Ministério da Cultura e Tocha Filmes apresentam a série SOBREVIVÊNCIAS

Clima de Risco | Alimento Conecta | Re-Habitar Terra que Alimenta | Vivências Circulares De 4 a 8 de dezembro, às 20h40, no Cinema Petra Belas Artes.

A cada noite um episódio inédito, com debate com especialistas após a exibição mediados pela jornalista Paulina Chamorro.

Entrada Gratuita*

SobreVivências é uma série documental em 5 episódios de 60’ que parte das previsões catastróficas para trazer propostas concretas e viáveis para transformar o nosso futuro na terra, apresentando novas ideias, novas tecnologias, práticas e hábitos. A transformação pode e deve ser coletiva, mas começa no indivíduo.

Morar, se alimentar, trabalhar, se locomover, consumir, descartar, plantar, produzir e usar energia são algumas das ações inerentes a maioria dos seres humanos. Como estas ações vêm acontecendo há milhares de anos ininterruptamente, é natural que os recursos disponíveis que permitem que elas aconteçam sejam gradativamente consumidos à medida que a população mundial cresce.

Só que chegamos a um ponto em que elas vão ter que ser repensadas e readaptadas à realidade dos novos tempos. Os dados científicos nas últimas décadas, mostram que temos que mudar alguns de nossos hábitos urgente e de forma abrupta. Temos que agir. É preciso valorizar o que nos une e deixar de lado, pelo menos momentaneamente, aquilo que nos separa. Afinal de contas, todos têm o mesmo objetivo: sobreviver.

Narrada pela artista Gaby Amarantos, a série apresenta histórias inspiradoras, de personagens reais, que mostram que é possível encontrar novos caminhos para combater alguns dos desafios mais inquietantes dos tempos atuais.

SobreVivências traz entrevistas com pessoas comuns, com perfis diferentes, que vivem na cidade ou no campo e já identificaram os efeitos causados pelo problema discutido pelo “verbo- temático” de cada episódio. Elas já trabalham em uma nova prática ou nova ideia destinada a mitigar, reverter ou erradicar os problemas associados a ele. Os episódios trazem ainda grandes especialistas sobre os temas. Confira a lista completa no final do release.

Após a exibição haverá um debate entre especialistas do tema, sempre com mediação da jornalista Paulina Chamorro, que também comanda o Podcast SobreVivências, criado a partir das falas gravadas de pessoas entrevistadas ao longo dessa jornada.

O Podcast é uma coprodução do Vozes do Planeta e da Tocha Filmes que ficará ancorado no podcast Vozes do Planeta. O episódio de lançamento tem a participação especial de Gaby Amarantos.

Os cinco episódios de SobreVivências, dirigidos por Eduardo Rajabally, com roteiro de Gui Stoker e produção de Sylvio Rocha são:  Clima de Risco | Alimento Conecta | Re-Habitar | Terra que Alimenta | Vivências Circulares.

Conheça a programação, que acontece de 4 a 8 de dezembro, às 20h40, no Cinema Petra Belas Artes, Rua da Consolação, 2423. Cada episódio tem 60 minutos e a entrada é gratuita, sujeita a lotação da sala. Para reservar seu lugar envie um e-mail para: contato@tochafilmes.com.br

SobreVivências: [clima de risco]  

Verbos temáticos: [Produzir] [Consumir] [Descartar] [Descarbonizar]

Data: 4 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Gilmara Oliveira, João Malavolta, Luiz Marques e Renata Moraes

Apresentação: Bayer

Patrocínio: Yuny

Apoio: Ticket Edenred

SobreVivências: [alimento conecta]

Verbos temáticos: [Reaproveitar] [Conectar] [Alimentar] [Erradicar]

Data: 5 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Maria Rosa Cerbino, Daniela Leite, Leonardo Lima e Edson Leite.

Apresentação: Ticket Edenred

Patrocínio: UBS BB

SobreVivências: [re-habitar]  

Verbos temáticos: [Morar] [Locomover] [Energizar] [Trabalhar/ Descansar]

Data: 6 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Lucas, Ricardo Cardim, Ester Carro, Raquel Cardamone

Apresentação: Bayer

Patrocínio: Combio

Apoio: Nacional

SobreVivências: [terra que alimenta]

Verbos temáticos: [Recuperar] [Plantar] [Preservar] [Garantir]

Data: 7 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Paula Costa, Valter Ziantoni e Alvaro Almeida

Concepção: Clarear e Tocha Filmes

Apresentação: Áster Maquinas

Patrocínio: ABN-AMRO cleaning

SobreVivências: [Vivências Circulares]

Verbos temáticos: [Reutilizar] [Reduzir] [Inovar] [Investir]

Data: 8 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Gisele Rocha, Guilherme Brammer, Jackson Araújo e Andrea Oliveira

Apresentação: SKF

Patrocínio: Brasken

Apoio: Novellis / A3L

FICHA TÉCNICA

Série SobreVivências

Direção: Eduardo Rajabally

Produção: Sylvio Rocha

Produção Executiva: Sylvio Rocha e Marcos Okura

Apresentação: Gaby Amarantos

Roteiro: Gui Stockler

Direção de Fotografia: Dado Carlin

Montagem: Veri Ravizza

Coordenação de Produção: Nathalia Gouvêa

Produção de Campo: Bruna Kawaguti e Alexandre Freitas

Assistente de Produção: Vitória Rodrigues

Pesquisa: Renata Hydalgo

Conteúdo: Paulina Chamorro e Daniela Leite

Trilha Sonora Original: Simon & Maestro

Assistente de Direção: Adriana Almeida Gomes

Captação de Som Direto: Miqueias Motta

Assistente de Câmera e Logger: Carol Tosi

Mixagem: Adriano Nascimento

Estúdio de Som: Cinecolor Digital

Pós Produção: Zumbi Post

Sobre a Equipe e produção

OS ESPECIALISTAS

Alvaro Almeida: Diretor da GlobeScan da América Latina

Amanda Costa: Ativista Climática e Jovem Embaixadora da ONU

Andrea Oliveira: CEO da Positive Ventures

Carlo Pereira: CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Claudia Visoni: Jornalista, Ambientalista, Permacultora e Agricultora

Daniela Leite: Fundadora do Comida Invisível

Ester Carro: Arquiteta, Urbanista e Presidente do Fazendinhando

Felipe Faria: CEO do Greenbuilding Council Brasil

Fernando Nogueira: Professor FGV EAESP de Riscos Ambientais Urbanos UFABC

Guilherme Brammer: Fundador da Boomera Ambipar

Hélio Mattar: Diretor Presidente do Instituto Akatu

Jackson Araújo: Escritor, Jornalista e Fundador da Trama Afetiva

João Capobianco: Biólogo e Ambientalista

Leonardo Lima: Fundador da Consultoria Dreams and Purpose

Luisa Santiago: Diretora da Fundação Ellen MacArthur da América Latina

Luiz Marques: Professor do Depto de História do IFHC/Unicamp

Marina Colerato: Fundadora e Diretora Presidente do Instituto Modefica

Miriam Garcia: Diretora Associada de Engajamento Político CDP

Paulina Chamorro: Jornalista, Diretora e Fundadora do Podcast “Vozes do Planeta”

Pepyaká Krikati: Comunicador, Fotógrafo e Estudante de Ciências Biológicas

Raquel Cardamone: CEO e Co-Fundadora da Bright Cities

Renata Moraes: Gerente de Filial no Projeto Realidade Climática

Ricardo Cardim: Arquiteto Paisagístico e Botânico – Florestas de Bolso

Tereza Campello: Ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Weber do Amaral: Professor da Escola Superior de Agricultura na Esalq

GABY AMARANTOS

Ela é um elemento-chave da estrutura narrativa do documentário: ela surgirá apenas com sua voz ou aparecerá diante da câmera opinando, comentando, instigando, informando, sempre de uma maneira que parece muito livre, mas que é ao mesmo tempo cirúrgica e precisa. Seu objetivo é buscar conexões improváveis e pretendendo auxiliar o espectador na compreensão do conteúdo como se ele também estivesse descobrindo, aprendendo ou tirando suas conclusões ao mesmo tempo. Trata-se de uma parceira nessa viagem derivada de cada verbo temático. A Gaby acaba se tornando, assim, uma espécie de personagem dentro da narrativa, desenvolvendo uma personalidade própria e forma de se comunicar.

BIOGRAFIA DO DIRETOR

Eduardo Rajabally é documentarista, diretor de séries para tevê, roteirista e jornalista. Há 28 anos na profissão, já conduziu cerca de três mil entrevistas, dirigiu 14 documentários e mais de 350 episódios de programas para a televisão, tendo filmado em todos os estados brasileiros e em diversos países da Europa, da América Latina, na Ásia e nos EUA. Criou e dirigiu para canais como BBC, TV Globo, GNews/GloboFilmes, Globoplay, NatGeo, Discovery Channels, HBO,

Disney/Star+, Canal Brasil, GNT, Multishow, AXN/Sony, A&E, Animal Planet, Canal OFF, TV Cultura, Canal Cuatro Espanha, TVI Portugal, Telecine, TVE, TV Brasil, ESPN e Eurochannel, com trabalhos licenciados para Amazon e Netflix.

Possui extrema sensibilidade para histórias delicadas e emocionais, que constrói

com simplicidade e depoimentos inspiradores. É especialista em temas brasileiros, históricos e socioambientais de alcance mundial, e investigações complexas. No momento, prepara o lançamento de sua nova minissérie documental “Arquitetos do Som” sobre importantes luthiers brasileiros, que tem sua autoria, roteiro e direção. Finaliza dois novos projetos: sua nova série para o Canal Brasil sobre o tráfico internacional de crianças, com filmagens em São Paulo, Rio de Janeiro e na França, e “Sociedade de Ferro” – A Estrutura das Coisas (Prodigo Films / Globo Filmes), documentário longa metragem. Além disso, segue em montagem de outros dois grandes projetos: “SobreVivências” (Tocha Filmes), série documental sobre os desafios da Sustentabilidade para o século XXI, e sua nova série documental True Crime para a Disney/Star+.

SOBRE A TOCHA

A Tocha Filmes é uma produtora independente que nasceu em 2017 idealizada por Sylvio Rocha, produtor executivo da série SobreVivências, e especializada na produção audiovisual para múltiplas plataformas de mídia. Focada em conteúdos contemporâneos ligados às pautas socioambientais busca provocar reflexão e transformação da sociedade e do Planeta. Nosso lema? Empatia ativa pela vida. Queremos conectar pessoas e valores através de uma intensa experiência audiovisual e completamente neutra em termos de emissões de carbono, pois calculamos e neutralizamos a pegada de CO2 de todos os nossos filmes, inclusive destes. Nunca ser neutro foi tão empático. Buscamos uma agenda em comum com corporações, Academia e organizações da sociedade civil e unimos forças nessa jornada, buscando fomentar a equidade de oportunidades para um habitar próspero e mais feliz a todos os seres vivos. Contamos histórias, produzimos conteúdos e conectamos pessoas, marcas e organizações à valores, sempre através de uma narrativa audiovisual envolvente e relevante. Acreditamos em conteúdos transformadores, que transformem pessoas e pessoas que transformem o mundo. Entre algumas de suas produções está “Mulheres na Conservação”, melhor documentário no Feedback Female Film Festival (2023), “Como Ela Faz?”, melhor curta metragem no Hollywood Women’s Film Festival (2020), e “Rota Polar” melhor documentário no Rio Mountain Festival (2023). Tocha Filmes, connecting true values, connecting through values.

www.tochafilmes.com.br

@tocha_filmes

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *