Resultados do XCO em Itabirito

A etapa de Itabirito (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real testemunhou as emocionantes competições de XCO (cross country olímpico) neste sábado (30).

Na categoria Elite (profissionais), destacaram-se Hercília Najara, representando a equipe Estilo Ventura / Trek Brasil, e Ulan Galinski, ciclista da Caloi, que conquistaram vitórias expressivas.

- Publicidade -

O evento, sob a organização da Avelar Sports, revestiu-se de grande importância, pois atribuiu pontos aos rankings olímpico e mundial de ciclismo.

No circuito masculino, os competidores completaram oito voltas, enquanto as mulheres enfrentaram seis voltas em torno do trajeto, cada uma medindo 3,95 km de extensão.

Ademais, uma volta inicial de 1,4 km foi incluída para dispersar os pelotões, que largaram praticamente juntos. As altitudes máximas alcançadas durante as provas atingiram 124 metros.

Ulan Galinski cruzou a linha de chegada em 1h26m06s318, assegurando o primeiro lugar na categoria masculina, enquanto Hercília Najara completou a prova em 1h21m41s582, garantindo sua vitória na categoria feminina.

“Eu sabia que o percurso seria desafiador. Tive tempo suficiente para avaliar a prova e corrigir possíveis erros. Logo percebi que o australiano Sam Fox estava enfrentando dificuldades. Decidi manter meus adversários na incerteza, sem saber se eu estava sofrendo ou não”.

- Publicidade -

”No final, dei tudo de mim e estou muito feliz com minha terceira vitória consecutiva no XCO aqui no Brasil. Tenho trabalhado arduamente para momentos como este. A transmissão no YouTube registrou 70 mil visualizações simultâneas, demonstrando o crescente interesse pelo mountain bike no Brasil. Agradeço a todos que torceram por mim”, comentou Ulan Galinski, que conquistou o segundo lugar na última sexta-feira.

A etapa de Itabirito também incluiu outras corridas em diversas categorias, evidenciando o entusiasmo e a paixão pelo mountain bike na região.

Foto: Alemão Silva

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.