Esporte
Resultados da Taça dos Lagos 2024

A 84ª edição da Taça dos Lagos reuniu quase 100 barcos com mais de 200 velejadores de várias gerações neste sábado (11), no YCSA – Yacht Club Santo Amaro. A tradicional regata na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP), teve como vencedor o campeão olímpico Alex Welter, de 70 anos. A prova contornou os três lagos da região e teve ao todo 12 milhas de percurso total, com o tempo de quase 1h30 para o primeiro colocado, chamado de Fita-Azul.
Alex Welter competiu em Moscou 1980 ao lado do sueco naturalizado brasileiro Lars Björkström. A dupla levou o ouro na classe Tornado, quebrando um jejum de 20 anos sem ouro para o Time Brasil nos Jogos.
A bordo de seu catamarã A Cat, o atleta do YCSA Alex Welter aproveitou as boas condições de vento na Zona Sul da capital paulista. A largada na frente da sede do Yacht Club Santo Amaro foi no vento de popa, que bateu 15 nós de máxima na direção Nordeste.
”Faço questão de participar, é sempre uma festa, com barcos de todos os tamanhos. Correm aqui as crianças do Optimist e veleiros maiores como o HPE-25. É muito divertida. Fiquei contente em ter vencido o Fita-Azul, uma vitória que me dá muito orgulho”, contou Alex Welter, que ficou com a posse do Troféu Ernesto Ribel de Fita-Azul.
Como citado por Alex Welter, a prova contou com atletas de todas as cidades, começando pelas crianças do Optimist, que ficaram na raia mais próxima ao clube. A Flotilha da Garoa foi supervisionada de perto pelo campeão mundial Alexandre Paradeda, técnico do YCSA. Os alunos da Escola de Vela Robert Scheidt também estiveram presentes na prova com mais de 20 crianças do Op.
Outro destaque ficou para multicampeão pan-americano Cláudio Biekarck, que ao lado da sua tripulação histórica de Lightning com Gunnar Ficker/Marcelo Batista da Silva venceu a prova representando o YCSA. Klaus, como é conhecido, será diretor técnico da equipe Brasileira de Vela em Paris 2024.
Na Taça dos Lagos 2024, os mais experientes deram todas a volta pelas três raias da Guarapiranga, a maioria em família, como o comodoro Fábio Bodra e o filho Gui Bodra, de 9 anos, que ficaram em terceiro no Snipe. O vencedor na categoria foi Marcelo Bellotti e Gabi Bellotti, de apenas 5 anos.
“A Taça dos Lagos é um evento tradicional que é muito bonito, ele percorre todos os lagos da represa, então mais do que uma competição, é uma confraternização, uma congregação de todos os velejadores. Ter um evento desse aqui no nosso clube é muito mais legal, ainda mais em um dia lindo desse”, contou Fábio Bodra, comodoro do Yacht Club Santo Amaro.
O presidente da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, esteve presente nas dependências do YCSA prestigiando a festa.
“Um dos eventos mais tradicionais da vela brasileira, que marca o início do ano. É um evento que congrega todas as classes, todas as idades, pais e filhos, todo mundo correndo junto. Então isso é muito importante, a vela tem que lembrar sempre esse caráter, o caráter cultural, de lazer, de diversão, de comunidade, e esse evento representa tudo isso”, afirmou Marco Aurélio.
O YCSA também arrecadou alimentos não perecíveis de atletas, parentes e amigos da vela presentes nas dependências do clube, além de doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
O evento teve apoio da ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Sócio-Culturais de São Paulo. Os parceiros serão @InstitutoDevolver e ANGua – Nossa Guarapiranga.
Resultados — https://ycsa.taplink.ws/
Confira o resultado provisório da Taça dos Lagos 2024:
420
Brunno Machuca/Bernardo Almeida Rey (YCSA)
470
Giovanni Dominoni/Maria Antonia Marquesi Dominoni (AVP)
A-Class
Alex Welter (YCSA)
Clássicos
Felipe Franco da Fonseca (YCP)
Day Sailer
Jorge Ricardo Birman/Silvia D Birman (SPYC)
Dingue
Rodrigo Paraizo Macedo/Jorge Henryque Rufino Santos (IPCE)
Flash 165
Eduardo Lanzellotti Lage/Jose Ricardo (Sailing Center)
Finn
Henrique Cabette (Castelo)
HC14
Plínio Pereira (SPYC)
HC16
Rodrigo Julian / Renata Meneghelo (YCSA)
Holder 12
Gabriel Mattos (AVP)
HPE 25
Felipe Furquin/Ricki Hackerott/Eduardo Natividade/Felipe Reis (YCP)
ILCA 4
Oliver Durrich (YCSA)
ILCA 7
Mariela Salerno (YCA Argentina)
IQ Foil
Isaac Edery Neto (Team Brazil)
Lightning
Claudio Biekarck/Gunnar Ficker/Marcelo Batista da Silva (YCSA)
Olimpico
Torsten Bojlesen (CCSP)
Marreco 16
Roberto Montag/Diogo Oliveira Tao (ITAUPU)
Mini Oceano G2 (até 19 pés)
Luiz Carlos Gouveia/Maicon Soares Gouveia/Luca Soares Gouveia (ASBAC Náutica)
Mini G3 Oceano (acima de 20 pés)
Marco Prado/Jorge Visniauskas/Haroldo Fiocco/Antonio Correa (Castelo)
Aloisio Costa/Pablo Sucari/Fran Petroni (Castelo)
Marcio Finamore/Bruno Bonini/Carlos Hoffmann/David Claudio (Sailing Center)
Optimist Veterano
Bernardo Boranga (YCSA)
Optimist Estreante
Francisco Nunes (YCSA)
Optimist Estreante Mirim
Francisco Nunes (YCSA)
Optimist Veterano Infantil
Bernardo Boranga (YCSA)
Optimist Veterano Juvenil
João Pedro Matta Barbosa (YCSA)
Optimist Veterano Mirim
Felipe Chammas Lagoa (YCSA)
RS Vision
Marcos Ferreira Gavião/Lucas Ianelli de Azevedo Pacheco (YCSA)
Raceboard
Udo Schenker (ADC Eletropaulo)
Snipe
Marcelo Bellotti/Gabriela Monteiro de Barros Bellotti (CCSP)
Paulo Iakowski Cirillo/Enrico Cavallari Cirillo (PERA Nautica)
Fabio Bodra/Guilherme Santiago Bodra (YCSA)
Soling
Carlos Frederico Hackerott/Alberto Hackerott/Arthur Hackerott/Bruno Lobo (YCP)
Star
Alessandro Pascolato/Henry Boening (ICRJ)
Tomcatfun
Ricardo Meireles (Sailing Center)
Esporte
Maior evento escolar de esportes do Rio de Janeiro acontece no próximo sábado, 20

A Olimpíada Legacy School reúne 1.800 alunos de 30 unidades da rede em oito modalidades esportivas, com abertura às 08h no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e público estimado em mais de 2 mil pessoas.
Rio de Janeiro, setembro de 2025 – A escola intercultural Legacy School já vive o clima olímpico em sua edição anual das “Olimpíadas Legacy School”. O evento acontece no dia 20 de setembro, com cerimônia de abertura às 08h, envolvendo 1.800 alunos de 30 unidades da rede no Rio de Janeiro. Ao longo do dia, serão disputadas mais de 600 partidas, em um público estimado de mais de 2 mil pessoas.
As competições ocorrerão no Velódromo Municipal e a quadra externa do Parque Rita Lee, todos situados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca). O evento é gratuito e aberto ao público, e as famílias dos alunos são convidadas a acompanhar as competições.
O objetivo do evento vai além do esporte: a iniciativa busca promover cooperação, disciplina, superação e interculturalidade, incentivando os alunos a desenvolver habilidades essenciais para a vida.
Oito modalidades esportivas farão parte das Olimpíadas Legacy 2025: Basketball 3×3, Cheerleading, Dodgeball, Futsal, Pebolim, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. O currículo da escola foi adaptado para incluir conhecimentos sobre a história dos esportes, regras, valores e a importância da competição saudável.
“Nossa meta é usar o espírito olímpico como ferramenta educacional para engajar os alunos e ajudá-los a desenvolver habilidades essenciais para a vida”, afirma o fundador da escola, Philip Murdoch. “Queremos que eles se sintam parte de um movimento global e entendam como o esporte une pessoas de diferentes culturas e origens.”
