Piloto Ricardo Gracia Filho estreia no domingo na Le Mans Cup

O talentoso piloto paulista Ricardo Gracia Filho está pronto para fazer sua estreia na Michelin Le Mans Cup 2024. No dia 14 de abril, em Barcelona, Espanha, ele dará início à sua participação nesta prestigiada competição de endurance. Sendo o único representante do Brasil na categoria, Ricardo competirá pela Team Virage ao lado do piloto paraguaio Óscar Bittar.

A temporada deste ano contará com seis corridas, envolvendo os protótipos de Le Mans na classe LMP3 e os carros esportivos grand tourer na classe GT3. Antes mesmo do início do campeonato, Ricardo Gracia Filho já teve a oportunidade de se preparar com sua equipe, a Team Virage, que é baseada em Valência, Espanha, e atual detentora do título do evento.

- Publicidade -

Com experiência no automobilismo europeu, Ricardo Gracia Filho competiu na Fórmula 4 por duas temporadas. “Estou confiante para a etapa em Barcelona, onde obtivemos resultados positivos nos testes de pré-temporada. Estou satisfeito com o desempenho do carro e com a parceria com meu colega de equipe”, afirmou.

Esta será a primeira vez que Ricardo irá pilotar um carro da categoria LMP3, representando um desafio totalmente novo em comparação com sua experiência na Fórmula 4. “É um estilo de corrida completamente diferente, com mais downforce e uma abordagem distinta. Estou determinado a buscar os melhores resultados possíveis”, acrescentou o jovem piloto de 19 anos, que conta com o patrocínio da Sabesp por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Na Michelin Le Mans Cup 2024, as corridas têm uma duração de cerca de uma hora e meia, com cada piloto assumindo o volante por 55 minutos. Agora, o foco principal de Ricardo será em preservar o carro e gerenciar eficientemente os pneus e o combustível, uma estratégia diferente do estilo de corrida sprint ao qual estava acostumado anteriormente.

Desde os seis anos de idade, Ricardo Gracia Filho vem trilhando seu caminho nas pistas, iniciando como um hobby ao lado de seu pai, Ricardo Gracia. Ao longo dos anos, ele conquistou diversos títulos, incluindo três campeonatos brasileiros de kart, solidificando-se como uma das promessas do automobilismo brasileiro.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.