Tecnologia
Redefinindo o treinamento da força de trabalho com Transformação Digital, Realidade Mista e Computação Espacial

*Por Georg Beyschlag – Presidente da TeamViewer Américas
Para que a Transformação Digital seja bem-sucedida em um ambiente industrial, a tecnologia deve ajudar a preencher a lacuna entre as operações analógicas tradicionais e os fluxos de trabalho imersivos e prontos para o futuro. Quando bem implementados, esses avanços tecnológicos intuitivos podem melhorar a produtividade e a eficiência em todos os níveis das corporações, desde o onboarding e a qualificação até o suporte à produção e a garantia da qualidade.
Um bom exemplo é a Computação Espacial Imersiva, apontada como uma tecnologia revolucionária para treinamentos e capacitação da força de trabalho industrial. Ao integrar conteúdos interativos de Realidade Aumentada (RA) aos mais variados fluxos de trabalho, os funcionários podem seguir instruções espaciais por meio de informações visuais – sejam elas em camadas sobre o maquinário ou apresentadas como modelos 3D interativos. A orientação aprimorada por RA oferece uma maneira flexível de aumentar o envolvimento e a eficiência em ambientes de trabalho onde a precisão e a acurácia são essenciais, melhorando dessa forma a qualidade e a velocidade do trabalho, principalmente em áreas como treinamento, integração e aprimoramento de competências. Essa é uma abordagem inovadora, uma vez que insere maior clareza às atividades laborais e torna mais consistente a execução de tarefas, promovendo aumento de produtividade nos processos de produção, manutenção e reparos, redução de erros, desperdícios e custos com viagens e instruções presenciais, além de garantir a qualidade e maior bem-estar das equipes em ambientes de trabalho mais complexos.
Mas os avanços não param por aí. Com fluxos de trabalho digitais implementados, as empresas podem incorporar a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para gerar insights em tempo real, automatizar verificações de rotina e oferecer suporte às equipes de TI com orientações contextuais e atualizadas. Empresas comprometidas com a transformação digital, cientes que os treinamentos tradicionais baseados em papel são obsoletos e não conseguem mais atender à escala ou à velocidade que o mercado exige, vêm cada vez mais apostando na digitalização dos manuais físicos e na criação de salas de aulas interativas habilitadas para RA que ofereçam uma experiência imersiva com conteúdos de treinamento consistentes e modernos para os profissionais de TI.
Essas soluções tecnológicas têm contribuído para uma verdadeira revolução nos processos de treinamentos e capacitações, que são agora muito mais interativos, envolvem e cativam os participantes e se adaptam à realidade em constante mudança do mercado de trabalho. As tecnologias imersivas e intuitivas são poderosas e podem ser usadas também para atrair e reter talentos. A geração atual de técnicos e engenheiros está sempre conectada, a qualquer hora e de qualquer lugar, e espera ter em seus ambientes de trabalho a mesma facilidade de uso e a mesma interatividade digital que experimenta em suas vidas pessoais. É uma demanda que faz parte do DNA da nova geração de técnicos, que eu costumo chamar de geração 3D. Para eles, não há mais espaço para os pesados, obsoletos e contraproducentes manuais em papel. A geração 3D demanda ferramentas digitais interativas e intuitivas que tornam o conhecimento crítico acessível e democrático e os treinamentos mais eficientes que nunca.
Outro ponto relevante sobre as ferramentas interativas de Realidade Aumentada é que elas devem, seja para agora ou para as gerações futuras, oferecer proteção robusta de dados e estar alinhadas e em total conformidade com as normas e regulamentos de proteção de dados estabelecidos pelos governos. Além de estar em concordância com políticas de auditoria e confiabilidade, elas precisam disponibilizar segurança de aplicativos e interfaces, gestão de continuidade de negócios, controle de alterações e gerenciamento de configuração, criptografia e gerenciamento de chaves, segurança e privacidade de dados, gerenciamento de identidade e acesso, registro e monitoramento, resposta a incidentes e gerenciamento de vulnerabilidades e de cadeia de suprimentos. Isso é realmente fundamental. Com essas medidas, os fabricantes podem adotar novas tecnologias com segurança, ao mesmo tempo em que atendem aos requisitos regulamentares e mantêm a eficiência operacional.
A computação espacial imersiva com Realidade Aumentada tem inúmeras aplicações e está realmente remodelando os treinamentos e a qualificação em vários setores da indústria, entre eles manufatura e medtech. Mas já estamos também identificando novas e promissoras oportunidades em garantia de qualidade e suporte à produção – áreas nas quais a orientação visual em tempo real com instruções passo a passo em RA e a integração perfeita de dados podem garantir conformidade, redução de erros e otimização de desempenho. Essas ferramentas tem um poder incontestável enquanto protagonistas de um movimento de inovação sem precedentes em ambientes industriais. Quanto mais a tecnologia amadurece, mais seu potencial se expande e ultrapassa o uso em treinamentos, promovendo um grande impacto em toda a cadeia de valor industrial. E, acreditem, isso é apenas o começo.
Tecnologia
SciBiz 2025: Maior evento de Inovação Deep Tech da América Latina começa hoje em São Paulo

