Gastronomia
Reserva Cultural inaugura primeira Brasserrie Franco-Brasileira em Niterói
O Reserva Cultural, Complexo de Cultura de Niterói, ganha a primeira Brasserrie Franco-Brasileira da cidade, no dia 09/11. Depois de sete anos funcionando como um charmoso Bistrô, o restaurante foi remodelado. A ideia é fazer uma concepção de Brasserie Franco-Brasileira. Para isso foi feita a inclusão de pratos considerados clássicos regionais brasileiros, fazendo companhia com os tradicionais franceses.
Entre as novidades estão Chá da Tarde, Happy Hour, cardápio revitalizado para o almoço e jantar. “O mundo celebra os grandes chefs parisienses, mas francamente, o charme e a delícia da gastronomia francesa estão nas mesas de suas Brasseries. Um ambiente gastronômico que serve como ponto de encontro, bons vinhos, drinks e um cardápio variado e completo durante todo o dia. Uma opção mais convidativa para o público”, explica o proprietário Jean-Thomas Bernardini, francês que também é dono da distribuidora de filmes Imovision.
No conceito de Brasserie, o chef Daniel Ramos pensa o menu sempre buscando a satisfação dos clientes. Essas diferenças marcam essa nova mudança. “Agora somos Brasserie Reserva. Uma evolução que passa pelo cardápio, pelo atendimento e pelo ambiente. Que mantém os pratos favoritos da casa e acrescenta novas atrações. Entram novas e deliciosas receitas e permanecem os favoritos dos nossos clientes, levemente revisitados”, completa.
O “Chá da Tarde” é um menu exclusivo, para aquele gostoso momento em que se celebra o convívio com diversas opções de chás, cafés, pães, bolos e tortas exclusivas. Uma instituição européia agora presente em Niterói.
O menu “Petiscaria” é para o Happy hour, os momentos antes ou depois do cinema, com as comidinhas de botequim que tem a cara da informalidade brasileira. A instituição aqui é nacional, o encontro com os amigos, a refeição leve e saborosa, e uma bebida para acompanhar a boa conversa e celebrar a vida.
Gastronomia
São Miguel celebra o clima do interior na Festa da Fazenda, com entrada gratuita e atrações para toda a família
Nos dias 22 e 23 de novembro, a Praça Fortunato da Silveira, no Morumbizinho, vai se transformar em um pedacinho do interior paulista com a chegada da Festa da Fazenda em São Miguel. O evento, com entrada gratuita, acontece das 11h às 22h, reunindo gastronomia típica, música, diversão e experiências que resgatam o modo de vida rural em um ambiente acolhedor e familiar.
O público poderá saborear comidas típicas da roça como feijão tropeiro, arroz carreteiro, costelada, galinhada, doces caseiros, lanches diversos e muito chopp e bebidas em geral com shows de música ao vivo. E levar as crianças para se divertirem nos brinquedos infláveis, pescaria e no touro mecânico — uma das atrações mais aguardadas da festa. Além disso, o espaço contará com feirinha de artesanato, decoração temática e atividades que remetem à cultura e à hospitalidade do campo.
De acordo com os organizadores, o objetivo é valorizar as tradições rurais e promover o encontro entre a comunidade, aproximando as famílias da cultura do interior sem precisar sair da cidade.
“A Festa da Fazenda é um convite para que as pessoas celebrem juntas, com boa comida, música e aquele clima de interior que todo mundo gosta. É uma forma de fortalecer o vínculo da comunidade e oferecer lazer gratuito e de qualidade”, afirma Sandra Cardim, da coordenação do evento.
A Festa da Fazenda em São Miguel integra o calendário de eventos comunitários da região e reforça o compromisso da Subprefeitura de São Miguel Paulista com a valorização das tradições populares, o incentivo à convivência familiar e a ocupação positiva dos espaços públicos.

Serviço
📍 Local: Praça Fortunato da Silveira – Morumbizinho, São Miguel
📅 Data: 22 e 23 de novembro
⏰ Horário: das 11h às 22h
🎟️ Entrada gratuita
👨👩👧👦 Evento para toda a família
Gastronomia
Novidades no menu do Restaurante Flor da Lagoa, em Araruama
Gastronomia
Novidades no Quintal do Cafofo



