Orgulho e afeto em EP de estreia da Sofia Oliver

Cantora e compositora de Niterói (RJ) mistura MPB e o pop em canções tropicais

Os afetos e as vivências de uma mulher lésbica são refletidas em “Afeto”, EP de estreia da cantora e compositora Sofia Oliver, de Niterói (RJ). O trabalho conta com as faixas “Bagunçar”, “Aquarela” e “Camisa”, lançadas anteriormente como singles e que evocam o processo emocional que a artista passou durante a produção das músicas. O disco é um lançamento independente e já se encontra disponível nas principais plataformas de música.

- Publicidade -

Ouça o EP “Afeto”: onerpm.link/sofia_afeto

“É meu primeiro EP, meu primeiro projeto, que traz músicas 100% escritas por mim. Além disso, traz três faixas com sonoridades distintas, mas que conversam entre si e que exploram elementos de diferentes estilos nos arranjos. Este é um grande passo na minha carreira que vem para apresentar a Sofia ao mundo: uma Sofia que sabe o que quer, que tem orgulho de quem é e que agora veio pra ficar. É o início de um novo ciclo na minha carreira e já tenho planos para o futuro.”, antecipa.

O projeto de lançamento já existia há alguns anos, sendo um sonho de Sofia Oliver que somente pôde ser realizado em 2023.

“Inicialmente não estava claro para mim que o nome do EP seria ‘Afeto’, mas à medida que avançávamos na produção das músicas, a palavra afeto me vinha à mente frequentemente. Além disso, desde que eu comecei a compor, eu tomei consciência de que minhas composições são a minha forma de impactar o mundo e que, na minha vida, eu buscaria sempre tentar afetar as pessoas através do afeto. Inclusive, isso é uma ideia que eu carrego como lema de vida e não apenas na minha trajetória como artista.”, detalha Sofia.

Durante o processo de criação do EP, Sofia perdeu a sua sogra, uma das maiores apoiadoras de sua carreira na música. Naturalmente, o compacto trouxe um importante simbolismo para a artista e a sua namorada.

- Publicidade -

“Esse projeto tem um peso simbólico para mim porque ele nasceu quase como um respiro num momento de dor para mim e minha namorada. Pessoalmente, colocar esse EP no mundo é também uma forma de seguir em frente acreditando no meu sonho não só por mim, mas por ela, que sempre esteve ali acreditando em mim.”, desabafa a cantora.

Conheça Sofia Oliver

A criação artística sempre esteve na vida de Sofia Oliver. Desde os oito anos de idade já compunha, chegando a ser premiada com a sua primeira canção. Aos 14 anos, ganhou um violão usado e desde então utiliza a música como uma forma de se comunicar com o mundo. No ano seguinte, após anos tocando nas igrejas do bairro, começou a se apresentar em shows de talentos e eventos com a banda que formou no Ensino Médio.

Aos 18 anos, foi a vez de colocar a cara no mundo e iniciar a vida profissional na música: participou de concursos de composição, começou a compor sob encomenda e apresentar-se em bares e eventos particulares ao lado do grupo musical “Nós em sete”. Em 2019, lançou o primeiro single autoral, “Mundo pra dois” e, em 2021, ganhou destaque no TikTok após participar de um concurso de composição na plataforma, no qual foi um dos três ganhadores e assinou a composição da música “Piscadinha”, da cantora Erikka, em conjunto com Ruxell, Erikka, Pablo Bispo e Sergio Santos.

Entre as principais influências de Sofia Oliver estão nomes da MPB e do pop brasileiro, como Melim, Anavitória, Carol Biazin, Vitão, Vitor Kley e Ana Gabriela. Embora em seu cotidiano também ouça músicas do sertanejo, rap, funk e rock.

“Gosto de experimentar música de diferentes formas e na minha vivência acabo ouvindo os mais variados estilos, o que eu acredito que acaba influenciando minhas criações e a minha identidade artística. Eu tenho buscado explorar novas sonoridades e brincar mais com elementos de diferentes gêneros musicais. Isso está presente na minha música ‘Camisa’, que em breve vai ganhar clipe, e eu espero poder trazer nas próximas produções também.”, finaliza Sofia.

- Publicidade -

O EP “Afeto” traz produção musical de Ricardo Rodrigues e Zé Henrique, com gravação, mixagem e masterização por Ricardo, no Estúdio Bazuca. Participam também os músicos Heitor Lima (gravação de bateria), Zé Henrique (gravação de baixo) e Ricardo Rodrigues (gravação de violão, guitarra, teclados e bateria eletrônica). As fotos de divulgação foram feitas por Alex Bezerra, com assistência de fotografia por Jay Jay. O design gráfico da capa traz assinatura da Alice Guedes, enquanto a maquiagem é uma criação da Carol Oliveira. Já o clipe de “Camisa” é uma produção da Mídia Hype, com direção, roteiro e edição de Teca Gomes e a assistência de câmera de TK.

Acompanhe Sofia Oliver

Instagram: https://www.instagram.com/sofiaoliveroficial/
TikTok: https://www.tiktok.com/@sofiaoliveroficial
YouTube: https://www.youtube.com/@sofiaoliver
Facebook: https://www.facebook.com/sofiaoliveroficial/

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *