Levantamento do Kwai com mais de 20 mil usuários mostra que ainda há espaço para marcas influenciarem decisões na reta final, principalmente por meio de conteúdos em vídeos
Com a proximidade da Black Friday, uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro, uma pesquisa conduzida pelo Kwai – app de criação e compartilhamento de vídeos curtos – com mais de 20 mil usuários ativos na plataforma revela um cenário estratégico para marcas: 25% dos consumidores ainda não definiram o orçamento para compras na Black Friday 2025, e que conteúdos em vídeo já despontam como fator decisivo na escolha de produtos e exercem influência direta na decisão de compra.
De acordo com os usuários, conteúdos em vídeo como unboxings, dicas, avaliações e inspirações são os principais gatilhos de compra. Somente no Kwai, 39% disseram buscar por ofertas e promoções, 35% acompanham demonstrações de produtos, 18% já compraram motivados por anúncios ou promoções e 7% utilizam o conteúdo como inspiração para presentes e novas aquisições. Esse comportamento também reforça a relevância da plataforma como espaço de descoberta e conversão, especialmente para consumidores que ainda estão em fase de decisão.
Ainda segundo o levantamento, 28% das mulheres que revelaram intenção em participar da Black Friday não definiram o valor que planejam investir, índice acima da média geral. Esse recorte aponta também serem elas um público-chave para ações de comunicação e campanhas direcionadas, especialmente em categorias de alto interesse para a data.
“O levantamento confirma que o vídeo pode sim desempenhar papel estratégico na definição de compras, especialmente entre consumidores que ainda não estabeleceram seu orçamento. E a plataforma oferece às marcas a possibilidade de atuar de forma direcionada e relevante, influenciando decisões no momento crítico da jornada de compra”, afirma Vitor Yu, gerente geral do Kwai For Business, unidade de negócios da plataforma, que reúne recursos e ferramentas para empresas desenvolverem e inserirem conteúdo patrocinado no aplicativo.
Metodologia – A pesquisa foi realizada no aplicativo Kwai (in-app), entre 2 e 13 de junho de 2025, com a participação de 20.612 usuários ativos. As questões incluíram múltipla escolha e escolha única, com foco em mapear a intenção de compra e o papel do Kwai na decisão dos consumidores.