Esporte
Morre o ex-presidente da CBF José Maria Marin

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín morreu, aos 93 anos, na madrugada deste domingo (20), em São Paulo. O falecimento foi confirmado pela assessoria de imprensa da entidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Marin presidiu a CBF entre 2012 e 2015. Antes de se envolver com o futebol, ele foi vice-governador de São Paulo de 1979 a 1982 e governador de 1982 a 1983, em um período em que não havia eleição direta no Brasil.
Em maio de 2015, ele foi detido na Suíça, junto com outros dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), sob a acusação de participar de um esquema de corrupção na entidade máxima do futebol mundial.
Depois de passar cinco meses na prisão, Marin foi extraditado para os Estados Unidos, pagou fiança de US$ 15 milhões e passou a viver em prisão domiciliar em seu apartamento em Nova Iorque. No fim de 2017, a justiça norte-americana condenou o ex-dirigente a quatro anos de prisão por lavagem de dinheiro, fraude bancária e participação de organização criminosa.
Em 2019, Comitê de Ética da Fifa o considerou culpado por recebimento de propina e o baniu do futebol pelo resto da vida.
Em 2020, ele retornou ao Brasil após cumprir a pena definida pela Justiça dos Estados Unidos.
Pouco antes de chegar ao comando da entidade máxima do futebol brasileiro, Marin ficou conhecido nacionalmente após guardar em seu bolso uma medalha durante a cerimônia de premiação na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2012. Ele alegou que a medalha havia sido dada para ele pela Federação Paulista de Futebol, mas um dos jogadores do Corinthians, time campeão naquela final, ficou sem medalha. O atleta a receberia posteriormente, após a premiação.
(matéria em ampliação)
Esporte
TV Brasil transmite Liga de Basquete Feminino

Após as emoções do primeiro jogo entre Corinthians e Unimed Campinas pelos playoffs da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa), a TV Brasil exibe o segundo confronto entre as duas equipes, neste domingo (20). A transmissão acontece a partir das 10h45, diretamente do Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.
Nesta fase do campeonato, as equipes disputam séries de melhor de três jogos, ou seja, o time que conseguir duas vitórias sobre o mesmo adversário avança à semifinal. No primeiro duelo entre Corinthians e Unimed Campinas, que aconteceu no domingo (13), o time do interior foi superior e venceu por 73 a 57.
A armadora Meli Gretter, do Unimed Campinas, foi o grande destaque da partida. A argentina encerrou o jogo com 32 de eficiência, 23 pontos, oito rebotes e 11 assistências e, com esses números, foi a melhor em quadra.
A LBF Caixa ocupa lugar de destaque como o principal torneio de basquete feminino do Brasil. A TV Brasil é a emissora oficial da competição e a única a exibir as partidas em sinal aberto.
A cobertura faz parte das iniciativas para ampliar a visibilidade do esporte feminino na programação. Além da LBF, a TV Brasil transmite o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol e a Conmebol Copa América Feminina 2025.
Torcedores de todas as regiões do país podem acompanhar as transmissões por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Para saber como assistir à TV Brasil na sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Competição
Unimed Campinas, Blumenau, AD Santo André, Pontz São José Basketball, Sodiê Mesquita, Sampaio Basquete, SESI Araraquara, Corinthians e os estreantes ADRM Maringá, Cerrado Basquete e Ourinhos/AOBE são as equipes participantes da LBF 2025.
O sistema de disputa é com todos os times se enfrentando em turno e returno, em 22 rodadas. Os oito melhores seguiram para os playoffs. Nas quartas de final e na semifinal, as equipes se enfrentam em séries de melhor de três jogos.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Liga de Basquete Feminino – Ao Vivo na TV Brasil
Corinthians X Unimed Campinas
A partir das 10h45 de domingo (20)
TV Brasil na internet e nas redes sociais:
- Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
- Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
- Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
- Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
- YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
- TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
- TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br
Esporte
Cristo Redentor iluminado com as cores do Bayer 04 Leverkusen

Clube alemão faz pré-temporada no Rio de Janeiro (RJ) e recebe homenagem
A passagem do Bayer Leverkusen pelo Rio de Janeiro (RJ) ganhou um momento simbólico na noite de sexta-feira (18). Em homenagem à presença do clube alemão na cidade, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores vermelho e preto, que também representam o Flamengo, anfitrião do Leverkusen durante sua estadia no Brasil. Jogadores e comissão técnica acompanharam a homenagem durante o jantar em um restaurante na Zona Sul carioca.
Desde terça-feira (16/7), o Bayer Leverkusen realiza sua pré-temporada no Centro de Treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu. Nas redes sociais, o clube publicou: “O famoso Cristo Redentor está iluminado em nossa homenagem. As cores nos unem com o Flamengo. O Rio é preto e vermelho”.
Mais cedo, no Estádio da Gávea, a equipe comandada por Erik ten Hag enfrentou o time sub-20 do Flamengo em seu primeiro teste da pré-temporada. A partida terminou com vitória dos brasileiros por 5 a 1. “Foi um jogo difícil por causa do calor, mas conseguimos terminar sem lesões. Isso é o mais importante neste momento de preparação”, afirmou o técnico holandês.
Nos próximos dias, o elenco do Werkself ainda realizará mais sessões de treino no Rio de Janeiro (RJ), além de diversas atividades sociais, inclusive em parceria com a Bayer AG. Claro que também está prevista uma ou outra visita turística.
O próximo amistoso da equipe de Erik ten Hag acontece já no domingo, 27 de julho, três dias após o retorno à Alemanha, contra o VfL Bochum 1848. A partida será disputada no Vonovia Ruhrstadion, com início às 13h (horário local).
Ficha técnica
Flamengo Sub-20: Cunha; Vina (46′ Gusttavo), Cleiton (46′ Da Mata), Iago (84′ Vieira), Sales (46′ Wanderson); Joshua (62′ Shola), Alves, Guilherme (84′ Xavier); Lorran (62′ Mora), Leao (62′ Teresa), Goncalves (84′ Italo)
Bayer 04: Flekken (36′ Lomb./60′ Hradecky); Hawighorst (60′ Tapsoba), Pohl, Arthur (60′ Andrich); Turay (60′ Grimaldo), J. Mensah (60′ Xhaka), Tape (60′ Palacios), Domnic (60′ Culbreath); Adli (60′ Schick), Boniface (36′ Sarco/60′ Buck), Hofmann (60′ Tella)
Gols: 1×0 Lorran (3′), 2×0 Arthur (11’/GC), 3×0 Goncalves (40′), Leao 4×0 (45’+4), 5×0 Gusttavo (55′), 5×1 Culbreath (71′)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Brasil)
Siga o Bayer 04 Leverkusen em português:
Instagram: @bayer04_BR
Website: www.bayer04.de/pt-br
Canal de WhatsApp: Bayer 04 Leverkusen Brasil
Esporte
Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

A ginástica rítmica brasileira conquistou pela primeira vez na história uma medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. A façanha ocorreu neste sábado (19), na etapa de Milão (Itália), quando as brasileiras subiram ao topo do pódio, com nota final 52.850, acima das obtidas pela equipe japonesa (50.500) e chinesa (50.200), que ficaram com prata e bronze, respectivamente.
Na disputa do conjunto geral, as equipes somam pontos em duas séries: a de cinco arcos e a mista. Na última sexta-feira (18), as brasileiras já haviam obtido 25.950 nos cinco arcos com apresentação inspirada no Super Mario Bros. (série de jogos eletrônicos). Neste sábado (19), a equipe formada por Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio somou mais 26.900 com a execução da série mista (três bolas e dois arcos), ao som da canção Evidências – composição de Paulo Sérgio Valle e José Augusto -, sucesso nacional nas vozes de Chitãozinho e Xororó.
É OUROOOOO EM MILÃO! 🇧🇷🥇🏆
A seleção brasileira de conjunto brilhou na Copa do Mundo de ginástica rítmica e conquistou o título geral. Um feito histórico e justamente na prova olímpica, somando fitas + arcos e bolas!
Duda, Sofia, Mari, Paula e Nicole: que show! Camila e Bruna:… pic.twitter.com/l9nlvq619i
— Time Brasil (@timebrasil) July 19, 2025
Nesta temporada, as brasileiras já haviam sido campeãs no conjunto geral na etapa de outro circuito, a World Challenge Cup (Copa do Desafio Mundial), em Portimão (Portugal). Mas o ouro conquistado em Milão, a quase um mês da abertura do Mundial de Ginástica Rítmica do Rio de Janeiro, serve de incentivo para a amarelinha também brigar pelo pódio em casa. O Mundial ocorrerá de 20 a 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
“Conquistamos esta que é nossa primeira medalha de ouro de conjunto geral numa Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes, e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor”, projetou a técnica Camila Ferezin.
Finalista em Milão? TEMOS! 🫶🏼🦁
A nossa finalista olímpica Bárbara Domingos brilhou mais uma vez! Na verdade DUAS VEZES! A brasileira alcançou DUAS FINAIS nesse primeiro dia de Copa do Mundo de Ginástica Rítmica! Ela obteve 28.300 no arco para um quarto lugar e 27.450 na bola… pic.twitter.com/ExQzx0KoQ3
— Confederação Brasileira de Ginástica (@cbginastica) July 18, 2025
No domingo (20), as brasileiras disputarão as finais das séries de série mista, cinco fitas, e também a de três bolas e dois arcos. Já nas finais individuais (fita, bola e arco) estará a ginasta curitibana Bárbara Domingos. Ela totalizou 108.000 com notas 28.300 (arco), 27.450 (bola), 25.050 (maças) e 27.200 (fita).
“Fiquei muito feliz por ter conseguido essa classificação para a final da fita e por ter terminado o individual geral na nona posição. Nesta minha última competição antes do Mundial, estar no top 10 é muito importante”, pontuou Babi, finalista olímpica nos Jogos de Paris.
Finais no domingo (20) – horários de Brasília
09:05 – final individual – arco (Bárbara Domingos)
09:45 – final individual – bola (Bárbara Domingos)
10:25 – final do conjunto – cinco fitas (quinteto brasileiro)
11:35 – final Individual – maças
12:15 – final Individual – fita (Bárbara Domingos)
13:05 – final do conjunto – série mista (quinteto brasileiro)