Pets estão sendo considerados cada vez mais como membros da família

O comportamento humano vem mudando e hoje em dia os animais de estimação são considerados e cuidados como filhos

‘’Quem nunca ouviu a frase ‘’o cão é o melhor amigo homem?” Hoje podemos dizer que não apenas do homem, mas sim, da família toda. Os animais já se tornaram verdadeiros integrantes das famílias modernas, e é cada vez mais comum encontrar lares onde a presença de um animal de estimação é tão essencial quanto de qualquer outro membro da família. A dinâmica familiar muitas vezes gira em torno das peculiaridades e personalidades únicas dos pets. Seja um cão leal, um gato carinhoso ou até mesmo animais exóticos, cada um contribui de maneira singular para a estrutura emocional do lar.

Apesar da temática ser relativamente recente para a ciência, um estudo publicado no Scientifc Reports em 2022, concluiu que a relação entre os humanos e os cachorros, faz sentido, cientificamente. Diversos testes foram realizados, e os cientistas analisaram diferentes raças de cães e concluíram a presença dos genes e receptores da ocitocina, receptores de melanocortina 2 (MC2R e WBSCR17.Duas alterações no gene MC2R foram identificadas e associadas a características de aproximação e identificação aos seres humanos. Por essa alteração, os profissionais concluíram que sim, os cães, especificamente, são os melhores amigos dos humanos.

Outras pesquisas sobre interações entre humanos e animais mostram efeitos positivos na saúde. Um exemplo é a redução dos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao estresse) e diminuição da pressão sanguínea.

Com tudo isso em mente, já é de se prever que todos que possuem o seu pet de estimação teme por sua saúde e está sempre pensando em prolongar a vida do seu companheiro. A Dra Danielle Silveira, médica veterinária do Veros Hospital Veterinário concorda que a prevenção é a chave para garantir uma vida longa e saudável para os pets. Consultas regulares ao veterinário, manter o calendário de vacinação em dia e uma dieta equilibrada são elementos essenciais para garantir o bem-estar desses companheiros peludos. Além disso, a conscientização sobre as necessidades específicas de cada espécie e raça é crucial para fornecer o cuidado adequado.

Os famosos “pais de pet” depositam amor, carinho e cuidado em seus animais e sentem que são retribuídos. Da mesma forma que os tutores se sentem bem ao brincar e passar bons momentos com seus animais de estimação, quando eles são atingidos por doenças ou fatalidades, o sofrimento é intenso. Perder um animal de estimação é uma dor irreparável, e pode causar até mesmo traumas psicológicos para os tutores.

“Cuidar da saúde dos animais de estimação não é apenas uma responsabilidade, mas também uma expressão tangível do amor e compromisso que temos por esses membros especiais de nossas famílias. Ao investir na saúde dos pets, estamos investindo na longevidade e na felicidade de nossos lares”, afirma Dra Danielle.

O Veros Hospital Veterinário possui como principal objetivo oferecer tratamento de extrema qualidade e tecnologia de ponta aos animais, oferecendo os melhores equipamentos disponíveis no mercado da medicina humana para a medicina veterinária.

Sobre o Veros
O Veros Hospital Veterinário é o maior complexo hospitalar de saúde animal do país. Com um investimento de R$ 50 milhões, a unidade tem capacidade de realizar cerca de 2 mil consultas e 700 cirurgias por mês, além de manter pacientes graves sob ventilação mecânica. O centro de diagnóstico por imagem é o mais completo do país, com as últimas versões de equipamentos de RX, eco e ultrassonografia, ressonância magnética de 1,5 Tesla, aparelho de tomografia de 16 canais e arco cirúrgico.

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário