Leitura
Reconectar-se: lançamento do livro de Raí Rocha explora emoções e autoestima

O lançamento está previsto para novembro, em Niterói
Já parou para pensar no que está do lado de fora e que pode te reconectar com as suas emoções? Temas sensíveis do cotidiano das mulheres fazem parte das temáticas do livro “Quando viajo para fora, eu recomeço por dentro”, do psicanalista Raí Rocha. O lançamento do livro está previsto para o dia 09 de novembro, em Niterói, com evento aberto ao público.
A obra fala sobre autoestima, relacionamentos e a maturidade necessária para o entendimento dos processos que passamos em diferentes fases da vida. Raí conta que este primeiro livro veio da importância de que as pessoas entendessem o que elas têm de valor. É sobre querer formular objetivos acessíveis, mesmo que em longo prazo, e sobre não estar mais no lugar de “deixar suas vidas fluírem como o rio”, ou ainda num lugar de comparações e de desistência de si mesma.
“Falar sobre isso faz com que algo muito pesado possa ser colocado para fora a partir do momento em que a pessoa se torna capaz de reconectar-se consigo mesma e trabalhar o autoconhecimento. Foi a minha observação no setting terapêutico através de falas femininas a partir de relacionamentos empurrados com a barriga e expectativas de relacionamentos saudáveis na era superficial dos aplicativos. O livro é um momento para esta mulher se reconectar com o valor dela e ocupar o lugar de protagonista de seu equilíbrio”, explicou Raí, que é especialista em análise do comportamento.
Segundo ele, a ideia de lançar o livro veio pelo incentivo de uma amiga, quando ainda era professor universitário. Raí também tinha a missão de auxiliar os alunos no trabalho do autoconhecimento e entendeu que seria esta a sua forma de ampliar o conhecimento interligando-o com práticas contadas no livro, que podem ser terapêuticas.
“O tempo faz bem, pois ele transforma conhecimento em sabedoria. Nas realizações do dia a dia, começamos a ver por outras lentes as questões que envolvem a vida, como por exemplo, maternidade, amor próprio e as relações que temos com a vida pessoal e profissional. O livro traz temas trabalhados em crônicas com algumas analogias que fazem o leitor se divertir, se autoanalisar e se emocionar a partir de uma leitura fluida e profunda”, contou. Estão previstos 1000 exemplares para a primeira edição e lançamento, pela Editora Edições Cândido de Niterói.
Cultura
Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita

Evento recebe “O Pequeno Príncipe Preto”, “A Revolução na América do Sul”, “Hoje é Dia de Rock” e “Ópera do Malandro”
A Mostra de Leitura Dramatizada do Grupo Nós do Morro vai até o dia 10 de agosto com a apresentação gratuita da “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Hollanda. O clássico será encenado no sábado, 09, e domingo, 10, às 19h.
As turmas do aclamado grupo já levaram ao palco da mostra as obras “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, “A Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal, e “Hoje é Dia de Rock”, de João Vicente, dirigidas, respectivamente, por Paula Almeida, Fernando Melvin e Fátima Domingues. A turma de “Ópera do Malandro” é dirigida por Paulo Guidelly.
A Mostra de Leitura Dramatizada integra o Projeto “ARTE QUE EDUCA E TRANSFORMA, no âmbito do Termo de Fomento n° 964868/2024 decorrente da emenda parlamentar Nº 2024 14680014, proposta nº 5773/2024, celebrado por intermédio entre este e a FUNDAÇÃO NACIONAL DAS ARTES – FUNARTE.


Serviço:
Local: Casarão do Nós do Morro — Rua Doutor Olinto de Magalhães, 54, Vidigal, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: GRATUITA (Retire o ingresso 1 hora antes)
Dia e hora: 09 e 10/08, sábado e domingo, 19h — Ópera do Malandro
Classificação: Livre
Rede social: https://www.instagram.com/gruponosdomorrooficial/
Leitura
Lion Editora lança o livro para colorir Smilingoods com presença do ilustrador na FEFICC 2025

A FEFICC 2025 foi palco de um lançamento especial que está emocionando pessoas de todas as idades: o livro ilustrado Smilingoods, uma obra que une arte, fé e memória afetiva, foi apresentado ao público com exclusividade durante o evento. Publicado pela Lion Editora, o livro é ilustrado por Isaque Arêas, artista cristão que cresceu encantado com os personagens da Turma do Smilinguido e hoje tem a honra de dar vida oficial a esse universo com seu próprio traço. Para adquirir o livro, basta acessar o link: https://www.lioneditora.com.br/smilingoods-livro-para-colorir
Para Isaque, o projeto é mais do que uma realização profissional. É um testemunho pessoal de fé. “Nunca fiquei tão emocionado na minha vida. Eu cresci com esses personagens, então pra mim foi uma honra e até meio mágico poder dar vida, de alguma forma, a essa turma usando minhas habilidades”, conta o ilustrador. Smilingoods é um livro para colorir, recheado de ilustrações originais inspiradas em versículos do livro de Salmos, oferecendo não só momentos de lazer, mas também de profunda reflexão espiritual.
O lançamento marca uma nova fase na carreira de Isaque Arêas, que há anos ora para usar sua arte como instrumento de evangelismo. “A arte é uma parte muito importante de quem eu sou. Tenho buscado oportunidades em Deus para expressar o que creio, e Ele tem me levado para perto de pessoas que também desejam compartilhar o evangelho por meio da arte”, afirma.
Com um estilo fiel à essência do Smilinguido, mas carregado da identidade artística de Isaque, o livro une nostalgia, propósito e criatividade em cada página. O artista mergulhou em um intenso processo de pesquisa para reinterpretar cenários, objetos e personalidades da famosa turminha. “Eles são formigas, tudo é adaptável à realidade deles. O Livro da Vida, por exemplo, não era uma Bíblia comum, mas folhas unidas por uma argola. Foi trabalhoso, mas muito divertido”, explica.
Arte com propósito: ilustrações que inspiram a fé
Muito mais do que um livro de colorir, Smilingoods é uma proposta de reconexão espiritual e emocional através da arte. Cada página combina ilustração e versículo, criando uma experiência sensível, reflexiva e interativa. “Ilustrar, para mim, é interpretar e construir uma imagem da Palavra. Fazer isso com o texto bíblico é sempre uma tarefa de grande responsabilidade”, diz Isaque.
O livro convida o leitor a desacelerar e reencontrar sua criatividade, algo que o próprio ilustrador experimentou ao longo do processo. “Revisitei salmos, relembrei momentos em que esses textos ministraram ao meu coração, desenvolvi minha criatividade tentando propor situações para os personagens. Foi mais um dos muitos momentos de paz com Deus que encontrei”, revela.
Além de Smilingoods, a Lion Editora também lançou outros dois livros para colorir durante a FEFICC 2025: Forjados God’s e Preciosas God’s. Ambas as publicações são versões ilustradas e interativas dos devocionais homônimos, trazendo uma proposta criativa para os leitores que desejam viver sua fé de maneira lúdica, leve e artística. A editora reforça, assim, seu compromisso com a inovação editorial no universo cristão.
Participar da FEFICC tem um significado profundo para Isaque Arêas. “A FEFICC é uma celebração da cultura do céu. Saber que sou um instrumento para uma nova geração de leitores não tem preço, pois um dia alguém foi instrumento para mim enquanto criança começando a conhecer Jesus”, declara o artista.
De fã a ilustrador oficial: a trajetória de Isaque Arêas
A jornada de Isaque no mundo da arte começou ainda na infância, mas se profissionalizou a partir de 2016. Em 2018, ingressou no mercado de animação, atuando em produções conhecidas como Irmão do Jorel, Meu Amigãozão e Johnny Test. Paralelamente, manteve projetos pessoais de ilustração, muitos dos quais ganharam grande visibilidade nas redes sociais.
O vínculo com a Lion Editora começou em 2023, quando foi convidado a ilustrar a Bíblia 3 Palavrinhas Mini, um trabalho que encantou leitores e consolidou a parceria entre o artista e a editora. “Sempre falei da minha paixão pelo Smilinguido. A oportunidade chegou e eu abracei com todo o coração”, lembra Isaque, que agora assina sua obra mais afetiva e significativa até aqui.
A expectativa é que o novo livro conquiste não apenas crianças, mas também adultos que desejam reviver a leveza da infância por meio da fé. “O que é encantador na turma do Smilinguido é que eles não estão preocupados em parecer perfeitos. Eles vivem o evangelho com suas personalidades, qualidades e defeitos”, diz o ilustrador. “Se uma criança ou um adulto conseguir se apropriar desse livro pra desenvolver a criatividade que foi dada a nós pelo Criador, eu ganho o meu dia.”
A mensagem final de Isaque aos jovens ilustradores cristãos é clara: “Deseje e ore para que o seu trabalho glorifique a Deus. Não viva no automático. Todo projeto são demais coisas sendo acrescentadas quando buscamos o Senhor”, aconselha.
Lion Editora: criatividade, fé e inovação no universo cristão
Reconhecida por sua atuação inovadora no segmento cristão, especialmente entre o público geek e nerd, a Lion Editora se destaca por unir excelência gráfica, profundidade espiritual e linguagem contemporânea. Seus livros têm alcançado leitores em todo o Brasil com propostas que vão da literatura infantil à teologia, passando por quadrinhos, graphic novels e agora, livros para colorir.
O lançamento de Smilingoods e das versões ilustradas de Forjados God’s e Preciosas God’s durante a FEFICC 2025 confirma o posicionamento da editora como referência em conteúdo criativo, acessível e transformador. A proposta é clara: promover o Reino de Deus com beleza, inteligência e relevância cultural.
Siga a Lion Editora no Instagram:
https://www.instagram.com/lioneditora/
Leitura
Beti Rozen é destaque entre as escritoras infanto-juvenis mais lidas do mundo e anuncia dois novos lançamentos

A autora e educadora Beti Rozen celebra mais um marco em sua carreira: pela terceira vez consecutiva, ela foi indicada como uma das cinco escritoras infanto-juvenis mais lidas do país. Reconhecida por seu olhar sensível e transformador voltado ao universo das crianças e dos jovens, Beti reafirma seu papel como uma das vozes mais influentes da literatura infantil brasileira contemporânea.
E as novidades não param por aí. Nos próximos meses, a escritora se prepara para lançar dois novos títulos Os novos livros vão ser editados pela Underline Publishing que prometem emocionar e provocar reflexões tanto nos pequenos leitores quanto nos adultos: A Borboleta e o Vagalume e Mudar é Fácil?
Escrever para crianças é escrever para o futuro. A literatura pode abrir portas internas e externas, despertando curiosidade, consciência e esperança ,afirma Beti que também é uma das fundadoras da editora Sem fronteiras Press, referência em publicações que aliam educação e literatura.
Com uma carreira consolidada e admirada por educadores e leitores em todo o país,