Cultura
Misturando realidade e ficção, filme descortina os desafios de fazer cinema durante a pandemia
“Documentário em Abismo” usa narrativa sofisticada para abordar questões existenciais e profissionais em meio ao caos enfrentado pela humanidade
Os bastidores de um documentário produzido em meio ao caos da pandemia de Covid-19 a partir da realidade crua da sua atriz. Assim se desdobra “Documentário em Abismo”, filme com direção e roteiro de Camila Cohen.
A produção mostra a rotina de preparação de um documentário realizado através da lei Aldir Blanc, “Desconstruindo Maria”, bem como de sua atriz, interpretada por Josi Larger, que precisa lidar com seus questionamentos existenciais e profissionais imersos na neurose pandêmica. Realidade e ficção se misturam para mostrar um pouco do mundo cinematográfico e do existencialismo humano, através de uma narrativa que contém outra narrativa dentro de si, conhecida como “Narrativa em abismo”.
– “Documentário em Abismo” é uma docuficção que usa o estilo de narrativa em abismo para fazer uma alusão ao vazio e abismo existencial das nossas vidas. Também mostramos os bastidores e dificuldades do meio audiovisual e a sensação de distopia provocada pela pandemia da Covid-19. Durante a pandemia, muitos tiveram aquela sensação de que estavam vivendo algo tão surreal, que parecia um sonho, uma distopia – conta a diretora e roteirista Camila Cohen.
Narrativa em abismo
A “Narrativa em abismo” é uma técnica bastante utilizada na arte, seja no meio audiovisual, na literatura, ou na pintura. Essa ferramenta utiliza histórias ou imagens dentro delas próprias, ou melhor, são narrativas que contêm outras narrativas dentro de si. O termo original surgiu em francês “mise en abyme”, mas existem outros termos como “efeito Droste” ou “espelho infinito”. O universo de “Documentário em Abismo” mistura real com onírico em uma docuficção sobre o estilo de narrativa em abismo e o vazio existencial.
De acordo com a diretora, a ideia do filme surgiu com base em uma pesquisa sobre a “narrativa em abismo” em sites, entrevistas e conversas com artistas que usam esse artifício em suas obras. Filmes como “Sinédoque New York” e “Adaptação” utilizam este artifício em suas narrativas e serviram como referência para a construção do roteiro. Durante o levantamento, foi observado que não se fala muito desse tema, não há nenhum documentário sobre o assunto e poucos conhecem o termo. A possibilidade de criar um filme com essa peculiaridade aguçou a realizadora, uma vez que a narrativa em abismo permite explorar um aprofundamento do mundo narrativo através de diversas artes, inclusive o meio audiovisual.
– Entramos em contato com o nosso eu de forma mais profunda, existencialista, e até neurótica. E a narrativa da vida? Será que nós somos nós mesmos, vivendo nossas próprias vidas, ou somos uma marionete dentro de uma história maior? Além de ser um filme de metacinema, “Documentário em Abismo” também é um filme que trata do existencialismo humano – destaca Camila Cohen.
Lançamento
“Documentário em Abismo” terá um lançamento para convidados em breve, sessões online abertas ao público e participará de festivais pelo país a partir do segundo semestre.
Ficha técnica:
Elenco: Josi Larger, Camila Cohen e Giovanna Faria
Roteiro e Direção: Camila Cohen
Produção executiva: Josi Larger e Priscila Martz
Direção de fotografia: Fred Borba
Assistente de Camera: Rafael Bechlin e Samantha Abbud
Direção de arte: Fabiana Figueiredo
Assistente de arte: Joana Carneiro
Assistente de direção: Pablo Siviero
Assistentes de fotografia: Mari Ferreira e Aimée Ayres
Som Direto: Antonio Carlos V. Silva – DMC
Continuísta: Tathiana Romanuik
Diretora de produção: Michele Capri
Assistente de produção: Aline Melo
Figurino: Gabrielle Leal
Maquiagem e cabelo: Graciane Vazquez
Edição e cor: Studio U Beat
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Realização: Multiplot filmes
Apoio: Boneca de Pano Produções, BP Produções e Bigode Branco Produções.
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
Elenco de ‘O Auto da Compadecida 2’ marca presença no show de Tonho Matéria no Rio Vermelho
Bar temático, em Salvador, recebe artistas em noite cultural marcada pela música e cinema, após a pré-estreia do filme
Crédito das imagens: Gabriel Nascimento (@gabrielbjj7)
O elenco de ‘O Auto da Compadecida 2’ trouxe um pouco do universo de Ariano Suassuna para Salvador. Na última quinta-feira (19), após a pré-estreia do aguardado longa-metragem, parte do elenco e convidados se reuniram no Jubiabar, um espaço temático inspirado na obra de Jorge Amado, no Rio Vermelho. Tonho Matéria, mestre da música baiana, comandou o show da noite, que celebrou a música e o legado do cinema nacional.
Entre os presentes, estavam Matheus Nachtergaele, Tânia Tôko, Luis Miranda, Ludmillah Anjos, Samantha Jones, Luiza Périssé, Evaldo Macarrão, Edvana Carvalho, Lyu Arisson, o produtor Lucas Reis, e o neto mais velho do escritor Ariano Suassuna, João Suassuna.
Tonho Matéria apresentou o show “Axé Pra Todo Lado”, em homenagem aos 40 anos de Axé Music. Durante o evento, o mestre baiano apresentou composições e um repertório de clássicos que marcaram a história do gênero. Banda Sond’Samba fez a abertura, preparando o terreno, enquanto Samba Trator, convidado da noite, trouxe o samba raiz que se entrelaçaram com a atmosfera teatral e descontraída do local.
Jô Mendonça e Deo Carvalho, produtores do Jubiabar, destacaram a importância de eventos como o show de Tonho Matéria: “Ver a cultura baiana sendo valorizada aqui nos orgulha. Celebrar nossas raízes é essencial”, afirmou Jô. “Trabalhamos para criar momentos de resistência cultural”, completou Deo.
O projeto “Axé Pra Todo Lado” de Tonho Matéria terá continuidade em janeiro. Acompanhe o Instagram do bar para ficar por dentro da programação e das próximas ações que seguem celebrando e promovendo a rica cultura baiana.
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
Encontro de gigantes: Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas fazem show histórico na Casa com a Música, na Lapa
Espetáculo “Robertinho & Nivaldo Convidam” acontece no dia 28 de dezembro, sábado, às 19h
Duas lendas da música mundial reunidas em uma apresentação inédita e antológica. Robertinho Silva e Nivaldo Ornelas sobem ao palco da Casa com a Música, na Lapa, no dia 28 de dezembro, sábado, às 19h, no show “Robertinho & Nivaldo Convidam”. Os artistas percorrerão clássicos das seis décadas de carreira de cada um e receberão diversas participações especiais.
Carioca de Realengo, Robertinho Silva é um dos maiores nomes da percussão no mundo e ajudou a definir a linguagem brasileira para a bateria. No início da década de 1970, fundou o grupo Som Imaginário com Wagner Tiso, Zé Rodrix, Tavito, entre outras figuras consagradas, e acompanhou por mais de três décadas Milton Nascimento. Entre os ícones da música com quem já tocou destacam-se Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Moacyr Santos, Sarah Vaughan, Wayne Shorter, George Duke e Ron Carter.
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador, Nivaldo Ornelas foi um dos fundadores do “Berimbau Jazz Clube”, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 1960. Logo depois, participou do “Clube da Esquina”, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, é autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara ou sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé, ganhou 16 prêmios e gravou 14 álbuns solo. Entre as participações com outros artistas, destacam-se aquelas com Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Flora Purin, Airto Moreira e Wagner Tiso.
A Casa com a Música fica na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa. Os ingressos custam R$ 50 e estão à venda pelo site Sympla.
