Mitsubishi Cup: Mais um pódio para Giovanni Dias/Dalmo Bergantin e o piloto assume a vice-liderança na Triton Sport R

Equipe FD Rally Team disputou a penúltima etapa da temporada no fim de semana, em São João da Boa Vista/SP. Glauber Fontoura competiu com novo navegador, Marcelo Ritter, na Triton Sport RS Pro

Alta competitividade e uma pista técnica que exigiu habilidade de pilotos e navegadores marcaram a sexta e penúltima etapa da Mitsubishi Cup, no último fim de semana, em São João da Boa Vista (SP). Na reta final do maior campeonato de rali monomarca cross country de velocidade da América Latina, a disputa esquentou e pontos importantes definiram quem são os TOP 5 dos rankings das oito categorias. O piloto Giovanni Dias #12 (FD Rally Team) assumiu a vice-liderança na L200 Triton Sport R, após mais um pódio da temporada, desta vez, na quinta posição, conquistado ao lado do navegador Dalmo Bergantin.

Foram três provas de aproximadamente 30 km, onde as duplas atravessaram os trechos cronometrados em busca do melhor tempo. Devido a chuva que atingiu a região dias antes, havia muito lama e trechos lisos.

Giovanni/Dalmo na penúltima etapa da Mitsubishi Cup
(Sanderson Pereira)

“Terminamos em quinto lugar na categoria e estou muito feliz. Missão cumprida e subimos na classificação. Estamos no caminho certo. Estava bem ansioso para essa etapa porque nunca havia pilotado no barro na Cup, mas conseguimos completar todas as voltas e terminar com pódio mais uma vez”, destaca Giovanni, 21 anos, que está em segundo na L200 Triton Sport R no ano de estreia no campeonato e vem apresentando uma evolução a cada etapa, tanto que a cravou o melhor tempo na primeira prova do dia.

O navegador explica como foi a disputa. “Vencemos na primeira volta e fizemos o quinto tempo na segunda e terceira voltas. A navegação estava muito rápida, com referências muito próximas e pista bem veloz e exigiu bastante. Já na última, a pista estava danificada e tinha muito barro e não desenvolvemos tanta velocidade como nas primeiras”, conta Bergantin, que está em 3º na classificação do campeonato.

Nesta etapa, Glauber Fontoura #92 estreou um novo layout do carro e também apresentou seu novo navegador, o gaúcho Marcelo Ritter. A dupla teve de driblar alguns imprevistos com o carro na primeira e na segunda voltas mas terminou entre os Top5 na última volta na Triton Sport R Pro. Fontoura pilota um carro com novo motor, muito mais potente e câmbio sequencial, mas começou o campeonato a partir da segunda etapa. “Foi uma etapa dura, a gente vem caminhando na evolução do carro e a equipe trabalhou bastante para termos um equipamento bem competitivo e ele é. Terminamos na quinta posição a etapa”, explica o piloto que já tem um título e várias vitórias na Mitsubishi Cup, além de ser pentacampeão do rali dos Sertões.  “Não há prazer maior do que correr com meu filho no mesmo campeonato. Feliz em ver a sua evolução. No início da temporada não chegada nem perto do pódio e hoje não sai dele e está em segundo na categoria e isso é bacana”, afirma o pai orgulhoso. Giovanni tem o DNA off-road dos pais pilotos Fontoura e Sandra Dias (tricampeã do Sertões Regularidade).

“Cheguei na prova bastante apreensivo, pois navegar para um campeão é sempre uma responsabilidade para poder mantê-lo andando no ponto. Mas a sintonia foi boa e entrosamos muito bem como dupla da primeira para a última volta. Que carro! Glauber acelera muito! Foi uma experiência incrível, o evento é muito top, assim como toda a equipe FD Rally Team”, conta Ritter que fez sua estreia na Mitsubishi Cup e aprovou a experiência.

Giovani Dias/Dalmo Bergantin: quinto lugar
(Sanderson Pereira)

Agora, as duplas se prepararam para a etapa final da temporada que será em 25 de novembro, em Mogi Guaçu (SP).

A FD Rally Team, equipe de Barueri/SP, conta com patrocínio da FD Displays e apoio da SFI Chips. Para acompanhar as notícias da equipe acesse da página no Instagram: @equipefdrallyteam e Facebook: @equipefdrallyteam.

– Classificação Mitsubishi Cup 2023 (após seis etapas)

Categoria Triton Sport R (Top5)

Piloto
1 – Glauber Barreto – 488 pontos
2 – Giovanni Dias – 450 (FD Rally Team)
3 – 
Dalto Maronezi – 438
4 –Vitor Falchetti – 423
5 – Pietro Neto – 415

Navegador
1 – Edu Bampi – 542 pontos
2 – Adeilton Santos – 488
3 – Dalmo Bergantin – 450(FD Rally Team)
4 – Leonardo Costa – 398
5 – Fred Budtikevitz – 394

– Resultado Etapa 6 – São João da Boa Vista/SP (28/10)

Categoria Triton Sport R
1 – Glauber Barreto/Adeilton dos Santos
2 – Joselito Costa/Leonardo Costa
3 – Vitor Falchetti/Léo Magalhães
4 – Daltro Maronesi/Edu Bambi
5 – Giovanni Dia/Dalmo Bergantin (FD Rally Team) 

– Calendário 2023 – 24ª edição da Mitsubishi Cup
(Final) Etapa 7 – 25/11 – Mogi Guaçu/SP

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário