Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Projeto Ópera na Escola chega a Araçariguama – Serão 4 apresentações nos dias 14 e 28 de setembro – Apresentação gratuita da Ópera “La Serva Padrona” ou “A Criada Patroa” em dois horários por dia, crianças e pais poderão conhecer de perto uma Ópera

Publicado

em

Projeto Ópera na Escola chega a Araçariguama – Serão 4 apresentações nos dias 14 e 28 de setembro – Apresentação gratuita da Ópera “La Serva Padrona” ou “A Criada Patroa” em dois horários por dia, crianças e pais poderão conhecer de perto uma Ópera
Florent Reard

Projeto que leva espetáculos de ópera para crianças e adolescentes em escolas da rede pública chega a Araçariguama e se reafirma na 11 a edição como estímulo a novas perspectivas de vida aos jovens

Direção geral de Livia Sabag e Cléia Mangueira e direção musical de Fábio Bezuti

Mais de mil crianças puderam assistir a divertida ópera “A Criada Patroa”, que ainda irá circular por São José dos Campos

– Gratuito e aberto ao público –

La Serva Padrona (A Criada Patroa) é a obra mais importante do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi

Foi apresentada pela primeira vez em 1733 no Teatro di San Bartolomeo, em Nápoles, na Itália.

Com a proposta de levar a música clássica a lugares e públicos com acesso cultural reduzido, tornando esse gênero constituído de teatro e música mais próximo e conhecido, o Ópera na Escola completa 11 anos de existência em 2024. No dia 10 de agosto abriu a sua 11ª edição em Pindamonhangaba com a apresentação da adaptação da famosa obra do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi, “La Serva Padrona”, que aqui será “A Criada Patroa”.

 

Serão ao todo 16 apresentações gratuitas da obra ao longo dos meses, de agosto e setembro, abertas aos alunos, familiares e público das comunidades do entorno das 16 escolas públicas das cidades de Pindamonhangaba, São José dos Campos e Araçariguama.

 

Com duração de aproximadamente 50 minutos, dois cantores estão nos papéis de Serpina e Uberto, e ainda um ator mudo que interpreta o criado Vespone, a peça remete aos personagens da commedia dell’arte e nos assuntos típicos da época; a avareza da burguesia versus a esperteza do povo. No elenco, a cantora Isabella Luchi assume o papel de Serpina, o cantor Márcio Marangon, o de Uberto, e o ator Rodrigo Manzelli, o do personagem Vespone. A direção geral é assinada por Livia Sabag e Cléia Mangueira, e a direção musical, por Fábio Bezuti.

 

Os espetáculos ocorrem nos finais de semana, aos sábados e domingos, mas o projeto propõe além disso, prevê continuidade ao tema, podendo ser adotado conforme o interesse de cada escola, por meio de um programa educacional para ser desenvolvido em sala de aula antes ou depois das apresentações. As apresentações são seguidas de conversa com o público. O projeto possibilita a abertura de horizontes, impactando positivamente na perspectiva profissional dos jovens, que muitas vezes não sabem como ter acesso a opções menos divulgadas, sobretudo desse gênero que funde música, canto, interpretação e os caminhos que podem ser trilhados nas profissões relacionadas às artes da cena.

 

“Nesses 11 anos de atividade contínua do Ópera na Escola, promovendo o acesso a apresentações artísticas de qualidade, valorizando o pensar e o fazer, percebemos que estamos em consonância com estudos que apontam projetos musicais como agentes de novas perspectivas de vida e de esperança para os jovens”, destaca Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

 

 

O projeto Ópera na Escola é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, através do Instituto Gerdau, via ProAC ICMS

 

________________________________________________________________

Confira a programação:

Projeto Ópera na Escola | Espetáculo A Criada Patroa

Entrada gratuita

 

Agenda de apresentações

14/09/2024

10h30

EMEF PROFª TEREZA CAMPOS CASTRO

Rua Leopoldo da Silva, 2 – Terra Baixa

ARAÇARIGUAMA

 

14/09/2024

14h30

EMEIF CRISTIANO OSÓRIO ZAPAROLI

Rua Alamin Tomé de Barros, 123 – Chácara Dora

ARAÇARIGUAMA

 

28/09/2024

10h30

EMEIF RADA SMAILI

Estrada Pedreira Santa Rita, S/N – Lagoa

ARAÇARIGUAMA

 

28/09/2024

14h30

EMEIF ROSALINA SILVESTRIN BONIFÁCIO

Estrada Imperial, 25 – Santa Ella

ARAÇARIGUAMA

 

