Esporte
Projeto transforma vidas no interior do Pará enquanto mundo discute futuro da Amazônia na COP-30
Enquanto Belém ganha destaque no noticiário internacional como sede da COP-30, o olhar global se volta para a Amazônia. Em Terra Santa, Faro e Porto Trombetas, no Pará, a transformação social acontece de forma concreta: há 14 anos, o projeto “Esporte na Cidade”, realizado pela organização social De Peito Aberto (DPA) com patrocínio da Mineração Rio do Norte, da Elo, da White Martins e da Itaipu Norte, empresa do Grupo WLM, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, faz a diferença na vida de crianças e adolescentes da região por meio do esporte e da educação.
Atualmente, a iniciativa atende 100 alunos em Terra Santa, 50 em Faro e 100 em Oriximiná (Porto Trombetas) entre 7 e 17 anos, com aulas gratuitas de iniciação esportiva e atividades de convivência que reforçam a permanência na escola. O núcleo de Terra Santa é um dos mais antigos do país e simboliza a atuação da De Peito Aberto na Região Norte, em paralelo com as ações em Faro, Porto Trombetas e Barcarena, todas cidades paraenses. As modalidades contempladas são futsal, handebol, basquete e vôlei.
A professora Simone Rego, de 46 anos, acompanha o projeto desde a primeira turma e percebe a transformação da comunidade.
“Quando cheguei, era uma área marcada pela violência e pela falta de perspectiva. Hoje, as crianças têm objetivos. Querem estudar, trabalhar e mudar de vida. O esporte abriu horizontes e uniu comunidades que antes viviam em conflito”, diz a educadora.
As histórias de superação se multiplicam. Simone lembra com emoção dos primeiros alunos que conseguiram chegar à universidade — e até de gerações que se reencontraram dentro do projeto da De Peito Aberto.
“Quando os primeiros alunos se formaram na faculdade, foi uma emoção para mim. Assim como quando a primeira filha de uma ex-aluna veio se matricular. Tive uma aluna que deu muita dor de cabeça, mas saiu transformada. Ela fazia bullying, era agressiva. Mas evoluiu, mudou. Agora, quer se formar em Educação Física. Hoje, fala: ‘Quero ser como a senhora. Quero transformar vidas’. Nessas horas, sentimos que nosso trabalho vale a pena”, conta Simone.
O projeto desperta nas crianças o olhar para o futuro, bem como o orgulho da Amazônia e o sentimento de pertencimento à região.
“No dia a dia, pode parecer algo normal nas vidas dessas crianças, mas elas crescem entendendo que viver aqui é um privilégio e que é preciso cuidar do que temos. Mesmo sem perceber, tornam-se defensoras da nossa região”, afirma.
Em 14 anos, o Projeto Esporte na Cidade já atendeu mais de 4.800 mil crianças e adolescentes na região amazônica, contribuindo para sua formação social, por meio de atividades de desporto educacional.
Com 19 anos de história, a De Peito Aberto já beneficiou mais de 67 mil crianças e adolescentes em todo o Brasil, com projetos apoiados por grandes empresas parceiras via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Durante a COP-30, o diretor-presidente da DPA, Wenceslau Madeira, integrou a delegação brasileira em Belém, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento humano e social da Amazônia.
“É uma honra fazer parte do maior evento global sobre mudanças climáticas, levando nossa missão de transformação social através do esporte e da educação. Na De Peito Aberto, acreditamos que cuidar das pessoas da Amazônia significa cuidar também do meio ambiente. A transformação social e o carinho com nossas crianças é o que garantirá o futuro sustentável dessa região tão valiosa do nosso país”, afirma Madeira.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados. Seu principal diferencial é a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 19 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 67 mil crianças e adolescentes. Esportes Olímpicos para Todos, Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Lhoist, TechnipFMC, Elo, Grupo CNH, White Martins, Livelo, D´Granel, Mercado Livre, Boticário, Auren, MRN e Vale, entre outros.
A DPA também se destaca pelo conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Esporte
Depay e Yuri Alberto desequilibram e Corinthians vence Majestoso
O Corinthians contou com o brilho do holandês Memphis Depay e do centroavante Yuri Alberto para derrotar o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (20) em Itaquera, em jogo válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

VENCE O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!!! 🏴🏳️🦅
AO LADO DA FIEL, O TIME DO POVO SOMOU ➕3️⃣ NO BRASILEIRÃO NO MAJESTOSO!
Corinthians 3 🆚 1 São Paulo
⚽⚽ Yuri Alberto
⚽ Memphis#VaiCorinthians pic.twitter.com/fwf5ELXV8P— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025
A vitória no Majestoso foi importante para o Timão alcançar os 45 pontos, assumindo a 10ª colocação da classificação e se afastando da zona do rebaixamento. Já o Tricolor Paulista viu diminuírem as possibilidades de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores, pois permaneceu com 45 pontos, mas na 9ª posição.
Corinthians dominante
Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior foi muito melhor na etapa inicial, aplicando uma grande pressão na defesa adversária, que, aos 25 minutos, vacilou e cometeu um pênalti. Yuri Alberto foi para a cobrança e não falhou diante do goleiro Rafael para abrir o placar.
Logo nos primeiros movimentos da etapa final a equipe de Hernán Crespo mudou sua postura e deu a impressão de que poderia buscar uma virada, em especial após o gol de cabeça do atacante chileno Tapia aos oito minutos.
Os artilheiros do Majestoso! 🤳🏼😄😘#VaiCorinthians pic.twitter.com/WnYRbdk9ps
— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025
Porém, o Timão contava no banco com o talento de Memphis Depay. E o holandês entrou no gramado aos 17 minutos e não demorou a desequilibrar o confronto. Aos 38 minutos, o camisa 10 do Corinthians aproveitou falha da defesa adversária para dominar a bola, se livrar da marcação de Sabino com um drible desconcertante e bater colocado para marcar um belo gol.
O tento do holandês animou de vez o time do Parque São Jorge, que chegou ao terceiro aos 43 minutos, quando Yuri Alberto aproveitou bola que sobrou viva na área para dar números finais ao marcador.
Outros resultados:
Juventude 3 x 3 Cruzeiro
Bahia 2 x 3 Fortaleza
Esporte
Palmeiras derrota Ferroviária e conquista Copa do Brasil feminina
O Palmeiras conquistou pela primeira vez na história o título da Copa do Brasil de futebol feminino. O feito foi garantido graças a uma vitória de 4 a 2 sobre a Ferroviária, na tarde desta quinta-feira (20) na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

A equipe comandada pela técnica Rosana Augusto criou as melhores oportunidades nos primeiros minutos do confronto. A oportunidade inicial das Palestrinas foi obra da zagueira Pati Maldaner, que finalizou de primeira após a bola ser levantada na área aos sete minutos do primeiro tempo.
Dois minutos depois Amanda Gutierres recebeu na intermediária, avançou e soltou uma bomba para levar perigo ao gol defendido por Luciana. Aos 11 minutos quem deu trabalho à goleira da Ferroviária foi Tainá Maranhão.
Porém, aos 21 minutos, Luciana nada pôde fazer para impedir o primeiro gol palmeirense. A meio-campista Raíssa Bahia levantou a bola na área e Amanda Gutierres se antecipou à defesa para cabecear com força. Gol das Palestrinas.
O BRASIL É ALVIVERDE! AS PALESTRINAS SÃO CAMPEÃS DA COPA DO BRASIL FEMININA 2025! 🏆💚
🏆 Ferroviária 2×4 Palmeiras
⚽ Amanda Gutierres, Brena, Taina Maranhão e Greicy.#AvantiPalestrinas #FERxPAL #FimDeJogoSEP pic.twitter.com/P12N20WZ7F— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2025
Aos 37 minutos a Ferroviária chegou a igualar o marcador, quando a meio-campista Duda Santos cobrou falta em direção à área e a zagueira Andressa subiu mais do que a defesa palmeirense para marcar de cabeça.
Mas o Palmeiras voltou a ficar em vantagem antes do intervalo. Aos 47 minutos a artilheira Amanda Gutierres aproveitou vacilo da defesa da Ferroviária para finalizar. Luciana defendeu parcialmente e Brena ficou livre para bater para o fundo do gol.
Qualquer chance de reação das Guerreiras Grenás foi afastada logo nos primeiros minutos da etapa final. Com um minuto de jogo a técnica Rosana Augusto pediu o desafio em lance dentro da área envolvendo Tainá Maranhão. E a juíza marcou a penalidade máxima. A própria camisa 29 do Palmeiras foi para a cobrança e acertou o ângulo para superar Luciana.
A partir daí as oportunidades apareceram de lado a lado, mas quem voltou a mostrar eficiência para mudar o marcador foi o Palmeiras. Aos 34 minutos Diany recuperou a posse de bola na entrada da área e tocou para Greicy, que bateu colocado para superar a goleira Luciana. Já nos acréscimos a volante Raquel marcou o segundo da Ferroviária, mas a vitória final, e o título, ficou mesmo com as Palestrinas.
Esporte
Gabriel Medina retorna ao Circuito Mundial de Surfe em 2026
A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o brasileiro Gabriel Medina retornará ao Circuito Mundial em 2026. No início de 2025, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão mundial sofreu uma lesão no ombro esquerdo, durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que o afastou das competições durante todo o ano.

ELE ESTÁ DE VOLTA! 🏆🏆🏆@gabrielmedina está confirmado para 2026.
Veja Gabriel de volta entre a elite do surf, 1 de abril de 2026, enquanto a temporada começa em Bells Beach.#WSLBrasil pic.twitter.com/ZukGi9n9lU
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) November 20, 2025
“Gabriel Medina retorna ao Tour em 2026 pronto para escrever um novo capítulo [em sua carreira]. O tricampeão chega com fome, foco e aquela presença que muda o clima no lineup. Se tem Medina na água, tem expectativa lá em cima e a busca pelo tetra já começou”, publicou a WSL em suas redes sociais.
Em razão da lesão, em janeiro de 2025, Medina foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.


