Parceria de longa data entre TeamViewer e Casa Ronald McDonald RJ continua apoiando a luta contra o câncer infantojuvenil no Brasil

Pioneira no Brasil e na América Latina no atendimento e suporte integral aos pacientes e seus familiares, a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro utiliza a tecnologia líder de conectividade remota da TeamViewer em computadores, notebooks e dispositivos móveis

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi fundada em 1994 pela engenheira Sonia Neves e seu marido Chico Neves, após vivenciarem a tragédia de perder o filho mais novo para o câncer. É a primeira organização sem fins lucrativos do Brasil e da América Latina a oferecer atendimento integral gratuito, com hospedagem, alimentação e transporte, a crianças de 0 a 18 anos em tratamento de neoplasias em hospitais parceiros.

Localizada no bairro do Maracanã, a Casa segue os padrões internacionais de instalação e funcionamento ditados pelas Ronald McDonald Houses – o programa beneficente sem fins lucrativos lançado com o generoso apoio financeiro da rede de restaurantes McDonald’s em 1974.

A estrutura é invejável, capaz de dar hospedagem a 57 crianças acompanhadas de um parente próximo. A Casa é dividida em dois prédios na Rua Pedro Guedes. A hospedaria oferece quartos modernos e confortáveis, integralmente adaptados às necessidades dos pacientes, além de quatro refeições diárias, atividades recreativas e apoio psicológico. Microonibus saem de hora em hora para levar as crianças para consultas e sessões de quimioterapia, radioterapia e fisioterapia. Já do outro lado da rua, o segundo prédio acomoda os departamentos Financeiro, Comunicação e Desenvolvimento Institucional, entre outros voltados à administração.

No total, mais de 40 funcionários se dividem entre os dois imóveis, que conta ainda com um contingente formado por mais de 90% dos voluntários, a maioria alocados na hospedagem e nos cuidados com as crianças.

Conectividade Remota

Durante o período de lockdown da pandemia de coronavírus, a Casa Ronald se viu frente a um novo desafio: manter os trabalhos da instituição para continuidade do tratamento dos pacientes. A solução veio por meio do TeamViewer Remote, a plataforma de conectividade remota da TeamViewer. A tecnologia foi fundamental para manter os trabalhos remotamente, sem perda de qualidade e com otimização eficaz de todos os processos à distância. A utilização do programa, doado pela TeamViewer à Casa Ronald por meio do TeamViewer for Good, o programa de apoio da companhia de tecnologia para instituições e causas filantrópicas em todo o mundo, permitiu que todos pudessem suprir suas demandas de forma rápida e segura.

“Nossos hóspedes em tratamento de câncer infantojuvenil estavam no grupo de risco da COVID-19 e não podiam parar o tratamento. Nosso papel naquele momento foi o de continuar nosso trabalho incansavelmente. Naquele período de isolamento social, a parceria com a TeamViewer foi extremamente necessária para que o nosso time pudesse chegar ainda mais perto da missão de promover qualidade de vida e conforto para as crianças e seus familiares que passam por essa difícil fase de tratamento”, destaca Carlos Neves, Gerente de Desenvolvimento Institucional da Casa Ronald McDonald-RJ.

“Durante o tempo de lockdown na pandemia foi possível realizar lives e transmissões ao vivo”, revela o executivo – que aponta ainda que, além de logar e acessar remotamente computadores de qualquer lugar e em qualquer horário, seja via PC, laptop ou dispositivos móveis, o TeamViewer Remote é seguro e provê uma excelente qualidade das imagens. Outro ponto forte é a velocidade de resposta, sem delay, durante o acesso remoto. “É um programa rápido, seguro e extremamente intuitivo”, afirma.

O TeamViewer Remote é utilizado por vários departamentos da Casa e a presidente Sonia Neves é uma grande entusiasta da solução, que utiliza de sua residência para aprovar pagamentos e acessar documentos relacionados ao Financeiro, entre outras tarefas.

A Casa Ronald usa atualmente o sistema híbrido de trabalho e, embora a plataforma TeamViewer permita que os funcionários acompanhem todas as suas atividades remotamente, a instituição promove tanto a mobilidade dos funcionários quanto a ajuda necessária para o trabalho presencial.

Rapidez e Estabilidade

A implantação do TeamViewer Remote foi realizada por Edilson Martins Junior, Assistente de TI que atua há 17 anos na Casa Ronald do Rio de Janeiro. Segundo ele, o procedimento foi fácil, rápido e intuitivo. A primeira fase contemplou 13 computadores, quatro notebooks e dois celulares. Já a segunda fase abrangeu outros 15 computadores, cinco notebooks e três dispositivos móveis.

Atualmente, cerca de 70 pessoas são usuárias do TeamViewer nos departamentos de Comunicação, Financeiro, Gerência e TI, além de Presidência, Diretoria, Conselho (dentro e fora da instituição) e Secretaria. As tarefas desempenhadas são as mais variadas possíveis, desde transferência de arquivos e aprovações do financeiro e do sistema de estoque até conferências, produção de artes e suporte, entre outras. “É gratificante e extremamente produtivo saber que posso agora fazer tudo da minha sala, sem necessidade de ir de um prédio ao outro para resolver problemas como instalação de impressoras e drivers e atualizações de sistemas”, diz Junior.

Para ele, a estabilidade e a rapidez do TeamViewer são fatores que fazem da solução a mais avançada do mercado, “muito superior aos concorrentes”. Outros pontos fortes são a economia de tempo e dinheiro e o aumento da produtividade. “O TeamViewer facilita nossas rotinas de trabalho e nos ajuda a poupar tempo e recursos para que possamos focar ainda mais em nossa missão de oferecer qualidade de vida para crianças e adolescentes em tratamento de câncer.”

Para saber mais sobre a Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro e o projeto social mundial fundado com o apoio da rede multinacional de fast food McDonald’s, acesse https://www.casaronald.org.br.

Mais informações sobre a TeamViewer, provedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, estão disponíveis em www.teamviewer.com.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário