Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Produção audiovisual “Sukata” mostra como a consciência ecológica pode ajudar a evitar tragédias ambientais.

Publicado

em

Screenshot 20240527 152402 Gallery

As tragédias ambientais, infelizmente, tem se tornado pautas constantes nos noticiários, o aquecimento global é uma realidade, e os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul pedem mudanças de atitudes. A consciência ambiental se mostra cada vez mais urgente.

No caso das enchentes, é necessária a criação de soluções que já estão sendo usadas em outros países como:  Telhados verdes, cidades-esponja, diques extensos, túneis e reservatórios subterrâneos, são alguns exemplos que podem ser usados em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras.

A educação ambiental traz a consciência em relação ao lixo acumulado,  que prejudica ainda mais uma situação calamitosa. O descarte aleatório de lixo, sem a possibilidade da reciclagem, também piora o cenário catastrófico.

A mudança de hábito da população com relação ao descarte de lixo se faz fundamental.

Com esse pensamento e com essa missão, a produtora independente paulistana, Batom Produções, liderada pela atriz, roteirista e diretora Alexia Annes, acaba de finalizar as filmagens  da sua mais recente produção original, “Sukata o Musical – a série”.

O objetivo desse projeto é a conscientização de jovens em prol do meio ambiente de uma forma descontraída e animada, utilizando a música como ferramenta para despertar a consciência de um estilo de vida mais sustentável.

O musical revela as histórias de três atendentes da doceria Delivery Pekatu, sob o comando da personagem Cláudia interpretada por Giulia Savi.

As “suketes” enfrentam o desprezo de Cláudia perante as questões da sociedade e do meio ambiente, mas seguem unidas em busca de um mundo melhor.

No entanto, durante essa jornada, muitas aventuras acontecem.

As “Suketes” são vividas pelas atrizes Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria. Alexia Annes assina o roteiro e a direção da série.

“A arte é capaz de modificar a sociedade de forma leve e o musical é nossa ferramenta para impulsionar a cultura. As próximas gerações serão mais conscientes e artísticas, e queremos ser um canal para isso.” Resume Alexia Annes, CEO da produtora.

Durante as filmagens o set contou com todos os cuidados para a sustentabilidade: copos reutilizáveis, filmagens com mais de 80% de diurnas com luz natural, figurinos de brechó para promover a reutilização de roupas e conversas constantes com equipe e elenco para promover a consciência ambiental.

A cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,7 mil toneladas por dia. De acordo com a Pnad 2019 (IBGE), 84,4% das residências brasileiras são servidas diretamente pelo serviço de coleta de lixo domiciliar (geralmente feito por caminhões do sistema de limpeza urbana municipal).

No entanto, a destinação inadequada de lixo tem crescido no Brasil. A quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente no Brasil cresceu 16% na última década. O montante passou de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019.

Em média, 60% dos resíduos coletados no Brasil vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões. Isso prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros atualmente, e gera um custo ambiental e para o sistema de saúde de cerca de US$ 1 bilhão por ano.

Em meio ao cenário crítico de São Paulo, a série aborda temas relacionados ao lixo e questões ambientais, com o objetivo de promover a conscientização coletiva por meio da cultura.

A produtora está realizando este projeto por meio do artigo 1° A da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), através de patrocínio direto.

É fundamental a consciência ambiental e , sobretudo, a mudança de hábitos e atitudes, para que evitemos, na medida do nosso possível, tragédias como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Serviço:

Sukata o Musical, a série

Roteiro e direção: Alexia Annes

Elenco: Alessandra Maria, Stefanny Leão, Dominique Bueno, Giulia Savi, Maytê Naomi, Alexia Annes, Nicolau Ariel,  Augusto Galon, entre outros.

Realização: ANCINE e Batom Produções

Produção: Batom Produções

Figurino: Nívea Jaess

Equipe: Isabela Prado, Letícia Ayumi, Ana Paula Silva, Clarissa Kuschnir, Larissa Nakashima, Gabriele Annes, Renata Rosa, entre outros.

Apoio: Prefeitura de Embu das Artes, Catavento Cultural – Fábrica de Cultura Parque Belém.

