Cultura
Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

(“Proteção” – Rafaela Kennedy)
Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura da nova sala de projeções da instituição
No dia 12 de abril, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo inaugura três novas exposições que reforçam seu compromisso com a valorização de narrativas plurais e a articulação entre arte, memória, cultura e presença afro-diaspóricas. As mostras — que ocupam diferentes espaços do museu — dão continuidade ao trabalho de reestruturação curatorial iniciado sob a gestão de Hélio Menezes, atual diretor da instituição, e se inscrevem em um projeto museológico voltado à escuta, à experimentação e ao tensionamento de fronteiras.
Entre os destaques está a exposição ‘Proteção’, da artista visual e fotógrafa Rafaela Kennedy. A partir de uma série de retratos íntimos e simbólicos, o projeto apresenta um olhar sensível e potente sobre as relações de cuidado, afeto e acolhimento dentro da comunidade trans e da espiritualidade afro-brasileira. Através da fotografia, a série ressignifica a presença de corpos travestis em espaços de benção e proteção, destacando as diferentes formas pelas quais mães – biológicas, de criação ou espirituais – ancoram e legitimam a existência de suas filhas.
A exposição, que acontece na Marquise do Museu Afro Brasil, um espaço aberto e acessível mesmo após o horário de funcionamento do museu, amplia esse diálogo ao levar a temática para um público diverso, fomentando o reconhecimento das múltiplas formas de maternidade e proteção dentro das comunidades afro-indígenas e LGBTQIA+. A série reforça a potência das relações que sustentam a existência trans no Brasil, promovendo um espaço de reflexão e visibilidade.
No mesmo dia, será aberta ao público a mostra “Acervo em Perspectiva: M’barek Bouhchichi, Nen Cardim, Washington Silvera”, uma proposta que busca estabelecer conexões entre obras e artistas do acervo do Museu Afro Brasil. O programa expositivo propõe novos arranjos a partir das peças já presentes na coleção, incorporando também aquisições e doações recentes. Nesta edição, entram em diálogo os trabalhos de Washington Silvera, Nen e M’barek Bouhchichi — dois artistas brasileiros e um marroquino —, que exploram materiais como madeira, vidro e terra, estabelecendo conexões entre matéria, território e experiência. Embora utilizem elementos semelhantes, cada artista imprime sua própria linguagem, atravessando as fronteiras entre escultura e instalação.
“Os três artistas em diálogo nesta primeira edição do Acervo em Perspectiva deixam transparecer ao público a riqueza de nosso acervo, colocando em diálogo instalações substancialmente diferentes, que partem de materiais semelhantes, ressaltando as múltiplas formas de se interpretar, narrar e exibir as artes africanas e afro-brasileiras”, destaca Hélio Menezes.
A data marca ainda a inauguração da Sala de Projeção, novo espaço do museu voltado à exibição de videoinstalações, filmes e obras em movimento. Para abrir a programação, será exibido “Thinya”, da diretora Lia Letícia, que propõe um instigante jogo de narrativas e deslocamentos: a partir de álbuns de família encontrados num mercado de pulgas em Berlim, imagens de uma mulher chamada Inge passam a ilustrar relatos de viajantes europeus no Brasil entre os séculos XVI e XVIII — todos narrados em yathee, a língua do povo Fulni-ô. O resultado é uma obra que desmonta os regimes coloniais de representação, construindo novas camadas de leitura para o passado.
As três estreias se somam aos esforços do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em promover exposições que desafiem os limites formais e ativem múltiplas vozes no campo da arte contemporânea e da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Local: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Portão 10
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
ESTREIA DE TRÊS EXPOSIÇÕES
12 de abril de 2025
*Entrada gratuita no dia da abertura
“Proteção” – Rafaela Kennedy
Local: Marquise do Museu Afro Brasil
Horário: acesso livre durante todo o dia (espaço aberto, mesmo fora do horário do museu)
“Acervo em Perspectiva: M’barek Bouhchichi, Nen Cardim, Washington Silvera”
Local: Térreo
Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
Inauguração da Sala de Projeção + Exibição do filme “Thinya”, de Lia Letícia
Local: Térreo
Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
INGRESSOS
*a partir do dia 13 de abril
R$ 15 inteira | R$ 7,50 meia
Saiba mais em https://museuafrobrasil.byinti.com/#/ticket/ | @museuafrobrasil
Cultura
Dia De São Jorge (23), Tem Feijoada Do Casarão Do Firmino Com Show De Toninho Geraes

Na quarta-feira, dia 23 de abril, feriado do Dia de São Jorge, a partir das 13h, acontece a tradicional Feijoada do Casarão do Firmino, com show do cantor Toninho Geraes.
O evento em homenagem ao Santo Guerreiro, tem entrada colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar. A Feijoada e Chopp são liberados até às 14h30. A abertura da festa é com o Grupo Como Antigamente. Depois show com o cantor Allan Ylê, e para fechar o dia de celebração de São Jorge, vai rolar show com Toninho Geraes.
Nos intervalos tem DJ Nicolle Neumann colocando todo mundo para dançar. O Casarão do Firmino fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Mais informações: 21 99926-5295- Classificação: 18 anos.
Sobre Toninho Geraes:
Toninho Geraes. Nome que imprime respeito e admiração onde circula por sua sólida história com a música brasileira, sagrando-se bastião e defensor do samba de raiz, com mais de 200 mil ouvintes mensais nas plataformas musicais e cerca de 85 mil inscritos em seu canal de Youtube.Mineiro, cantor e compositor, Geraes tem mais de 300 sucessos ao longo da carreira, alguns gravados por ele e tantos outros em parceria com nomes como Martinho da Vila, que gravou nada além de “Mulheres”, Zeca Pagodinho com “Uma prova de amor”, Alma Boêmia na voz de Diogo Nogueira e mais, como Paulinho da Viola e Beth Carvalho, conseguindo traduzir para suas melodias a musicalidade, paixão e vivacidade das rodas de samba e barzinhos do bairro mais Boêmio do Rio. E, é novamente na Lapa, mais especificamente no “Palácio do Samba”, que Toninho Geraes aterriza com toda sua musicalidade, cantando seus sucessos como “Mais Feliz”, “Preceito”, “Seu Balancê”, “pago pra ver” e muito mais.
Um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão,Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO:
Feijoada do Casarão do Firmino em homenagem a São Jorge.
Data: 23 de abril- Feriado(quarta-feira)
Local: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: 13h
Show com Toninho Geraes e Banda Alma Boêmia.
Abertura: Como Antigamente e o cantor Allan Ylê e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Classificação Etária: 18 anos.
ENTRADA COLABORATIVA
Mais informações: 21 99926-5295
Cultura
Dia De São Jorge (23), Tem Feijoada Do Casarão Do Firmino Com Show De Toninho Geraes

Na quarta-feira, dia 23 de abril, feriado do Dia de São Jorge, a partir das 13h, acontece a tradicional Feijoada do Casarão do Firmino, com show do cantor Toninho Geraes.
O evento em homenagem ao Santo Guerreiro, tem entrada colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar. A Feijoada e Chopp são liberados até às 14h30. A abertura da festa é com o Grupo Como Antigamente. Depois show com o cantor Allan Ylê, e para fechar o dia de celebração de São Jorge, vai rolar show com Toninho Geraes.
Nos intervalos tem DJ Nicolle Neumann colocando todo mundo para dançar. O Casarão do Firmino fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Mais informações: 21 99926-5295- Classificação: 18 anos.
Sobre Toninho Geraes:
Toninho Geraes. Nome que imprime respeito e admiração onde circula por sua sólida história com a música brasileira, sagrando-se bastião e defensor do samba de raiz, com mais de 200 mil ouvintes mensais nas plataformas musicais e cerca de 85 mil inscritos em seu canal de Youtube.Mineiro, cantor e compositor, Geraes tem mais de 300 sucessos ao longo da carreira, alguns gravados por ele e tantos outros em parceria com nomes como Martinho da Vila, que gravou nada além de “Mulheres”, Zeca Pagodinho com “Uma prova de amor”, Alma Boêmia na voz de Diogo Nogueira e mais, como Paulinho da Viola e Beth Carvalho, conseguindo traduzir para suas melodias a musicalidade, paixão e vivacidade das rodas de samba e barzinhos do bairro mais Boêmio do Rio. E, é novamente na Lapa, mais especificamente no “Palácio do Samba”, que Toninho Geraes aterriza com toda sua musicalidade, cantando seus sucessos como “Mais Feliz”, “Preceito”, “Seu Balancê”, “pago pra ver” e muito mais.
Um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão,Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO:
Feijoada do Casarão do Firmino em homenagem a São Jorge.
Data: 23 de abril- Feriado(quarta-feira)
Local: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: 13h
Show com Toninho Geraes e Banda Alma Boêmia.
Abertura: Como Antigamente e o cantor Allan Ylê e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Classificação Etária: 18 anos.
ENTRADA COLABORATIVA
Mais informações: 21 99926-5295
Cultura
Junior Rostirola, autor bestseller do livro Café com Deus Pai, marca presença em João Pessoa no dia 14 de abril

O autor e pastor Junior Rostirola desembarca em João Pessoa na próxima segunda-feira (14) para participar do Atos 2 Movement, evento que deve reunir cerca de 2 mil pessoas no Palazzo Cristal, em Cabedelo. A entrada é gratuita e a ministração está marcada para as 21h.
Na próxima segunda-feira, 14 de abril, a Paraíba recebe um dos nomes mais relevantes da literatura cristã contemporânea: Junior Rostirola, autor do best-seller Café com Deus Pai. Ele estará em João Pessoa para ministrar no evento Atos 2 Movement. A programação, que começa às 20h no Palazzo Cristal, em Cabedelo, é gratuita e aberta ao público, com expectativa de reunir cerca de 2 mil pessoas.
Junior Rostirola sobe ao palco às 21h, com uma ministração que promete impactar corações e transformar vidas. No evento, também haverá venda de livros da série Café com Deus Pai, que já alcançou 5 milhões de cópias vendidas, consolidando-se como um fenômeno editorial no Brasil.
A obra já impactou leitores em 140 países, por meio do livro, do canal no YouTube e das mensagens diárias no Spotify. O sucesso da série se espalhou de forma orgânica, impulsionado por influenciadores e celebridades que descobriram a publicação por acaso ou por indicação.
Publicado pela Editora Vélos, o livro teve sua edição mais recente lançada em setembro de 2024, reforçando ainda mais seu alcance entre leitores de todas as idades. Além da versão principal, também estão disponíveis edições kids e teens, ampliando a mensagem de fé e superação para as gerações mais jovens.
O sucesso do podcast Café com Deus Pai — 9º mais ouvido globalmente em 2024 e premiado com a placa de bronze em 2025 — reflete o impacto das experiências vividas por Rostirola, que encontrou no sofrimento pessoal a força para transformar a realidade de muitos.
Sua jornada o levou a fundar a Associação Escolhi Amar, que conduz diversos projetos sociais. Entre eles, o Lar da Criança Feliz, que já acolheu mais de 3.500 crianças com idades entre 0 e 12 anos; o Lar do Adolescente, que já assistiu mais de 210 jovens; e o Centro de Recuperação Feminino Conviver, que auxiliou mais de 700 mulheres dependentes químicas ou portadoras do HIV. Outra iniciativa de destaque é o Mercado Solidário, que oferece suporte a famílias em situação de vulnerabilidade econômica, permitindo o acesso gratuito a alimentos e produtos essenciais, além de promover educação financeira e capacitação profissional.
As ações sociais ultrapassam fronteiras e também alcançam o Haiti, com foco em assistência humanitária, suporte espiritual e desenvolvimento comunitário — por meio de distribuição de alimentos, acesso à educação e reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais.
Com sua própria experiência de sofrimento, Junior transformou a dor em ação, criando oportunidades para que pessoas participem de diversas modalidades esportivas. Um menino que, na época da escola, nunca era escolhido para o time de futebol, hoje proporciona a chance de envolvimento em atividades como skate, jiu-jitsu, muay thai, dança, ciclismo, entre outras. Além disso, realiza visitas a presídios e oferece atendimento psicológico gratuito para pessoas de baixa renda.
Junior também desenvolve projetos de assistência social, programas focados na recuperação de dependentes químicos e na reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, impactando positivamente milhares de famílias. Seu trabalho inclui ainda cursos voltados à cura espiritual de homens, mulheres, pais, casais — e até finanças.
Mais informações
📍 João Pessoa/PB
📅 Data e Horário: 14 de abril de 2025 (segunda-feira), às 20h
🕘 Ministração de Junior Rostirola: 21h
🏛 Local: Palazzo Cristal
📌 Endereço: Rua Quatrocentos e Noventa e Dois, 2-114 – Loteamento Progresso, Cabedelo – PB
🎟 Entrada gratuita