Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“, com eventos culturais em diversos espaços do Rio. 

Publicado

em

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“, com eventos culturais em diversos espaços do Rio. 
Giovanna Gomes

A Pré-Bienal Amazônia – “Somos Todos Amazônia“, evento oficial paralelo, promove cultura e debates sobre temas do G20 e da COP 30.

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“, no Rio de Janeiro, uma pré-bienal da 1ª Edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, com uma série de atividades culturais e educativas sobre sustentabilidade e o futuro do planeta, de 1º de novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025, em consonância com a reunião do RIO/G20 no Brasil, colocando o mundo com a atenção voltada para o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável“.

Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de cerca de 500 artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores exposições visuais e educacionais do país. O objetivo de realizar a 1 edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade ” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas global e outras questões ambientais e sociais.

“SOMOS TODOS AMAZÔNIA” é um evento global que visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental do planeta e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância dos 5 biomas, Floresta Amazônica, a Década do Oceano, e a importância do Cerrado como o berço das águas. Além da projeção da arte brasileira e o engajamento com o empreendedorismo, a Bienal global tem o compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região, contando com o apoio Institucional da Embratur, Rio/G20, e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PUC-Rio, ESPAÇO BB, International Contemporary Art Society, Artoday, Brazilian American Commerce Chamber, Aldeya Life Park e Aquele Abraço.org e Tidelli.   

Devido a realização da reunião do G20 no Brasil, as atividades pré-bienal SOMOS TODOS AMAZÔNIA, terão início em novembro deste ano, pelo Rio de Janeiro, buscando conectar líderes, especialistas, artistas e cidadãos em uma profunda reflexão sobre os desafios ambientais atuais, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social, através de debates temáticos, o lançamento de documentário, além de exposições de arte, design, arquitetura e tecnologia, com a participação de artistas nacionais e internacionais, que ocuparão espaços do Rio de Janeiro, como o Galpão Cultural da Marinha do Brasil em colaboração com o Espaço BB, Aldeya Life Park, Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) e PUC-Rio – Casa de Inovação. A exposição vai itinerar em; Brasília, São Paulo, Miami, New York, Cairo, Belém,Veneza e Paris. 

Sobre o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“

Exposições: arte, design, arquitetura, tecnologia, e sustentabilidade com artistas nacionais e internacionais  

Documentário: entrevistas com chefe de estado e pessoas que representam vários papéis na sociedade

Summits: energia, educação, saúde e metaverso industrial 

Assuntos: problemas existentes , soluções possíveis e consciência coletiva 

Meditação coletiva: Momento ecumênico pela paz 

 

Três questões a serem abordadas

Quais são os principais desafios em seu país em relação à justiça social, sustentabilidade e coerência coletiva, considerando sua posição e função social?  

Quais ações você está tomando ou sugere para resolver ou melhorar essas questões, levando em conta sua posição e função social?

Como a consciência coletiva pode contribuir para resolver esses problemas? 

Sobre as ocupações no Rio de Janeiro

Ocupação #1 Marinha do Brasil

Realização Instituto Bienal Amazônia “SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, Espaço BB e Saphira & Ventura.

Local: Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro 

Data: 1 de Novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025 com abertura com cerimonial da Marinha 

Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável 

“Amazônia Azul” do acervo da Marinha do Brasil 

Exposição de jóias, design e moda 

Educativo da Marinha do Brasil 

Conferência: Museu Naval 

Datas: 20 de Novembro de 2024 

Assunto: Metaverso 

16 de Novembro – celebração do dia da Amazônia Azul. 

17 de novembro: Meditação Coletiva Ecumenica pela Paz. 

Ocupação #2 Aldeya Life Park

Local: Aldeya Life Park Data: 12 a 22 de novembro 

Exposição + Summit   

AEROTRÓPOLIS no Aldeya Life Park na Ilha do Governador -Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável 

Ocupação #3 Parque Glória Maria

Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) 

Data: 12 a 20 de novembro 

Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável 

Cerimônia de abertura com rituais e danças dos povos originários Pataxós e outras nações . 

Intervenção de Moda sustentável, 

Grande Rede Internacional de Meditação com diversas personalidades, buscando a Paz, Justiça Social e Sustentabilidade. 

Experiência Imersiva.

Conferência: 13 de novembro – 

Encontro Inovação Social, Vozes da Transformação.  

Ocupação #4 PUC-Rio

Local: PUC-Rio – Casa de Inovação 

Data: 4 a 22 de Novembro 

Exposição + Summit Summit de ARTE & TECNOLOGIA 

Esculturas e Instalações espalhadas pelo Campus. 

Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável 

 

Sobre o documentário

Já em produção, tem por objetivo registrar esse momento histórico no Rio de Janeiro, destacar a urgência de soluções inovadoras para sustentabilidade e justiça social, celebrando a rica cultura local da cidade, a esperança e o espírito de colaboração deste evento fundamental, retratando líderes mundiais em plena ação.  

O documentário tem como parceiros o Instituto David Lynch, através da colaboração em sessões de meditação e discussões sobre paz e consciência, bem como de artistas e celebridades brasileiras e internacionais, que adicionam dimensões culturais e educacionais ao documentário.  

