Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Produção audiovisual “Sukata” termina filmagens com equipe formada por mulheres

Publicado

em

Screenshot 20240607 123905 Photos

Com 80% de sua equipe composta por mulheres, a série musical “Sukata” motiva a mudança de atitudes para que tragédias ambientais sejam evitadas.

As tragédias ambientais, infelizmente, tem se tornado pautas constantes nos noticiários, o aquecimento global é uma realidade e os recentes acontecimentos no Rio Grande do Sul pedem mudanças de atitudes. A consciência ambiental se mostra cada vez mais urgente e necessária.

A questão ambiental não é a única pauta que a produção levanta. Com seu set composto, em sua maioria, por mulheres, a série enfatiza a força feminina no mercado audiovisual brasileiro.

Com esse pensamento e com essa missão, a produtora independente paulistana, Batom Produções, liderada pela atriz, roteirista e diretora Alexia Annes, acaba de finalizar as filmagens  da sua mais recente produção original, “Sukata o Musical – a série”.

O objetivo desse projeto é a conscientização de jovens em prol do meio ambiente de uma forma descontraída e animada, utilizando a música como ferramenta para despertar a consciência de um estilo de vida mais sustentável.

O musical revela as histórias de três atendentes da doceria Delivery Pekatu, sob o comando da personagem Cláudia interpretada por Giulia Savi.

As “suketes” enfrentam o desprezo de Cláudia perante as questões da sociedade e do meio ambiente, mas seguem unidas em busca de um mundo melhor.

No entanto, durante essa jornada, muitas aventuras acontecem.

As “Suketes” são vividas pelas atrizes Dominique Bueno, Stefanny Leão e Alessandra Maria. Alexia Annes assina o roteiro e a direção da série.

“A arte é capaz de modificar a sociedade de forma leve e o musical é nossa ferramenta para impulsionar a cultura. As próximas gerações serão mais conscientes e artísticas, e queremos ser um canal para isso, ter uma equipe formada por muitas mulheres fortalece ainda mais esse propósito”, resume Alexia Annes, CEO da produtora.

Durante as filmagens o set contou com todos os cuidados para a sustentabilidade: copos reutilizáveis, filmagens com mais de 80% das diurnas com luz natural, figurinos de brechó para promover a reutilização de roupas e conversas constantes com equipe e elenco para promover a consciência ambiental.

A cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,7 mil toneladas por dia. De acordo com a Pnad 2019 (IBGE), 84,4% das residências brasileiras são servidas diretamente pelo serviço de coleta de lixo domiciliar (geralmente feito por caminhões do sistema de limpeza urbana municipal).

No entanto, a destinação inadequada de lixo tem crescido no Brasil. A quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente no Brasil cresceu 16% na última década. O montante passou de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas por ano em 2019.

Em média, 60% dos resíduos coletados no Brasil vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões. Isso prejudica diretamente a saúde de 77,65 milhões de brasileiros atualmente, e gera um custo ambiental e para o sistema de saúde de cerca de US$ 1 bilhão por ano.

Em meio ao cenário crítico de São Paulo, a série aborda temas relacionados ao lixo e questões ambientais, com o objetivo de promover a conscientização coletiva por meio da cultura.

A produtora está realizando este projeto por meio do artigo 1° A da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), através de patrocínio direto.

A previsão de lançamento da série é para o ano de 2025.

“Para nós, da Batom Produções é fundamental a consciência ambiental e o protagonismo feminino em nossos projetos, desejamos que o nosso público consiga através das nossas obras, sobretudo, a mudança de hábitos e atitudes. Acreditamos que existem soluções para as questões ambientais das cidades que podem ser conquistadas com planejamento e inspiradas em ações que já existem em outros países como: Construção de sistemas eficientes de drenagem, Desocupação de áreas de risco; Criação de reservas florestais nas margens dos rios; Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo. Com um planejamento urbano mais consistente e através da cultura, podemos levantar este debate importante para o futuro do nosso planeta”, ressalta Alexia Annes.

A Batom produções é uma empresa com selo verde e responsabilidade social. Exercendo a compensação de emissões em todos os seus projetos.

É fundamental a consciência ambiental e , sobretudo, a mudança de hábitos e atitudes, para que evitemos, na medida do nosso possível, tragédias como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Serviço:

Sukata o Musical, a série

Roteiro e direção: Alexia Annes

Elenco: Alessandra Maria, Stefanny Leão, Dominique Bueno, Giulia Savi, Maytê Naomi, Alexia Annes, Nicolau Ariel,  Augusto Galon, entre outros.

