Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Projeto social em Minas impulsiona futebol feminino e transforma crianças e adolescentes

Publicado

em

Dpa

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por revelar jogadoras para o futebol feminino. Na região desde 2019, o Esporte na Cidade já beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes. Uma delas é a jovem Helena Micaela Miranda Moreira Rocha, de apenas 9 anos, que não perde uma aula da iniciativa promovida pela Instituição Social De Peito Aberto.

“Ela chega meio-dia da escola e já pensa em colocar o uniforme. Mas ela não entende que o treino começa apenas às 16h”, brinca a mãe Ana Maria Micaela Miranda Moreira Rocha, que também é professora na Escola Municipal Mário Mourão Filho.

Moradoras de Xangrilá, que fica em Contagem, na divisa com Belo Horizonte, elas percorrem um caminho até o treino entre 30 e 40 minutos.

Resultado da parceria com América Futebol Clube, o “Esporte na Cidade” é realizado na Arena Independência, no bairro do Horto. Treinar em um estádio surpreendeu Helena, que ficou espantada com o tamanho do campo.

“É muito grande, diferente da televisão”, brinca a jovem atleta.

Acostumada com o esporte, Helena sempre praticou natação. As aulas foram fundamentais para a evolução em outros esportes, como o futebol.

“Ajuda na respiração e  também na força  das pernas e da coluna. Além disso, melhorou bastante a  coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade”, explica a mãe.

Com o futebol, vieram outros benefícios.  “O projeto ajuda em diversos aspectos: físico, psíquico e social, uma vez que  estimula o  contato com outras meninas que compartilham do mesmo desejo,  promovendo o trabalho em equipe.

O coletivo é o momento mais esperado. “Gosto da disputa, do jogo que o professor faz no final do treino”, conta Helena, que acaba de completar 9 anos e é fã do craque atleticano Hulk. Hoje, segundo a mãe, o futebol é moeda de troca na relação com a filha. “Se não fizer a lição, não vai para o treino hoje”, brinca.

Um dos momentos especiais que o Projeto da De Peito Aberto proporcionou foi uma visita ao Mineirão, na qual as alunas conheceram toda a estrutura do estádio. Nesse dia, a mãe lembra que a visita foi feita por uma atleta do Cruzeiro, com direito a momentos inusitados. “Ela perguntou para a jogadora se ela não achava melhor jogar no Galo”.  O questionamento rendeu uma boa lição para a jovem atleta. ”Olha, Helena, depois que você vira profissional, você torce para o clube que você defende.”, disse a jogadora.

A mãe também contou que sempre teve vontade de jogar futebol, mas que na infância foi barrada pelos pais. “Gostava de futebol, mas minha mãe achava que era coisa de homem. Apesar disso, a gente sempre dava um jeito de assistir futebol. Precisamos desmistificar a questão das mulheres no futebol”.

Para Ana, projetos como esse precisam chegar em outras regiões do Brasil. “É importante esse trabalho de disseminar o projeto. As pessoas não têm noção do tamanho disso”.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Com mais de 17 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados. A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

Brasileiro com a melhor marca do Circuito CAIXA vai lutar pela vitória neste domingo (19), em Natal

Publicado

em

Fernanda Paradizo / HT Sports
Fernanda Paradizo / HT Sports

José Márcio Leão correu os 10km para 28min51 em 2012 – melhor marca de um atleta nacional na prova até hoje – e é um dos favoritos na corrida da capital do Rio Grande do Norte

Outubro, 2025 – O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series chega à cidade de Natal neste domingo (19), com largada na Praça Cívica Pedro Velho, a partir das 5h50. Entre os atletas da categoria Elite, um velho conhecido promete lutar pela vitória. Em 2012, José Márcio Leão correu os 10km para 28min51 e fez história. Até hoje, nenhum outro corredor nacional conseguiu ser tão veloz. 

“Faz bastante tempo que conquistei esse recorde, né? É até difícil comentar. Já se passaram 13 anos, e não sou mais tão jovem como na época, então, repetir a mesma marca é complicado, especialmente aqui no Nordeste. Mas meu foco não está no recorde, quero mesmo é chegar bem e buscar a vitória na prova. Estou bem, graças a Deus, e espero dar o meu máximo. Minha expectativa para domingo é a melhor possível. Quero representar bem a minha equipe, a APA Petrolina, e lutar pelo primeiro lugar”, comenta José Márcio Leão.

Leão, que venceu outras etapas do Circuito Caixa ao longo dos anos, terá adversários também dispostos a lutar pelo lugar mais alto do pódio. Entre eles estão João Paulo Marques da Silva, Edimar Ferreira de Lira Souza e Silvan dos Santos. Entre as mulheres, a disputa pela vitória promete ser entre Alice Maria Lins Costa e Rosem Mayara Vieira da Silva Mendes.

A etapa de Natal do Circuito CAIXA esgotou as inscrições com um dia de antecedência. As 3.750 vagas para a prova deste domingo acabaram um dia antes do prazo final e a expectativa é para receber ainda mais pessoas na arena montada na Praça Cívica Pedro Velho. Isso porque muitos corredores costumam levar familiares e amigos para acompanhar a prova.

Kits – A entrega dos kits começa nesta sexta-feira (17), na loja Centauro do Midway Mall. Os atletas inscritos para a etapa de Natal do Circuito CAIXA podem retirar seus kits entre 10h e 20h. A entrega prossegue neste sábado (18), das 10h às 18h. Tanto na entrega de kits quanto na arena montada na Praça Cívica Pedro Velho (Avenida Prudente de Morais), os atletas, amigos e familiares têm a oportunidade de fazer a diferença participando da ação solidária Pegada do Bem.

