Cultura
“Moleque, O Morro canta Gonzaguinha” estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca

Com texto original de Nanan Gonzaga, Rafaela Amado e Paula Sandroni, direção geral de Rafaela Amado e direção musical de Anna Hannickel, espetáculo transita entre a esperança e a dureza da realidade embalado pelos clássicos do combativo ícone da MPB
Entre os becos e ladeiras do Morro de São Carlos, nasce um sonho embalado pelo batuque e pela poesia. “Moleque – o Morro canta Gonzaguinha” é um musical inspirado pela obra do inesquecível cantor e compositor, trazendo uma história fictícia, mas repleta de verdades. O espetáculo estreia no Teatro Nathalia Timberg, na Barra da Tijuca, em curtíssima temporada de 23 de maio a 08 de junho, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
A peça acompanha Luizinho, um garoto inquieto, criado pelos pais adotivos e pela avó. Conhecido por “Moleque”, carrega no peito o desejo de se tornar artista e honrar suas raízes. Entre o barracão da escola de samba Unidos do Pau Brasil, os becos da favela e os desafios da vida, Luizinho precisa enfrentar um mundo que insiste em dizer não aos seus sonhos.
Quando o barracão da escola de samba de sua família e da comunidade pega fogo, eles veem o sonho do primeiro desfile destruído. E assim tudo muda. O que antes era um símbolo de cultura e resistência se transforma em cinzas, colocando Moleque, sua família e toda a comunidade diante de uma difícil escolha: desistir ou reconstruir.
Com uma trilha sonora vibrante repleta de sucessos de Gonzaguinha, como “Espere Por Mim, Morena” e “E Vamos à Luta”, o espetáculo transita entre a esperança e a dureza da realidade, entre o afeto familiar e os conflitos de uma juventude que busca seu lugar no mundo. No palco, um elenco com 25 atores e atrizes dão vida ao texto original de Nanan Gonzaga (filha de Gonzaguinha), Rafaela Amado e Paula Sandroni. A direção geral é de Rafaela Amado e a direção musical, de Anna Hannickel.

– Em meio a paixões, desafios e reviravoltas, “Moleque – o Morro canta Gonzaguinha” é um retrato emocionante de resistência, música e amor – uma celebração da arte, tendo suas dores e desamores retratadas em personagens reais do nosso dia a dia, os verdadeiros “Artistas da vida” – explica Rafaela Amado.
Ficha técnica:
Texto original: Nanan Gonzaga, Rafaela Amado e Paula Sandroni
Músicas originais: Luiz Gonzaga Jr
Direção geral: Rafaela Amado
Direção Musical: Anna Hannickel
Direção de movimento: Sueli Guerra
Direção de produção: Larissa Benini
Cenário: Nello Marrese
Arranjos: Gabriel Gravina, Anna Hannickel e Nanan Gonzaga
Pesquisa: Nanan Gonzaga
Idealizadoras: Nanan Gonzaga e Rafaela Amado
Elenco: Thauan El Pavuna e Felipe Magoulas (Moleque); Victoria Shizue (Dina); Paulo Oliveira (Xavier); Mavi Neves e Ana Salles (Marlene); Nadia Nogueira (Santanna); Gabi Scio e Nicolle Cavalcanti (Morena); Andressa Bottino e Isis de Dan (Marisol); Sofia Gonzaga e Rafaela Bottino (Gislene); Clara Leão (Verônica); Felipe Magoulas e Antonio Guerra (Remela); Patrick Urbinder (Waldir); Amanda Faust (Joyce); Guilherme Pinheiro (Juvenal); Bruce Sodré e Guigo Pinheiro (Damião); Kay Marinho (Kikito); Igor Fagundes (Ismael); Giulia Martelotta (Olinda); Guigo Pinheiro e Bruce Sodré (Césio)
Colaboração (texto): alunos do curso de Prática de Montagem Teatro Musical
Pianista ensaiador e maestro: Gabriel Gravina
Pinturas cenário: Maria Luiza Amado
Figurino: coletivo
Coordenação de figurino: Nanan Gonzaga e Rafaela Amado
Assistente Geral: Nanan Gonzaga
Assistentes de Direção: Sofia Gonzaga, Paola Fermont, Mavi Neves
Assistente Dir. Musical: Gabi Scio
Assistentes de Dir. de Movimento: Andressa Bottino
Design logo: Nanan Gonzaga
Sonorização: Branco Ferreira
Desenho de luz: Luís Paulo Nenen
Direção de palco: Nanan Gonzaga
Supervisão técnica: Airton
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Marketing: Kay Marinho, Nanan Gonzaga, Isis Lua, Igor Fagundes, Victoria Shizue, Gabi Scio e Felipe Magoulas
Fotografia: Kay Marinho (mídias sociais) e Daniel Edinberg (divulgação)
Realização: Escola de Atores Wolf Maya
Serviço:
“Moleque, o Morro canta Gonzaguinha”
Local: Teatro Nathalia Timberg – Escola de Atores Wolf Maya – Av. das Américas, 2.000 (Freeway) – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Temporada: de 23/05 a 08/06, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 50 (meia-entrada) e R$ 100 (inteira), vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/104469/d/309349/s/2109453
Informações: (21) 97919-2449
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos
Rede social: https://www.instagram.com/molequegonzaga/
Cultura
Gratuito: Goiânia recebe seminário “Minas É Integração” sobre Direito Tributário

Especialistas debatem desafios da Reforma Tributária para o Centro-Oeste em evento realizado pela ABRADT
No próximo dia 23 de junho, segunda-feira, Goiânia será palco do Seminário da Região Centro-Oeste – Goiás, evento promovido pela Associação Brasileira de Direito Tributário (ABRADT), em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro faz parte do projeto “Minas é Integração”, uma jornada acadêmica que percorre o Brasil debatendo os novos rumos da tributação nacional.
Na programação, o Painel 1, que abre o evento às 9h, abordará o tema “Federalismo e os desafios da Reforma Tributária para o Centro-Oeste”, discutindo questões como a tributação das sociedades cooperativas e do agronegócio, o IBS e a CBS nas operações de importação e exportação, além do fim dos benefícios fiscais de ICMS e seus critérios de compensação.
O painel contará com a participação do advogado tributário com atuação em Goiânia e Brasília, Fabrizio Caldeira Landim, que também é mestre e doutorando em Direito Constitucional pelo IDP, além de Francisco Mata Machado, Leonardo Buissa e Marcelo Jabour Rios, sob a coordenação de João Paulo Fanucchi.
Para Fabrizio Caldeira, o debate é fundamental neste momento de mudanças estruturais na tributação brasileira. “A Reforma Tributária traz profundas mudanças que impactam diretamente o setor produtivo do Centro-Oeste, especialmente o agronegócio. Essa discussão é essencial para que operadores do Direito e empresários compreendam as transformações e possam se preparar para o novo cenário”, destaca.
Além do painel de abertura, o seminário contará com outros três painéis temáticos ao longo do dia, aprofundando diferentes aspectos da Reforma Tributária. O Painel 2, às 10h45, abordará a transição do sistema atual e as modalidades de extinção de débitos tributários. No período da tarde, o Painel 3, às 14h, discutirá o funcionamento e os desafios do Comitê Gestor do IBS, enquanto o Painel 4, às 16h, trará reflexões sobre os novos princípios constitucionais tributários e seus impactos nas compras públicas.
O evento será realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG, é gratuito e conta com emissão de certificado aos participantes.
Serviço
Minas é Integração – Centro-Oeste
Data: 23/06
Horário: 9h às 18h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG – Goiânia/GO
Inscrições: https://abradt.org.br/evento/seminario-da-regiao-centro-oeste-goias-projeto-minas-e-integracao/
Evento gratuito, com emissão de certificados
Cultura
Pastora Fabíola Bastos anuncia a 12ª edição da Conferência Escolhidas

Evento para mulheres acontece em setembro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Realizada pela pastora Fabíola Bastos desde 2016, a 12ª edição da Conferência Escolhidas já tem data e local confirmados. O evento voltado exclusivamente para mulheres acontece no dia 20 de setembro (sábado), a partir das dez da manhã, pela primeira vez na Novos Começos Barra da Tijuca, localizada na Avenida das Américas, 13.000, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
– Mais que simples entretenimento, esse encontro é conhecido por impactar a vida de milhares de mulheres e gerar frutos de transformação através da proposta de um dia inteiro mergulhadas na adoração, oração, louvor e Palavra de Deus – afirma a idealizadora.
Cada edição carrega um tema e para este ano o tema é “Vivendo a Promessa” e disso a pastora Fabíola Bastos entende bem. Casada com o pastor e cantor Waguinho e mãe de Waguinho Junior e Cainã, ela esperou e lutou por muito tempo para ver o marido – que fez fama na década de 90 com o grupo Os Morenos – convertido ao Evangelho. Hoje, os quatro servem a Deus juntos na Assembleia de Deus Vitória em Cristo no Recreio dos Bandeirantes.
– Sem dúvida, o Escolhidas 2025 será um divisor de águas na vida de todas que estiverem presentes. Será um encontro incrível onde mulheres serão impactadas pela presença de Deus e sairão cheias do Espírito Santo para transbordar na vida de outras pessoas. Estamos convictas que viveremos um tempo de cumprimento de promessas! Esse é o nosso tempo! – declara Fabíola.
Para este ano, as convidadas são Laila Karoline, Helena Raquel, Amanda Silva, Juliana Pierre, Tayane Vianna, Juliane Nogueira, Damiana Velasco, Kemilly Santos e Raylla Ohana. Os ingressos para a 12ª edição da Conferência Escolhidas estão disponíveis no Sympla.
SERVIÇO: Escolhidas 2025
Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 10h às 21h
Local: Novos Começos Barra da Tijuca
Endereço: Avenida das Américas, 13000 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22790-702
Participações: Fabíola Bastos, Laila Karoline, Helena Raquel, Amanda Silva, Juliana Pierre, Tayane Vianna, Juliane Nogueira, Damiana Velasco, Kemilly Santos e Raylla Ohana.
Classificação: 12 anos, sendo necessário a realização da inscrição. Não será permitida a entrada de menores de 12 anos e bebês de colo.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/escolhidas/2823440?qrcode=true&share_id=copiarlink
Mais informações: (21) 97065-2769
Cultura
Rádio Traquinagem lança caderno com atividades para brincar e escutar com as infância

Atividades, ideias e muita escuta para brincar com as infâncias
A Rádio Traquinagem, podcast criado com e para as infâncias, acaba de ganhar uma nova forma: agora, também pode ser folheada, rabiscada e reinventada. Está no ar, desde setembro de 2024, o Caderno de Atividades e Ideias da Rádio Traquinagem, uma publicação que reúne propostas pedagógicas e criativas enviadas junto aos episódios do programa.
Fruto de meses de criação coletiva, escuta atenta e muitas brincadeiras, o caderno apresenta atividades pensadas para transformar o som em gesto, pensamento e imaginação, convidando crianças, educadores e famílias a explorarem o universo da rádio de maneira lúdica e sensível.
O que você encontra no caderno?
-
Todas as experiências didáticas que acompanharam os episódios da Rádio Traquinagem
-
Propostas de escuta ativa, invenção sonora e escrita criativa
-
Sugestões de uso em sala de aula e em espaços culturais
-
Reflexões sobre infância, linguagem e imaginação
O Caderno de Atividades e Ideias está disponível gratuitamente para download aqui no site. Além disso, versões impressas estão sendo entregues às escolas que participaram do projeto como forma de agradecimento e retorno em forma de livro, fortalecendo os laços entre a rádio e quem caminha ao seu lado.
Acreditamos que este caderno seguirá vivo nas mãos de quem brinca, escuta e confia na potência transformadora das infâncias. Esperamos que esse caderno siga vivo nas mãos de quem brinca, inventa e acredita na potência das infâncias.