Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Representante da La Vuelta de España destaca força dos eventos de ciclismo brasileiros

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Desafio Brasil by La Vuelta será entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2025 em Cabreúva (SP).

Representantes da La Vuelta de España estiveram no Brasil nos últimos meses para definir os últimos detalhes da prova, que estreia no país entre os dias 6 e 7 de dezembro de 2025 em Cabreúva (SP). O evento trará ao país o formato europeu das grandes voltas, com dois dias de provas intensas na tradicional Estrada dos Romeiros. 

Jaime Devesa López, representante da Unipublic, que organiza o evento internacional com a Amaury Sport Organisation (A.S.O.), esteve na prova do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank no fim de junho.

O espanhol esteve ao lado dos organizadores brasileiros Bruno Prada e Fábio Bodra para preparar a corrida, aqui no país batizada de Desafio Brasil by La Vuelta. 

”Aqui temos o Tour, que é do mesmo grupo, então ter duas provas no Brasil com a força da Vuelta e do Tour de France é algo muito importante para o ciclismo brasileiro. A estrutura que está aqui é incrível, a imagem do Tour de France está muito bem refletida em toda essa experiência, e em qualquer lugar onde estou me sinto como se estivesse no Tour, onde compartilhamos experiências por muitos anos”, contou Jaime Devesa López.

Um dos destaques fica para a competição contrarrelógio por equipes, marcada para o sábado, dia 6 de dezembro.

Diferente das provas convencionais, o contrarrelógio coloca os atletas para desafiar o tempo em conjunto, exigindo sincronia, estratégia e trabalho em equipe. Cada formação, com três a quatro ciclistas, terá que enfrentar um percurso de 33 km. Categorias masculina, feminina e mista disputam o desafio.

”Gostamos muito do formato de contrarrelógio por equipes, num lugar onde se trabalha e se treina tanto o triatlo, é uma experiência perfeita. Dá para mergulhar no mundo da Vuelta e esperamos fazer uma grande festa espanhola em Cabreúva nos dias 6 e 7 de dezembro”, disse o representante da Unipublic.

Mais do que uma prova, o evento promete uma experiência imersiva no universo do ciclismo internacional. Os participantes recebem jersey oficial, kit completo com chip de cronometragem, suporte técnico e médico ao longo do percurso — tudo pensado para reproduzir o clima das grandes competições da Europa e valorizar o esporte no cenário nacional.

A Unipublic é uma empresa especializada na criação, organização e comercialização de eventos esportivos de elite. Desde sua fundação, em 1975, a companhia gerencia alguns dos eventos esportivos mais importantes da Espanha: campeonatos mundiais de ginástica, campeonatos europeus de basquete e campeonatos espanhóis de atletismo, entre outros. Mas, se há algo que realmente marcou a trajetória da Unipublic, foi a organização da La Vuelta.

Em 1979, a empresa assumiu a responsabilidade de organizar a Volta da Espanha, o Grand Tour mais importante do país e um dos mais relevantes do mundo. São mais de quatro décadas à frente da La Vuelta, período em que a Unipublic desenvolveu e implementou um selo próprio de profissionalismo e qualidade, resultando no crescimento da prova, criada quase um século atrás, em 1935.

Desde 2008, com a aquisição da empresa pelo grupo francês Amaury Sport Organisation (A.S.O.) – organizador do Tour de France e do Dakar, entre outros eventos esportivos – a Unipublic passou a contar com a estabilidade e o prestígio conferidos por um líder mundial no setor de organização de eventos esportivos.

O representante da Unipublic disse que os patrocinadores estavam muito ativos e trabalhando muito bem no L’Étape do Rio de Janeiro. ”Já vimos o percurso e também parece excelente.
Correr no Rio deve ser algo incrível, e agora temos mais cinco meses até a etapa em São Paulo. Com tudo já planejado e pronto, já estamos colaborando bastante com o organizador e estamos encantados de chegar ao Brasil”.

Durante a prova, os ciclistas pedalam em formação, revezando-se na liderança para reduzir o impacto do vento e otimizar o desempenho coletivo. O tempo final geralmente é contabilizado com base na chegada do terceiro ou quarto atleta da equipe, dependendo do regulamento.

Sobre o La Vuelta

O Desafio Brasil by La Vuelta é uma extensão da tradicional competição espanhola La Vuelta a España, uma das três grandes voltas do ciclismo mundial, ao lado do Tour de France e do Giro d’Italia.

Realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, o evento terá dois formatos de prova: contrarrelógio por equipes (33 km) no sábado, e prova de estrada no domingo, com percursos de 50 km e 100 km. Com estrutura de alto padrão, o Desafio Brasil busca profissionalizar o cenário amador e incentivar a prática do ciclismo competitivo no país.

As inscrições para o evento e informações disponíveis no site oficial: www.desafiobrasilbylavuelta.com.br 

Mais do que uma competição, o Desafio Brasil tem um impacto significativo na economia local de Cabreúva, promovendo o turismo esportivo e incentivando a prática do ciclismo na região.

Inscrições:

EQUIPES:
https://www.ticketsports.com.br/e/lavueltadesafiobrasilcontrarelogioporequipe

INDIVIDUAL:
https://www.ticketsports.com.br/e/lavueltabrasilprovadeestradaresistenciaindividual

Foto: Divulgação

Flávio Perez é jornalista formado pela UMESP e gestor em marketing esportivo na Trevisan Escola de Negócios. Com passagens pelas rádios Eldorado, ABC e Bandeirantes, o jornalista esteve na Rio 2016, Pan 2017 e outros me eventos internacionais. É CEO da Agência On Board.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Palmeiras e Flamengo decidem 1º tetra brasileiro na Libertadores

Publicado

em

© Gilvan de Souza/Flamengo/Direitos Reservados

O último ano em que o posto de time brasileiro com mais Libertadores pertenceu isoladamente a um clube foi 2011, quando o São Paulo, único tri desde 2005, foi igualado pelo Santos. De lá para cá, a dupla Sanntos e São Paulo viu Grêmio, Palmeiras e Flamengo chegarem aos mesmos três títulos. A partir deste sábado (29), o lugar de maior conquistador da América no futebol nacional, como primeiro tetracampeão sul-americano do país, será do Verdão ou do Rubro-Negro.

💚🏆❤️ Outra vez em busca da #GloriaEterna! @Palmeiras e @Flamengo se reencontram na Final da CONMEBOL #Libertadores, agora em Lima.

🤔🇧🇷 Quem será o primeiro tetra do Brasil? pic.twitter.com/4FZwx2LD01

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 31, 2025

A “Gloria Eterna” será colocada em jogo a partir das 18h (horário de Brasília) no Estádio Monumental U, em Lima (Peru). A Rádio Nacional transmite a decisão da Libertadores ao vivo, com o Show de Bola Nacional começando às 17h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Rodrigo Ricardo e reportagens de Marcelo Smigol e Rachel Motta.

Fator Andreas

Palmeiras e Flamengo se reencontram em uma final de Libertadores quatro anos após o confronto no Centenário, em Montevidéu (Uruguai). O meia Raphael Veiga, que ainda faz parte do elenco alviverde, abriu o marcador, mas o atacante Gabriel Barbosa, ídolo rubro-negro e hoje no Cruzeiro, empatou. Aos quatro minutos do primeiro tempo da prorrogação, o lance derradeiro: o volante Andreas Pereira perdeu a bola, o atacante Deyverson aproveitou e chutou na saída do goleiro Diego Alves. Verdão 2 a 1.

🏆🇳🇬 Há 4️⃣ anos, o tri do @Palmeiras em Montevidéu!

⚽🤩 Dia do histórico gol de Deyverson diante do #Flamengo na prorrogação, no Centenário.#GloriaEterna pic.twitter.com/Exa4NB2vSI

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 27, 2025

Quis o destino que Andreas, em 2025, esteja no lado campeão na Libertadores de 2021. O volante foi contratado em setembro, oriundo do Fulham (Inglaterra). Na apresentação, ele não escapou das perguntas sobre a falha em Montevidéu. “O que aconteceu no passado, passou. Eu cheguei nesse grande clube e quero escrever uma linda história”, disse o jogador na ocasião.

Em outubro, o camisa 8 alviverde reencontrou o Flamengo, no duelo entre os times pelo Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2. Hostilizado, o volante causou alvoroço na torcida da casa ao, por ironia, escorregar no gramado molhado do Maracanã ao cobrar uma falta.

Briga no Brasileirão

Andreas foi um dos 11 atletas usualmente titulares que foram poupados por Abel Ferreira no time que saiu jogando diante do Grêmio na última terça-feira (25), na Arena, em Porto Alegre, pelo Brasileirão. A derrota por 3 a 2 praticamente afastou o Palmeiras da briga pelo título nacional, que está próximo justamente do Flamengo.

A duas rodadas do fim, o Rubro-Negro tem 75 pontos, cinco a mais que os paulistas. Mesmo preservando atletas na formação titular, ainda que menos que o Verdão, os cariocas buscaram o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Abel para a história

O português Abel Ferreira pode estabelecer marcas importantes em caso de tetra palmeirense. Ele pode se isolar como técnico mais vezes campeão pelo Verdão, com 11 taças, uma a mais que Oswaldo Brandão. Além disso, alcançaria a terceira Libertadores, igualando-se a Osvaldo Zubeldía, tri pelo Estudiantes (Argentina) entre 1968 e 1970, como segundo treinador com mais títulos.

🇵🇹🧠 Abel Ferreira tem um plano de #GloriaEterna!

🏆👀 Todos por um em Lima para fazer do @Palmeiras o primeiro time brasileiro tetracampeão da CONMEBOL #Libertadores. pic.twitter.com/QH4LUPcri6

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 27, 2025

Abel, Andreas e Veiga não são os únicos remanescentes de 2021 na decisão deste sábado. No elenco alviverde, também disputaram aquela final o goleiro Weverton (que se recupera de uma fissura em osso da mão direita) o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Joaquín Piquerez. No rubro-negro, estavam no duelo o meia Giorgian de Arrascaeta e os atacantes Pedro, Michael e Bruno Henrique, sem esquecer de Filipe Luís, à época dono da lateral esquerda e hoje comandante da equipe.

Protagonismo uruguaio

Arrascaeta, aliás, é quem ostenta os holofotes do lado flamenguista da final. O uruguaio vive sua temporada mais decisiva pelo clube, com 23 gols e 17 assistências em 59 jogos. Considerando somente o Brasileirão, o meia participou de, ao menos, um gol por partida, já que balançou as redes 18 vezes e distribuiu 14 passes em 32 confrontos. Ele pode chegar ao 16º título pelo Rubro-Negro, assim como Bruno Henrique, ampliando o status de jogador com mais conquistas pelo time carioca.

🔴⚫ Filipe Luis conhece o caminho da #GloriaEterna!

🏆👀 Bicampeão pelo @Flamengo como jogador, agora chega à primeira Final da CONMEBOL #Libertadores como treinador. pic.twitter.com/QCKC0b1T6J

— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 27, 2025

O palco da final de sábado é de boas lembranças para eles e toda a torcida do Flamengo. É o mesmo no qual o clube conquistou o bi da Libertadores em 2019, vencendo o River Plate (Argentina) por 2 a 1, com dois gols de Gabriel Barbosa. Arrascaeta, Bruno Henrique e Filipe Luís foram titulares naquele dia, além do então zagueiro Rodrigo Caio, hoje auxiliar-técnico rubro-negro.

Prováveis times

O Palmeiras deve ir a campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque. O volante Lucas Evangelista e o atacante Paulinho, contundidos, são desfalques certos, enquanto Weverton pode ser novidade no banco, se estiver plenamente recuperado.

O provável Flamengo terá: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Erick Pulgar e Giorgian de Arrascaeta; Everton Cebolinha, Jorge Carrascal e Bruno Henrique. Os atacantes Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão muscular na coxa esquerda) estão fora. O zagueiro Léo Ortiz (estiramento no tornozelo direito) é dúvida.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Brasileirão: Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento

Publicado

em

© Thiago Bernardes

O Santos respirou fundo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (28), o Peixe venceu o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP), pela 36ª rodada, ganhando duas posições na classificação.

O Alvinegro Praiano saiu da zona de rebaixamento, indo aos mesmos 41 pontos do Internacional e ficando à frente, em 15º lugar, no saldo de gols.

Como ultrapassou o Colorado, é certo que o clube paulista termina a rodada fora do Z4, que reúne os quatro últimos colocados. O Leão rubro-negro, que acumulou a nona derrota seguida, é o lanterna, com 17 pontos, sem mais chances de permanecer na primeira divisão.

Apesar da presença colocada em dúvida por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Neymar não somente foi relacionado como iniciou o duelo como titular. E foi dos pés dele que saiu o primeiro gol santista.

Em contra-ataque pela direita, o também atacante Guilherme inverteu a jogada para o camisa 10 entrar na área e finalizar no canto esquerdo do goleiro Gabriel, aos 25 minutos.

Dez minutos depois, após cobrança de escanteio pela direita, o volante William Arão cabeceou e acertou a trave direita do Sport.

Na sobra, o zagueiro Rafael Thyere tentou afastar, mas acertou o chute em cima do volante Lucas Kal, do próprio time. A bola desviou e foi para as redes do Leão, aumentando a vantagem alvinegra.

Na etapa final, aos 22 minutos, Neymar cobrou escanteio pela esquerda e o volante João Schmidt, de cabeça, desviou no canto esquerdo de Gabriel.

E o quarto poderia ter saído quatro minutos depois, quando o lateral Matheus Alexandre derrubou o meia Álvaro Barreal na área. O árbitro Felipe Fernandes de Lima marcou pênalti, mas voltou atrás após rever o lance no vídeo e ver impedimento do volante Zé Rafael no lance.

Goleada debaixo d’água

Mais cedo, o Vasco encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas com uma goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário. O triunfo encaminhou a permanência do time carioca na Série A e manteve os gaúchos ameaçados de rebaixamento.

A partida ficou mais de uma hora interrompida por conta das condições do gramado em meio à forte chuva que caiu no Rio de Janeiro. O jogo estava no intervalo. Apesar de as equipes desejarem o adiamento, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima optou pela continuidade do encontro.

O Cruzmaltino segue com o sonho de ir à Libertadores pelo Brasileirão vivo. Se Cruzeiro (3º) ou Fluminense (5º) conquistarem a Copa do Brasil, abrem uma vaga extra à principal competição do continente, destinada ao oitavo colocado da Série A, posto hoje ocupado pelo São Paulo. Com 45 pontos, o time carioca é o 10º, a três pontos do Tricolor. Já o Colorado pode encerrar a 36ª rodada no Z4 se o Vitória superar o Mirassol no sábado (29), às 16h (horário de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Com oito minutos, o Vasco já vencia por 2 a 0. Aos três, Andrés Gómez desarmou o zagueiro Braian Aguirre no campo do Inter, entrou na área e abriu o placar. Cinco minutos depois, o também atacante Rayan concluiu para as redes a assistência do lateral Paulo Henrique pela direita. Aos 46, o centroavante Ricardo Mathias descontou, após cruzamento do volante Alan Rodríguez.

Depois da longa interrupção pela chuva, o Gigante da Colina voltou do intervalo disposto a aumentar a fatura.

Com um minuto do segundo tempo, Gómez chutou cruzado, Rayan aproveitou e concluiu para o gol. Aos 11, após cobrança de escanteio, o volante Cauan Barros teve de finalizar duas vezes para vencer o goleiro Sérgio Rochet e marcar o quarto dos mandantes. O quinto saiu aos 19 minutos, com o atacante Nuno Moreira recebendo de Paulo Henrique e batendo no canto de Rochet.

Juventude cai para a Série B

Em outro jogo desta noite, o Juventude empatou por 1 a 1 com o Bahia no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Com 34 pontos, o time gaúcho teve o rebaixamento para a Série B decretado com duas rodadas de antecedência, já que dependia de um tropeço do Santos contra o Sport.

O Esquadrão de Aço, que foi a 57 pontos com o empate e ficou mais distante da vaga direta à fase de grupos da Libertadores, saiu na frente aos 20 minutos do primeiro tempo, em chute de fora da área de Ademir.

Sete minutos depois, o também atacante Gabriel Taliari aproveitou cruzamento do lateral Marcelo Hermes pela esquerda e deixou tudo igual. O Juventude até balançou as redes mais uma vez, aos 20 da etapa final, com o meia Marcos Paulo, de bicicleta, mas o lance foi anulado por impedimento.

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Cidades de Colômbia e Bolívia vão receber finais da Sul-Americana

Publicado

em

© Reprodução Twitter/Conmebol Sudamericana

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu Barranquilla, na Colômbia, e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, como sedes das finais da Copa Sul-Americana em 2026 e 2027, respectivamente. O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (28).

A final de 2025 esteve marcada para Santa Cruz de la Sierra, mas como o Estádio Ramón Tahuichi Aguilera não foi aprovado na inspeção realizada dois meses antes da partida, a Conmebol optou pela mudança de sede, levando o jogo para Assunção, no Paraguai.

No último sábado (22), o Lanús, da Argentina, conquistou o bi da Sul-Americana ao superar o Atlético-MG nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

Os estádios ainda não foram anunciados. No caso de Barranquilla, o favorito é o Metropolitano, casa do Júnior Barranquilla e que também recebe jogos da seleção colombiana, com capacidade para 60 mil torcedores.

Já em Santa Cruz de la Sierra, o Ramón Tahuichi Aguilera – que abriga as partidas de Oriente Petrolero, Blooming e Destroyers no Campeonato Boliviano – deve ter nova chance de abrigar a decisão continental.

O Metropolitano foi palco da final de 2018, entre Júnior e Athletico-PR, na última edição em que a decisão da Sul-Americana ocorreu em jogos de ida e volta. A segunda partida foi na Arena da Baixada, em Curitiba. Após empates por 1 a 1, o Furacão levantou a taça nos pênaltis.

“Ambas designações representam um reconhecimento ao compromisso destas cidades com o desenvolvimento do futebol sul-americano e abrirão as portas a experiências únicas para os aficionados, para as comunidades locais e os clubes protagonistas”, disse a Conmebol, em nota oficial.

Fonte

Continue Lendo