Realização: ANCINE e Batom Produções

Produção: Batom Produções

Figurino: Nívea Jaess

Equipe: Isabela Prado, Letícia Ayumi, Ana Paula Silva, Clarissa Kuschnir, Larissa Nakashima, Gabriele Annes, Renata Rosa, entre outros.

Apoio: Prefeitura de Embu das Artes, Catavento Cultural – Fábrica de Cultura Parque Belém.

Vanessa Goulartt estreou como atriz no teatro ainda criança em A Cegonha Boa de Bico, de Marilu Alvarez, em 1985, peça pela qual ganhou o prêmio APETESP como atriz revelação. Atuou nas peças Cais Oeste (1989), de Bernard-Marie Koltès, Namoro – No escurinho do teatro… (1991), de Ilder Miranda Costa,e Sábado, Domingo e Segunda (2003), de Eduardo De Filippo. Em 2010, na peça A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza, foi dirigida pela sua mãe Bárbara Bruno. Sua estreia em cinema se deu na produção Olhos de Vampa, dirigido por Walter Rogério, em 1994. Trabalhou com o cineasta Carlos Reichenbach nos filmes Dois Córregos (1999) e Garotas do ABC (2003). Em 2005, a atriz volta ao cinema em Coisa de mulher, dirigida por Eliana Fonseca. Vanessa escreveu o curta-metragem O Espeto (2006), protagonizado por Cacá Carvalho. Estreou na televisão no elenco da novela da Rede Record, Cidadão Brasileiro, de Lauro César Muniz. Participou das novelas Maria Esperança (2007), no SBT, e Ti Ti Ti (2010), na Rede Globo. Na minissérie Dercy de Verdade (2012), Vanessa interpretou a própria bisavó Eleonor Bruno, conhecida como Nonoca. Atualmente atua também como apresentadora e assessora de comunicação, através da VG Comunica. Apresenta o programa Dezpadronizada na Radio Vibe Mundial.

Exposição

Solano Aquino apresenta “Memórias Sobre Pedras” na Praia do Arpoador

Publicado

em

Solano Aquino
Solano Aquino

Solano Aquino apresenta “Memórias Sobre Pedras” na Praia do Arpoador

No dia 19 de novembro de 2025, às 15h, o artista Solano Aquino realiza a ação Memórias Sobre Pedras na Praia do Arpoador, próximo ao Largo do Millôr, no Rio de Janeiro. A proposta parte do chão como território criativo, compreendo-o como um diário artístico, onde cada mancha de tinta registra o diálogo entre a dureza da natureza e a fluidez da imaginação. A paisagem do Arpoador assume o lugar de coautora do trabalho, participando ativamente da criação do artista.

Outro eixo da ação é a relação entre corpo, roupa e espaço: “Se a pedra pode ser vista como a pele da terra, a roupa funciona como a pele do artista”, afirma Solano. Em performances anteriores, o artista utilizou suas próprias calças como extensão da tela, criando uma ponte simbólica entre corpo, natureza e cidade. 

Em Memórias Sobre Pedras, o público é convidado a participar dessa experiência doando calças jeans usadas, que serão incorporadas à instalação. O gesto coletivo se conecta ao conceito de florestamento do pensamento, proposto pelo artista, e reflete sobre o reuso de materiais que guardam memórias e afetos. Durante a ação, Solano também estará aberto a ouvir as histórias que acompanham cada peça doada, transformando lembranças pessoais em parte viva da obra.

A instalação estabelece uma relação direta com a natureza, formando uma espécie de floresta simbólica construída a partir de materiais recicláveis do próprio ateliê do artista. A ação acontece durante a semana da COP30, reforçando a importância da arte como meio de reflexão sobre sustentabilidade, regeneração e coexistência entre o humano e o natural.

Além da ação participativa, serão apresentadas 49 telas (canvas), resultado de experimentações realizadas a partir do contato direto com o ambiente. Entre pedra e tecido, corpo e cidade, Memórias Sobre Pedras amplia a noção de arte urbana, mostrando como até a matéria mais rígida pode ser atravessada pela criação, abrindo fissuras poéticas no concreto da vida cotidiana.

A ação acontece em único dia, como uma experiência efêmera que convida o público à troca, à escuta e ao gesto de partilha que a arte pode provocar.

Sobre o artista

Solano Aquino é biólogo artista natural de Apucarana (Paraná – PR), onde vive e desenvolve seu trabalho. Sua prática artística começa a se desenvolver através da convivência com a natureza e do cuidado com os ecossistemas, experiências que moldaram seu olhar e seu gesto criativo. A relação com o plantio de árvores e a observação de processos naturais inspira cada obra, que busca refletir a conexão entre o ser humano e o mundo que nos cerca.