 

________________________________________________________________

 

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora atua na gestão, administração e produção cultural. Realiza projetos nas áreas de música clássica, ópera, teatro e circo. Dentre os principais projetos, são destaques, o projeto Ópera na Escola – na décima primeira edição, as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A Water Bird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro e L’Enfant et les Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

 

 

Sobre Gerdau

A Gerdau é a maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Cultura

Presidente da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional prestigia posse de José Roberto de Castro Neves na Academia Brasileira de Letras

Publicado

em

O advogado e linguista Carlos André Pereira Nunes, presidente da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional, esteve presente na cerimônia de posse de José Roberto de Castro Neves como novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), realizada no último 11 de julho de 2025, no Salão Nobre da ABL, no Petit Trianon, no Rio de Janeiro.

A convite do próprio acadêmico empossado, Carlos André acompanhou a solenidade conduzida pelo também acadêmico Joaquim Falcão. A ocasião reforçou os laços entre o Direito e a Literatura, tema central na trajetória do professor e que orienta os trabalhos da comissão que ele lidera na OAB.

(Foto: Arquivo Pessoal)

Continue Lendo

Cultura

Kiko Continentino em dose dupla, comemorando 56 anos de vida e 40 de carreira com dois shows em Niterói

Publicado

em

Foto: Claudio Reis
Foto: Claudio Reis

O virtuoso pianista do aclamado grupo Azymuth se apresenta nos dias 31 de julho e 01 de agosto em São Domingos e lança projeto para revitalizar a região da Cantareira por meio da música

O músico mineiro Kiko Continentino, tecladista do emblemático grupo Azymuth, fará duas apresentações em Niterói em comemoração pelos seus 56 anos de vida e 40 de carreira. A maratona musical começa no dia 31 de julho, quinta-feira, às 19h30, com o show de aniversário do músico e diversos convidados na Drop Burger – Reserva Cultural de Cinema em São Domingos. Já na sexta, dia 01 de agosto, às 21h, ele se une aos irmãos Jorge e Alberto com quem compõe o “ContinenTrio”, no Estúdio Onze Botequim, também em São Domingos. Em ambas as apresentações, o baterista será Erivelton Silva. 

Os shows fazem parte do projeto do artista de ocupar e revitalizar a região da Cantareira com eventos culturais na democratização do acesso ao Jazz.  

– Queremos promover na Cantareira um jazz mais inclusivo, que abrace todas as tribos. Fazer da arte um elemento de integração na formação de novas plateias que possam se interessar pela música do instrumento e conhecer o jazz mais a fundo. Levamos essas ideias aos comerciantes locais e a Drop Burger e o Estúdio Onze abraçaram o propósito com a gente – explica Kiko.  

Nascido nas Gerais, radicado em Niterói e cidadão do Mundo

Kiko é um dos mais respeitados artistas da música brasileira. Pianista, compositor, arranjador e produtor, carrega uma trajetória brilhante de mais de 40 anos na cena artística, tendo começado desde cedo numa família altamente musical, aos 15 anos, com seu pai Mauro, também pianista de jazz. Aos 18 anos mudou-se para Niterói onde teve acesso a outras sonoridades que impactaram determinantemente a sequência da sua carreira, como o Rock, a Black Music, o Pop e a MPB, passando a tocar com nomes como Arthur Maia, Renato Rocketh, Cláudio Zoli, Paulinho Guitarra, Emílio Santiago, Fernanda Abreu e Djavan.

Por quase 25 anos, tocou com Milton Nascimento (seu parceiro em três canções), com quem rodou o mundo. Desde 2015 ele integra o lendário grupo Azymuth, mantendo viva a chama do jazz-funk brasileiro e honrando o legado de José Roberto Bertrami. 

Kiko segue na estrada em turnês mundiais com o Azymuth e, em paralelo, coleciona diversas realizações, como os  projetos especiais “Chansong: a música de Tom Jobim e Michel Legrand”, com Lucynha Lima, Valerie Lu e Marcello Ferreira, o álbum MAKIMATRIO (“Combustão Global”) com Marcelo Maia e Renato Massa, o grupo ContinenTrio, com seus irmãos Alberto e Jorge Continentino, e a série “Jazz is Dead” (co-parceria de Continentino nas oito faixas), álbum produzido em associação com Adrian Younge e Ali Shaheed Mohamed, precursor do Hip Hop do Brooklin, que teve grande repercussão internacional. O Azymuth acaba de retornar de mais uma tournée norte-americana.

Seu nome está associado a uma constelação internacional, da MPB à bossa-nova e ritmos nordestinos, do Jazz ao Pop. Nomes como Edu Lobo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Hélio Delmiro, Maria Bethânia, João Bosco, Chico Buarque, Marcos Valle, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Maurício Einhorn, Ivan Lins, Dione Warwick, Wayne Shorter, Ron Carter, Billy Cobham, Dave Liebman, Raul de Souza, Tim Ries (dos Rolling Stones), Didier Lockwood, Seu Jorge, Ivete Sangalo, Nivaldo Ornelas, Mart’nália, Quarteto Jobim Morelenbaum, Robertinho Silva, Criolo, DJ Nuth, Marcelo D2, João Donato, Alcione, Edi Rock (dos Racionais), Rincon Sapiência, Jane Duboc, Carlos Dafé, Arthur Verocai, MPB4, Quarteto em Cy, Maria Rita, Jorge Benjor, Dominguinhos, Elba Ramalho, entre muitos e muitos artistas. Seu trabalho como compositor é pródigo, é autor de mais de 600 músicas.

Serviço:

Aniversário & Show Especial do maestro Kiko Continentino com convidados especiais 

Data e hora: 31 de julho, às 19h30

Local: Drop Burger – Reserva Cultural de Cinema

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Ingresso: R$ 10

Complexo com estacionamento e segurança

Instagram: @dropburger  

Estúdio Onze Botequim – ContinenTrio 

Data e hora: 01 de agosto, às 21h

Local: Praça Leoni Ramos, 09, São Domingos, Niterói/RJ

Couvert Artístico: R$ 10

Reservas pelo whatsapp: (21) 982085342 ou por direct no

Instagram: @estudio11botequim

Rede social:

Kiko Continentino – https://www.instagram.com/kikocontinentino/ 

https://www.facebook.com/share/15vQFu6iNs

Continue Lendo

Cultura

Vencedores do Grammy Latino, Os Garotin agitam o Teatro Nova Iguaçu Petrobras

Publicado

em

OS GAROTIN - Crédito Bruno Machado
OS GAROTIN - Crédito Bruno Machado

Teatro ainda receberá em julho Sérgio Mallandro e o aclamado espetáculo “Macacos”, entre muitas atrações

Vencedores da última edição do Grammy Latino, o trio sensação da música Os Garotin sobe ao palco do Teatro Nova Iguaçu Petrobras no dia 18 de julho, sexta-feira, às 20h. O show faz parte do aquecimento para o Festival Rock The Mountain.

O grupo é formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, crias da cidade de São Gonçalo (RJ) que uniram suas influências e referências musicais da MPB, R&B, Soul Music e Hip-Hop criando um som singular, que evoca as vibrantes atmosferas dos bailes blacks das décadas de 70.

O EP “Os Garotin Session” (2023), foi o primeiro lançamento do trio e ganhou reconhecimento após a viralização da música “Zero a Cem”, impulsionando o trio a se tornar finalista na categoria Brasil do Prêmio Multishow (2023) e campeão do “Prêmio Potências!” como artistas revelação. O sucesso do EP sucedeu na primeira turnê, intitulada “Pouco a Pouco”, que passou por 6 cidades do Brasil levando ritmo, sonoridade e balanço, esgotando todos os ingressos, além da participação de festivais como Doce Maravilha Rio. Em “Nossa Resenha” (2024) Os Garotin convidaram Caetano Veloso para participar da faixa que homenageia a cidade do Rio de Janeiro, celebrando seus pontos turísticos emblemáticos, combinando uma sonoridade rica da MPB com a contemporaneidade do trio. Em maio, Os Garotin lançaram o álbum de estreia com 12 faixas autorais que ressoam o balanço e a atmosfera dos Bailes Blacks.

Programação recheada de atrações

O Teatro Nova Iguaçu Petrobras receberá ainda em julho Sérgio Mallandro em “Os Perrengues do Mallandro” e o aclamado monólogo “Macacos”, com Clayton Nascimento, entre outras atrações. Confira a programação completa em https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u  

Serviço:

Os Garotin – Rock The Mountain

Dia e hora: 18 de julho, sexta-feira, às 20h       

Local: Teatro Nova Iguaçu Petrobras – Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, Caonze, Nova Iguaçu – RJ

Ingressos: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://ingressodigital.com/evento/16811/os-garotin-rock-the-mountain  
Rede social:     

Teatro Nova Iguaçu Petrobras – https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/

Continue Lendo