Produtividade e performance no trabalho: Maximize seus resultados profissionais

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, a busca por produtividade se tornou uma constante. Recentemente, novas perspectivas sobre produtividade sustentável e performance no trabalho têm ganhado destaque, enfatizando a importância de uma abordagem equilibrada para alcançar resultados eficientes.

Produtividade e performance são frequentemente interpretadas como a necessidade de fazer mais em menos tempo. No entanto, especialistas destacam que performar bem é fazer melhor, produtividade é fazer mais, portanto, essas duas características estão mais relacionadas à qualidade do trabalho.

“Trabalhar demais não significa que a pessoa está sendo produtiva”, afirma Melissa Kotovski, palestrante e mentora de carreira e de líderes. A produtividade sem direção pode levar ao desperdício de energia e recursos e a necessidade de refazer tarefas.

Um dos pontos cruciais levantados pela especialista é a importância do sono e do descanso na manutenção da produtividade sustentável. Sacrificar o sono em nome da performance pode ser prejudicial a longo prazo. O descanso adequado é fundamental para recarregar as energias e manter o alto desempenho.

A produtividade sustentável é aquela que mantém a performance e a energia ao longo do tempo. “Essa habilidade fortalece nossa energia e vitalidade, o que auxilia a ter alta performance. Ela tem como alguns pilares o autocuidado e a integralidade, que é a integração da inteligência emocional, mental, física e espiritual”, declara Melissa.

“Acompanhando o desenvolvimento de vários profissionais, os aspectos que percebo que mais impactam na falta de produtividade de um líder é descuidar dos aspectos físico e emocional. O primeiro interfere na energia pessoal e vitalidade da pessoa para realizar as suas atividades e o segundo aspecto no estado emocional para administrar situações”, completa a mentora.

De acordo com Melissa, é possível alcançar uma produtividade sustentável seguindo algumas ações práticas:

  • Organize seu dia e priorize tarefas: Concentre-se nas atividades que realmente importam e que estão alinhadas com os objetivos da organização;
  • Defina limites: Aprenda a dizer não e gerencie as expectativas próprias e alheias;
  • Cuide de você e da sua saúde: Pratique exercícios regularmente, alimente-se bem e inclua atividades de redução de estresse na sua rotina;
  • Durma bem: Priorize o sono para garantir que você se sinta revigorado e produtivo;
  • Busque harmonia nos seus papéis de vida: Entenda que o equilíbrio pode variar, tenha clareza das atividades que você precisa realizar, harmonize a rotina nos seus variados papéis de vida e mantenha um diálogo aberto com parceiros e colegas para ajustar as demandas.

A produtividade não é apenas sobre fazer mais, mas sobre fazer melhor. Adotar práticas que promovam uma produtividade sustentável pode melhorar significativamente a eficiência no trabalho, sem comprometer a saúde e o bem-estar. Cuidar de si mesmo é essencial para manter a energia e a produtividade a longo prazo.

Compartilhe este artigo
Segue:
Tenho disponibilidade de mudança e de horário. A maturidade me trouxe serenidade para trabalhar em jornais diários e fazer matérias semanais e elaboradas. Me abasteci da linguagem coloquial ao passar ao longo da minha carreira. Estou pronta para o mercado.