Entretenimento
Ministério da Cultura e Tocha Filmes apresentam a série SOBREVIVÊNCIAS
Clima de Risco | Alimento Conecta | Re-Habitar Terra que Alimenta | Vivências Circulares – De 4 a 8 de dezembro, às 20h40, no Cinema Petra Belas Artes.
A cada noite um episódio inédito, com debate com especialistas após a exibição mediados pela jornalista Paulina Chamorro.
Entrada Gratuita*
SobreVivências é uma série documental em 5 episódios de 60’ que parte das previsões catastróficas para trazer propostas concretas e viáveis para transformar o nosso futuro na terra, apresentando novas ideias, novas tecnologias, práticas e hábitos. A transformação pode e deve ser coletiva, mas começa no indivíduo.
Morar, se alimentar, trabalhar, se locomover, consumir, descartar, plantar, produzir e usar energia são algumas das ações inerentes a maioria dos seres humanos. Como estas ações vêm acontecendo há milhares de anos ininterruptamente, é natural que os recursos disponíveis que permitem que elas aconteçam sejam gradativamente consumidos à medida que a população mundial cresce.
Só que chegamos a um ponto em que elas vão ter que ser repensadas e readaptadas à realidade dos novos tempos. Os dados científicos nas últimas décadas, mostram que temos que mudar alguns de nossos hábitos urgente e de forma abrupta. Temos que agir. É preciso valorizar o que nos une e deixar de lado, pelo menos momentaneamente, aquilo que nos separa. Afinal de contas, todos têm o mesmo objetivo: sobreviver.
Narrada pela artista Gaby Amarantos, a série apresenta histórias inspiradoras, de personagens reais, que mostram que é possível encontrar novos caminhos para combater alguns dos desafios mais inquietantes dos tempos atuais.
SobreVivências traz entrevistas com pessoas comuns, com perfis diferentes, que vivem na cidade ou no campo e já identificaram os efeitos causados pelo problema discutido pelo “verbo- temático” de cada episódio. Elas já trabalham em uma nova prática ou nova ideia destinada a mitigar, reverter ou erradicar os problemas associados a ele. Os episódios trazem ainda grandes especialistas sobre os temas. Confira a lista completa no final do release.
Após a exibição haverá um debate entre especialistas do tema, sempre com mediação da jornalista Paulina Chamorro, que também comanda o Podcast SobreVivências, criado a partir das falas gravadas de pessoas entrevistadas ao longo dessa jornada.
O Podcast é uma coprodução do Vozes do Planeta e da Tocha Filmes que ficará ancorado no podcast Vozes do Planeta. O episódio de lançamento tem a participação especial de Gaby Amarantos.
Os cinco episódios de SobreVivências, dirigidos por Eduardo Rajabally, com roteiro de Gui Stoker e produção de Sylvio Rocha são: Clima de Risco | Alimento Conecta | Re-Habitar | Terra que Alimenta | Vivências Circulares.
Conheça a programação, que acontece de 4 a 8 de dezembro, às 20h40, no Cinema Petra Belas Artes, Rua da Consolação, 2423. Cada episódio tem 60 minutos e a entrada é gratuita, sujeita a lotação da sala. Para reservar seu lugar envie um e-mail para: contato@tochafilmes.com.br
SobreVivências: [clima de risco]
Verbos temáticos: [Produzir] [Consumir] [Descartar] [Descarbonizar]
Data: 4 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Gilmara Oliveira, João Malavolta, Luiz Marques e Renata Moraes
Apresentação: Bayer
Patrocínio: Yuny
Apoio: Ticket Edenred
SobreVivências: [alimento conecta]
Verbos temáticos: [Reaproveitar] [Conectar] [Alimentar] [Erradicar]
Data: 5 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Maria Rosa Cerbino, Daniela Leite, Leonardo Lima e Edson Leite.