O SciBiz 2025 contará com especialistas e lideranças que abordarão urgência climática, transição energética e sustentabilidade.
O SciBiz 2025, o maior evento de inovação Deep Tech da América Latina, acontecerá entre 16 a 18 de junho de 2025, no Edifício CDI USP, Campus São Paulo.
A conferência promete mais de 120 horas de conteúdo, com a participação de mais de 200 palestrantes e 20 keynotes internacionais.
A SciBiz Conference busca integrar pesquisadores, empreendedores e investidores para acelerar a transformação de invenções em inovações de impacto.
SciBiz 2025: o que esperar
Serão abordadas a grande variabilidade de padrões de inovação que diferem de setor para setor, o uso de tecnologia, transformações socioeconômicas e, ao mesmo tempo, temas fundamentais como transição energética, descarbonização, mudanças climáticas, segurança alimentar, saúde pública e digital, inteligência artificial e transformação digital.
A SciBiz Conference é direcionada a startups, cientistas, autoridades, investidores, empreendedores, expositores, formuladores de políticas públicas e todos os interessados em inovações Deep Tech.

Programação
A programação inclui palestras, workshops práticos, painéis de discussão, uma Feira de Startups, showroom de tecnologia e eventos de pitching.
Um dos pontos altos iniciais do evento será o Painel CEPID BRIDGE & SciBiz: “Amazônia e a busca de soluções para evitar o ponto de não retorno”, com o renomado Prof. Dr. Carlos A. Nobre.
Destaque: painel sobre “Empreendedorismo Deep Tech Regenerativo”
Um painel de grande relevância abordará o “Empreendimentos Deep Tech Regenerativos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – Amazônia”, que ocorrerá no dia 16 de junho, das 15h30 às 17h00.
Este encontro explorará o conceito de empreendedorismo Deep Tech regenerativo, que une ciência, tecnologia disruptiva e consciência ecológica.
A apresentação visa proporcionar uma experiência marcante para quem reconhece na inovação uma força capaz de regenerar e fomentar o respeito mútuo entre a humanidade e a natureza. Os participantes poderão esperar:
* Casos reais de transformação e consciência ecológica.
* A jornada de uma spin-off na Amazônia com um inspirador Tour Aromático.
* Visões práticas sobre ESG (Environmental, Social, and Governance), sustentabilidade e negócios de impacto.
O debate será moderado pelo Prof. Dr. Felipe Borini (FEA-USP) e contará com a participação de renomados especialistas:
* Profa. Dra. Silvia De Tommaso (FIA Business School | PGT USP)
* Aline Alves (Aura Amazônia)
* Cínthia Souto (Soul ESGS – ESG e Sustentabilidade)
Coordenação, curadoria, organização e realização
O SciBiz 2025 tem a coordenação do Prof. Dr. Moacir Oliveira Jr. e do Prof. Dr. Henrique Catalani.
A conferência conta com a curadoria da FEA USP, AUSPIN, CIETEC, IEA-USP, InovaUSP, FEA Angels e FIA Business School.
A organização é da FIA Business School, com realização pela FEA USP, AUSPIN e InovaUSP.
Serviço
Data: 16 a 18 de junho de 2025.
Local: Centro de Difusão Internacional da USP (CDI USP).
Endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Campus Cidade Universitária
Butantã, São Paulo, SP.
Para mais informações sobre o evento e a programação completa, visite o site oficial: SciBiz Conference.
Fonte: Soul ESGS – ESG e Sustentabilidade
Tecnologia
Programa de Trainee da Pormade abre 21 vagas no Paraná

A Pormade Portas, eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, está com inscrições abertas para o Programa de Trainee em TI. Estão sendo disponibilizadas 21 vagas para jovens de 18 a 24 anos.
Para participar do processo seletivo, os interessados devem ser comunicativos, ter espírito empreendedor, gostar de programação e residir na região onde está localizada a empresa, em União da Vitória, no Paraná. Também são exigidos bom relacionamento interpessoal, proatividade e estar cursando graduação nas áreas relacionadas à tecnologia da informação.
De acordo com Sueli Heppner, coordenadora de RH da Pormade, essa é a terceira edição do programa. “O objetivo principal da Pormade é desenvolver talentos em tecnologia, área considerada fundamental para os negócios”, explica.
Se aprovados, os trainees irão realizar atividades práticas e aprimorar os conhecimentos no setor de tecnologia. O programa tem duração de 15 meses, e após o término, a Pormade faz uma avaliação considerando toda a trajetória no período.
Entre os benefícios oferecidos estão remuneração compatível com o mercado, plano de saúde e alimentação na empresa.
As inscrições devem ser feitas até dia 16 de junho de 2025 no https://tinyurl.com/236addmu
Tecnologia
Positivo SEG marca presença na Exposec 2025 com foco em soluções com IA

Unidade de negócios da Positivo Tecnologia celebra o início de seu terceiro ano de atuação e apresenta novos produtos com inteligência artificial embarcada
Com foco em oferecer tecnologias alinhadas às principais tendências globais do setor, a Positivo SEG apresentará, durante o evento, um portfólio ainda mais robusto, composto por lançamentos que ampliam as possibilidades de aplicação da inteligência artificial na segurança eletrônica. As novidades contemplam soluções desenvolvidas para diversos segmentos, como condomínios, educação, logística, varejo, indústrias e empresas que operam em ambientes críticos.
Segundo Felipe Szpigel, vice-presidente de Segurança Eletrônica da Positivo SEG, a participação na Exposec 2025 reforça o compromisso da marca com a inovação e a proximidade com o mercado. “Construímos uma trajetória sólida, que une tecnologia, confiabilidade e competitividade. Nosso portfólio cresce constantemente, incorporando soluções que tornam a segurança mais inteligente, acessível e eficiente. É apenas o começo de uma jornada de crescimento sustentada por inovação e parcerias estratégicas”, destaca o executivo.
Inteligência artificial e a inédita tecnologia Smartview
Neste ano, a inteligência artificial é o principal destaque da participação da Positivo SEG na Exposec. A empresa apresenta uma nova geração de câmeras IP com IA embarcada, capazes de oferecer alto desempenho em projetos de diferentes portes e níveis de complexidade. Entre os lançamentos estão seis soluções completas, que combinam câmeras de alta resolução, analíticos avançados e recursos inteligentes voltados para ambientes corporativos e condominiais — com propostas integradas, escaláveis e de fácil implantação.
Os modelos variam para atender desde soluções essenciais até câmeras avançadas com resolução de até 8MP, áudio bidirecional e alta resistência, adequadas para uso em ambientes internos e externos. A Positivo SEG também apresenta a inédita tecnologia Smartview, desenvolvida para atender projetos com condições de luminosidade extremamente baixas. A tecnologia permite capturar imagens nítidas e coloridas mesmo em ambientes com apenas 0.0003 lux, superando amplamente os modelos convencionais disponíveis no mercado. Os primeiros produtos com essa tecnologia são quatro câmeras com IA embarcada, disponíveis nas versões bullet e dome, com resolução de 2MP e 4MP. Equipamentos com microfone embutido e inteligência artificial, que são indicados para aplicações que exigem alta performance em monitoramento noturno, como a câmera IP Bullet Smartview 4MP – CIP-BS3324-SM.
Outro grande destaque da Positivo SEG na Exposec 2025 é o IA Box, um dispositivo inovador de análise inteligente de grau industrial que leva IA de alto desempenho para qualquer sistema de câmeras IP. O equipamento transforma câmeras convencionais em sistemas inteligentes, capazes de executar análise comportamental, segurança operacional, monitoramento de ambientes e prevenção de riscos em tempo real. Compacto, robusto e de fácil implantação, o IA Box processa imagens localmente, eliminando a necessidade de servidores complexos ou processamento em nuvem.
Entre os recursos oferecidos estão detecção de incêndio, intrusão, ausência de EPIs (capacetes, uniformes, roupas refletivas e máscaras), detecção de brigas ou quedas, uso indevido de celular, entre outros. Com ampla compatibilidade e fácil integração, o IA Box agrega alto valor analítico sem exigir troca de toda a infraestrutura existente.
“O segmento de segurança eletrônica vive um momento de expansão acelerada, impulsionado por tecnologias como a inteligência artificial e pela crescente demanda por soluções integradas. Temos observado um aumento significativo na procura por sistemas mais inteligentes, acessíveis e fáceis de implementar — e é exatamente isso que estamos incorporando ao nosso portfólio e trazendo para esta edição da Exposec”, finaliza o executivo.