Ressaca de Carnaval: especialistas indicam o que comer e beber após a folia

Ressaca de Carnaval: especialistas indicam o que comer e beber após a folia

Beatriz Felicio
4 min de leitura 106
Divulgação

Depois de dias de blocos, desfiles, pouco sono e excesso de álcool, o corpo inevitavelmente cobra a conta. Dor de cabeça, enjoo, fraqueza, indisposição e aquela sensação de “corpo pesado” são sinais clássicos da ressaca,  e, embora não exista cura instantânea, algumas escolhas simples podem ajudar a reduzir o desconforto e acelerar a recuperação. A boa notícia, segundo especialistas, é que a ressaca melhora com o tempo. A melhor estratégia é apoiar o organismo para que ele sofra menos nesse processo.

“A ressaca é um reflexo do desequilíbrio do organismo, principalmente por desidratação, perda de eletrólitos, inflamação e queda de energia”, explica a nutróloga Dra. Marcela Reges da Afya Goiânia “O foco deve ser reidratar, oferecer nutrientes leves e respeitar o ritmo do corpo.”

O que acontece no corpo durante a ressaca?

De forma simples, o álcool provoca uma combinação de efeitos no organismo, como desidratação intensa, perda de minerais importantes (eletrólitos), inflamação, queda de glicose e energia e uma sobrecarga do fígado, que precisa trabalhar mais para metabolizar a substância. “Não é apenas ‘excesso de bebida’: é um estado real de estresse metabólico”, resume o professor de Nutrição da Afya Centro Universitário Itaperuna Diego Righi. “Por isso, soluções radicais ou jejum só pioram.”

Quando procurar atendimento: sinais de alerta

Embora a maioria das ressacas melhore ao longo do dia, alguns sintomas exigem atenção imediata, como vômitos repetidos sem conseguir manter líquidos, confusão, desmaio ou dificuldade para acordar, falta de ar ou pele muito fria, dor forte no peito ou no abdômen, além da presença de sangue no vômito.

10 orientações de especialistas para aliviar a ressaca

  1. Se hidrate bastante com água em pequenos goles o dia todo, água de coco ou eletrólitos se necessário.

  1. Prefira comidas leves e salgadas como sopa, arroz, omelete. Se houver enjoo, opte por porções pequenas. 

  1. Se alimente de carboidratos fáceis de digerir, como arroz, batata ou torrada, proteínas leves como ovo, iogurte ou frango desfiado, e frutas como banana, maçã ou melão para aliviar enjoo e fraqueza. 

  1. Consuma alimentos naturais e ricos em antioxidantes, como verduras e legumes, frutas cheias de vitaminas e pequenas porções de gorduras boas, como azeite ou abacate.

  1. Em caso de enjoos e náuseas, chá de gengibre pode ser um bom aliado, além de ajudar a acalmar o estômago. Prefira também pequenas porções de comida ao longo do dia.

  1. Não consuma “mais álcool” para tentar aliviar os sintomas: isso apenas prolonga a ressaca e aumenta a sobrecarga no organismo.

  1. Evite frituras e ultraprocessados, que dificultam a digestão e podem piorar o mal-estar, a azia e a sensação de estômago pesado.

  1. Não ingira cafeína em excesso, pois ela pode intensificar palpitações, ansiedade e contribuir para a desidratação.

  1. Não se exercite com muita intensidade no dia seguinte: o corpo continua em recuperação e o esforço pode aumentar a fraqueza e o risco de mal-estar.

  1. Priorize descanso, sono e ambiente tranquilo, já que luz baixa, silêncio e boas horas de sono ajudam a reduzir dor de cabeça e náuseas.



Sobre a Afya 

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br eir.afya.com.br. 


O que você achou?

Amei 16
Kkkk 14
Triste 12
Raiva 9
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.