Moda
Os Alfaiates Alagoanos Wandkarlo e Lucas representam o Nordeste na Pitti Uomo – A Maior Feira de Alfaiataria e Moda Masculina do Mundo.

Pela primeira vez um alfaiate Nordestino participa da Pitti Uomo na cidade de Florença na Itália.
A Pitti Uomo é referência mundial como a maior feira de Alfaiataria e Moda Masculina do mundo, reunindo aos mais destacados alfaiates do mundo, além de celebridades, digitais influencers de moda Masculina e as marcas mais importantes do circuito de indumentária e acessórios masculino.

Auge Magazine – É a primeira vez que a Pitti Uomo recebe a um Nordestino na Feira de Florença?
Wandkarlo – Um não, dois alfaiates Nordestinos.
E é um enorme prazer pra gente da Alfaiataria Wandkarlo representar o estado de Alagoas e nosso querido Nordeste nessa feira tão importante.
Ficamos muito emocionados quando recebemos o convite e não pensamos 2 vezes. Com as malas prontas e os looks desenhados e costurados, partimos rumo a Itália.
AM- E falando em look, como foi a escolha dos ternos que vocês usariam?
Wandkarlo – Não foi uma decisão fácil, escolher entre tantos tecidos e cores pra não só se destacar entre tanta gente elegante, mas também está dentro do circuito com classe, elegância e estilo.
Optamos por levar uns costumes, blazer, calças, camisas e sapatos da nossa Alfaiataria, tudo feito sob medida. Escolhemos tecidos da marca Ermenegildo Zegna, da Carnet e da Loro Piana além da escolha dos acessórios: bolsas, óculos, echarpes, lenços, sapatos, chapéu…. Tudo foi pensado ao mínimo detalhe.

AM – Lucas e qual foi a sensação e o impacto que vocês notaram na Pitti Uomo?
Lucas – a experiência foi incrível, mais do que esperávamos.
A gente já era reconhecido entre os alfaiates e os digitais influencers lá presentes e nem sabíamos que tanta gente nos conhecia e seguiam a gente nas redes sociais. Os fotógrafos paravam a gente na rua e dentro do evento pra fazer fotos nossas.
Encontramos amigos do México, da Itália, da França, do Brasil e foi Networking em todos os momentos.
Visitamos e conhecemos diretamente fornecedores de tecidos italianos e franceses, tomamos café, tivemos bate papo sobre empresa, sobre a vida. Foi incrível.
AM – Além de Florença, vocês visitaram Milão para a semana de Moda Masculina e outras cidades?
Lucas – Exatamente, depois de Florença estivemos em Milão para ver de perto as novidades e tendências da Semana de Moda Masculina, Visitamos o FlafShirp e assistimos ao lançamento da coleção da marca inglesa John Richmond, fomos ver de perto as coleções da Balmain, Dolce & Gabbana, Versace, Fendi, Armani, Prada. Tudo está lindissimo.
Em Roma conseguimos ver de pertinho a Exposição de Dolce & Gabbana e poder tocar nos tecidos, ver todas as criações de Stefano e Domenico, ver o trabalho detalhado dos bordados, o barroquismo tão característico dessa marca italiana que amamos.
Ainda visitamos a cidade de Assis, estivemos em Roma para explorar a cidade, conseguimos ver o Papa na Udienza Generale, visitamos Praga na República Checa e finalizamos nossa viagem na ilha de Santorini na Grécia. Foi mágico.
AM- Quais os planos para as seguintes edições da Pitti Uomo e o que vocês levam na bagagem para o Brasil?
Wandkarlo – Retornaremos todos os anos para participar da Pitti Uomo, é muito enriquecedor tudo o que vivemos lá. É uma aula de conhecimento e estilo dentro e fora da feira. As ruas de Florença parecem uma passarela de Moda e Elegância Masculina. E isso nos estimula e nos inspira muito. Nos reinventamos a cada temporada.

E para nosso Nordeste estamos trazendo não só as malas cheias de compras, texidos e novidades, como também estamos trazendo uma bagagem mais rica culturalmente e criativamente.
Cheios de novas idéias para implantar em nossa Alfaiataria Wandkarlo e oferecer sempre para nossos clientes e amigos a melhor experiência Bespoke dentro da nossa Maisón.
E esse restinho de ano estaremos inspirados em oferecer cada vez mais o nosso melhor dentro da Alfaiataria Wandkarlo.
Moda
Parceria entre Setre e marca de moda Meninos Rei leva artesanato de Maragogipinho para a passarela da SPFW 2025

_Assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20 com a presença dos estilistas baianos da MR e o secretário Augusto Vasconcelos_
*FOTOS: Ricardo Filho*
A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é a proposta do curso que está ensinando 40 mulheres artesãs da localidade de Maragogipinho, na Bahia, a criar biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em conjunto com a marca baiana de moda autoral, Meninos Rei (MR), e incorporada ao desfile que fará durante a edição de 2025 da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda da América Latina, em outubro.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas, Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.
O objetivo da ação é promover a formação das artesãs ao mesmo tempo que impulsiona a geração de renda por meio da comercialização das biojoias durante e após o evento de moda. Serão brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que comporão os looks da MR, emprestando holofotes ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América latina, com mais de 150 olarias.
Para o secretário Augusto Vasconcelos, a ação movimenta a economia e é uma vitrine para a cultura da Bahia. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com as nossas ceramistas e também a cultura popular do nosso estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove a nossa cultura e fortalece a nossa ancestralidade”, disse.
*Imersão* – Entre os dias 12 e 29 de agosto as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, que contará com a consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção de acessórios. Céu e Junior realizam uma imersão na comunidade de Maragogipinho, nos próximos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais do território, como o barro e a piaçava, para a confecção dos objetos de moda.
As peças resultantes do trabalho das artesãs com os estilistas serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após um processo de curadoria, as peças passarão por avaliação e seleção para posterior encaminhamento aos centros de comercialização, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção das artesãs em mercados qualificados.
É a segunda vez que a Setre e a Meninos Rei trabalham em parceria. Em 2024, eles realizaram oficinas para artesãs no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) que resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas em desfile na SPFW daquele ano. As peças foram todas vendidas.
Além da Setre, também fazem parte da ação a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte – IBDE; Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA; Instituto Curupira da Bahia; Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.
*Serviço*
*Solenidade – Assinatura Termo de Colaboração da Setre com a marca Meninos Rei*
20/08, às 9h
Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM). Praça da Matriz, Maragogipinho (Aratuípe – BA)
*Ascom Setre*
Moda
Agência de Modelos comemora o Dia do Folclore com editorial inspirado em lendas brasileiras

Produção lúdica une moda, tradição e imaginação para valorizar a cultura nacional
O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ganhou uma comemoração especial nas lentes da Haut Models. Para marcar a data, a agência de modelos produziu um editorial de moda cheio de cor, criatividade e identidade, inspirado em personagens icônicos das lendas nacionais.
Iara, Saci-Pererê, Curupira e Caipora serviram de inspiração para looks que misturam tradição e estilo, trazendo para o universo fashion o encanto e a magia do folclore. Cada produção foi pensada para traduzir a riqueza dessas histórias em imagens vibrantes, lúdicas e cheias de personalidade.
Mais do que um trabalho estético, o editorial busca reacender nas novas gerações o interesse por narrativas que fazem parte da cultura popular brasileira. Muitas dessas histórias, que durante décadas povoaram o imaginário infantil, hoje são pouco conhecidas pelas crianças, e a moda surge como uma forma criativa de resgatar esse patrimônio cultural.
A proposta também reforça a importância de valorizar tradições que atravessam gerações e que fazem parte da identidade coletiva do Brasil. Ao unir moda e folclore, o editorial demonstra como é possível manter viva a cultura popular, aproximando-a do público atual de uma maneira moderna e envolvente.
Com cores intensas, cenários divertidos e uma boa dose de fantasia, o editorial da Haut Models transforma o Dia do Folclore em uma celebração visual única. É um convite para celebrar o que é nosso com leveza, representatividade e orgulho das histórias que fazem parte da essência brasileira.
Créditos
Fotos Saci – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.
Fotos Caipora – Lorenna Rodrigues veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.
Fotos Curupira – Eliel de Jesus veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.
Fotos Iara – Heloísa Melo veste fantasia Taioca e calçado acervo Haut.
Ficha técnica
Realização: Haut Models (@hautmodelsbr)
Direção e Produção Criativa: Leonardo Lopes (@leolopes19)
Fotografia: Edson Souza (@edsonsouza_focografia)
Styling: Thiago Astolpho Leite (@thiagoalte)
Beleza: Joyce Gabriel (@joycegabrielmakeup)
Edição: João Paulo Lisboa (@jpliisboa)
Coordenadora de Pauta: Antônia de Biazzi (@antoniadebiazzi)
Modelos: Eliel de Jesus, Heloísa Melo e Lorenna Rodrigues
Figurino: Taioca (@taiocaroupas)
Assessoria de Imprensa: Claudia Zanoni (@clau_zanoni1)
Moda
Parceria entre Setre e marca de moda Meninos Rei leva artesanato de Maragogipinho para a passarela da SPFW 2025

Assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20 com a presença dos estilistas baianos da MR e o secretário Augusto Vasconcelos
*FOTOS: Ricardo Filho*
A aproximação da moda de passarela com os saberes tradicionais do artesanato é a proposta do curso que está ensinando 40 mulheres artesãs da localidade de Maragogipinho, na Bahia, a criar biojoias em cerâmica. Parte das peças será desenvolvida em conjunto com a marca baiana de moda autoral, Meninos Rei (MR), e incorporada ao desfile que fará durante a edição de 2025 da São Paulo Fashion Week – SPFW, maior evento de moda da América Latina, em outubro.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), em parceria com a marca dos irmãos estilistas, Céu Rocha e Junior Rocha. A assinatura do Termo de Colaboração acontece no próximo dia 20, em Maragogipinho, com a presença do secretário Augusto Vasconcelos.
O objetivo da ação é promover a formação das artesãs ao mesmo tempo que impulsiona a geração de renda por meio da comercialização das biojoias durante e após o evento de moda. Serão brincos, colares, pulseiras e outros acessórios que comporão os looks da MR, emprestando holofotes ao artesanato de Maragogipinho, maior polo de cerâmica da América latina, com mais de 150 olarias.
Para o secretário Augusto Vasconcelos, a ação movimenta a economia e é uma vitrine para a cultura da Bahia. “Estaremos mais uma vez na São Paulo Fashion Week, levando o artesanato de Maragogipinho com as nossas ceramistas e também a cultura popular do nosso estado para a maior passarela da América Latina. Isso gera renda, promove a nossa cultura e fortalece a nossa ancestralidade”, disse.
*Imersão* – Entre os dias 12 e 29 de agosto as artesãs participam do curso de Biojoias em Cerâmica – Módulo II, ministrado pela Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, que contará com a consultoria da MR para o desenvolvimento da coleção de acessórios. Céu e Junior realizam uma imersão na comunidade de Maragogipinho, nos próximos dias 19 e 20, compartilhando croquis e técnicas para experimentação de materiais naturais do território, como o barro e a piaçava, para a confecção dos objetos de moda.
As peças resultantes do trabalho das artesãs com os estilistas serão apresentadas no desfile da SPFW 2025. Após um processo de curadoria, as peças passarão por avaliação e seleção para posterior encaminhamento aos centros de comercialização, ampliando as oportunidades de geração de renda e inserção das artesãs em mercados qualificados.
É a segunda vez que a Setre e a Meninos Rei trabalham em parceria. Em 2024, eles realizaram oficinas para artesãs no Quilombo Pitanga dos Palmares (Simões Filho) que resultaram em peças de piaçava e madeira exibidas em desfile na SPFW daquele ano. As peças foram todas vendidas.
Além da Setre, também fazem parte da ação a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê; Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte – IBDE; Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA; Instituto Curupira da Bahia; Prefeitura Municipal de Aratuípe e Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho – AAMOM.
*Serviço*
*Solenidade – Assinatura Termo de Colaboração da Setre com a marca Meninos Rei*
20/08, às 9h
Associação de Auxílio Mútuo dos Oleiros de Maragogipinho (AAMOM). Praça da Matriz, Maragogipinho (Aratuípe – BA)