, às 6h, com o trajeto seguindo pela rodovia SP-171 (Guará-Cunha) em direção a Guaratinguetá (SP), até o trevo do Bairro Rocinha/saída para Lagoinha, onde os atletas farão o retorno rumo à chegada na conhecida subida da Igreja Matriz.

O Village do L’Étape Brasil by Tour de France abre na sexta-feira (28) com os principais expositores da modalidade e os patrocinadores oficiais da prova de ciclismo amador mais importante do continente.

Etapas confirmadas para 2025

Além de Cunha (SP), o L’Étape Brasil manterá as três etapas do ano passado: Rio de Janeiro (RJ) em 29 de junho e Campos do Jordão (SP) em 28 de setembro.

O L’Étape Brasil faz parte do circuito mundial do Tour de France, que possui 30 etapas em países como França, Espanha, Canadá, Colômbia e México.
Inspirado na mais prestigiada prova de ciclismo de estrada do mundo, o evento proporciona aos atletas a oportunidade de vivenciar um percurso desafiador com estrutura profissional e padrão internacional.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.

Foto: Fotop

Para mais informações, entre em contato com a equipe On Board Sports:

Entre em contato com a On Board Sports

Flávio Perez

(11) 99949-8035

Continue Lendo

Esporte

Judocas brasileiras fazem dobradinha no pódio do Open Europeu

Publicado

em

Judocas brasileiras fazem dobradinha no pódio do Open Europeu
© Divulgação/CBJ

O primeiro dia de competições no Open Europeu de judô de Varsóvia, na Polônia, foi de boas notícias para o judô do Brasil. E mais especificamente para a categoria meio-pesado feminino (até 78 kg). Neste sábado (22), Karol Gimenes garantiu a prata e Beatriz Freitas, o bronze.

Karol conseguiu quatro vitórias (duas por ippon, uma por waza-ari e uma por punições no golden score) até chegar à grande final da categoria. Diante da alemã Julie Hoelterhoff, ela acabou derrotada quando sofreu um waza-ari perto do final do combate, não tendo tempo suficiente para reagir e igualar o placar. Foi a estreia dela na temporada.

Já Beatriz, que estava do outro lado da chave, foi derrotada pela alemã Lea Schid (que posteriormente enfrentou Karol na semifinal) nas quartas de final. Desta forma, ela precisava passar pela repescagem para ter chances de ganhar o bronze.

E foi o que ela fez: passou primeiro pela australiana Maria Swan (outra que fora derrotada por Karol) e então desbancou a francesa Kaila Issoufi na disputa direta pelo terceiro lugar.

Neste domingo, serão mais quatro brasileiros participando do Open de Varsóvia: entre as mulheres, Clarice Ribeiro lutará na categoria até 48 kg. No masculino, os representantes do Brasil serão Kauan dos Santos (81kg), Guilherme Morais (90kg) e Wilgner Mendes (100kg).

Fonte

Continue Lendo