Rompendo com os limites tradicionais da pintura, Solano explora materiais inusitados como vassouras, estopas, pedras, terra, raízes e seivas, criando trabalhos que vão transitar entre diferentes suportes artísticos: pinturas, esculturas, intervenções e performances. Cada obra é resultado de processos vivos, onde o gesto, a matéria e o tempo se entrelaçam.

Entre suas exposições recentes estão Sobre Pedras (Curitiba e Santo André, 2025) e Viva (São José do Barreiro, 2025) (Atibaia e Londrina, 2025). Solano também desenvolve oficinas e palestras, acreditando que a arte pode ser uma experiência sensível e provocadora, capaz de nos fazer repensar nossa relação com a natureza. Ou melhor dizendo, reflorestar nosso pensamento.

SERVIÇO

Exposição Memórias Sobre Pedras – Solano Aquino

Data: 19 de novembro de 2025

Horário: 15h

Local: Praia do Arpoador – próximo ao Largo do Millôr (Avenida Francisco Bhering, 181 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22080-050) 

Entrada: gratuita

Classificação: livre

Mais informações: https://www.instagram.com/solanomartinsaquino/ |
www.solanoart.com

Continue Lendo

Cultura

“Mauricio de Sousa: O Filme” será exibido nesta terça-feira na sessão CineMaterna no Cinemark do RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

A CineMaterna realiza mais uma sessão especial voltada para famílias com bebês de até 18 meses, em uma sala adaptada para garantir conforto e praticidade durante a exibição. A sessão acontece nesta terça-feira (11/11), às 15h30, no Cinemark do RioMar Recife, localizado no Piso L4. O longa escolhido para o mês de novembro é “Mauricio de Sousa – O Filme”.

A ONG CineMaterna promove sessões adaptadas em todo o país, com preparação especial das salas: o volume é ajustado para garantir o conforto dos pequenos, a iluminação é mais suave, o ar-condicionado tem temperatura mais amena, há tapetes especiais, trocadores dentro da sala de cinema e estacionamento para carrinhos de bebê, além da presença de voluntários dispostos a ajudar as famílias.

Além das condições especiais, 10 ingressos são oferecidos como cortesia para as primeiras famílias que chegarem com bebês de até 18 meses, limitado a um por bebê. Os filmes são escolhidos com base em critérios apresentados no site do CineMaterna, sempre priorizando obras sem violência.

O longa escolhido para o mês de novembro foi “Mauricio de Sousa: O Filme”, que retrata a trajetória do maior quadrinista do Brasil. Criador da Turma da Mônica, o longa acompanha Mauricio desde a infância, explorando sua relação com os pais e os primeiros passos até realizar o sonho de se tornar desenhista. A produção apresenta um relato emocionante sobre a vida e a obra de quem marcou gerações e fez parte da infância de milhões de brasileiros.

Continue Lendo

Cultura

Bruna Mar Produção Marca Presença nos 194 Anos de Mangaratiba

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A produtora Bruna Mar esteve presente nos festejos dos 194 anos de Mangaratiba, município localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro. A região é conhecida por suas belezas naturais, praias, cachoeiras e montanhas, tornando-se um destino turístico popular.

Entrevista Exclusiva com Bruna Mar

Em entrevista exclusiva ao podcast Edinhotaon, Bruna Mar publicitária, comerciante e produtora de eventos compartilhou suas impressões sobre a celebração. “Foi incrível ver a cidade se unir para comemorar seu aniversário. A energia era contagiante e o povo de Mangaratiba é muito acolhedor”, disse Bruna nascida e criada em Itacuruçá, de uma família tradicional sendo seu pai em memória Jorge Menino fundador de Itacuruçá e seu avô( em memória) sendo homenageado, levando a rua com seu nome João Menino.

A História de Mangaratiba

Mangaratiba tem uma rica história que remonta ao século XVI, quando foi fundada por colonizadores portugueses. O município é conhecido por suas belezas naturais, incluindo praias, cachoeiras e montanhas, tornando-se um destino turístico popular .

A Costa Verde do Rio de Janeiro

A Costa Verde é uma região turística localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, abrangendo municípios como Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. A região é conhecida por suas belezas naturais, praias, cachoeiras e montanhas, tornando-se um destino turístico popular ³ ⁴.

Conclusão

A celebração dos 194 anos de Mangaratiba foi um sucesso, com a presença de Bruna Mar e outros convidados especiais. A região da Costa Verde do Rio de Janeiro é um destino turístico imperdível, com suas belezas naturais e rica história.
Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Lendo