Painel do alumínio na ABM Week 2024: como a indústria pode promover eficiência econômica e sustentabilidade ambiental

Palco de debates sobre o futuro do setor mínero-metalúrgico, 8ª edição do evento será realizada em São Paulo, no início de setembro de 2024

O alumínio é conhecido por suas inúmeras propriedades, como leveza, resistência à corrosão e alta condutividade térmica e elétrica, características que tornam o metal estratégico para setores como construção civil, transporte, embalagens e eletrônicos. 

De acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o Brasil produziu mais de um milhão de toneladas de alumínio em 2023, número que representa 18 vezes a quantidade produzida em 1970. No panorama mundial, o Brasil é o décimo segundo produtor de alumínio primário, o quarto de bauxita e o terceiro de alumina, gerando mais de 500 mil empregos diretos e indiretos.

Com o objetivo do painel de apresentar o posicionamento estratégico e o comprometimento da indústria brasileira do alumínio no desenvolvimento da inovação de processos e produtos, de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável, pautada na versatilidade de propriedades e aplicações deste metal que está presente em todos os principais segmentos de mercado, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) trará para seu principal evento anual, a ABM Week, um painel sobre o tema.

“Como membro da Comissão Organizadora da ABM Week nas últimas edições, notei que havia baixa participação de trabalhos ou sessões relativas a metais não ferrosos, pois os temas sempre foram principalmente relacionados à indústria siderúrgica. Nesse sentido, durante a organização da edição de 2022 sugeri a inclusão de um painel sobre a indústria do alumínio. Devido ao sucesso, a edição de 2023 também contou com painel dedicado ao alumínio, se consolidando como um momento da ABM Week no qual são discutidos temas importantes acerca deste metal”, explica Ayrton Filleti, Consultor Associado da Intelectus Aluminum consultants, que atua como um grande parceiro de ambas as entidades.

Intitulado “Alumínio e inovação: promovendo eficiência econômica e sustentabilidade ambiental”, o painel é organizado pelo Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAL em parceria com a ABM, e será realizado no dia 04 de setembro. A coordenação é de Denise Veiga, Gerente da área técnica da ABAL, enquanto a moderação ficará por conta de Eloana Patrícia Ribeiro de Oliveira, Analista de Projetos da ABAL.

“O alumínio desempenha um papel crucial na sociedade moderna devido às suas características únicas. Apesar de jovem, ele permeia todos os principais segmentos consumidores, tendo se tornado um material estratégico e essencial. Nesse contexto, a realização da 3ª edição do painel sobre o alumínio na ABM Week possibilita maior diversidade de perspectivas para os participantes, enriquecendo os debates e oferecendo novas soluções para as mais diversas demandas. Para nós da ABAL é uma honra fazer parte da programação e da organização da ABM Week, evento com papel fundamental no fomento à troca de conhecimento e divulgação de novas tendências para promoção da competitividade nacional”, atesta Denise, da ABAL.

O painel terá três palestrantes: Roberto Layber, Diretor de Manutenção e Produção na AMG Brasil, irá discorrer sobre a versatilidade do alumínio e solução para as mais diversas aplicações, correlacionando propriedades e características do alumínio a exemplos de aplicação nos principais mercados consumidores. Oliver Toribio, Engenheiro Especialista P&D na Novelis do Brasil, e Heber Pires Otomar, Especialista Técnico na CBA, irão falar sobre inovação aplicada a processos na indústria do alumínio, trazendo cases de como a indústria responde a problemas complexos de forma eficiente e apresentando projetos inovadores relacionados aos produtos de alumínio.

Para saber mais, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao/painel-do-aluminio-aluminio-e-inovacao-promovendo-eficiencia-economica-e-sustentabilidade-ambiental.

 

8ª edição da ABM Week

 

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Weir e ZwickRoell.

 

Para se inscrever, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/inscricoes/evento/abm-week-8-edicao

 

Serviço

 

Painel “Alumínio e inovação: promovendo eficiência econômica e sustentabilidade ambiental”

Data: 04 de setembro de 2024  

Horário: 08h35 – 10h15

Local: Auditorium ArcelorMittal

Compartilhe este artigo
Segue:
Hub de comunicação