A Pré- Bienal Amazônia, “Somos todos Amazônia “, por um Mundo Justo e um planeta Sustentável, tema do G20, é um evento oficial paralelo, tendo como apoiadores as seguintes organizações: Galpão Cultural da Marinha, Espaço BB, Aldeya Life Park, YDUQs, Parque das Ruínas ( Glória Maria), PUC / Rio, Rio G2O, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Câmara do Comércio Brasileira em NY, New York International Contemporary Art Society,Tidelli.

Contato:

Alcinda Saphira +1 (914) 433-0121 (whatsapp)

e-mail: alcinda@artSVgallery.com 

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem 

Site: https://bienalamazonia.org/canal-bienal 

institutobienalamazonia.org 

https://www.youtube.com/@InstitutoBienalAmazonia 

saphiraventura.com 

Teatro

Cinderela garante boas risadas em espetáculo no próximo domingo no Teatro RioMar

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Em julho, o público recifense vai dar boas risadas com o espetáculo solo da personagem mais querida de Pernambuco: Cinderela, interpretada pelo comediante Jeison Wallace. Em “Toda Cidade Tem”, Cinderela convida o público para uma noite repleta de esquetes hilárias e muita interação com a plateia. A apresentação acontece no próximo domingo, dia 13 de julho, às 19h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

Com seu olhar atento e humor afiado, Cinderela retrata as peculiaridades do cotidiano de qualquer cidade brasileira – da fofoca de bairro aos personagens típicos que fazem parte da nossa vida urbana.

Nascida no subúrbio do Recife, ela observa o mundo com inteligência e sensibilidade, transformando situações comuns em momentos de puro riso. Seu carisma e irreverência garantem piadas que transitam entre o tradicional e o contemporâneo, conectando diferentes gerações.

Jeison Wallace, ator e humorista com mais de três décadas de carreira, é reconhecido em todo o país por dar vida à icônica Cinderela – figura cômica nordestina que mistura irreverência, crítica social e bom humor. Seu talento natural para a comédia e sua forte conexão com o público o consolidam como um dos grandes nomes do humor brasileiro.

Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Continue Lendo

Teatro

Espetáculo infantil “Brincando com Bento e Totó” chega ao Recife pela primeira vez no Teatro RioMar

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

A criançada deve se preparar para uma experiência mágica e repleta de diversão. Pela primeira vez no Recife, o fenômeno “Brincando com Bento e Totó” chega ao Teatro Riomar, prometendo encantar toda a família com muita música, aventura e aprendizado. A apresentação acontece neste domingo (06/07), às 15h.

“Brincando com Bento e Totó” é um musical interativo que transporta o público para um mundo lúdico e vibrante. Bento, Totó e toda sua turma convidam crianças e adultos a embarcarem em uma jornada cheia de brincadeiras, mistérios e canções animadas.

Com temas essenciais como amizade, bons hábitos alimentares e preservação do meio ambiente, a peça combina entretenimento e aprendizado de forma leve e divertida. O espetáculo traz músicas queridinhas do público, como “Funk do Patinho” e “Patinho Colorido”, além de um cenário encantador e muita interação.

Os ingressos custam a partir de R$ 60 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Continue Lendo

Cultura

Maurício Einhorn celebra os 45 anos do seu primeiro álbum com show no Blue Note Rio, em Copacabana

Publicado

em

Com seu sexteto, instrumentista, gaitista e compositor de 93 anos se apresenta no dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h

Considerado um dos mais importantes gaitistas em atividade no mundo, Maurício Einhorn celebra os 45 anos do lançamento de seu primeiro álbum, “Me”, no palco do Blue Note Rio, em Copacabana. A apresentação acontece no dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h.

Em plena forma aos 93 anos, o carioca Maurício Einhorn ganhou seu primeiro instrumento dos pais, gaitistas amadores, aos cinco anos de idade. Desde então, dedicou-se a estudar a harmônica de boca de forma autodidata. Ao longo de quase oito décadas de carreira, participou de mais de mil gravações com artistas nacionais e internacionais, como Tom Jobim, Sarah Vaughan, Kenny Barron, Angela Ro Ro, Agepê, Baden Powell, Paulo Moura, Marcos Valle, Edu Lobo, Eumir Deodato, João Donato, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, entre muitos outros. Além disso, é compositor de alguns dos clássicos do samba-jazz e da bossa nova, como “Estamos Aí”, “Batida Diferente” e “Tristeza de Nós Dois”.

O show ainda contará com os músicos Bernardo Ramos (violão), Jefferson Lescowich (baixo), Erivelton Silva (bateria), Ricardo Pontes (sax) e Leonardo Ramiro (trombone).

Serviço:

MAURÍCIO EINHORN – 45 ANOS DO SEU PRIMEIRO LP “ME”

Endereço: Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 30 de julho, quarta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/mauricio-einhorn-45-anos-do-seu-primeiro-lp-me-3909449/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/mauricioeinhornoficial
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção executiva: Luciana Moisakis

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Continue Lendo