Os organizadores destacam que o evento não é apenas uma competição, mas também uma oportunidade de fortalecer a comunidade escolar e criar experiências memoráveis para alunos e famílias. “Organizar um evento dessa dimensão é uma grande responsabilidade, mas também um privilégio. Ver nossas unidades reunidas, as famílias presentes e os alunos vibrando em cada modalidade reforça a importância da comunidade Legacy. Mais do que competição, queremos criar memórias inesquecíveis e fortalecer o espírito de união que move nossa rede”, destaca Alessandro Muniz, coordenador de eventos da Legacy School.
Os professores de educação física prepararam programas de treinamento específicos para cada faixa etária e nível de habilidade. “O evento ensina valores como disciplina, determinação e trabalho em equipe, além de como lidar com vitórias e derrotas e persistir em objetivos”, afirma um dos educadores envolvidos.
Com a Olimpíada Legacy 2025, a escola espera inspirar seus alunos a adotarem um estilo de vida ativo, a valorizarem a prática esportiva e a celebrarem a diversidade e união que os Jogos Olímpicos representam.
O evento é gratuito e aberto ao público, e a entrada pode ser garantida mediante inscrição antecipada pelo link: https://www.even3.com.br/olimpiadas-legacy-2025-627556/.
Esporte
PINK CHEEKS e L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank se unem em edição exclusiva de linha especial

A PINK CHEEKS, precursora do movimento sportcare, apresenta edições especiais de dois de seus produtos best-sellers para o L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank, uma das provas de ciclismo mais queridas pelos atletas amadores. O evento acontece de 26 a 28 de setembro em Campos do Jordão (SP) e chega à sua terceira etapa do ano inspirado no Tour de France, desafiando atletas em percursos de alta exigência física e resistência.
Com mais de uma década de história, a PINK CHEEKS é referência em produtos criados especialmente para esportistas. Para esta edição do L’Étape, a marca preparou versões exclusivas do protetor solar Shield e do antiatrito Redless Chamois Cream, ambos desenvolvidos para garantir máxima proteção e conforto em condições extremas. “Nosso propósito é cuidar da pele dos atletas para que eles possam focar apenas na performance e em superar seus próprios limites”, destaca Gisele Violin, uma das fundadoras da PINK CHEEKS.
O Shield L’Étape chega como o protetor solar indispensável para quem enfrenta horas de pedal sob o sol. Ele oferece FPS 60 e FPUVA 50, alta resistência à água e ao suor, além de toque seco e zero sensação pegajosa ou oleosa. O formato em stick é compacto e prático, ideal para caber no bolso da jersey e permitir reaplicação fácil durante a prova. Sua fórmula tem absorção imediata, não possui fragrância, evita marcas de sol causadas pela roupa, é indicada para tatuagens e mantém a pele protegida do início ao fim da competição.
Já o Redless Chamois Cream L’Étape foi pensado para ciclistas que enfrentam longos percursos e sofrem com o atrito constante em regiões como braços, pernas e virilha. O produto previne as assaduras e ajuda a recuperar a proteção natural da pele, trazendo alívio imediato e conforto durante treinos longos, formando uma película protetora invisível, com textura sedosa, rápida absorção e zero pegajosa. Sua fórmula é potencializada com ativos como Vitamina E, Alfa Bisabolol, Óleos de Melaleuca, Semente de Uva e Calêndula, além de extratos de Chá Verde e Aloe Vera, que hidratam a pele, suavizam sintomas e auxiliam na recuperação de lesões já existentes. Não escorre, não mela e não mancha roupas, garantindo mais conforto sem atrapalhar a performance.
“Com esta linha especial, a PINK CHEEKS reforça seu compromisso em oferecer produtos que acompanham a intensidade do esporte e as necessidades reais dos atletas. No L’Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank, a marca entrega mais do que fórmulas de alta performance: entregamos confiança para que cada ciclista foque apenas em superar seus limites”, completa Corina Godoy, farmacêutica e uma das fundadoras da marca.
O produto já está à venda nos principais pontos de venda e site da marca: https://www.pinkcheeks.com.br/
SOBRE A PINK CHEEKS
Marca brasileira de cosméticos pensados para o esporte, a PINK CHEEKS atua com vendas por meio do seu e-commerce próprio, venda direta através de consultoras e em grandes varejos de esporte e beleza espalhados pelo Brasil. Em seu portfólio, pode-se encontrar produtos na categoria de proteção solar, maquiagem, cuidados com a pele e cabelos.