Apresentação: Ticket Edenred
Patrocínio: UBS BB
SobreVivências: [re-habitar]
Verbos temáticos: [Morar] [Locomover] [Energizar] [Trabalhar/ Descansar]
Data: 6 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Lucas, Ricardo Cardim, Ester Carro, Raquel Cardamone
Apresentação: Bayer
Patrocínio: Combio
Apoio: Nacional
SobreVivências: [terra que alimenta]
Verbos temáticos: [Recuperar] [Plantar] [Preservar] [Garantir]
Data: 7 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Paula Costa, Valter Ziantoni e Alvaro Almeida
Concepção: Clarear e Tocha Filmes
Apresentação: Áster Maquinas
Patrocínio: ABN-AMRO cleaning
SobreVivências: [Vivências Circulares]
Verbos temáticos: [Reutilizar] [Reduzir] [Inovar] [Investir]
Data: 8 de dezembro, 20h40. Debate com os especialistas: Gisele Rocha, Guilherme Brammer, Jackson Araújo e Andrea Oliveira
Apresentação: SKF
Patrocínio: Brasken
Apoio: Novellis / A3L
FICHA TÉCNICA
Série SobreVivências
Direção: Eduardo Rajabally
Produção: Sylvio Rocha
Produção Executiva: Sylvio Rocha e Marcos Okura
Apresentação: Gaby Amarantos
Roteiro: Gui Stockler
Direção de Fotografia: Dado Carlin
Montagem: Veri Ravizza
Coordenação de Produção: Nathalia Gouvêa
Produção de Campo: Bruna Kawaguti e Alexandre Freitas
Assistente de Produção: Vitória Rodrigues
Pesquisa: Renata Hydalgo
Conteúdo: Paulina Chamorro e Daniela Leite
Trilha Sonora Original: Simon & Maestro
Assistente de Direção: Adriana Almeida Gomes
Captação de Som Direto: Miqueias Motta
Assistente de Câmera e Logger: Carol Tosi
Mixagem: Adriano Nascimento
Estúdio de Som: Cinecolor Digital
Pós Produção: Zumbi Post
Sobre a Equipe e produção
OS ESPECIALISTAS
Alvaro Almeida: Diretor da GlobeScan da América Latina
Amanda Costa: Ativista Climática e Jovem Embaixadora da ONU
Andrea Oliveira: CEO da Positive Ventures
Carlo Pereira: CEO da Rede Brasil do Pacto Global da ONU
Claudia Visoni: Jornalista, Ambientalista, Permacultora e Agricultora
Daniela Leite: Fundadora do Comida Invisível
Ester Carro: Arquiteta, Urbanista e Presidente do Fazendinhando
Felipe Faria: CEO do Greenbuilding Council Brasil
Fernando Nogueira: Professor FGV EAESP de Riscos Ambientais Urbanos UFABC
Guilherme Brammer: Fundador da Boomera Ambipar
Hélio Mattar: Diretor Presidente do Instituto Akatu
Jackson Araújo: Escritor, Jornalista e Fundador da Trama Afetiva
João Capobianco: Biólogo e Ambientalista
Leonardo Lima: Fundador da Consultoria Dreams and Purpose
Luisa Santiago: Diretora da Fundação Ellen MacArthur da América Latina
Luiz Marques: Professor do Depto de História do IFHC/Unicamp
Marina Colerato: Fundadora e Diretora Presidente do Instituto Modefica
Miriam Garcia: Diretora Associada de Engajamento Político CDP
Paulina Chamorro: Jornalista, Diretora e Fundadora do Podcast “Vozes do Planeta”
Pepyaká Krikati: Comunicador, Fotógrafo e Estudante de Ciências Biológicas
Raquel Cardamone: CEO e Co-Fundadora da Bright Cities
Renata Moraes: Gerente de Filial no Projeto Realidade Climática
Ricardo Cardim: Arquiteto Paisagístico e Botânico – Florestas de Bolso
Tereza Campello: Ex-Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Weber do Amaral: Professor da Escola Superior de Agricultura na Esalq
GABY AMARANTOS
Ela é um elemento-chave da estrutura narrativa do documentário: ela surgirá apenas com sua voz ou aparecerá diante da câmera opinando, comentando, instigando, informando, sempre de uma maneira que parece muito livre, mas que é ao mesmo tempo cirúrgica e precisa. Seu objetivo é buscar conexões improváveis e pretendendo auxiliar o espectador na compreensão do conteúdo como se ele também estivesse descobrindo, aprendendo ou tirando suas conclusões ao mesmo tempo. Trata-se de uma parceira nessa viagem derivada de cada verbo temático. A Gaby acaba se tornando, assim, uma espécie de personagem dentro da narrativa, desenvolvendo uma personalidade própria e forma de se comunicar.
BIOGRAFIA DO DIRETOR
Eduardo Rajabally é documentarista, diretor de séries para tevê, roteirista e jornalista. Há 28 anos na profissão, já conduziu cerca de três mil entrevistas, dirigiu 14 documentários e mais de 350 episódios de programas para a televisão, tendo filmado em todos os estados brasileiros e em diversos países da Europa, da América Latina, na Ásia e nos EUA. Criou e dirigiu para canais como BBC, TV Globo, GNews/GloboFilmes, Globoplay, NatGeo, Discovery Channels, HBO,
Disney/Star+, Canal Brasil, GNT, Multishow, AXN/Sony, A&E, Animal Planet, Canal OFF, TV Cultura, Canal Cuatro Espanha, TVI Portugal, Telecine, TVE, TV Brasil, ESPN e Eurochannel, com trabalhos licenciados para Amazon e Netflix.
