Esporte
Representante da La Vuelta de España destaca força dos eventos de ciclismo brasileiros

Desafio Brasil by La Vuelta será entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2025 em Cabreúva (SP).
Representantes da La Vuelta de España estiveram no Brasil nos últimos meses para definir os últimos detalhes da prova, que estreia no país entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2025 em Cabreúva (SP). O evento trará ao país o formato europeu das grandes voltas, com dois dias de provas intensas na tradicional Estrada dos Romeiros.
Jaime Devesa López, representante da Unipublic, que organiza o evento internacional com a Amaury Sport Organisation (A.S.O.), esteve na prova do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank no fim de junho.
O espanhol esteve ao lado dos organizadores brasileiros Bruno Prada e Fábio Bodra para preparar a corrida, aqui no país batizada de Desafio Brasil by La Vuelta.
”Aqui temos o Tour, que é do mesmo grupo, então ter duas provas no Brasil com a força da Vuelta e do Tour de France é algo muito importante para o ciclismo brasileiro. A estrutura que está aqui é incrível, a imagem do Tour de France está muito bem refletida em toda essa experiência, e em qualquer lugar onde estou me sinto como se estivesse no Tour, onde compartilhamos experiências por muitos anos”, contou Jaime Devesa López.
Um dos destaques fica para a competição contrarrelógio por equipes, marcada para o sábado, dia 6 de dezembro.
Diferente das provas convencionais, o contrarrelógio coloca os atletas para desafiar o tempo em conjunto, exigindo sincronia, estratégia e trabalho em equipe. Cada formação, com três a quatro ciclistas, terá que enfrentar um percurso de 33 km. Categorias masculina, feminina e mista disputam o desafio.
”Gostamos muito do formato de contrarrelógio por equipes, num lugar onde se trabalha e se treina tanto o triatlo, é uma experiência perfeita. Dá para mergulhar no mundo da Vuelta e esperamos fazer uma grande festa espanhola em Cabreúva nos dias 6 e 7 de dezembro”, disse o representante da Unipublic.
Mais do que uma prova, o evento promete uma experiência imersiva no universo do ciclismo internacional. Os participantes recebem jersey oficial, kit completo com chip de cronometragem, suporte técnico e médico ao longo do percurso — tudo pensado para reproduzir o clima das grandes competições da Europa e valorizar o esporte no cenário nacional.
A Unipublic é uma empresa especializada na criação, organização e comercialização de eventos esportivos de elite. Desde sua fundação, em 1975, a companhia gerencia alguns dos eventos esportivos mais importantes da Espanha: campeonatos mundiais de ginástica, campeonatos europeus de basquete e campeonatos espanhóis de atletismo, entre outros. Mas, se há algo que realmente marcou a trajetória da Unipublic, foi a organização da La Vuelta.
Em 1979, a empresa assumiu a responsabilidade de organizar a Volta da Espanha, o Grand Tour mais importante do país e um dos mais relevantes do mundo. São mais de quatro décadas à frente da La Vuelta, período em que a Unipublic desenvolveu e implementou um selo próprio de profissionalismo e qualidade, resultando no crescimento da prova, criada quase um século atrás, em 1935.
Desde 2008, com a aquisição da empresa pelo grupo francês Amaury Sport Organisation (A.S.O.) – organizador do Tour de France e do Dakar, entre outros eventos esportivos – a Unipublic passou a contar com a estabilidade e o prestígio conferidos por um líder mundial no setor de organização de eventos esportivos.
O representante da Unipublic disse que os patrocinadores estavam muito ativos e trabalhando muito bem no L’Étape do Rio de Janeiro. ”Já vimos o percurso e também parece excelente.
Correr no Rio deve ser algo incrível, e agora temos mais cinco meses até a etapa em São Paulo. Com tudo já planejado e pronto, já estamos colaborando bastante com o organizador e estamos encantados de chegar ao Brasil”.
Durante a prova, os ciclistas pedalam em formação, revezando-se na liderança para reduzir o impacto do vento e otimizar o desempenho coletivo. O tempo final geralmente é contabilizado com base na chegada do terceiro ou quarto atleta da equipe, dependendo do regulamento.
Sobre o La Vuelta
O Desafio Brasil by La Vuelta é uma extensão da tradicional competição espanhola La Vuelta a España, uma das três grandes voltas do ciclismo mundial, ao lado do Tour de France e do Giro d’Italia.
Realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, o evento terá dois formatos de prova: contrarrelógio por equipes (33 km) no sábado, e prova de estrada no domingo, com percursos de 50 km e 100 km. Com estrutura de alto padrão, o Desafio Brasil busca profissionalizar o cenário amador e incentivar a prática do ciclismo competitivo no país.
As inscrições para o evento e informações disponíveis no site oficial: www.desafiobrasilbylavuelta.com.br
Mais do que uma competição, o Desafio Brasil tem um impacto significativo na economia local de Cabreúva, promovendo o turismo esportivo e incentivando a prática do ciclismo na região.
Inscrições:
EQUIPES:
https://www.ticketsports.com.br/e/lavueltadesafiobrasilcontrarelogioporequipe
INDIVIDUAL:
https://www.ticketsports.com.br/e/lavueltabrasilprovadeestradaresistenciaindividual
Foto: Divulgação
Esporte
Academia de Futebol do Palmeiras foi atacada na madrugada de domingo

A Academia de Futebol do Palmeiras foi atacada na madrugada deste domingo (10), com bombas e rojões arremessados contra o centro de treinamento do clube. Segundo o Palmeiras, que divulgou o ocorrido por meio de suas redes sociais, atletas e demais colaboradores do clube estavam no local em regime de concentração para o jogo contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro, mas ninguém foi ferido.
“O Palmeiras não se intimidará diante dos atos violentos praticados por um grupo de criminosos e irá até o fim para que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei. O clube já está em contato com a Polícia Civil e registrará Boletim de Ocorrência. Todas as imagens registradas pelas câmeras de monitoramento da Academia de Futebol serão disponibilizadas aos investigadores”, diz a nota.
O texto diz ainda que “não podemos tolerar, muito menos normalizar, que o futebol se transforme em um ambiente cada vez mais tóxico, em que a paz esteja sob risco permanentemente”. O clube afirma ainda que lamenta o que chamou de conivência de diversos veículos de imprensa que, desde a véspera do último Derby, vêm dando publicidade a ameaças.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP) informou que ainda não tem dados sobre o ocorrido.
Esporte
Lean Agency e Newton Neto são finalistas do Prêmio Confut Sudamericana 2025

A Lean Agency e seu CEO, Newton Neto, estão entre os finalistas do Prêmio Confut Sudamericana 2025, um dos principais reconhecimentos da indústria do futebol na América do Sul. A agência concorre na categoria “Melhor Agência de Publicidade/Marketing Esportivo”, enquanto o executivo disputa como “Profissional de Publicidade Esportiva”.
A indicação ocorre em um ano de destaque para a empresa, que tem ampliado sua atuação em campanhas voltadas ao marketing esportivo. Um dos marcos recentes foi a estratégia desenvolvida para a Betnacional no Big Brother Brasil 25, considerada um dos cases mais comentados do ano no mercado publicitário. A agência também acumulou 11 troféus no prêmio Lusófonos da Criatividade, com campanhas reconhecidas internacionalmente.
Com atuação voltada à criatividade estratégica baseada em dados, a Lean Agency reforça sua presença no setor esportivo por meio de ações integradas de marca, mídia e engajamento com torcedores.
“A indicação é um reconhecimento coletivo do trabalho que desenvolvemos como equipe. Representar o Brasil neste prêmio mostra que estamos no caminho certo ao unir criatividade e estratégia orientada por dados”, afirma Newton Neto, publicitário com especializações em marketing digital, branding, planejamento e criatividade.
A votação está aberta até às 23h59 do dia 29 de agosto, pelo site oficial do prêmio. Os resultados serão divulgados em 3 de setembro, durante a Conferência de Futebol Sul-Americana (Confut), na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.
Esporte
Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte aquece o domingo do Dia dos Pais em Campinas

Corrida que marcou a comemoração dos 125 anos de fundação do clube reuniu 2 mil atletas na cidade do interior paulista, a maioria acompanhada de familiares
Agosto, 2025 – O domingo do Dia dos Pais amanheceu ensolarado e frio em Campinas (SP). Com os termômetros indicando 10 graus às 7h, 2 mil atletas alinharam para a largada do Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte. A partir daí, a temperatura subiu. Esquentou com o calor provocado pelas passadas durante o percurso de 5k e 10k. Também pela paixão pelo clube, que comemora 125 anos de fundação nesta segunda-feira (11), e pelo amor de muitos pais e filhos, que correram lado a lado nas ruas da cidade do interior paulista.
A cereja do bolo para os corredores foi a volta olímpica ao final da prova, passando por dentro do tradicional estádio Moisés Lucarelli antes da linha de chegada. Foi esse tipo de emoção que tornou a corrida ainda mais especial para atletas como Marina Malachias, campeã dos 10k, com o tempo de 41min19seg. “Adorei a prova. Sou de Jaguariúna e torcedora da Ponte. O percurso é técnico e desafiador e chegar dando a volta olímpica é maravilhoso. Não tem como não lembrar dos jogos”, comentou.
Jorge Luís Siqueira e Thaís Reinaldi Siqueira compartilharam os mesmos sentimentos. Pontepretanos, pai e filha correram juntos os 5k. “Cruzei a linha de chegada chorando, muito agradecida por estar ao lado do meu pai, que me ensinou a paixão pelo clube. Eu entrava em campo junto com o time quando tinha seis anos de idade e hoje trago o meu filho. Amor não se explica”, disse Thaís.
Jorge, que começou a correr em 2023, incentivado pela filha, ainda ganhou um presente extra neste domingo. Bateu seu recorde pessoal. “Adorei a prova e correr com a minha filha é sempre especial, ainda mais no Dia dos Pais. Eu estava fazendo os 5k para 45 minutos e esperava correr para 42 hoje. No final, baixamos e completamos em 40 minutos”, contou.
O pai de Thaís chegou cerca de 3 minutos atrás do campeão dos 10k. Sebastião Donizete Vida cruzou a linha de chegada do Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte após 37min34seg de prova. E foi uma chegada acirrada, decidida nos últimos metros. O segundo colocado, Walter Ricardo Nicolucci, veio na cola do líder, um segundo atrás, com o tempo de 37min35seg.
Freddy Carvalho, idealizador do Cross Urbano, destacou o recorde de 2 mil participantes e a presença das famílias. “A parceria com a Ponte rendeu bons frutos para o nosso evento, que tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, e também para o clube, que comemora 125 anos. Tivemos um resultado fantástico em Campinas. E com o Dia dos Pais, reunimos ainda mais pessoas. Vieram não só os corredores, mas seus familiares, tanto que contabilizamos cerca de 4 mil pessoas, incluindo adultos e também crianças. E não podemos esquecer dos pets, pois tivemos muitos cachorros com seus tutores também”, comentou.
Diego Almeida, gerente de marketing e novos negócios da Ponte Preta, também comemorou o resultado. “Este ano foi desafiador por conta dos 125 anos do clube. E a chegada do Cross Urbano CAIXA representou um reforço importante para o nosso evento. E conseguimos entregar um grande evento, com recorde de participantes. Vimos muitas mulheres, muitas crianças, muitas famílias. Filhos correndo com os pais. E pelos pais que deixaram um legado ao ensinar a paixão pela Ponte. Queremos trazer esse público para perto do estádio, para o dia a dia do clube. Queremos abraçar cada vez mais a comunidade de Campinas”, completou.
Resultados
10k – Masculino
Sebastião Donizete Vida (37min34seg)
Walter Ricardo Nicolucci (37min35seg)
Fernando Anastácio de Moura (37min52seg)
Billy Joe da Silva Queiroz (38min12seg)
Rodrigo Regis Romão (38min27seg)
10k – Feminino
Marina Malachias (41min19seg)
Julia Alves de Oliveira (45min07seg)
Luana Cunha de Andrade (45min34seg)
Tamara Brígida Padula (48min12seg)
Verônica Santos (47min40seg)
5k – Masculino
Douglas Miguel (17min12seg)
Wevertton da Silva Santos (17min42seg)
Rafael Cabral (17min53seg)
Erivaldo Domingues Mendes (17min57seg)
Pedro Diego Zoli (18min07seg)
5k – Feminino
Letícia Soares (19min56seg)
Yane Lima Pereira(20min06seg)
Pâmela Jorge Paiva (21min14seg)
Natália Monteiro de Souza (22min23seg)
Regina Célia Teixeira Boretti (22min41seg)
Conhecido como Corrida dos Estádios, o Cross Urbano CAIXA 2025 já passou por Brasília (DF), em prova diurna, e Belém (PA) e Teresina (PI), noturnas. Depois de Campinas, chegará também a Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), todas à noite, totalizando sete etapas na temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
O Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte foi organizado pela Bravus, com patrocínio da CAIXA, Governo Federal e Associação Atlética Ponte Preta.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna – realizada
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA/Divulgação