No Dia Mundial do Rim, RioMar Recife recebe ação de conscientização para saúde

Ação acontece das 9h às 13h no Piso L1 com aferição de pressão arterial e compartilhamento de informações sobre os cuidados e importância da realização de exames.

No Dia Mundial do Rim, que acontece no dia 14 de março neste ano, será realizada uma ação de conscientização para a saúde dos rins no RioMar Recife. A regional de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Nefrologia promoverá uma interação com os clientes no Piso L1, em frente da Nagem, das 9h às 13h, com aferição da pressão arterial, além de compartilhar informações sobre os cuidados e importância da realização de exames.

- Publicidade -

Segundo João Marcelo Andrade, médico nefrologista que trabalha no Imip e representa o hospital na regional de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a intenção da ação no RioMar Recife é interagir com a população para chamar a atenção para a saúde dos rins.

“Vamos abordar as pessoas que estiverem transitando no mall para aferir a pressão arterial. Diante do resultado, independentemente se der normal ou alterado, vamos também explicar a importância de fazer os exames porque essa pode ser uma doença silenciosa”, explica.

O médico ainda ressalta que os problemas renais podem ser causados por causas primárias, que são as doenças intrínsecas do rim, e secundárias, como hipertensão e diabetes que podem levar ao problema renal. “Entre os cuidados estão medir a pressão, que a pessoa pode fazer em diversos locais e é muito importante, e fazer o teste da glicose porque muitas pessoas são diabéticas e não sabem. Também é importante fazer o exame de dosagem da creatinina para avaliar a função renal”, conclui João Marcelo Andrade.

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube