Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Prova na ponte Rio-Niterói receberá cerca de 5 mil atletas no domingo

Publicado

em

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

A ponte Rio-Niterói, principal via de ligação entre as duas cidades da região metropolitana fluminense, vai ter um uso diferente neste domingo (3). No lugar da grande quantidade de veículos que recebe diariamente, estarão cerca de 5 mil corredores que vão disputar o Desafio da Ponte.

O trajeto de 21 quilômetros começa no Caminho Niemeyer, em Niterói, atravessa a ponte e termina na Praça Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. A prova terá início às 6h30 e previsão de término às 9h30.

O Desafio da Ponte volta a ser realizado depois de 12 anos suspenso e, dessa vez, passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos carioca.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, dentre os 5 mil corredores 52% são cariocas, 17% de Niterói e 31% turistas.

“[O evento tem] impacto direto na cadeia produtiva do turismo, movimentando hotéis, comércio e serviços, além de fortalecer o turismo esportivo e reforçar a imagem do Rio de Janeiro e de Niterói como sedes de grandes eventos”, informou a prefeitura de Niterói.

O Desafio da Ponte está sendo considerado pelas duas cidades como parte da candidatura que lançaram para sediarem juntas os jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031.

“Provas que possam ser realizadas entre as duas cidades estão nos planos propostos à Panam, entidade responsável pelos jogos. A escolha da sede será divulgada no dia 10 de outubro, no Chile”, informou a administração niteroiense.

Trânsito

Para a realização da prova foi montado um esquema especial de trânsito com interdições em vias das duas cidades.

Em Niterói, das 21h deste sábado (2) até as 10h de domingo (3), a Rua Professor Plínio Leite terá interdição total, além de trechos das ruas Doutor Fróes da Cruz, Saldanha Marinho e Marquês de Caxias, entre a Rua Professor Plínio Leite e a Avenida Visconde do Rio Branco.

Também neste período, o trânsito na Avenida Feliciano Sodré estará parcialmente interditado, com bloqueio das três faixas da esquerda no sentido Centro, no trecho entre a Rua Professor Plínio Leite e a rampa de acesso à Ponte Rio-Niterói.

“A organização do evento será responsável por operadores de trânsito privados que atuarão tanto no entorno do Caminho Niemeyer quanto no trajeto até a Ponte. Além disso, haverá apoio operacional com a contratação obrigatória de apoiadores de tráfego.”

A prefeitura informou ainda que as medidas serão supervisionadas em tempo real por equipes da NitTrans, que poderão fazer ajustes necessários para garantir a segurança da população e também dos competidores.

Na capital carioca, o esquema especial será da 0h às 12h do domingo, montado pela CET-Rio com o propósito de reduzir os impactos no trânsito da cidade e garantir a segurança dos atletas. Nas ligações entre a Ponte Rio–Niterói e os principais acessos ao Rio de Janeiro algumas vias serão interditadas.

No Rio, a operação de trânsito será feita por 50 profissionais, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego. Eles vão atuar “para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de realizar os bloqueios viários durante a corrida”.

A movimentação do trânsito será monitorada por meio de câmeras, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, região central da cidade. A intenção é poder fazer ajustes na programação dos sinais, se necessário, para garantir o fluxo de veículos.

“Além disso, dez painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar sobre as condições do trânsito, bloqueios viários e rotas de desvio.” 

Recomendações

A Prefeitura de Niterói recomenda que os pedestres devem fazer travessias nos locais indicados pela sinalização ou pelos orientadores do evento; respeitar os locais com proibição de estacionamento; e prestar atenção às orientações dos agentes de trânsito e à sinalização implantada.

Para os motoristas, a recomendação é no sentido de evitarem a passagem pela região do evento, porque por causa das interdições, as condições de tráfego serão modificadas durante a prova.

 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

TV Brasil exibe Sesi Araraquara x Unimed Campinas em semifinal da LBF

Publicado

em

© TV Brasil

A TV Brasil exibe, ao vivo, neste domingo (3), às 10h45, o segundo confronto entre Unimed Campinas e Sesi Araraquara pela Liga de Basquete Feminino (LBF). Após uma partida eletrizante, decidida na prorrogação, os times voltam à quadra para disputar a série melhor de três, que garante vaga na final do campeonato.

Desta vez, a partida ocorre no ginásio do Sesi Araraquara, que venceu o Unimed Campinas por 77 a 73 no primeiro jogo. Caso seja necessário um terceiro duelo, as equipes se enfrentam novamente no dia 5 de agosto, para definir o finalista. Nesta etapa, quem conquistar duas vitórias sobre o adversário avança para disputar o título da 15ª edição da LBF.

Quem avançar enfrentará, na final, o vencedor do confronto entre Sampaio Basquete e Pontz São José Basketball. Atual bicampeã, a equipe de Araraquara é um dos destaques do torneio, após vencer os dois jogos das quartas de final contra o Sodiê Mesquita. O rival Unimed Campinas também venceu por 2 a 0 na fase anterior, ao superar o Corinthians.

A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é a detentora oficial dos direitos da competição e a única a exibir as partidas em sinal aberto. A cobertura faz parte das iniciativas para ampliar a visibilidade do esporte feminino na programação.

Além disso, o canal público transmite o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol e a Conmebol Copa América Feminina 2025. Torcedores de todas as regiões do país podem acompanhar as transmissões por meio da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Para saber como assistir à TV Brasil na sua cidade, acesse: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Sobre a competição

Os times Unimed Campinas, Blumenau, AD Santo André, Pontz São José Basketball, Sodiê Mesquita, Sampaio Basquete, Sesi Araraquara, Corinthians e os estreantes ADRM Maringá, Cerrado Basquete e Ourinhos/AOBE são os participantes da LBF 2025.

O sistema de disputa é com todas as equipes se enfrentando em turno e returno, em 22 rodadas. Os oito melhores seguiram para os playoffs. Nas quartas de final e na semifinal, as equipes se enfrentam em séries de melhor de três jogos.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Hugo Calderano disputa vaga na semifinal em Foz do Iguaçu

Publicado

em

© Abelardo Mendes Jr./Calderano TM

Terceiro colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano decide neste sábado (2) a vaga nas semifinais do WTT Star Contender Foz do Iguaçu contra o japonês Yukiya Uda (40º), às 18h10 (de Brasília). Eles já se enfrentaram três vezes em eventos internacionais, com 100% de aproveitamento para o brasileiro. A última vitória veio na histórica conquista da Copa do Mundo, ainda na fase de grupos.

Na primeira partida deste sábado, o carioca de 29 anos bateu Chang Yu-An (84º), de Taipei, por 3 sets a 1 (10/12, 11/8/ 11/9 e 11/8). Na véspera, ele já havia eliminado na sua estreia o alemão Wim Verdonschot (171º) por 3 sets a 1 (11/7, 16/14, 9/11 e 11/8).

“Como todos os japoneses, ele é muito consistente. Por ser canhoto, também saca bem, tem boas recepções, como o adversário de hoje. Mas o importante vai ser me concentrar no meu jogo, no que sei fazer de melhor e focar em alguns pontos táticos”, projetou o brasileiro cabeça de chave número um do torneio sobre a decisão do final da tarde deste sábado. Se avançar, o carioca volta à mesa no domingo (3) para buscar uma vaga na decisão contra o vencedor da partida entre o sul-coreano Oh Junsung (20º) e o japonês Yuta Tanaka (37º).

Hugo vive um grande momento: ele foi à final dos quatro últimos torneios que disputou, levando três taças. Em abril, conquistou a Copa do Mundo. No mês seguinte, foi vice-campeão mundial. Depois, ficou com os títulos do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, em junho, e do WTT Contender Buenos Aires, na Argentina, há menos de uma semana. O WTT Star Contender Foz do Iguaçu entrega 600 pontos ao campeão e distribui US$ 300 mil (R$ 1,6 milhão) em premiações.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Eco Run reúne mais de 2.500 corredores neste domingo (3) em Sorocaba (SP)

Publicado

em

Bruno Oliveira / Divulgação
Bruno Oliveira / Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta a corrida, que vai além da competição, trazendo um compromisso coletivo com o meio ambiente. A largada será às 7 horas, para distâncias de 5k e 10k

Agosto, 2025 – Unir esporte, saúde e respeito à natureza em um evento pensado para quem acredita que pequenas atitudes fazem a diferença. Uma corrida que vai além da competição. É a Eco Run – Corra pelo Futuro, um dos principais circuitos esportivos voltados à conscientização ambiental, que chega a Sorocaba, no interior paulista, neste domingo (3), reunindo mais de 2.500 corredores. As inscrições continuam abertas até sábado (2) no site https://www.ecorun.com.br/sorocaba/ .

A largada será às 7 horas, para distâncias de 5k e 10k, na avenida Dom Aguirre, 6200, no Jardim Santa Rosalia. Os três primeiros colocados no Geral – Masculino e Feminino – receberão troféus. O projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e da Lei de Incentivo ao Esporte.

Entrega de kits – A programação da Eco Run Sorocaba começa já nesta sexta-feira (1), com o início da entrega de kits. Os inscritos na prova recebem o kit Eco Run, com camiseta, sacola e medalha (pós prova). Ele pode ser retirado na sexta, das 10h às 18h, e no sábado, das 9h às 14h30, na Loja Oscar Calçados Sorocaba (Rua Dr. Braguinha, 264 – Centro). As inscrições já estão encerradas.

Quem participar da prova terá pela frente um percurso desafiador e em um cenário natural que remete a um estilo de vida mais sustentável e uma conexão genuína com a natureza. Cada etapa é pensada para promover práticas ecológicas dentro e fora das provas — desde o uso de materiais recicláveis e a neutralização da emissão de carbono até a promoção do descarte correto de resíduos.

A Eco Run seguirá pelo Brasil ao longo do ano. Destaque do calendário esportivo e ambiental do País, o evento quer ser um lembrete de que todos são responsáveis pelo caminho que escolhem, visando um movimento que transforma o futuro – economizando energia e água, evitando plástico, com reciclagem e mobilidade sustentável.

Serviço 
Distâncias: 5k e 10k
Largada: 7h 
Data: 3 de agosto (domingo)

A Eco Run Sorocaba tem patrocínio de Toyota, Claro, Oscar Calçados e Jundiá e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e Ministério do Esporte, com organização do Instituto Imagem e Ação.

Contato para Imprensa: stephanie.calazans@nortemkt.com

Foto: Bruno Oliveira / Divulgação

Continue Lendo