A Casa com a Música
Localizada na rua onde viveram Carmen Miranda, Jacob do Bandolim e Moreira da Silva, a Casa com a Música consiste num espaço que reproduz a sala de uma casa onde ocorrem diversas apresentações. A ideia é transportar o público para o conforto do seu lar, o clima intimista e acolhedor, e promover a união tendo a música e a diversidade de estilos como ferramentas. Entre os nomes que já passaram pelo espaço, estão Azymuth, Geraldo Azevedo, Carlos Dafé, Toninho Horta, BK, Sandra Sá, Carlos Malta, Jane Duboc, Arismar do Espírito Santo, Mauro Senise, Farofa Carioca, Kiko Continentino, Reppolho, Muato, Luciane Dom, Theo Bial, Roberta Ribeiro, Nana Kozak, Soul Guanabara e Beraderos.
Serviço:
Show “Robertinho & Nivaldo Convidam”
Quando: sábado, dia 28 de dezembro de 2024, às 19h
Local: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$ 50, venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/robertinho-silva-e-nivaldo-ornelas/2770493
Classificação etária: livre
Rede social: https://www.instagram.com/casacomamusica/
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
Programação de lazer anima o RioMar Recife nos dias que antecedem o Natal
O RioMar Recife traz uma programação que promete agradar toda a família no final de semana e dias que antecedem o Natal. Além dos últimos dias para aproveitar as atrações natalinas, também será possível curtir apresentações de corais, a exposição de Ariano Suassuna, shows clássico e de comédia no Teatro RioMar, além de outras opções de lazer. Confira a programação completa.
Natal do RioMar
Para quem deseja vivenciar o clima natalino, o RioMar Recife conta com atrações gratuitas de Natal para toda a família. Com o tema “Encontros Divertidos de Natal no RioMar Recife”, a diversão e a emoção tomam conta do público neste período em que o mall, de forma descentralizada com ilhas de animação em todos os seus pisos, convida para vivenciar toda a atmosfera natalina. O projeto exclusivo do Natal do RioMar Recife conta com games, personagens, mega-árvore, entre outras atrações, no cenário principal, que funciona até o dia 31 de dezembro no Piso L1. O espaço do Papai Noel, que vai funcionar até o dia 24 de dezembro, fica no Piso L2, próximo da C&A, e conta também com espaço instagramável para os pets. O tradicional presépio está no Piso L4. Ainda há guirlandas gigantes e espaços para tirar fotos com o esquilo.
Natal Musical
O Natal ainda será celebrado neste final de semana com a programação do Natal Musical. Nos dias 20, 21 e 23 haverá apresentações de corais no palco montado na Praça de Alimentação, no Piso L3. No dia 21, a partir das 18h, será a vez do Coro Canto Livre. No dia 21, terá Josemar às 15h, Coro Infantil Ibekids às 16h, Coro Messiânico – Igreja de Cavaleiro às 17h e Coro Resgate às 19h. No dia 23, será a apresemtação da Primeira igreja Presbiteriana do Recife – Boas Novas.
Exposição O Auto de Ariano
A maior exposição imersiva de um artista brasileiro, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, está em cartaz no RioMar Recife com uma experiência única que mergulha nos universos artístico e humano de Ariano Suassuna. O legado de um dos maiores ícones da literatura nacional pode ser revisitado em uma combinação de cenografia detalhada e tecnologia de ponta, levando a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela vida e obra do escritor, filósofo, poeta e dramaturgo. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos através do site da Fever (http://bit.ly/4evXSJD) e do App do RioMar Recife.
Candlelight
O projeto Candlelight volta neste final de semana para o Teatro RioMar, localizado no RioMar Recife, para um concerto especial neste sábado, dia 21 de dezembro, às 19h. A apresentação será especial para a época do ano, com o espetáculo Candlelight Especial de Natal: O Quebra-Nozes e mais! Os ingressos podem ser adquiridos no site e na bilheteria do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) e no App RioMar Recife.
Jonathan Nemer
Jonathan Nemer traz para o Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, o seu novo especial de Natal. No show de stand up comedy, o humorista aborda tudo que acontece nesta época do ano e promete muitas risadas ao revelar algumas coisas que todos fazem e comentam e outras que todos pensam, mas ninguém tem coragem de falar. A apresentação acontece na segunda-feira, dia 23 de dezembro, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 70 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Evento8 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde1 ano atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Outras11 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música