Projeto“Esporte Olímpico para Todos”leva judô e skate a crianças eadolescentes em Minas Gerais e Rio de Janeiro. A organização socialDe Peito Abertoacaba de lançarum novo ciclodo projetoEsporte Olímpico para Todos, iniciativa que oferece aulas gratuitas demodalidades olímpicas para crianças e adolescentes em situação devulnerabilidade social.Por meio daLei Federal de Incentivo ao Esporteepatrocínio dasempresas Lhoist,e TechnipFMC, o projeto chega com forçaatrêscidades mineiras e uma fluminense.
Em Minas Gerais, os municípios deArcos,São José da LapaeMatozinhoscontamcom aulas dejudô, esporte tradicional no programa olímpico e que já rendeudiversas medalhas ao Brasil. A ação visa atender jovens entre6e 17 anos,oferecendo não apenas a prática esportiva, mas também um kit completo comquimono,camisa,short,chinelo, garrafa d’água e faixa, garantindo dignidade eestrutura para os participantes. Já noRio de Janeiro, o município de São João da Barra seguecontemplado com aulas deskate, modalidade que ganhou destaque após sua estreia nas Olimpíadasde Tóquio e a medalha de prata conquistada por Rayssa Leal, a“Fadinha”. Oesporte, que se tornou um dos favoritos entre os jovens, será oferecido comacompanhamento técnico e equipamentos adequados.Os alunos participantesrecebem camisa, short, tênis, squeeze, equipamentos de segurança e o próprioskate para utilização nas atividades do projeto.
Segundo Wenceslau Teixeira, diretor-presidente da De PeitoAberto, o projeto temcomo objetivo democratizar o acesso ao esporte e promover inclusão social:
“O esporte tem o poder transformador. Com o projeto, temos a oportunidade decontar novas histórias e mudar a realidade de muitas crianças que têm interesse,mas não sabem por onde começar.”Além das aulas esportivas, o projeto oferece palestras e oficinas com temastransversais. As atividades são realizadas sempre no contraturno escolar com oobjetivo de aliar o desempenho escolar com as aulas esportivas