Fique bem informado com as principais notícias no Brasil e no Mundo Clique aqui
Casa Outras Queimadas e seca afetam saúde: saiba como se proteger
Outras

Queimadas e seca afetam saúde: saiba como se proteger

Compartilhar
Queimadas e seca afetam saúde: saiba como se proteger
© Bruno Peres/Agência Brasil
Compartilhar

Com o avanço da seca, queimadas e calor em várias regiões do Brasil, o Ministério da Saúde decidiu intensificar as orientações para a proteção da saúde da população.

Em áreas sem fácil acesso à água potável, o risco de desidratação é uma grande preocupação. Além disso, a fumaça das queimadas está gerando aumento nas doenças respiratórias.

As recomendações são diretas: beba muita água, busque locais frescos, evite fazer exercícios ao ar livre e, claro, mantenha distância de focos de incêndios. Caso sinta sintomas como febre, vômito, dificuldade para respirar ou dores no peito, abdômen ou cabeça, procure um médico rapidamente.

No último sábado (14), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia também emitiu novas orientações, já que o ar está mais poluído por conta dos incêndios, afetando especialmente o Norte (Amazonas, Rondônia, Acre), além das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Fique atento!

Grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos, pessoas com doenças crônicas e imunocomprometidos, devem redobrar os cuidados. Para eles, além da hidratação constante, é recomendado o uso de máscaras mais eficazes, como as N95 ou PFF2, e permanecer dentro de casa com janelas fechadas, limitando atividades físicas.

Mesmo para quem está fora dos grupos de risco, é importante limitar o tempo de atividades ao ar livre e usar máscaras em ambientes externos.

Dentro de casa, mantenha o ar úmido utilizando toalhas molhadas ou umidificadores. Sempre que for limpar, prefira panos úmidos ao invés de vassouras, para evitar levantar poeira.

Compartilhar