Pegada do Bem –
 Além do incentivo à corrida, uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series é o Pegada do Bem, uma ação social criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos. 

Para as etapas da temporada 2025, os atletas têm um incentivo a mais. Quem doar um par de tênis em bom estado durante a entrega de kits ou na arena do evento, ganha uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Mas é preciso correr, porque somente os 150 primeiros doadores recebem o brinde.

Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2025 terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceio/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.

Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.

CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN)
02/11 – Fortaleza (CE)
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna

*As demais etapas serão divulgadas em breve

Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL         
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723         
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108         
Site: www.zdl.com.br         
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports         
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Continue Lendo

Esporte

APA Petrolina é campeã do Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico

Publicado

em

APA / Divulgação
APA / Divulgação

Equipe dominou as provas de pista e campo e conquistou 37 medalhas

Outubro, 2025 – A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) conquistou o título de campeã geral do Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo Paralímpico, realizado entre terça-feira (14) e quinta-feira (16), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição reuniu atletas com deficiência nas categorias Sub-17, Sub-20 e Sub-23.

A APA dominou as provas de pista e campo, conquistando 37 medalhas, sendo 19 de ouro, 12 de prata e 6 de bronze, além de 16 recordes da competição e 2 recordes brasileiros. Na classificação geral, a equipe sertaneja somou 492 pontos, 47 a mais do que a segunda colocada, AAEPED.

“É uma conquista grande, resultado de um trabalho de dedicação e empenho dos nossos técnicos e atletas. Um feito histórico para a APA, que segue se mantendo entre as melhores equipes do Brasil. Este título é extremamente importante e mostra que nossa garotada vem forte, com muita qualidade, garantindo um futuro brilhante nas categorias adultas”, afirmou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

Após a conquista nas categorias de base, o dirigente já projeta o próximo desafio: o Campeonato Brasileiro adulto, entre 1º e 3 de dezembro, também no Centro de Treinamento Paralímpico. A APA é atual tricampeã da competição.

“Agora é voltar para Petrolina, descansar no final de semana e retomar a preparação da equipe para o Brasileiro adulto. Será uma disputa difícil, e precisamos chegar fortes para brigar pelo título e, quem sabe, fechar o ano com conquistas em todas as categorias”, destacou.

A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina

Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br 
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Continue Lendo

Esporte

Novo Cais Estelita recebe corrida do Santander Track&Field Run Series neste domingo

Publicado

em

TFSports/divulgação
TFSports/divulgação

A TFSports, plataforma que promove e integra todo o ecossistema de eventos e experiências de bem-estar da Track&Field, chega para mais uma etapa no Recife da Santander Track&Field Run Series – maior circuito de corridas da América Latina em número de provas. A etapa Novo Cais Estelita vai ocorrer neste domingo, dia 19 de outubro, com percursos de 5km, 10km e 15km. A primeira largada está prevista para as 5h na Av. Eng. José Estelita, nº 862, bairro de São José.

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. Quem completa as provas também ganha medalha. A retirada dos kits pode ser feita na Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.

“Comemoramos 20 anos de Run Series em 2024 com público recorde. Foram mais de 200 mil atletas em nossas etapas por todo o país e acreditamos que em 2025 podemos atrair ainda mais pessoas. Fomos eleitos a melhor produtora de corridas do estado de São Paulo, não só pela nossa preocupação em entregar um circuito seguro, mas também em promover experiências que vão além das pistas como estações de recovery, shows e muitas outras ativações de bem-estar”, conta Fred Wagner, CEO da TFSports.

“Este novo ano de Santander Track&Field Run Series reforça nosso compromisso com a promoção do esporte e da qualidade de vida em todo o Brasil. Com público recorde e dezenas de etapas espalhadas pelo país, o circuito mostra a popularidade da modalidade e a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. Entre os momentos mais aguardados está a etapa vertical no icônico Farol Santander, que traz uma experiência única. Com a comunidade #SRUN, o Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Por isso, temos grande orgulho em apoiar essa jornada esportiva ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.

Serviço

Etapa Santander Track&Field Run Series Novo Cais Estelita

Data: 19 de outubro

Horário da largada e percurso: 

5h – prova dos 15km

5h30 – 10km

6h20 – 5km

Entrega de kits: Loja Track&Field do RioMar, na Av. República do Líbano, Pina, de quinta-feira a sábado, das 9h às 22h.

Inscrições: https://www.tfsports.com.br/

Sobre Santander Track&Field Run Series

O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 20 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 200 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo país. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de Moura Dubeux. A iniciativa é realizada pela TFSports – plataforma que integra eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.

Santander Brasil e Esportes

O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2024, mais de 221 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.

Sobre a TFSports

A TFSports é a plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. Em 2024, foram mais de 3,6 mil eventos, reunindo uma base de 870 mil usuários e cerca de 8 mil treinadores em 80 modalidades diferentes.

Sobre a Track&Field

A Track&Field é uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, com a missão de conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável por meio de seus produtos e serviços. Ao final de 2024, a companhia contava com 398 lojas, sendo 53 próprias (incluindo 13 outlets e o e-commerce) e 345 franquias, sendo uma em Portugal. Está presente em 165 cidades e 25 Estados, com mais de 1.600 colaboradores diretos e cerca de 2.000 colaboradores dos franqueados.

Inscrições: App TFSports (http://www.tfsports.com.br/)

SAC TFSports

Site: https://trackandfield.zendesk.com/hc/pt-br/categories/360004273234-TFSPORTS

Tel.: (11) 4130-8355

Horário atendimento: seg a qui das 9h às 18h e às sex das 9h às 17h.

 
 

Continue Lendo