Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Projeto social em Minas impulsiona futebol feminino e transforma crianças e adolescentes

Publicado

em

Dpa

Um projeto em Minas Gerais vem se destacando por revelar jogadoras para o futebol feminino. Na região desde 2019, o Esporte na Cidade já beneficiou mais de 500 crianças e adolescentes. Uma delas é a jovem Helena Micaela Miranda Moreira Rocha, de apenas 9 anos, que não perde uma aula da iniciativa promovida pela Instituição Social De Peito Aberto.

“Ela chega meio-dia da escola e já pensa em colocar o uniforme. Mas ela não entende que o treino começa apenas às 16h”, brinca a mãe Ana Maria Micaela Miranda Moreira Rocha, que também é professora na Escola Municipal Mário Mourão Filho.

Moradoras de Xangrilá, que fica em Contagem, na divisa com Belo Horizonte, elas percorrem um caminho até o treino entre 30 e 40 minutos.

Resultado da parceria com América Futebol Clube, o “Esporte na Cidade” é realizado na Arena Independência, no bairro do Horto. Treinar em um estádio surpreendeu Helena, que ficou espantada com o tamanho do campo.

“É muito grande, diferente da televisão”, brinca a jovem atleta.

Acostumada com o esporte, Helena sempre praticou natação. As aulas foram fundamentais para a evolução em outros esportes, como o futebol.

“Ajuda na respiração e  também na força  das pernas e da coluna. Além disso, melhorou bastante a  coordenação motora, o equilíbrio e a agilidade”, explica a mãe.

Com o futebol, vieram outros benefícios.  “O projeto ajuda em diversos aspectos: físico, psíquico e social, uma vez que  estimula o  contato com outras meninas que compartilham do mesmo desejo,  promovendo o trabalho em equipe.

O coletivo é o momento mais esperado. “Gosto da disputa, do jogo que o professor faz no final do treino”, conta Helena, que acaba de completar 9 anos e é fã do craque atleticano Hulk. Hoje, segundo a mãe, o futebol é moeda de troca na relação com a filha. “Se não fizer a lição, não vai para o treino hoje”, brinca.

Um dos momentos especiais que o Projeto da De Peito Aberto proporcionou foi uma visita ao Mineirão, na qual as alunas conheceram toda a estrutura do estádio. Nesse dia, a mãe lembra que a visita foi feita por uma atleta do Cruzeiro, com direito a momentos inusitados. “Ela perguntou para a jogadora se ela não achava melhor jogar no Galo”.  O questionamento rendeu uma boa lição para a jovem atleta. ”Olha, Helena, depois que você vira profissional, você torce para o clube que você defende.”, disse a jogadora.

A mãe também contou que sempre teve vontade de jogar futebol, mas que na infância foi barrada pelos pais. “Gostava de futebol, mas minha mãe achava que era coisa de homem. Apesar disso, a gente sempre dava um jeito de assistir futebol. Precisamos desmistificar a questão das mulheres no futebol”.

Para Ana, projetos como esse precisam chegar em outras regiões do Brasil. “É importante esse trabalho de disseminar o projeto. As pessoas não têm noção do tamanho disso”.

Minas Gerais, Bahia e Pará são os estados atendidos pela instituição, que nos próximos anos pretende ampliar sua atuação pelo Brasil. A De Peito Aberto possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

As inscrições para os projetos da De Peito Aberto são divulgadas nas redes sociais e no site da instituição: depeitoaberto.org.br

Sobre a De Peito Aberto

A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.

Com mais de 17 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 50 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Surf, Educa Skate, Breaking Olímpico e Esporte na Cidade Norte e Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados. A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.

Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

TV Brasil transmite duas partidas do Brasileirão Feminino neste sábado

Publicado

em

© TV Brasil

A TV Brasil exibe neste sábado (10) dois confrontos válidos pela décima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1. Às 16h45, Flamengo e Real Brasília se enfrentam no Rio de Janeiro e, mais tarde, às 20h45, Juventude e Internacional disputam o clássico gaúcho na cidade de Bento Gonçalves.

As transmissões contam com o apoio das emissoras parceiras da TV Brasil que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), ampliando o alcance dos jogos para diversas regiões do país. Para saber como sintonizar a TV Brasil em sua cidade, acesse tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

TV Brasil dedica parte expressiva de sua programação à cobertura esportiva. Neste ano, a emissora transmitiu campeonatos estaduais de futebol e a final da Copa Verde. O esporte feminino ocupa posição de destaque, com a exibição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1 e da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa).

Com o fim da nona rodada, o Cruzeiro ultrapassou a Ferroviária e agora ocupa a liderança do campeonato. O Flamengo está em 7º; Real Brasília, em 13º; Juventude, em 14º; e Internacional, em 12º.

Videocast Copa Delas 

Fique por dentro das novidades, curiosidades e bastidores do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino com o Copa Delas, videocast semanal da TV Brasil disponível no YouTube. A atração traz entrevistas exclusivas, análise das rodadas, destaques das jogadoras e conteúdos inéditos sobre os clubes participantes. 

