Onde um enfermeiro pode trabalhar?

Onde um enfermeiro pode trabalhar?

Thais Hott
3 min de leitura 91
Crédito:dragana991/istock

Versatilidade e alta demanda fazem da enfermagem uma das carreiras mais amplas do setor da saúde

A enfermagem é uma das áreas de maior versatilidade dentro do ramo da saúde. Embora seja principalmente associada ao ambiente hospitalar, o profissional enfermeiro possui outras possibilidades de atuação, que podem envolver assistência médica direta a pacientes, gestão, ensino, entre outras.

Segundo o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), o profissional formado na área pode atuar em 60 especialidades regulamentadas. Pensando nessa grande quantidade de possibilidades, preparamos uma lista com algumas delas. Confira!

Enfermagem hospitalar

A principal área de atuação do profissional de enfermagem é o ambiente hospitalar. Nesse cenário, o profissional trabalha diretamente na assistência ao paciente, participando de todas as etapas do cuidado, desde a triagem até o acompanhamento durante a internação e o pós-operatório.

Além disso, o profissional de enfermagem é responsável pela preparação do paciente antes de cirurgias, como organização e esterilização de materiais, monitoramento de sinais vitais e administração de medicamentos.

Unidade Básica de Saúde

Outra área de extrema importância em que o profissional de enfermagem pode atuar é nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em que o foco é o atendimento primário, preventivo, a vacinação e o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas.

No campo da atuação na saúde pública, o profissional também pode participar de campanhas de prevenção, vigilância epidemiológica e desenvolvimento de políticas voltadas ao bem-estar coletivo, por meio de programas públicos desenvolvidos pelo SUS.

Atendimento domiciliar

Também conhecido como home care, o atendimento domiciliar é uma tendência crescente entre profissionais enfermeiros que querem atuar no cuidado direto ao paciente, mas fora do ambiente hospitalar.

No atendimento domiciliar, o enfermeiro realiza o acompanhamento de pacientes em casa, especialmente idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou em recuperação de cirurgias que necessitam de atenção para medicamentos, troca de curativos, banho, entre outros cuidados.

Além disso, há espaço para consultorias especializadas, como orientação em aleitamento materno, tratamento de feridas, cuidado com pé diabético, manejo da dor e terapias integrativas. Muitos desses serviços podem ser prestados de forma independente ou vinculados a clínicas e instituições de saúde, com maior amparo estrutural em caso de necessidade.

Enfermagem para instituições

O profissional de enfermagem não precisa, necessariamente, ficar restrito a unidades de saúde, como clínicas, UBSs e hospitais. Empresas, indústrias, escolas, creches e outras instituições podem manter um profissional enfermeiro para promoção da saúde, prevenção de acidentes, acompanhamento de funcionários ou estudantes e assistência médica emergencial.

Pesquisa e docência

Por fim, o aluno formado na faculdade de enfermagem pode seguir carreira acadêmica, voltada para a pesquisa na área da saúde, seja desenvolvendo novos procedimentos, uso de medicamentos, análise de casos, etc., ou para a docência em cursos técnicos ou superiores, formando novas gerações de enfermeiros.

O que você achou?

Amei 25
Kkkk 22
Triste 9
Raiva 5
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.