Siga-nos nas Redes Sociais

Pernambuco

Pernambucanos são os que mais apostam na poupança no Nordeste para render suas economias

Publicado

em

Banco Santander
Foto: Divulgação

§ A caderneta de poupança concentra 26% dos investimentos.

§ Levantamento do Santander Brasil apresenta o perfil do investidor no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022.

■ Considerada o investimento preferido dos brasileiros, a caderneta de poupança tem maior apelo em Pernambuco entre os estados nordestinos, segundo levantamento realizado pelo Santander Brasil. Esse segmento concentra 26% da carteira local. O estudo compara os investimentos realizados pelos clientes do Banco entre janeiro e junho de 2023 ante o mesmo período do ano passado.

Quando observado todos os estados brasileiros, Pernambuco fica em quarto lugar, atrás do Acre (42,54%), Roraima (28,86%) e Amapá (26,04%). No período estudado pelo Santander, os pernambucanos apresentaram um crescimento de 4% nos investimentos na poupança.

Esse crescimento foi inferior ao de renda fixa tradicional, na qual a alta, em Pernambuco, alcançou 20%. O desempenho reforçou o protagonismo desse segmento entre os investidores pernambucanos. É nele que se encontra maior faixa de concentração de investimento, chegando a 29,4% Em contrapartida, a renda variável, que se caracteriza como de risco superior, sofreu uma queda de 19%. O desempenho segura esse segmento como um minoritário no estado, fechando em 1,9%

PERFIL NACIONAL
No cenário nacional, mesmo com a taxa de juros permanecendo inalterada em 13,75% por um longo período no Brasil, investimentos ultraconservadores perderam espaço na carteira dos aplicadores neste primeiro semestre do ano. Levantamento realizado pelo Santander Brasil mostra que títulos públicos, fundos DI e até a poupança cederam espaço para opções como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs).

A renda fixa – que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs – foi a categoria que mais cresceu no período nacionalmente: 17%, saltando de 32% do total da carteira dos investidores no primeiro semestre de 2022 para 37,5% de janeiro a junho de 2023.

Outra categoria que também registrou crescimento no período foram os Certificados de Operações Estruturadas (COEs), que avançaram 28% em 12 meses, ainda que sua representatividade seja bem menor que a da renda fixa: 5% do portfólio ao fim de junho deste ano.

“Os dados revelam maturidade dos investidores dispostos a correr um pouco mais de risco – além de uma menor liquidez – em troca de maiores retornos. Tudo isso sem renunciar à segurança oferecida pela Selic ainda em patamares bastante altos”, afirma Leonardo Siqueira, head de Investimentos do Santander Brasil.

Os outros investimentos mais conservadores como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa, incluindo os fundos DI, ficaram menos atrativos aos olhos dos investidores: os aportes recuaram 2% e 14%, respectivamente.

Outras categorias que também registraram queda nos aportes foram os fundos multimercados, crédito privado e cambiais, que passaram de 9,15% para 6,36% do total do portfólio; fundos de renda variável, que recuaram de 2,06% para 1,26% do total; previdência, de 33,2% para 32,41%; além dos ativos de crédito privado de 1,29% para 1,02%; e ações, ETFs e fundos imobiliários, cuja participação na carteira caiu de 4,12% para 3,45%.

Até a caderneta de poupança, considerada o investimento preferido dos brasileiros, perdeu espaço nacionalmente, passando de 20,94% do total do portfólio em junho de 2022 para 19,72% em junho deste ano.

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Jornalista e escritor André Trigueiro ministra palestra no 19º Simespe no Teatro RioMar Recife

Publicado

em

André Trigueiro Cv
Este é o segundo encontro, que será ministrado pelo palestrante, jornalista e escritor, André Trigueiro (RJ), que retrata sobre Sabedoria no dia a dia: Força, coragem e fé. Crédito: Divulgação.

Com o tema central A resiliência da fé inabalável: Reflexões espíritas sobre a construção da paz em tempos de conflitos, o 19º Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco (Simespe) terá palestra de André Trigueiro no dia 13 de julho, no Teatro RioMar. Entre os diferenciais do novo conceito está a gravação ao vivo de videocast no palco do teatro em que, a partir de aplicativo, a plateia pode interagir com o palestrante.

A programação completa deste ano conta, ao todo, com quatro encontros em datas diferentes. Este é o segundo encontro, que será ministrado pelo palestrante, jornalista e escritor, André Trigueiro (RJ), que retrata sobre Sabedoria no dia a dia: Força, coragem e fé. O primeiro encontro contou com palestra de Rossandro Klinjey (PB), em abril, e o segundo módulo de 2024 acontece no segundo semestre, com mais dois palestrantes.

O novo conceito Simespe – O ano todo com você apresenta ao público, além de um maior número de encontros ao longo do ano, aumentando as oportunidades de iluminar consciências, uma expectativa de maior aprofundamento a respeito dos temas abordados. A proposta também é oferecer uma vivência mais participativa e interativa durante a gravação ao vivo de videocast no palco do teatro e, a partir de aplicativo, a plateia interagir com o palestrante. O novo espaço tem capacidade de público para 680 pessoas, sendo favorável a uma imersão mais intimista e acolhedora. No foyer do teatro, os participantes terão acesso à livraria para adquirir obras dos palestrantes.

Após 18 anos, com um encontro por ano, o Simespe se consolida entre os principais simpósios do calendário espírita, somando mais de trezentos e setenta horas de imersão em diversos conteúdos sob à luz do Espiritismo, contribuindo, assim, para a jornada moral e espiritual de milhares de participantes, que acompanham de forma presencial e virtual. Com intuito de arrecadar recursos para os trabalhos assistenciais do Grupo Espírita Seara de Deus, no Janga, em Paulista/PE, contabiliza, ao todo, mais de 50 palestrantes e renomados conferencistas que já apresentaram temas diversos sob aspectos científico, filosófico e religioso, entre eles, Augusto Cury, Haroldo Dutra e Divaldo Franco, considerado expoente máximo na divulgação do Espiritismo por todo o mundo.

Os ingressos, com valor a partir de R$ 90, podem ser adquiridos no site e na bilheteria do Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.

Grupo Espírita Seara de Deus

Fundado em 1978, o Grupo Espírita Seara de Deus é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita. Cursos, reuniões mediúnicas, palestras públicas e atendimento fraterno estão entre as atividades da casa que busca iluminar consciências. Em caráter de inteira gratuidade, diversos trabalhos assistenciais são realizados, entre eles, a Creche Escola Jesus de Nazaré, que atende, em tempo integral, 120 crianças, a campanha do quilo, as visitas aos hospitais, o atendimento às vovós e gestantes. A sede do Seara de Deus fica no bairro do Janga, em Paulista, zona norte da Região Metropolitana do Recife.

 

Continue Lendo

Pernambuco

Posto do TRE-PE funciona em horário estendido neste sábado no Expresso Cidadão do RioMar Recife

Publicado

em

Design Sem Nome (17)
Os atendimentos precisam ser agendados no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Crédito: Thays Martins.

Posto de atendimento ao eleitor vai funcionar das 8h às 18h neste sábado na unidade do Expresso Cidadão, localizada no Piso Térreo do RioMar Recife.

Com a proximidade da data final para emissão, regularização e transferência do título de eleitor, que será finalizada no dia 8 de maio, o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TER Pernambuco) do Expresso Cidadão do RioMar Recife, localizado no Piso Térreo, vai funcionar com horário especial e ampliado neste sábado, dia 4 de maio. A unidade voltada para o atendimento dos eleitores funcionará das 8h às 18h.

A ampliação do horário de funcionamento do posto do TRE Pernambuco no Expresso Cidadão do RioMar Recife tem como finalidade facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais, atendendo exclusivamente as demandas do Tribunal Regional Eleitoral.

Os atendimentos precisam ser agendados no site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Para marcar, é preciso acessar a aba Serviços eleitorais e entrar no Agende seu atendimento.

 

Continue Lendo

Pernambuco

Posto de atendimento do TRE-PE amplia horário no Expresso Cidadão do RioMar Recife

Publicado

em

1300 X 800 (18)
No posto do TRE no RioMar Recife o horário estendido começa a valer a partir do dia 15 de abril. Crédito: Thays Martins/RioMar Recife.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) amplia o horário de funcionamento das Centrais de Atendimento ao Eleitor, faltando um mês para o fechamento do cadastro eleitoral. Como o prazo final para regularizar a situação eleitoral é dia 8 de maio, o objetivo é atingir uma maior quantidade de cidadãs e cidadãos. Para realizar o serviço, é preciso fazer o agendamento no site do TRE-PE.

No posto de atendimento localizado no Expresso Cidadão do RioMar Recife, o horário estendido começa a valer a partir do dia 15 de abril. O serviço será ofertado de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Posto de atendimento

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE Pernambuco) passou a contar com uma unidade de atendimento aos eleitores e eleitoras no RioMar Recife desde o dia 18 de março, também com opção de agendamento nos sábados. O posto de atendimento da Justiça Eleitoral fica dentro da unidade do Expresso Cidadão, localizado no Piso Térreo do mall.

Os novos locais de atendimento do TRE Pernambuco, frutos de uma parceria com o Expresso Cidadão, do governo estadual, têm como objetivo dar mais possibilidades aos eleitores e eleitoras na reta final do fechamento de cadastro eleitoral, que tem em 8 de maio o último dia para tirar o título, mudar o domicílio eleitoral, regularizar a situação eleitoral e a prestação de qualquer serviço da Justiça Eleitoral. Para a realização do atendimento, é preciso realizar o agendamento prévio pelo site do Tribunal, na aba de autoatendimento.

Continue Lendo

Em Alta