Cultura
Quinteto de Metais do Aprendiz Musical se apresenta na Ilha da Boa Viagem

No sábado (15), às 11 horas, a Ilha da Boa Viagem, em Niterói, irá receber o primeiro de uma série de concertos do Programa Aprendiz Musical. O evento gratuito ‘Concertos na Boa Viagem’ vai apresentar o Quinteto de Metais do Aprendiz Musical – formado por seus aplicados e talentosos alunos.
A apresentação, que será dentro da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, demonstra como os alunos assimilam e reproduzem a arte musical que aprendem. O agendamento prévio para a visita e a apresentação do Aprendiz, para até 80 pessoas, já está aberto e está sendo feito pela Neltur, no endereço eletrônico https://visit.niteroi.br/
O Programa Aprendiz, que é um orgulho para Niterói e está em franca expansão – atende cerca de 9.500 alunos em todas as escolas da Rede Municipal de Educação – realiza esta apresentação – que marca a estreia dos eventos realizados pelo Programa Aprendiz neste equipamento cultural e turístico de Niterói: a bela e histórica Ilha da Boa Viagem.
O prefeito Axel Grael destacou o papel fundamental do programa em proporcionar oportunidade para jovens.
“Esse é um projeto que enche Niterói de orgulho e que nos presenteia ao descobrir talentos. Eu acompanho o Aprendiz desde 2013 e, desde então, vejo de perto o trabalho para superar as adversidades e transformar essa iniciativa em sinônimo de excelência. Acreditar neste projeto é fazer uma escolha pelo futuro da cidade, dos nossos jovens e pela empregabilidade de todo um setor de músicos e professores que integram a indústria cultural, que tem um papel extremamente relevante para a nossa economia”, destaca Axel Grael.
Uma joia rara guardada pela Baia de Guanabara. Assim o cidadão niteroiense enxerga a Ilha da Boa Viagem – fundada em 1650, mantida pela igreja e pelos escoteiros e agora patrimônio municipal, totalmente restaurada e pronta para visitação dos moradores e turistas. Parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói, a Ilha da Boa Viagem é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“O Aprendiz Musical é hoje o maior programa de iniciação musical do país e motivo de orgulho para nossa cidade que revela cada vez mais talentos e forma cidadãos. A Ilha da Boa Viagem é um monumento natural e cultural da nossa história. Unir o Aprendiz Musical e a Ilha da Boa viagem de alguma forma é celebrar as nossas verdadeiras riquezas. Com isso, ganha em projeção o Aprendiz Musical e ganha em atrações a Ilha da Boa Viagem, que tem atraído cada vez mais turistas”, ressalta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.
Confira o Repertório da Apresentação:
Corcovado (Tom Jobim)
Trompete: Matheus Henrique e Piano: Henrique Vaz
Samba de Verão
Trompete (Ryan Silva)
How Insentive (Tom Jobim)
Piano: Henrique Vaz
Garota de Ipanema (Tom Jobim)
Trombone: Eliel Pimentel e Alberto Fonseca
Piano: Henrique Vaz
Meditação (Tom Jobim)
Trombone: Eliel Pimentel
Piano: Henrique Vaz
Você é Linda (Caetano Veloso)
Trombone: Eliel Pimentel e Alberto Fonseca
Piano: Henrique Vaz
Grupo de Metais Aprendiz Musical
Arranjos e adaptações: Henrique Vaz
Sonata para Die Bankelsangerlieder
Superman
Suíte Carnavalesca (arranjo de Henrique Vaz)
Cantatas de Bach – 42 e 297
Se Eu Quiser Falar com Deus (arranjo de Henrique Vaz, para música de Gilberto Gil)
Basque Song (Folk Song)
Aura Lee (George R. Poulton)
Pomp Circustance (Edward Elgar)
Anunciação
Exposição
A Galeria Dobra/ARTNOVA abre a exposição “Luz, Silêncio e Poesia”, durante o Circuito Bhering de maio

Exposição
Exposição “Era uma Vez…” traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

Lady Gasoline Band é a mais nova surpresa do cenário musical, com estreia no próximo dia 10 (sábado), no Mississippi Delta Blues Bar, trazendo repertório que mistura a paixão pelo blues e a energia do rock, sob o comando de Raphaella Souza, já conhecida pelos anos no jazz e no pop rock.
O show conta com a voz marcante de Raphaella, que promete incendiar a cena com repertório vibrante, repleto de clássicos reinterpretados, ao lado de Gustavo Moraes (Guitarra), Aílton Cruz (Baixo) e
Jader Luiz (Bateria).
Lady Gasoline não veio para apagar incêndios — veio para começar um. Prepare-se para sentir o calor.
Instagram: @ladygasolineband
Exposição
Exposição “Era uma Vez…” traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural

“Era uma Vez…” é uma exposição coletiva que fala sobre a memória e o esquecimento impregnados na arte e, principalmente, em fotografias.
Entrada gratuita.