O poder do autoconhecimento

O Mastercoach e escritor Alberto Lustosa fala sobre a importância de fazer questionamentos pontuais para o autoconhecimento, e dá dicas para quem deseja mudar de vida

Alberto Lustosa é referência no quesito criar conexões poderosas para a vida e os negócios das pessoas. O Mastercoach lançou recentemente a obra. ‘O homem que conversa com a vida’ onde ele faz uma perspicaz análise da vida, fruto de estudos da trajetória de várias pessoas que fizeram a diferença positiva na vida de outras pessoas.
Em entrevista ele fala um pouco sobre a importância de moldar comportamentos e dá dicas para quem quer mudar de vida.

- Publicidade -

Ele inicia falando sobre o autoconhecimento ou o “conhecimento do eu”. Para ele, esse processo talvez seja o maior ato de amor que o ser humano possa experimentar. “Cristo disse que a síntese de toda sabedoria está em amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Como eu poderei amar o próximo se eu não me amar? Como eu poderei me amar sem me conhecer? Como eu irei me conhecer se não for por meio do autoconhecimento?”, pondera.

Sobre a importância de moldar um comportamento ele destaca que: “Essa busca incansável para explicar a origem, diferenças e especificidades comportamentais, em sua grande maioria, está relacionada a como entender nossos próprios anseios, além de melhorar nossas relações com quem está ao nosso lado: família, amigos e colegas de trabalho. A ação que resultará da análise comportamental trará benefícios em todas as áreas da vida. Porém, isso só funcionará com Inteligência Emocional e Comportamental”.

Questionamentos para a evolução

Lustosa dá dicas para quem quer mudar de vida e ter uma melhor relação consigo mesmo. Para ele o segredo é fazer as perguntas certas: “Por que eu quero mudar de vida? Como estão as diversas áreas de minha vida? Saúde, financeira, social, espiritual, intelectual, cônjuge, filhos, família, negócios. Qual vida eu quero ter e que preço estarei disposto a pagar para tê-la? Eu sei, realmente, quem eu sou?”.

Segundo o especialista, esses questionamentos ajudam inclusive a lidar com a ansiedade, que é o excesso de futuro na mente da pessoa. “Se eu não me conheço, não sei quem eu sou, então fico flutuando entre o que eu faço e o que eu tenho. Eis o Círculo Vicioso da Ansiedade”.

- Publicidade -

Ele ainda explica que a ansiedade, no mundo atual, é causada por um fenômeno que ele denomina “Ditadura do 24/7”. Ou seja, tudo, absolutamente tudo, acontece o tempo todo e numa intensidade muito forte e que nos puxa para isso, como se eu tivesse a obrigação de estar nesse nível de aceleração. Não existe mais a diferença entre os momentos denegócio e de ócio, que é onde acontece a explosão de criatividade.

Livro e projetos futuros

O também escritor lançou um livro recente com o tema “O homem que conversa com a vida”, para escrevê-lo, o Mastercoach analisou a vida de várias pessoas que fizeram a diferença positiva na vida de outras pessoas, e chegou à conclusão que todas têm algo em comum: a capacidade de “ler os sinais da vida” no dia a dia. Mas para que isso ocorra é essencial que saibam quem elas são. “São pessoas sábias, conhecem o seu ritmo, seu propósito de vida e são referências para as demais pessoas. Isso é sabedoria, é saber conversar com a vida! Vale para um camponês, para um executivo, artista, político ou empresário. Enfim, em todas as esferas sociais cabe saber dialogar com a vida”, afirma.

Questionado sobre seus projetos futuros, Alberto conta que pretende continuar nesta jornada maravilhosa do autoconhecimento e promover conexões poderosas para a vida e os negócios das pessoas.

Ele finaliza instruindo que algumas conexões podem mudar completamente a maneira como enxergamos o que está por vir, principalmente quando nos permitimos aceitar as surpresas e os aprendizados que a vida nos dá de presente. “Todos desejamos ser a nossa melhor versão! Quero ser a minha melhor versão e ajudar as pessoas a serem, também, a sua melhor versão”, finaliza.

- Publicidade -

Sobre Alberto Lustosa

Alberto Elias Lustosa Nogueira, é casado com Selma Lustosa e pai de dois filhos: Miguel Lustosa e Maria Lustosa. Nascido em Anápolis, Goiás, estudou em colégio Franciscano e foi praticante do escotismo. Aos 13 anos, veio para Goiânia, onde continuou os estudos e cursou Economia na PUC Goiás. Logo em seguida se mudou para Brasília onde atuou no segmento de consultoria empresarial e fez pós-graduação em Administração Financeira e em Marketing.

Atuou como executivo do Sebrae por 25 anos. Hoje, busca fazer a diferença positiva na vida das pessoas, como escritor, palestrante e mentor para projetos de alta performance e desenvolvimento de liderança. É Mastercoach pela Febracis e Sociedade Latino-americana de Coach e praticante de Yoga, com vários cursos no Brasil e na Índia. Também é sócio da Good Health Inteligência em Seguros. Em tudo que faz busca olhar o mundo por meio da mensagem do Cristo.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *