Raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval é rota de baleias

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, poderá contar com a presença de visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubartes.

Durante o período de disputas, é fundamental garantir que essa espécie possa migrar, sem interferências em seu trajeto natural. Esse processo é registrado desde 2016 pela organização e Ilhabela (SP) já adicionou o bailado dos animais como ponto turístico.

As baleias jubartes estão em movimento migratório rumo a Abrolhos (BA) passando pelo litoral norte, mais precisamente no Canal de São Sebastião. E é provável que sejam avistadas em grande número nas raias das regatas oceânicas.

Julio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, reforça a importância de os velejadores estarem atentos. “Para todos os velejadores, o fundamental é a atenção, prestar muita atenção aos borrifos, a uma batida de cauda, enfim, a tentar localizá-las, se elas estiverem nas raias, e tomar o cuidado, se estiver em rota de colisão, fazer o famoso jibe da baleia, desviar, ou simplesmente acompanhar e apreciar as acrobacias que elas costumam fazer”.

Leia mais aqui.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.