Mostra artística “Fabulações, Corpo e Cidade” ocupa o Centro Coreográfico do Rio com entrada gratuita

Mostra artística “Fabulações, Corpo e Cidade” ocupa o Centro Coreográfico do Rio com entrada gratuita

Redação ImprensaBR
2 min de leitura 3.1k
Crédito: Divulgação

A Associação Cultural Peneira realiza no próximo sábado, 30 de agosto, a Mostra de Processos “Fabulações, Corpo e Cidade”. O evento, que tem entrada gratuita, acontece às 18h no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, e apresenta os resultados da residência artística homônima, que durante quatro meses reuniu dez artistas para investigar as relações entre o corpo, a memória e o espaço urbano.

A mostra não se propõe a ser uma apresentação de obras finalizadas, mas um espaço de diálogo e compartilhamento dos processos criativos. O público poderá conferir experimentos cênicos, performances e instalações que emergiram da aplicação do método Fabulações do Território, uma abordagem da Peneira que conecta as artes da cena para romper fronteiras entre o real e o virtual, a casa e a rua.

“Acreditamos que compartilhar o processo é tão importante quanto o produto final. Esse momento concretiza a proposta da residência: criar coletivamente a partir da memória, do corpo e da cidade, reconhecendo o território como espaço vivo de experimentação”, explica Laís Castro, uma das artistas residentes e responsável pela mostra.

Sobre os Artistas

A mostra reúne trabalhos em processo de Amanda Corrêa, dançarina e pesquisadora de danças negras na contemporaneidade; Ana Brito, multiartista que explora a relação entre corpo e território; Ártemis Ayô, estudante de psicologia que investiga não-binariedade, sapatonice e espiritualidade de matriz africana; Elisa Ottoni, atriz, escritora e integrante da Associação Cultural Peneira; Helouysa Costa, artista plástica, dançarina e performer; Flora Bulcão, mestra em Dança pela UFRJ e integrante do Grupo Sats; Julie Dantas Camacho, produtor musical, beatmaker e técnico de som; Karen Lino, artista da dança que cruza carnaval e práticas afro-diaspóricas; Laís Castro, artista da dança, professora e curadora independente; e raphi soifer, artista não binário que traça relações entre sonhos, ruas e memórias.

Sobre a Associação Cultural Peneira


Instituição sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro e reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, a Peneira atua desenvolvendo formas inovadoras de compartilhar conhecimento e potencializar criações artísticas. Seu trabalho valoriza a memória e os saberes das pessoas que constroem a cidade cotidianamente. Mais informações estão disponíveis no site www.peneira.org ou no Instagram @peneira_org.

 

Serviço
Mostra de Processos “Fabulações, corpo e cidade”

Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 18h
Local: Centro Coreográfico
Endereço: Rua José Higino, 115 – Tijuca (Anexo ao Assaí Atacadista da Av. Maracanã)
Entrada: Gratuita
Classificação etária: 14 anos

O que você achou?

Amei 79
Kkkk 7
Triste 12
Raiva 2
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.