Brasileirão Feminino A1

A edição de 2025 do Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final.

As equipes participantes são Juventude, América-MG, Internacional, Bahia, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Ferroviária, Sport, Instituto 3B-AM, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio, Real Brasília, Corinthians, Flamengo e São Paulo.

Ao vivo e on demand 

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. 

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O App pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV. 

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Inter é superado por 3 a 1 pelo Atlético Nacional na Libertadores

Publicado

em

© REUTERS/Luisa Gonzalez/Direitos Reservados

O Internacional foi derrotado por 3 a 1 pelo Atlético Nacional (Colômbia), na noite desta quinta-feira (8) no Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia), em partida válida pela 4ª rodada do Grupo F da Copa Libertadores da América.

🇳🇬 Os donos da casa ficaram com a vitória pela CONMEBOL #Libertadores!

3⃣ – 1⃣ para @nacionaloficial e @SCInternacional⚽️ #GloriaEterna pic.twitter.com/9sXmPh6OPB

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 9, 2025

Após este revés, o Colorado ocupa a terceira posição da classificação com cinco pontos, um a menos que a equipe colombiana, que ocupa a vice-liderança, e dois a menos do que o Bahia, que lidera a chave.

Apoiado por sua torcida, que lotou o estádio Atanasio Girardot, o Atlético Nacional dominou a primeira etapa da partida, abrindo o placar aos 38 minutos, com chute cruzado do atacante Viveros.

O time colombiano continuou melhor após o intervalo, e ampliou aos nove minutos com o meio-campista Billy Arce. Aos 34 minutos o Inter chegou a descontar com Alan Patrick em cobrança de pênalti, mas Viveros voltou a marcar aos 47 minutos para dar números finais ao placar.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Instituto Neymara Carvalho domina pódio do desafio de bodyboarding, em Vila Velha (ES)

Publicado

em

Nesta quarta-feira (7), as capixabas Bianca Simões, Luna Hardman e Neymara Carvalho comemoraram os três primeiros lugares do Slab Bodyboarding Contest 2025, que agitou o Pico D2, na Praia da Costa, com disputas nas ondas que quebram em cima de uma barreira de corais

Muita adrenalina e show dos atletas nas ondas. O Slab Bodyboarding Contest 2025 agitou o Pico D2, na Praia da Costa, em Vila Velha (ES), nesta quarta-feira (7). E o Instituto Neymara Carvalho foi destaque, comemorando os três primeiros lugares do feminino e dominando o pódio do evento. Inédito no País, o desafio reuniu alguns dos melhores bodyboarders brasileiros para competir em um local onde as ondas quebram em cima de uma bancada de corais bem rasos, com um grau de dificuldade muito grande.

Bianca Simões conquistou a vitória, seguida por Luna Hardman e Neymara Carvalho. O quarto lugar ficou com Maíra Viana. Todas atletas capixabas. Bianca – que soma títulos estaduais e nacionais – e Luna – bicampeã mundial Pro Junior – representam a nova geração do bodyboarding, competindo ao lado de Neymara Carvalho – pentacampeã mundial e com dez títulos brasileiros na carreira – e Maíra Viana – atual campeã do mundo na categoria Profissional. No masculino, quem ganhou foi o também capixaba Lucas Nogueira.

Evento terminado, Neymara, que comanda o instituto que leva seu nome, não escondeu a emoção com o resultado e com as condições do mar para a realização do desafio, que contou com uma janela de espera e os organizadores de olho nas previsões, em busca do melhor dia para a disputa.

“Estou muito feliz. Uma trinca do Instituto Neymara Carvalho. Foi incrível poder competir nessas condições de mar, com altas ondas. Uma escolha acertada de fazer neste dia, realizando todo o evento e com os atletas podendo dar o seu melhor. Incrível”, afirmou Neymara, 48 anos, patrocinada pela ArcelorMittal e apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho, pela Secretaria de Estado do Espírito Santo (Bolsa Atleta Capixaba) e pela Prefeitura de Vila Velha – Programa Bolsa Atleta.

“E ainda mais feliz com o resultado da Bianca e da Luna, que são crias do Instituto, que acompanho desde crianças. Uma torcendo para a outra. Aliás, nesse evento não há a rivalidade de um campeonato. O que se viu entre os atletas foi um incentivando o outro. Muito legal essa energia dentro da água”, completou Neymara, mãe de Luna.

O pico está a 1,2 km da Praia da Costa. Os atletas foram levados até o alto mar em uma embarcação, de onde foram acompanhando as baterias até o momento de cair na água na busca das melhores ondas. O embarque foi por volta das 4h30 da madrugada, ainda noite. Depois, o evento foi disputado em um dia com muito sol em Vila Velha.

Foto: @Romeritto_filmmaker

Rede Social:

Instagram: @neymaracarvalho 
                   @institutoneymaracarvalho

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports       
Instagram: @zdlsports

Continue Lendo