Vanessa Goulartt estreou como atriz no teatro ainda criança em A Cegonha Boa de Bico, de Marilu Alvarez, em 1985, peça pela qual ganhou o prêmio APETESP como atriz revelação. Atuou nas peças Cais Oeste (1989), de Bernard-Marie Koltès, Namoro – No escurinho do teatro… (1991), de Ilder Miranda Costa,e Sábado, Domingo e Segunda (2003), de Eduardo De Filippo. Em 2010, na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, foi dirigida pela sua mãe Bárbara Bruno. Sua estreia em cinema se deu na produção Olhos de Vampa, dirigido por Walter Rogério, em 1994. Trabalhou com o cineasta Carlos Reichenbach nos filmes Dois Córregos (1999) e Garotas do ABC (2003). Em 2005, a atriz volta ao cinema em Coisa de mulher, dirigida por Eliana Fonseca. Vanessa escreveu o curta-metragem O Espeto (2006), protagonizado por Cacá Carvalho. Estreou na televisão no elenco da novela da Rede Record, Cidadão Brasileiro, de Lauro César Muniz. Participou das novelas Maria Esperança (2007), no SBT, e Ti Ti Ti (2010), na Rede Globo. Na minissérie Dercy de Verdade (2012), Vanessa interpretou a própria bisavó Eleonor Bruno, conhecida como Nonoca. Atualmente atua também como apresentadora e assessora de comunicação, através da VG Comunica. Apresenta o programa Dezpadronizada na Radio Vibe Mundial.

Cultura

Ator global comemora aniversário com festa e show em São Paulo

Publicado

em

Gigantes do rock nacional se encontram no Kia Ora em noite especial de Jam Session e aniversário de Thiago Mendonça

No próximo dia 28 de agosto, o Kia Ora, em São Paulo, será palco de uma noite histórica para os fãs de rock. A 5ª edição do Kia Jam Session + B-Day Thiago Mendonça promete reunir grandes nomes da música brasileira em uma celebração que une talento, improviso e muita energia.

O anfitrião da noite é Thiago Mendonça, ator e músico que já brilhou em novelas globais como “Duas Caras” e “Em Família”, e eternizou personagens no cinema, entre eles Renato Russo, em “Somos Tão Jovens”, e Luciano, em “Dois Filhos de Francisco”. Dono de uma trajetória versátil, Thiago transformou sua paixão pela música em tradição no Kia Ora, com jam sessions que se consolidaram como encontros imperdíveis.

Desta vez, a comemoração será ainda mais especial: além de celebrar seu aniversário, Thiago sobe ao palco acompanhado de músicos que marcaram gerações, em uma verdadeira constelação do rock nacional. Entre os confirmados estão Bruno Graveto (Charlie Brown Jr.), PG (Tihuana), Rafa Bisogno e Felipe Rotta (Humberto Gessinger), Esteban Tavares (ex-Fresno), Marcelo Magal (Biquíni Cavadão), Fred Gonçalves e Ivan Sader (TREN), Ícaro Scagliusi (Paulo Ricardo) e Fred Berlowitz (Sacramento).

Reconhecida por sua atmosfera vibrante e pela liberdade criativa dos artistas, a Kia Jam Session já entrou para o calendário cultural paulistano como um evento de encontros únicos, onde clássicos ganham novas versões e colaborações surpreendem o público. Nesta edição, a expectativa é de uma noite eletrizante, marcada por riffs inesquecíveis e pelo espírito coletivo que move o rock.

Além da música, a noite também celebra a trajetória e o aniversário de Thiago Mendonça, que dividirá os microfones com os convidados em um espetáculo que promete emocionar.

Serviço
Kia Jam Session + B-Day Thiago Mendonça
Endereço: Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 377 – Itaim Bibi, São Paulo
Data: 28/08/2025 – abertura da casa às 18h
Ingressos e informações: @kiaorabar – (11) 98416-0330

(Fotos: Divulgação)

Continue Lendo

Cultura

Coletivo de artistas “Todos nós somos um” realiza o seu primeiro Sarau na Casa com a Música, na Lapa

Publicado

em

Formado por nomes de destaque e de resistência na música, o coletivo tem o objetivo de abrir espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte

No dia 3 de setembro, às 20h, o grupo de artistas “Todos nós somos um” realizará o seu primeiro SARAU com o objetivo que acompanha o grupo desde a sua fundação: abrir um espaço de amostra, interação, troca e fomento à arte. Byafra, Projeto Caleidoscópio, Chiko Queiroga, Paulo Façanha, Natália Boere, Gabriel Vale, Luiz Guima, Marco Guahyba, Fábio Lima, Giovanna Farias, Guto Collina e Lander Andrade irão abrir a noite na Casa com a Música, na Lapa. Em seguida, o microfone estará disponível a todos que quiserem apresentar suas músicas, poesias e trabalhos artísticos. 

O Sarau foi intitulado de “Coração Valente” em homenagem a um dos artistas, Tuninho Villas, que acabou de passar por uma cirurgia cardíaca. Tuninho, além de ser o presidente do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais (SINDCOM), é o dono do espaço juntamente com sua esposa, Robertinha Villas, que também integra o coletivo. 

O “Todos nós somos um” é um grupo formado por compositores, intérpretes, poetas, instrumentistas e artistas do Brasil inteiro. De acordo com Analu Paredes, do Projeto Caleidoscópio, os ideais do coletivo convergem com uma grande carência no mercado cultural atual. 

 – O nosso coletivo tem fome de arte, de poesia, da música que toca a alma. A ideia é fazermos Saraus por todo país e abrirmos espaço para artistas exporem seus trabalhos, fazerem novas parcerias e semearem cultura e afeto – conta.

Byafra, Projeto Caleidoscópio, Chiko Queiroga, Paulo Façanha, Natália Boere, Gabriel Vale, Luiz Guima, Marco Guahyba, Fábio Lima, Giovanna Farias, Guto Collina e Lander Andrade
Byafra, Projeto Caleidoscópio, Chiko Queiroga, Paulo Façanha, Natália Boere, Gabriel Vale, Luiz Guima, Marco Guahyba, Fábio Lima, Giovanna Farias, Guto Collina e Lander Andrade

Ela explica que a necessidade de se criar um movimento artístico nos dias de hoje é fundamental, pois, com a era dos streamings, as pessoas têm ficado cada vez mais individualistas e os espaços para artistas estão cada vez mais escassos.

– “Todos nós somos um” é um grito de ocupação de uma camada poderosa da música brasileira que clama por um novo amanhã democrático e espaço para todos expressarem a sua arte – completa.

Serviço:

Onde: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Quando: 3 de setembro, quarta-feira, às 20h

Entrada: ingresso solidário

Redes sociais:

https://www.instagram.com/casacomamusica
https://www.instagram.com/todosnossomosum

Continue Lendo

Cultura

Manu Le Prince estreia o show “Tom Jobim e Outras Bossas” no Palácio da Música, no Flamengo

Publicado

em

A cantora francesa se apresenta no dia 28 de agosto, quinta-feira, às 20h, acompanhada por um time de músicos de peso

Os legados do “Maestro Soberano” Tom Jobim e da Bossa Nova desfilarão em tapete vermelho no palco do Palácio da Música, no Flamengo, no dia 28 de agosto, quinta-feira, às 20h. Tudo isso ecoado pela voz e o talento da cantora francesa Manu Le Prince.

O show também celebra as comemorações do Ano da França no Brasil. E Manu será acompanhada por um trio de músicos consagrados, com Kiko Continentino ao piano, Alex Rocha no baixo e Márcio Bahia na bateria.

Conexão França-Brasil

Cantora sem fronteiras, Manu Le Prince é reconhecida como embaixadora e uma das mais bonitas vozes do Latin Jazz na Europa.

Nascida e radicada em Paris, brasileira de coração e descendente de sul-americanos e ingleses, foi criada no meio do jazz desde a infância. Em Londres, aos 19 anos, começou a sua carreira profissional. Voltando para a França, instalou-se no sul do país e participou de diversas e célebres formações musicais, como os grupos “Odeurs”, “Magma” (de Christian Vander), “Urban Sax”, o cantor Bernard Lavilliers e “Brasil Stars” com “Boto e Novos Tempos”, até seguir em carreira solo. No Brasil, ela descobre seu próprio estilo, misturando sua influência do jazz com a bossa nova, MPB e ritmos étnicos, através de composições com os parceiros Rosinha de Valença, Francis Lockwood e Daniel Goyone, e grava o disco “Agora” (1991). Tem também encontros e faz amigos marcantes, como Hermeto Pascoal, Robertinho Silva e Raul de Souza.

Desde então, concilia sua agenda de shows entre Brasil e França, desfilando seu timbre quente e sensual, sempre conferindo uma nova interpretação aos standards de jazz e às canções da MPB.

No contexto da temporada França-Brasil de 2025, Manu realizou recentemente o seu show no “Paris Plages”, em Pont de Sully, às margens do Sena, no verão francês, com Adrien de Araújo (piano), seu filho Gaël Le Prince (bateria), Acelino de Paula (baixo), Ney Veras (percussão), Edu Rosa (flauta) e Álvaro Pignatari (percussão).

Serviço:

Dia: 28 de agosto, quinta-feira
Horário: 20h | Abertura da casa: 19h
Local: Palácio da Música – Rua Buarque de Macedo, 87, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 50 (antecipado) e R$ 60 (na hora)
Reservas e mais informações: (21) 99319-1314

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Redes sociais:

Facebook: Manu LePrince Page

Instagram: @manu.leprince

Site: www.manuleprince.com

Continue Lendo