Esporte
Networking e esporte em destaque com o tenista Gustavo Heide no Rio de Janeiro

Nota produzida pela Faro Comunicação Estratégica, assessoria de imprensa da MGT Gestão Tributária.
Esporte
JUBs futebol começa com destaque para a disputa feminina

Goiânia, Goianira e Trindade recebem nesta semana os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol, Fut 7, X1 e X2. Uma edição especial anual dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). O esporte mais praticado no país ganha anualmente uma competição exclusiva da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). São 1.100 participantes, sendo 861 atletas, de 18 estados diferentes e 32 instituições de ensino superior em busca de vitórias.
Os jogos foram divididos em quatro locais de competição. O Futebol é disputado no Campo Parque Lara Guimarães (Trindade), no Estádio Municipal João Gonçalves Rios (Goianira) e no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira (Goiânia). Já o Fut7, o X1 e o X2 ficam sediados no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco (Goiânia), que também recebe jogos de futebol.
Dentre todos os 861 atletas, 379 são mulheres. E elas fazem a diferença aqui.
O presidente da CBDU, Alim Neto, ressalta o alto nível das atletas que estão em Goiânia nesta semana: “Na história do esporte universitário brasileiro de futebol feminino, basicamente, todas as atletas da seleção principal passam pelo esporte universitário. Nós somos bicampeões da Universíade [Jogos Mundiais Universitários] no futebol feminino. É muito importante para a gente manter esse foco na modalidade”.
Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário, lembra que hoje o futebol feminino já é uma realidade no país: “Aqui em Goiás, por exemplo, nós temos o Vila Nova Universo, que é uma das nossas representantes e disputa o Campeonato Brasileiro Série A2. O maior legado que o JUBs vai deixar é a força do esporte feminino. A sociedade está vendo o futebol feminino não mais apenas como entretenimento, mas no aspecto profissional, o que valoriza, de forma definitiva, a modalidade no país, com um sistema educacional que possibilita essas atletas a também terem uma formação universitária”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por C B D U (@cbdu)
No Fut7, por exemplo, a Universidade de Fortaleza (Unifor) luta pelo tetracampeonato na modalidade. O técnico da equipe é também o treinador da seleção brasileira de futsal feminino: Wilson Sabóia, eleito melhor técnico de futsal do mundo. E no gramado, ele conta com atletas de nível alto, como Flávia Mayane, camisa 10 da Unifor e jogadora da seleção brasileira de futsal, que vê benefícios em competir em várias modalidades.
“É uma competição importante para defender o título. Entre o futsal e o fut7 muda um pouco. O futsal é um pouco mais dinâmico, a gente pega muito na bola, mas a gente consegue, por exemplo, trazer para o campo a questão dos mini jogos, e aqui do campo a gente leva para o futsal a necessidade de ter um preparo físico. Aqui precisamos estar muito mais preparadas para jogar em um clima desses, de muito calor. Para as mulheres que sonham em jogar futebol, futsal, eu aconselho acreditar mesmo. Lutar, treinar, acreditar e, quando a oportunidade chegar, agarrar porque vai dar certo”, declarou a atleta.
O Unifor estreou bem, com uma vitória de 8 a 1 sobre o Unicesumar (PR).
Uma das maneiras encontradas pela CBDU para aumentar a competitividade e reforçar a política de igualdade de gênero no esporte universitário é uma medida implementada pela entidade de condicionar os benefícios da hospedagem e alimentação para federações que inscreverem equipes femininas, não apenas masculinas. No entanto, ao inscrever pelo menos uma equipe feminina, a federação recebe o benefício, sem a necessidade de inscrever um time masculino.
Esporte
Arthur Elias convoca seleção para amistosos contra o Japão

O técnico Arthur Elias convocou, na tarde desta terça-feira (13), a seleção feminina para os dois amistosos contra o Japão que serão disputados em São Paulo. A maior novidade da relação de jogadoras chamadas é a presença da Rainha Marta, que primeira vez defenderá o Brasil desde a disputa da última edição dos Jogos Olímpicos, em 2024.
Convocadas!
O técnico Arthur Elias anunciou a lista das atletas que representarão a nossa Seleção Brasileira 🇧🇷 nos amistosos contra a Seleção do Japão 🇯🇵, aqui no Brasil!Vamos com tudo em mais esse desafio! pic.twitter.com/akReXHdnQL
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) May 13, 2025
As partidas contra a seleção nipônica fazem parte da preparação para a próxima da Copa América de futebol feminino, que será disputada em julho no Equador.
O primeiro jogo será disputado no dia 30 de maio, a partir das 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, na capital paulista. Brasil e Japão voltam a medir forças no dia 2 de junho, a partir das 20h, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Relação de convocadas:
Goleiras: Lorena (Kansas – EUA), Camila (Cruzeiro) e Claudia (Fluminense).
Zagueiras: Isa Haas (Cruzeiro), Kaká (São Paulo), Tarciane (Lyon – França), Mariza (Corinthians) e Thais Ferreira (Corinthians).
Laterais: Fê Palermo (Palmeiras), Bruna Calderan (São Paulo), Yasmim (Real Madrid – Espanha) e Fátima Dutra (Ferroviária).
Meio-campistas: Angelina (Orlando Pride – Estados Unidos), Duda Sampaio (Corinthians), Laís Estevam (Palmeiras), Yaya (Corinthians) e Ana Vitória (Atlético de Madrid – Espanha).
Atacantes: Amanda Gutierres (Palmeiras), Jheniffer (Tigres – México), Gio (Atlético de Madrid – Espanha), Kerolin (Manchester City – Inglaterra), Dudinha (São Paulo), Jhonson (Corinthians), Luany (Atlético de Madrid – Espanha), Debinha (Kansas – Estados Unidos) e Marta (Orlando Pride – Estados Unidos).
Esporte
Cross Urbano CAIXA 2025 percorre o Brasil em sete etapas

Conhecido como a corrida dos estádios, o evento começa no próximo dia 25, em Brasília (DF), e as inscrições estão abertas. A prova, com 6k, passará também por Belém (PA), Teresina (PI), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ)
O circuito de corridas Cross Urbano CAIXA vai percorrer o Brasil em 2025. O evento, conhecido como a corrida dos estádios, terá sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar a ideia de multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A edição 2025 começa em Brasília (DF), no próximo dia 25. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 20.
A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito, nas grandes arenas de futebol do País, como Mineirão, Arena Amazônia, Arena Castelão, Estádio Mané Garrincha, Arena Pantanal e Arena Pernambuco, entre outras.
São 6k de prova, utilizando a estrutura do estádio como um verdadeiro playground. Os atletas correm nas dependências das arenas, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno superior, o anel interno inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, os corredores, assim como ao redor da arena/estádio de futebol.
“O circuito agrada muito aos participantes e a todos que assistem às provas. É possível acompanhar, das cadeiras, confortavelmente, os corredores dando a volta olímpica no gramado, usar os banheiros do estádio, assistir à cerimônia de premiação realizada no gramado e, também, levar a família e os amigos para curtir o evento que tem food trucks e as lanchonetes do estádio abertas”, destaca o organizador Freddy Carvalho.
Abertura em Brasília – A etapa de abertura de 2025, em Brasília, faz parte da programação do aniversário do Guará, que estará recebendo pela primeira vez uma grande corrida de rua de um circuito nacional e testando um evento com uma mistura de correr na terra (cross country) e em espaços urbanos.
O Cross Urbano Caixa, etapa Guará, terá sua largada em frente ao Teatro Cave. Em seguida, dá uma volta completa no kartódromo Ayrton Senna, passa ao lado da Feira do Guará e Metrô, até entrar no Parque Ezequias Heringer, onde serão percorridos 5k em trilhas. Do Parque, segue em direção à Pista de Bicicross para uma volta completa. A chegada e a premiação serão na arena do Teatro Cave.
Inscrições – As inscrições do Circuito Cross Urbano Caixa estão abertas no Instagram do evento, na página @crossurbanocaixa, e no site www.crossurbanocaixa.esp.br, com valor inicial de R$ 90,00.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano e tem o patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF)
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA)
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI)
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP)
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE)
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL)
Etapa de encerramento – Rio de Janeiro (RJ) – Maracanã ou Parque Olímpico da Barra – data a definir
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967Site:www.zdl.com.brFacebook: www.facebook.com/ZDLSportsInstagram: www.instagram.com/zdlsports