Evento
Peixe BR marca presença na segunda edição do Seafood Show Latin America, em São Paulo

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) participa do Seafood Show Latin America 2023, ponto de encontro de diferentes elos da cadeia produtiva do pescado, realizado no Pro Magno Eventos, em São Paulo. “A piscicultura está em ascensão e é muito positivo para nós do setor a relação com empresas e instituições de aquicultura para, juntos, encontrar as soluções para superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Eventos como este fomentam e firmam as parcerias, além de ser importante para troca de experiências”, afirma Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.
A piscicultura brasileira está em desenvolvimento e tem as condições ideais para potencializar a produção, incluindo clima, disponibilidade de água e a competência dos produtores e indústrias.
A Peixe BR aproveita o evento para reforçar a divulgação do manual de boas práticas para o controle de salmonela em tambaqui e peixes redondos. O material é resultado de estudo detalhado e atualizado da parceria entre a entidade e coordenadores, pesquisadores e alunos do Grupo de Estudos e Extensão em Inovação Tecnológica e Qualidade do Pescado (GETEP), da Universidade de São Paulo (USP).
“Essa é uma importante ferramenta para a cadeia produtiva de peixes de cultivo, pois reforça nossa credibilidade quando o assunto é qualidade e confiabilidade no produto final. Falar de ações de sanidade para prevenção de introdução de patógenos ao ambiente de cultivo é essencial para o crescimento sustentável da atividade aquícola, bem como para sua competitividade no mercado”, conclui Medeiros.
SERVIÇO:
Seafood Show Latin America
Local: PRO MAGNO – Centro de Eventos
Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – São Paulo, SP
Data: 24 a 26 de outubro de 2023
Horário: das 13h às 20h
Informações: https://seafoodshow.com.br/
Cultura
Grandes artistas se unem para show solidário no Jo&Joe, no RJ

“SUPER JAM SOLIDÁRIA” tem o propósito de arrecadar doações para ajudar no tratamento da produtora Mônica Silva, a “Moniquinha”, que luta contra o câncer e as consequências de AVC
No domingo, 25 de maio, das 16h às 21h30, o espaço Jo&Joe, no charmoso Beco do Boticário, no Cosme Velho, será palco de um grande encontro musical pela solidariedade: a SUPER JAM SOLIDÁRIA POR MONIQUINHA. Uma tarde vibrante e emocionante, com artistas consagrados da cena musical carioca reunidos em uma causa nobre e urgente: apoiar a produtora cultural Mônica Silva, a querida Moniquinha, que enfrenta uma dura batalha contra um câncer agressivo em metástase e as consequências de um AVC recente.
– Toda a renda será revertida para custear os tratamentos, exames e medicamentos de Moniquinha – que, mesmo em meio a tantas adversidades, segue inspirando a todos com sua força e dignidade. A classe artística abraçou essa missão e, de forma generosa, todos os músicos e equipe abriram mão de cachês para somar forças nesse gesto de amor – conta Luciana Moisakis, uma das idealizadoras da iniciativa.
A SUPER JAM SOLIDÁRIA contará com shows e improvisos de grandes nomes da música brasileira, que se unirão no palco para celebrar a vida e a empatia: Arnaldo Brandão, Fofoblack, Márcio Bahia, Adaury Mothé, Augusto Mattoso, André Froes, Thaís Motta, Luana Mallet, José Arimateia, Taryn Spilman, Yumi Park, Marcos Nimrichter, Tony Karika, Rogério Guimarães, Paulo Baroni, Rodrigo Rockefeller, Jamil Joanes, Ney Conceição, Roberto Stephenson, Maurício Durão, Archimedes Monea, Decco Torres, AC Jazz, Liz Rosa, Lincoln Barbosa, McWilliam, Maurício Einhorn, Dudu Balthar, Guga Pellicciotti, Rodrigo de Jesus, Michelangelo, Thais Fraga, Vinícius Barbosa, Claudia Sette, DJ Marcelo Felix, Eliane Salek, Anna Condeixa, Baltha Brasik, Marcelo MDM, entre outros talentos que farão dessa noite um marco de generosidade e arte.
Além das apresentações, haverá um leilão solidário de ilustrações exclusivas do multiartista Michelangelo – músico, ilustrador e chargista –, com toda a arrecadação revertida para a causa. A produção executiva e artística é de Luciana Moisakis, Márcia Milito e Rosa de Almeida, que convocam o público a prestigiar e compartilhar esse momento de solidariedade.
Ingressos antecipados pelo Sympla e também disponíveis na entrada do evento. Para quem não puder comparecer, será disponibilizada uma caixinha virtual de doações, possibilitando o apoio à distância.
– Venha somar sua energia nesse abraço coletivo por Moniquinha. Música é cuidado. Música é união. Música é vida. A sua presença importa. A sua contribuição salva. A arte cura, e juntos somos mais fortes – convoca Luciana Moisakis.
Serviço:
SUPER JAM SOLIDÁRIA POR MONIQUINHA
Quando: domingo, 25 de maio, das 16h às 21h30
Onde: JO&JOE Rio – Largo do Boticário, 32, Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: de R$ 50, vendas antecipadas no site https://www.sympla.com.br/evento/super-jam-solidaria/2932543
Cultura
Eliane Salek “reúne” Ary Barroso e Dorival Caymmi no Teatro Brigitte Blair, em Copacabana

Cantora e musicista apresenta o show “O Samba de Ary e Caymmi” no dia 16 de maio, sexta-feira, às 20h
A cantora e musicista Eliane Salek promove o encontro de dois dos maiores compositores da história da música brasileira, Ary Barroso e Dorival Caymmi, no palco do Teatro Brigitte Blair, em Copacabana, na sexta-feira, 16 de maio, às 20h. O show “O Samba de Ary e Caymmi” apresenta os grandes clássicos dos dois ícones nacionais, além de pérolas de seu cancioneiro menos conhecidas do público, com uma linguagem musical que respeita sua identidade e a renova com arranjos que exploram as vozes, a improvisação, o diálogo entre os instrumentos e passeiam pelas melodias através da criatividade dos músicos.
Eliane se reveza na voz e no piano, Fabiano Salek, seu filho, canta e toca pandeiro, buscando a franca comunicação com a plateia, que se emociona, seja ao recordar ou aprender as canções de Ary e Caymmi. Domingos Teixeira completa a festa com o ritmo harmônico e as belíssimas “baixarias” do seu violão. No repertório, “Isto aqui é o que é”, “É luxo só”, “Pra machucar meu coração”, “Aquarela do Brasil”, “Morena Boca de Ouro”, de Ary, e “Vatapá”, “A Vizinha do Lado”, “Morena do Mar” e “Maurino, Dadá e Zeca”, de Caymmi, entre outras.
O espetáculo integra uma série de lançamentos de Eliane, iniciada em janeiro com o single “Pra Machucar Meu Coração”, de Ary Barroso, e que seguirá ao longo do ano com mais novidades. Ao lado de seu filho Fabiano Salek e do violonista Domingos Teixeira, a cantora, pianista e compositora Eliane Salek apresenta alguns dos mais belos sambas de Ary, enquanto Fabiano Salek canta outros tantos sambas de Caymmi.
– Desde os idos dos anos de 1990, desenvolvo projetos sobre a obra de Ary Barroso. Ao lado de Manoel da Conceição, o grande violonista “Mão de Vaca”, apresentei-me em shows com sua obra, integralmente gravada pela Rádio MEC. Em 1999, gravei quatro obras do compositor para meu álbum “Mistura Brasileira”, considerado um dos três melhores lançamentos de MPB do ano pelo então crítico do Jornal O Globo, José Domingos Raffaelli – recorda Eliane.
Recusa de Ary abriu caminho a Caymmi
O ano de 2025 marca os 61 anos sem Ary Barroso. Nascido em Ubá (MG) em 1903, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1920 para estudar Direito. Autor de um dos mais belos conjuntos de obras do cancioneiro brasileiro, Ary Barroso foi pianista, compositor, locutor esportivo e apresentador de um importante programa de calouros. Já o mestre das canções praieiras Dorival Caymmi nasceu em Salvador (BA) em 1914 e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1938. A sua obra ganhou reconhecimento já no início de sua trajetória musical, priorizando temas afrobaianos e sambas-canção urbanos. Cantor, compositor, poeta, pintor e ator, compôs inspirado pelos hábitos, costumes e tradições do povo baiano.

A obra de Ary “Na Baixa do Sapateiro”, que seria cantada por Carmen Miranda no filme brasileiro “Banana da Terra” (1939), acabou abrindo caminho para Caymmi, por Ary não ter aceitado o valor oferecido pelo diretor Wallace Downey. Caymmi entrou então com sua música “O que é que a baiana tem”, substituindo a de Ary. Cinco anos depois, “Na Baixa do Sapateiro” teve outra oportunidade, desta vez em Hollywood, no filme de animação de Walt Disney “Você Já Foi à Bahia?” (1944). Em 1958, lançam juntos o álbum “Ary Caymmi / Dorival Barroso: Um Interpreta o Outro”, em que cada um interpretava as músicas do outro.
– Ary e Caymmi fazem parte do que se convencionou chamar de “A Época de Ouro da Música Brasileira”, ao lado de Noel Rosa, entre outros – destaca Eliane.
Eliane Salek
Com mais de 45 anos de trajetória musical, Eliane Salek produziu e lançou cinco álbuns e traz grande bagagem tanto na carreira nacional como na internacional, apresentando-se em países como França, Alemanha, Itália e Portugal. Atuou como pianista e flautista em shows e gravações ao lado de artistas como Sivuca, Toquinho, Zeca Pagodinho, Alaíde Costa, Elizeth Cardoso, Elba Ramalho, Paulinho da Viola, Rosinha de Valença e Roberto Menescal, além de atuar como cantora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro por 19 anos e como flautista da Orquestra Sinfônica Nacional, Rio Jazz Orquestra, entre outras.
Fabiano Salek
Fabiano Salek é percussionista, baterista, cantor, compositor e arranjador. Mestre em ensino de percussão pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é integrante e fundador do grupo de samba “Sururu na Roda”, eleito melhor grupo de samba duas vezes pelo Prêmio da Música Brasileira, tendo se apresentado em vários países, inclusive no Japão, onde gravou um DVD com o grupo, e cantor no grupo vocal “a capella” “Ordinarius”.
Domingos Teixeira
Domingos Teixeira é violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Estudou com Ian Guest percepção, harmonia e arranjo. Em julho de 2014, ministrou a oficina “Ritmos Brasileiros – Uma Visão Violonística” em Munique, na Alemanha, a convite da Musikschule Garching. Tocou e gravou durante 10 anos com a cantora e compositora Fátima Guedes. Integrou o grupo acústico que acompanhou a cantora e compositora Zélia Duncan em seu trabalho “Antes do Mundo Acabar”.
Ficha técnica:
Direção Musical, Voz e Piano – Eliane Salek
Arranjos – Eliane, Domingos Teixeira, Fabiano Salek
Violão Seis Cordas – Domingos Teixeira
Voz e Percussão – Fabiano Salek
Foto – Roberto Pontes/Pontes Comunicação e Arte
Assessoria de Imprensa – Carlos Pinho
Serviço:
SHOW “O SAMBA DE ARY E CAYMMI”
Quando: Sexta-feira, 16 de maio, às 20h
Onde: Teatro Brigitte Blair – Rua Miguel Lemos nº 51-H, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: de R$ 45 a R$ 90, vendas antecipadas no site https://bileto.sympla.com.br/event/104813/d/311652/s/2123695
Classificação etária: 10 anos
Duração: 75 minutos
Rede social: https://www.instagram.com/elianesalek/
Cultura
Ilka Villardo canta Chico Buarque de Hollanda no Mandarim, no RJ

Com a participação especial de Maria Ceiça, cantora celebra os 80 anos do ícone da MPB desfilando seus grandes clássicos em diferentes fases
A cantora Ilka Villardo faz show em homenagem aos 80 anos de Chico Buarque de Hollanda no palco do Mandarim, na Lagoa, no dia 16 de maio, sexta-feira, às 19h30. Com a participação especial da atriz e cantora Maria Ceiça, a apresentação percorrerá canções emblemáticas de diferentes fases da carreira do grande ícone da MPB, do cronista social e das desventuras amorosas até a música de protesto. “Olhos nos Olhos”, “Cotidiano” e “Apesar de Você” são apenas algumas das pérolas do repertório.
– Ouço o Chico desde os 10 anos de idade e sou apaixonada por suas letras, harmonias e melodias – conta Ilka.
A cantora será acompanhada por um trio de peso composto por Leandro Freixo nos teclados, André Gonçalves no contrabaixo e Victor Bertrami na bateria.

Serviço:
Ilka Villardo canta Chico Buarque de Hollanda
Quando: Sexta-feira, 16 de maio, às 19h30
Onde: Mandarim Lagoa – Av. Epitácio Pessoa, 3111 – Quiosque Nº 2 – Lagoa Rodrigo de Freitas – Próximo ao Parque do Cantagalo. Estacionamento no local.
Ingressos: R$ 40
Compras antecipadas: WhatsApp – (21)98442-4035 (somente mensagem – horário
comercial).
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Redes sociais: @ilkavillardo @freixoleandro @victorbertrami @andregoncaviolao298