Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Prefeitura de SP afasta diretores de escolas mal avaliadas no Ideb

Publicado

em

© Juca Varella/Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo afastou 25 diretores de escolas municipais com desempenho ruim em 2023 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep). Os diretores afastados foram convocados a fazer uma “requalificação intensiva” do Programa Juntos pela Aprendizagem, de maio até dezembro. 

“Esses profissionais atuam há, pelo menos, quatro anos em unidades prioritárias, selecionadas devido ao desempenho obtido no Ideb e Idep de 2023. A capacitação, inédita, inclui vivência em outras unidades educacionais e tem como objetivo o aprimoramento da gestão pedagógica para melhorar a aprendizagem de todos os estudantes”, disse a prefeitura, em nota. 

A administração municipal destacou ainda que as unidades atingidas pela medida irão contar com o “reforço de mais um profissional na equipe gestora”. A remuneração dos diretores será mantida.

O vereador Celso Giannazi (Psol) pediu mais investimentos nas escolas e criticou a punição aos diretores. “Parece que o prefeito Ricardo Nunes instituiu um AI5 aqui, fazendo intervenção, retirando diretores compulsoriamente das escolas”, destacou o vereador em discurso na tribuna da Câmara Municipal.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

“A gente não sabe qual é o caráter disso, se é punição, se é perseguição. O fato é que está havendo um ato de intervenção nas escolas públicas municipais, o que é inadmissível. Nunca houve tanta agressividade, tanta brutalidade com a rede municipal, com os diretores, com a gestão das escolas municipais”, acrescentou. 

Em comunicado conjunto, o Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp), o Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (Sedin), e o Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem) criticaram a decisão da prefeitura.

“O Sinesp, o Sedin e o Sinpeem são contra a intervenção autoritária do governo nas escolas e o afastamento dos diretores das suas unidades de lotação e, unidos, tudo farão jurídica e politicamente, por meio das ações e mobilizações em defesa da educação, escola pública democrática e pelos direitos dos profissionais da educação”.

Os sindicatos criticaram ainda a lei 18.221 de 2024 que permite o afastamento dos diretores das unidades de lotação. “[A lei foi] aprovada na calada da noite, que, além de punir professores readaptados e em licença médica superior a 30 dias, contém artigo que autoriza o governo a afastar diretores de suas unidades de lotação e designar interventores”. 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até dia 31

Publicado

em

© Studio Formatura/Galois/Divulgação

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista podem ser feitas até as 18h do dia 31 de julho. A 31ª edição do prêmio tem como tema “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”.

Podem submeter seus projetos de pesquisa alunos do ensino médio, do ensino superior, e pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído mestrado ou doutorado. Entre as premiações previstas estão laptops, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil. As inscrições podem ser feitas no site do prêmio.

De acordo com as regras do concurso, estudantes de graduação ou pós-graduação podem apresentar projetos em 11 linhas de pesquisa. Já os alunos do ensino médio devem propor trabalhos científicos dentro de um dos seis eixos previstos no edital. Mais informações estão disponíveis neste link.

O Jovem Cientista ainda reconhece um pesquisador de destaque na área temática da edição (categoria Mérito Científico) e também instituições de ensino e pesquisa cujos alunos matriculados e egressos se destacaram na premiação (categoria Mérito Institucional).

O prêmio é iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e copatrocínio da Shell Brasil Petróleo Ltda.

Fonte

Continue Lendo

Educação

CNU dos Professores: saiba como pedir atendimento especializado

Publicado

em

© Bruno Peres/Agência Brasil

Os candidatos que necessitam de atendimento especializado no dia de aplicação da Prova Nacional Docente (PND) 2025 devem fazer a solicitação no momento da inscrição, até sexta-feira (25).

O pedido deve ser feito exclusivamente no Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apelidada de CNU dos Professores, a PND pretende incentivar a realização de concursos públicos e aumentar o número de docentes qualificados nas redes públicas de ensino.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Atendimento especializado

Conforme o edital da PND 2025, ao solicitar o atendimento especializado, o participante deve informar as condições que motivam o pedido, entre elas ser pessoa com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, ter dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista (TEA), diabetes e ser gestante, lactante ou idoso.

Para ter o pedido de atendimento especializado analisado pelo Inep, é necessário enviar a documentação legível que comprove a condição declarada no ato de inscrição.

O laudo apresentado deve conter, obrigatoriamente: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que justifica a solicitação, com código da Classificação Internacional de Doenças (CID-10); assinatura e identificação do profissional responsável, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), no Ministério da Saúde.

Resultado

O resultado da análise do documento comprobatório será divulgado pelo Inep em 1º de agosto e poderá ser consultado pelo Sistema PND.

Em caso de reprovação da primeira documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso, no período de 4 a 8 de agosto, e inserir novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. O resultado final do recurso será conhecido em 13 de agosto.

PND

A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada anualmente pelo Inep em todos os estados e no Distrito Federal. A PND tem como base a avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas que, em 2025, está agendado para 26 de outubro.

O CNU dos Professores não substitui o processo seletivo das redes públicas de ensino.

Os gestores das redes que aderiram voluntariamente à prova, em junho, poderão usar o resultado dos participantes como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores, e também aplicar etapas adicionais na seleção, como provas práticas e avaliação de títulos.

A PND é parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado em 2024 para fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério.

A iniciativa pretende atender 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Fonte

Continue Lendo

Educação

Campo Belo recebe de 25 a 31 de agosto o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

O maior circuito literário do Estado prepara-se para uma nova edição com diversas atrações, muita cultura e educação

Campo Belo será palco, entre os dias 25 e 31 de agosto de 2025, do Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais, o maior evento literário itinerante do estado. A programação ocorrerá Parque Urbano Clóvis Silveira Massote, Avenida José Carlos da Silveira Pereira, 80, Vila Matilde. O evento reunirá autores renomados, atrações musicais, educadores, estudantes, artistas e amantes da literatura em uma grande celebração da cultura, da leitura e da educação.

A Etapa de Campo Belo é uma realização da Prefeitura de Campo Belo e HPL Eventos com o apoio do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A feira literária conta ainda com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Departamento Municipal de Água e Esgoto.

“Agradeço a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus Simões, por essa parceria com Campo Belo e esse compromisso com a Educação e a Cultura. Também parabenizo a Superintendência de Ensino por esse trabalho que tem sido realizado em parceria com o município”, destacou o prefeito Adalberto Lopes.

Entre os autores já confirmados para a Etapa Campo Belo estão, no dia de 25 de agosto, Lavínia Rocha, sucesso entre os jovens leitores com suas obras de fantasia, e no dia 27 de agosto, Leo Cunha, premiado escritor e poeta infantil, reconhecido em todo o país por seu trabalho voltado à formação de leitores. Ambos levarão ao público suas experiências, histórias e reflexões sobre o universo da literatura. A presença dos dois autores promete momentos inesquecíveis para leitores de todas as idades.

Promovido pela HPL Eventos, o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais é reconhecido por sua capacidade de transformar cidades em polos culturais temporários. Desde sua criação em 2015, o evento já reuniu mais de 400 mil pessoas em suas edições. Em 2022, expandiu sua presença para seis municípios mineiros, com participação superior a 280 mil visitantes, consolidando-se como um dos maiores projetos de incentivo à leitura do Brasil.

Em 2025, a HPL Eventos em parceria com a Câmara Mineira do Livro (CML) foi responsável pela realização da Bienal Mineira do Livro. O evento aconteceu em maio deste ano e contou com a participação de mais de 260 mil pessoas. Em junho a HPL Eventos promoveu o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais – Etapa Uberlândia, com a participação de mais de 40 mil pessoas. Campo Belo é a segunda cidade a receber o circuito neste ano.

“A proposta do Elicer é promover o acesso ao livro, estimular a formação de leitores e movimentar a economia criativa local. Mais do que uma feira de livros, é um ponto de encontro entre gerações, saberes e culturas”, afirma Humberto Paes Leme, idealizador do projeto e diretor da HPL Eventos.

Programação para todas as idades

A edição de Campo Belo contará com uma programação vibrante e gratuita, voltada a todos os públicos. Entre as atrações confirmadas estão: feira de livros com mais dezenas de editoras; contação de histórias para o público infantil; oficinas de contação de histórias com Yayá Goes para professores de língua portuguesa do Estado e Município; bate-papo, lançamento de livros e sessão de autógrafos com autores; apresentações culturais e artísticas; apresentações escolares; feira de artesanato; feirinha de alimentação; e participação de autores independentes locais e regionais.

Um dos destaques da edição será o Concurso de Redação das Escolas Estaduais e Municipais de Campo Belo, que premiará estudantes e professores da rede pública municipal. A revelação dos vencedores acontecerá durante o evento, como parte da programação oficial.

SERVIÇO

Evento: ELICER – Circuito Literário de Minas Gerais 2025 – Etapa Campo Belo
Data: 25 a 31 de agosto de 2025
Local: Parque Urbano Clóvis Silveira Massote,
Endereço: Avenida José Carlos da Silveira Pereira, 80, Vila Matilde, Campo Belo, MG.
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.elicercampobelo.com.br

Continue Lendo