Possui extrema sensibilidade para histórias delicadas e emocionais, que constrói
com simplicidade e depoimentos inspiradores. É especialista em temas brasileiros, históricos e socioambientais de alcance mundial, e investigações complexas. No momento, prepara o lançamento de sua nova minissérie documental “Arquitetos do Som” sobre importantes luthiers brasileiros, que tem sua autoria, roteiro e direção. Finaliza dois novos projetos: sua nova série para o Canal Brasil sobre o tráfico internacional de crianças, com filmagens em São Paulo, Rio de Janeiro e na França, e “Sociedade de Ferro” – A Estrutura das Coisas (Prodigo Films / Globo Filmes), documentário longa metragem. Além disso, segue em montagem de outros dois grandes projetos: “SobreVivências” (Tocha Filmes), série documental sobre os desafios da Sustentabilidade para o século XXI, e sua nova série documental True Crime para a Disney/Star+.
SOBRE A TOCHA
A Tocha Filmes é uma produtora independente que nasceu em 2017 idealizada por Sylvio Rocha, produtor executivo da série SobreVivências, e especializada na produção audiovisual para múltiplas plataformas de mídia. Focada em conteúdos contemporâneos ligados às pautas socioambientais busca provocar reflexão e transformação da sociedade e do Planeta. Nosso lema? Empatia ativa pela vida. Queremos conectar pessoas e valores através de uma intensa experiência audiovisual e completamente neutra em termos de emissões de carbono, pois calculamos e neutralizamos a pegada de CO2 de todos os nossos filmes, inclusive destes. Nunca ser neutro foi tão empático. Buscamos uma agenda em comum com corporações, Academia e organizações da sociedade civil e unimos forças nessa jornada, buscando fomentar a equidade de oportunidades para um habitar próspero e mais feliz a todos os seres vivos. Contamos histórias, produzimos conteúdos e conectamos pessoas, marcas e organizações à valores, sempre através de uma narrativa audiovisual envolvente e relevante. Acreditamos em conteúdos transformadores, que transformem pessoas e pessoas que transformem o mundo. Entre algumas de suas produções está “Mulheres na Conservação”, melhor documentário no Feedback Female Film Festival (2023), “Como Ela Faz?”, melhor curta metragem no Hollywood Women’s Film Festival (2020), e “Rota Polar” melhor documentário no Rio Mountain Festival (2023). Tocha Filmes, connecting true values, connecting through values.
www.tochafilmes.com.br
@tocha_filmes
Entretenimento
Feira Popular Cultural Sambadilá tem última edição de 2024 em São Domingos
A Praça Escritor Adelino Magalhães, em São Domingos na cidade de Niterói, recebe a última edição de 2024 da Feira Popular Cultural Sambadilá, no dia 07/12 das 12h às 20h. O cantor convidado é o Lelê Benson.
Lelê Benson promete levar o melhor do samba e do pagode ao evento, que é gratuito e está na 4ª edição. A feira reúne, além da roda de samba, feira de gastronomia e artesanato.
A produção do evento explica que uma das finalidades da Feira é revitalizar a praça, recentemente reformada, localizada em frente ao emblemático edifício do Castelinho, que foi revitalizado e inaugurado em 22/11 como sede do Programa Niterói de Bicicleta.
A Feira Popular Cultural Sambadilá, idealizada pelo sambista Mingo Silva, recebe apoio do Governo Federal e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. A realização é do Campus Avançado e do coletivo SambaDilá, com produção do Realize Cultura e da Jou Jou.
Serviço
Feira Popular Cultural Sambadilá
Praça Adelino Magalhães (Praça da Bicicleta), São Domingos, Niterói, RJ.
07/12 das 12h às 20 horas.
Classificação etária: Livre
Entretenimento
A Galeria Dobra abre a exposição ‘Mitos & Sagrado’, dos artistas Danielle Castaing e Bruno Castaing, com pinturas e esculturas baseados na mitologia e arte clássica.
A Galeria Dobra abre a exposição ‘Mitos & Sagrado’, dos artistas Danielle Castaing e Bruno Castaing, mãe e filho, trazendo suas produções recentes de pinturas e esculturas, repletas de cores e movimento, baseados na paixão pela mitologia e arte clássica. A abertura será no dia 07/12 (sábado), a partir das 14h, no 2º andar da Fábrica Bhering, em paralelo ao último Circuito Interno Bhering do ano, que mistura arte, música e gastronomia em um espaço cultural histórico.
A inspiração de Danielle Castaing tem raízes na antiguidade e na natureza, como fragmentos de arqueologia, rostos e torsos encontrados na areia, bem como colunas e drapeados, além de divindades, máscaras, folhas, peixes ou pássaros. As esculturas são de terracota com folhas de ouro ou prata, coloridas com pigmentos. São peças únicas assinadas pela artista.
Já Bruno Castaing tem enorme atração pelo figurativo. Seu trabalho artístico, predominantemente em acrílico sobre tela, demonstra cores vibrantes, traço bem definido, com inspiração na mitologia, na representação clássica ou no fantástico, tendo a musa feminina como recorrência. Neste recente trabalho, imbuído de uma busca pelo sentido cósmico, mergulha nos laços entre o sagrado e as representações míticas.
Franceses naturalizados brasileiros, mãe e filho comungam ainda de um encantamento especial pelo Rio de Janeiro.
Danielle Castaing vive e trabalha entre o Brasil e a França. Em Paris, estudou desenho em uma escola de artes aplicadas, modelos vivos na Grande Chaumière e se formou no ateliê Penninghen-Julian. No Rio de Janeiro, fez serigrafia no ateliê de Hélio Rodrigues e esculturas com Do Couto e Tereza Lebre.
Nascido em Paris/França, mas radicado no Rio de Janeiro, Bruno Castaing é artista visual e depois de 30 anos atuando preferencialmente com a fotografia, dedica-se atualmente à pintura, atraído por sua força autoral, calcada pelo processo manual e artesanal únicos, e pela alquimia e magia do uso das tintas. O seu olhar é profundamente influenciado pela fotografia, através dos enquadramentos e movimentos formais. Em Paris, estudou artes visuais na EFET – Ecole Française Privée d’Enseignement Technique.
Instagram: @castaingbruno @galeriadobra
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem
Entretenimento
CineHebeClube apresenta documentário “A Mulher da Luz Própria” sobre uma das principais personalidades do cinema brasileiro
Exibição gratuita na Cia da Hebe acontecerá no domingo,8 de dezembro, com a participação da gerente do Cine SESC SP, Simone Yunes
A vida de Helena Ignez, diretora e atriz de teatro, é tema do documentário de longa-metragem “A Mulher da Luz Própria” que o CineHebeClube irá exibir gratuitamente neste domingo, dia 8 de dezembro, às 18h, na Cia da Hebe. Personalidade feminina de destaque no cinema brasileiro, com mais de 60 anos de carreira, Helena Ignez inaugurou um novo estilo de interpretação e atualmente dirige produções independentes. O filme é narrado pela própria atriz e possui imagens de arquivo e atuais que ajudam a descrever parte da história do cinema no país, o contexto político e sua trajetória. O documentário é dirigido pela filha de Helena Ignez, Sinai Sganzerla, e será apresentado pela gerente do Cine SESC SP, Simone Yunes, que conversará com o público.
“Com o cinema brasileiro em alta, ganhando cada vez mais destaque e visibilidade, a presença de um cineclube com portas abertas e exibição gratuita de filmes incentiva a população a explorar novas abordagens cinematográficas, além das telas comerciais”, afirma Mônica Sucupira, atriz, poeta e uma das fundadoras da associação de arte e cultura localizada no centro da cidade. O CineHebeClube foi estruturado com recursos da Lei Paulo Gustavo Municipal e oferece uma programação única, focada em cultura, conexão, criatividade e diversidade
Já no dia 10 de dezembro haverá a exibição on-line de “Meu Bem Querer”. Criado e produzido pela Cia da Hebe, o documentário mostra a beleza e a integridade de um casal formado por uma mulher trans e um homem cisgênero, que vivem na zona rural de uma cidade do interior de São Paulo. A exibição contará com bate-papo com André Fischer, criador e diretor do Festival MixBrasil, considerado o maior evento de cultura da diversidade da América Latina; Simone Yunes, e a psicanalista Mariana Facanali Angelini.
A programação de 2024 da Cia da Hebe se encerra no dia 15 de dezembro, com o Cine Conversa Calçadão e a exibição do Manifesto Vinte Vinte, um registro iconográfico e poético de Espírito Santo do Pinhal, realizado pela Cia da Hebe, com mais de 1500 imagens. Com sete episódios divididos em temas, como crenças, bares, espaços públicos, pessoas, com os títulos sensíveis como “cidade da singeleza”, o Manifesto traz ao espectador a experiência do olhar poético para aquilo que é corriqueiro da cidade, graças ao texto, a narração e a música de cada um dos episódios.
Cia da Hebe
Associação de arte e cultura sem fins lucrativos que ocupa um casarão com 121 anos no centro de Espírito Santo do Pinhal, a Cia da Hebe oferece, em sua programação gratuita, oficinas, encontros, conversas, promovendo a formação, informação, criação e convivência por meio da arte.
Serviço:
Exibição do documentário “A Mulher da Luz Própria”
Data/horário: domingo, 08 de dezembro, às 18h
Local: Cia da Hebe – Rua Capitão João Batista Mendes Silva, 175, no centro de Espírito Santo do Pinhal / SP
Reservas de ingressos: Cine Hebe Clube – Cia da Hebe
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música