A PINK CHEEKS possui o prêmio ABIHPEC, na categoria Proteção Solar por três anos consecutivos, e o Beauty Industry Awards, também na categoria Color Indie Cosmetics. Engajada em fazer um planeta melhor, a marca possui compromisso com a reciclagem através de parceria com o selo Eu Reciclo e Selo ABV (Selo Vegano Brasileiro).
Esporte
Team Liquid promove o maior campeonato de comunidade de Rainbow Six Siege no Brasil com final presencial na BGS

R6 Liquid Arena Open terá R$ 20 mil em premiações e classificados irão ao maior evento de games das Américas com tudo pago
A Team Liquid, uma das principais organizações de esportes eletrônicos do mundo, anuncia o lançamento do R6 Liquid Arena Open, o maior campeonato de comunidade de Rainbow Six Siege já realizado no país. Com eliminatórias abertas ao público, a competição distribuirá R$ 20 mil em prêmios e terá sua grande final no estande da Cavalaria na Brasil Game Show (BGS) 2025, o maior evento de games das Américas, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente nos dias 20 e 24 de setembro nos links abaixo, de acordo com a data de preferência. Para participar, é preciso ter mais de 16 anos, morar no Brasil e não ser jogador Tier 1.
“Reforçamos o compromisso de longo prazo com a comunidade de Rainbow Six Siege. Além da oportunidade de jogar as finais na BGS, são os torneios como o Liquid Arena Open que revelam as estrelas do esport de amanhã”, declarou o diretor do cenário competitivo de Rainbow Six Siege no Brasil, Leandro “Montoya” Estevam.
Ao todo, serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios. O time campeão leva R$ 10 mil, o vice-campeão fica com R$ 5 mil e as equipes que terminarem em terceiro e quarto lugar recebem R$ 2.500 cada. Além da premiação em dinheiro, os times classificados para as finais terão viagem custeada para São Paulo e disputarão as decisões no palco do estande da Team Liquid na BGS, no dia 10 de outubro. As partidas decisivas da competição terão transmissão comandada por RAZAH e community casters.
“O R6 Liquid Arena Open foi criado para fortalecer ainda mais a cena de Rainbow Six Siege no Brasil e abrir espaço para que jogadores da comunidade sintam a emoção de competir em alto nível. Essa iniciativa só é possível graças à parceria com o time de Esports de Rainbow Six, que compartilha da mesma visão de apoiar e desenvolver o ecossistema do jogo”, afirma Rafael Queiroz, General Manager da Team Liquid no Brasil. “Nada melhor do que coroar esse torneio na BGS, em contato direto com os fãs.”
As principais novidades sobre a Team Liquid podem ser acompanhadas pelos canais My Blue, pelo site oficial, Instagram, X, YouTube e Twitch da organização.
Sobre a Team Liquid – A Team Liquid foi fundada em 2000, na Holanda, e se tornou uma das principais equipes internacionais de eSports, com centros de treinamento na Holanda, Brasil e Estados Unidos. A Team Liquid tem cerca de 100 atletas competindo em 20 jogos distintos, incluindo todos os principais títulos de esportes eletrônicos, como Valorant, Rocket League, Dota 2, League of Legends, CS: GO, Fortnite, Rainbow Six Siege e muito mais. Liderada pelos Co-CEOs Steve Arhancet e Victor Goossens, a Team Liquid é uma das equipes de esportes eletrônicos de maior sucesso no mercado ocidental em termos de conquistas competitivas e engajamento de fãs em vários esportes. Para mais informações, acesse o site da Team Liquid.
Além da franquia de times de eSports, a Liquid Enterprises opera várias unidades de negócios criadas para complementar sua marca. Isso inclui os serviços de marca com o gerenciamento de influenciadores Liquid Media, a wikipedia de eSports Liquipedia e o 1UP Studios, empresa de produção de conteúdo conhecida por sua produção de filmes em estilo documentário de alta qualidade de eSports e conteúdo comercial criativo.
Em setembro de 2016, o controle acionário da Team Liquid foi adquirido pelo grupo aXiomatic. A liderança do aXiomatic inclui os presidentes co-executivos Peter Guber, Ted Leonsis, Jeff Vinik e Bruce Karsh, que juntos representam uma equipe incomparável de titãs da indústria de esportes, tecnologia, entretenimento e investimentos.