Projeto Tênis na Lagoa realiza 20ª Festa de Natal no Rio de Janeiro com quase 200 crianças

Seis atletas disputam Circuito Rota do Sol a partir de janeiro e buscam patrocínio

A tarde e noite de domingo foram especiais para os meninos e meninas do projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges com a realização da 20ª edição da Festa de Natal nas quadras públicas da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Ao todo 190 crianças das quase 200 do projeto compareceram e brincaram com o grupo de alunos da Escola OLM através do projeto dos Voluntários Estenda a Mão , lancharam e receberam os presentes do Papai Noel que fez a alegria da criançada. Padrinho do projeto, a lenda do tênis brasileiro, Thomaz Koch, marcou presença assim como a madrinha Jaqueline Leal. O evento teve apoio da Granado, Sherwin-Williams e da Subprefeitura da Zona Sul do Rio de Janeiro.

- Publicidade -

As crianças haviam feito cartinhas para o Papai Noel semanas antes do evento e os presentes foram doados por várias pessoas e alunos sociais da escola de tênis de Alexandre Borges que apoiam o projeto.

“Foi um grande dia, as crianças ficaram muito felizes. É muito bom poder realizar o sonho de tantas crianças e dar um dia especial para elas e suas famílias. Ver o rosto delas felizes já nos satisfaz”, destacou Alexandre Borges, coordenador do Tênis na Lagoa.

Seis atletas do projeto embarcam nos primeiros dias de janeiro para uma série de torneios no Nordeste, o conhecido circuito Rota do Sol que passa pelas principais cidades da região em torneios com pontos para o ranking nacional juvenil da Confederação Brasileira de Tênis. Os atletas Carlos Henrique, Ana Carolina, Leonardo Andrade, Maria Giulia, Natália Moura e Gabriel Braz disputam os torneios e necessitam de patrocínio para as viagens que serão feitas de ônibus e também estadia. Para isso, o Tênis na Lagoa está realizando uma vaquinha pelo link https://www.vakinha.com.br/4239261 . Até o momento cerca de R$ 6 mil já foi arrecadado.

“Eles vão começar por Fortaleza e vão passar por Natal, Recife, Salvador e Maceió. Em 2023 conquistamos títulos em Simples e Duplas em quase todas as etapas e tudo graças ao apoio em outra vaquinha que fizemos. Ajudou bastante no desenvolvimento da carreira do Antonio Vitor, o Vitinho, que está pronto para disputar ITFs internacionais neste começo de 2024 e ganhar seus primeiros pontos no ranking mundial. Cada ajuda, com cada valor é importante”, destacou Borges.

Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

- Publicidade -

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa – Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.

Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 180 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.

Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.

- Publicidade -

O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.

Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

Mais detalhes com Fabrizio Gallas – +55 21 99023-0660

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *